Entre para seguir isso  
pipo

Perguntas legítimas: Kamaru Usman pode pegar Georges St-Pierre como o GOAT dos meio-médios do UFC?

Recommended Posts

 


 

Com grandes lutas acontecendo toda semana e novos campeões sendo coroados junto com o atual campeonato forjando seu legado, é fácil esquecer que Kamaru Usman ainda é o melhor peso por peso no MMA hoje.

Mas é possível para Usman pegar um ex-campeão peso por peso e sem dúvida o maior peso meio-médio da história do UFC em Georges St-Pierre ?

Espera-se que a próxima defesa de título de Usman seja marcada em breve (possivelmente contra Leon Edwards ) para encabeçar um pay-per-view no final do verão. Mais uma vitória como campeão dos meio-médios e uma 15ª vitória consecutiva no UFC podem deixá-lo mais perto de GSP?

Essa foi apenas uma das perguntas que me fizeram recentemente e, ao longo do ano, continuarei respondendo suas perguntas sobre os temas mais recentes e interessantes do MMA. Tenha um bom dia? Envie-me um tweet em @marcraimondi, tweet suas perguntas usando a hashtag #LegitimateQuestions ou envie-as por e-mail para espnmmamailbag@gmail.com.

A coluna desta semana também analisa as possíveis consequências no peso palha feminino da próxima revanche de Zhang Weili e Joanna Jedrzejczyk , o potencial de estrela de Michael Chandler e o que seria necessário para Holly Holm conseguir uma chance pelo título de 135 libras.


O que será necessário para Kamaru Usman se consolidar como o 170 GOAT sobre o GSP? --Clint M.

Esta é uma ótima pergunta e algo que eu tenho pensado bastante. St-Pierre está na lista de todos os melhores lutadores da história do MMA, e ele está certo com Jon Jones , Anderson Silva e Khabib Nurmagomedov . Um forte argumento pode ser feito de que GSP é o melhor a competir no octógono - ele vingou suas únicas duas derrotas e voltou após quatro anos para subir e conquistar o título dos médios após uma carreira dominante no meio-médio.

 

Tudo isso para dizer que, se Usman for considerado o melhor meio-médio de todos os tempos, superando St-Pierre, então ele também deve ser considerado um dos maiores lutadores de todos os tempos, ponto final. E eu diria que não só Usman está nessa conversa, ele superou St-Pierre em certas áreas. Não é fácil comparar eras, e contar estatísticas no MMA nunca foi o fim de tudo. No entanto, Usman venceu 15 lutas consecutivas no UFC (sem sofrer uma única derrota durante sua campanha no UFC), uma sequência superada apenas pelas 16 lutas consecutivas de Silva. Esse é um nível de consistência que poucos no MMA poderiam esperar alcançar. Você tem que estar no topo do seu jogo todas as noites e cometer muito poucos erros. Usman fez isso.

Outro ponto na coluna de Usman é que ele levou muito tempo para chegar ao título. Ele não lutou pelo cinturão até sua 10ª luta no UFC. St-Pierre competiu pelo título contra Matt Hughesem apenas sua terceira luta no UFC e perdeu. St-Pierre foi marcado como um grande sorteio de bilheteria desde o início e teve todo o Canadá apoiando-o. O UFC fez negócios colossais com St-Pierre no Canadá - e em quase todos os outros lugares. Ele era um rosto da empresa durante esse período - um fardo pesado para gerenciar junto com treinamento e luta. Usman não tinha tais vantagens. Ele teve que vencer o The Ultimate Fighter para entrar no UFC. Ele nunca foi apontado como uma futura estrela e teve que trabalhar para se tornar o destaque que é hoje. O currículo inicial de Usman no UFC se mantém excepcionalmente bem hoje. Ele derrotou Leon Edwards em sua segunda luta no UFC e Sean Strickland em sua quinta. Ambos são atualmente os principais candidatos em suas respectivas divisões.

A única grande coisa que St-Pierre tem sobre Usman é o número de defesas de título. St-Pierre tem nove no meio-médio, que vai de 2008 a 2013, e Usman tem cinco, empatando com Hughes em segundo lugar na divisão. Pode-se argumentar que Usman teve as lutas mais desafiadoras: Colby Covington , Gilbert Burns e Jorge Masvidal são todos desafios difíceis. Mas St-Pierre teve adversários de alto nível como BJ Penn , Jon Fitch , Carlos Condit e Nick Diaz . Não é fácil se manter campeão enquanto St-Pierre fez em uma divisão com a qualidade de talento que os meio-médios sempre tiveram.

Usman está mais perto de St-Pierre do que as pessoas pensam, mas ainda não chegou lá. Se ele puder defender o título duas vezes este ano, vencendo Edwards e, digamos, Khamzat Chimaev , isso lhe daria sete defesas de título consecutivas. Nesse caso, eu estaria inclinado a revisitar esta conversa. Até então, St-Pierre tem vantagem.

 

 


Como o UFC lidaria com uma situação em que o vencedor de Zhang Weili x Joanna Jedrzejczyk 2 ficasse fora por um período de tempo? Após a primeira luta, parece inevitável. -- D. Águas

Antes de mais nada, Carla Esparza vencendo Rose Namajunas e a luta indo do jeito que foi – sem brilho, para dizer o mínimo – mudou tudo no peso palha feminino do UFC. A derrota de Namajunas abriu a porta para Zhang e Jedrzejczyk defenderem novamente a disputa pelo título. Ambos perderam duas vezes para Namajunas, e uma terceira luta neste momento não faria muito sentido. Então, agora Zhang x Jedrzejczyk no UFC 275 em 11 de junho se torna extremamente importante e um possível eliminador de título. É uma pena que não possa ser cinco rodadas, especialmente agora.

E quando digo como foi Namajunas x Esparza teve efeito, quero dizer o seguinte: se Esparza vencesse de uma forma muito mais emocionante, o UFC poderia ter feito uma luta trilogia imediatamente. Como as duas mulheres ficaram basicamente paradas por 25 minutos, o presidente do UFC, Dana White, deixou bem claro depois que a promoção não iria na direção de uma terceira luta entre elas, pelo menos não agora. O UFC também não vai decidir sobre o futuro da divisão até ver como vai ser Zhang x Jedrzejczyk, e isso é óbvio.

Para responder sua pergunta, acho que o UFC não se importará de esperar alguns meses para que o vencedor de Zhang-Jedrzejczyk esteja pronto. Esparza casou-se no fim de semana e está em lua de mel, então ficará sem treinar por várias semanas. Uma defesa de título no outono não parece muito louca, e suspeito que o UFC vai esperar por ela.

Se Zhang e Jedrzejczyk não estiverem prontos quando Esparza estiver pronto, há uma escolha clara para intervir: Jessica Andrade . Ela é a ex-campeã e voltou para o peso palha feminino com uma finalização de braço triangular em pé de Amanda Lemos no mês passado. Além disso, Andrade tem histórico com Namajunas (estão 1-1), Zhang e Jedrzejczyk. Então, se ela vencesse Esparza, haveria uma história bastante convincente a ser contada ao longo de seu reinado pelo título. E se Esparza vencer o robusto Andrade, isso a consolida como a melhor peso-palha do mundo de uma forma que sua vitória sobre Namajunas não fez.


É engraçado porque eu tenho escrito sobre Chandler e seu potencial poder de estrela por quase uma década, desde sua ascensão no Bellator . Para mim, ele verifica todas as caixas. Ele é um cara bonito com um físico incrível e atletismo que se articula bem, termina lutas e compete em uma emocionante guerra após a outra. As lutas de Chandler com Eddie Alvarez no Bellator estão entre as minhas favoritas da história do esporte. Mas por alguma razão, ele teve problemas para mover a agulha no Bellator.

Eu ainda estou naquele trem de Chandler-pode-ser-um-empate, mesmo que esteja claro que o fandom de MMA não quer um herói babyface de carne branca como John Cena da WWE, que é meio que o que Chandler é. Os fãs de MMA querem uma vantagem. Eles querem Conor McGregor jogando bonecas pelas janelas do ônibus. Eles querem que Nate Diaz poste uma foto dele se aliviando no UFC Performance Institute. Eles querem "Rua Jesus" Jorge Masvidal. Chandler é um babyface em comparação, e espero que suas finalizações violentas, guerras brutais e entrevistas emocionantes e inspiradoras o levem a "super" grande no UFC, para emprestar um termo do wrestling profissional.

 

 


O que seria necessário para Holly Holm voltar ao título mais uma vez? --Ed M.

 

 

 

Bem, suas chances de fazer isso aumentaram muito em dezembro, quando Julianna Peña finalizou Amanda Nunes para se tornar a nova campeã peso galo feminina do UFC. Após seu reinado dominante como campeã, a derrota de Nunes abriu as portas para vários competidores, incluindo Holm, a quem Nunes nocauteou no UFC 239 em julho de 2019. Ninguém estava clamando por uma revanche Nunes x Holm depois disso. Mas Holm ganhou duas seguidas desde então, e se ela vencer Ketlen Vieira no sábado, ela estará lá na hierarquia da divisão.

Agora, Peña e Nunes terão sua revanche neste verão, e o resultado disso determinará o que acontecerá a seguir. Se Nunes vencer, provavelmente haverá uma trilogia antes do final do ano, o que significa que Holm pode precisar vencer mais uma para se tornar o candidato número 1 novamente. Se Peña vencer Nunes novamente, posso ver o UFC reservando Peña x Holm no final do ano. Lembre-se, Peña x Holm foi planejado para maio de 2021 antes de Holm se retirar devido a uma doença. Então, esse é um confronto que o UFC já se interessou.

Uma das grandes histórias do UFC 274 foi que Esparza voltou a ser campeã peso-palha feminino, após um recorde de 2.612 dias. Se Holm vencer Vieira, podemos ter uma conversa semelhante sobre ela no final deste ano ou no próximo. Holm perdeu o cinturão peso galo feminino do UFC em 2016 e pode ter uma chance de recuperá-lo, uma vitória que a colocaria no topo da mesma lista que Esparza lidera.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Difícil  falar somos saudosistas em tudo. 

Mas na real.

Usman não  está tão  longe.

E GSp pra mim era melhor lutador.

Discordo  que os adversários  do Usman foram melhor  que os do Gsp

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acho que o Usman tem totais condições de passar o GSP...GSP fez 9 defesas...Ele tem 5 e está caminhando para um dominio bem amplo.

GSP era o pacote completo...Bom em tudo, gente boa...Atraia uma multidão de fãs pelo mundo. Usman é mais na dele, não tem o leque do GSP mas é muito bom no que faz.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso