André Filho

Opinião: Todos já duvidaram de Charles do Bronx. Mas ele é melhor do que Khabib Nurmagomedov

Recommended Posts

42 minutos atrás, Kimura84 disse:

Estava dando uma olhada aqui na carreira dos dois (Charles e Khabib) e encontrei mais similaridades dos que diferenças. Mas quando ocorrem as diferenças elas são bem contrastantes. 

Um tem 32 anos o outro tem 33 anos. Charles começou a lutar profissionalmente em março de 2008. Khabib começou a lutar profissionalmente em setembro de 2008.

Sem querer comparar as modalidades, os dois tem sua formação feita em uma forma de luta agarrada. 

Ambos possuem relativamente poucos nocautes na carreira. 

Mas o que difere mesmo os dois e para além das respectivas datas de estréia de cada um no UFC (Charles fez a sua estréia no UFC em agosto de 2010, enquanto que o Khabib fez a sua estréia em janeiro de 2012) e das categorias de peso (Charles lutou nos penas)

É o momento de carreira em que ambos começaram a enfrentar os tops do mundo e a quantidade de lutas que cada um fez enquanto lutador do UFC. Charles tem 30 lutas pelo UFC (22-8), enquanto que o Khabib tem 13 lutas pelo UFC (13 - 0).

Charles com 20 anos já era uma relativa realidade no UFC (Já tinha duas vitórias por finalização - Escudero e Elkins). Enquanto que o Khabib só foi estrear no UFC com 23 anos. Nessa fase da carreira idade faz bastante diferença. 

Além disso a trajetória de cada um é bem diferente. A dificuldade e a qualidade dos adversários do Charles foi bem superior a do Khabib na caminhada dentro do UFC.

Khabib enfrentou no máximo 6 adversários de bom nível técnico (Tibau, Tavares, Healy (veteranasso casga grossa), Johnson, Barboza, Iaquinta) e 4 lutadores com nível de campeão mundial (Dos anjos, Mcgregor, Poirier, Gaethje).

Já o Charles a história é bem diferente. Só de lutadores com nível de campeão mundial foram 7 (Edgard, Holloway, Pettis, Ferguson, Chandler, Poirier e Gaethje). Com bom nível técnico,  de 10 a 15 lutas, dependendo da ótica de cada um (Miller (2x), Lentz (3x), Cerrone, Swanson, Stephens, Lamas, Felder, Guida, Lee, Brooks e Jury) 

Acho que se colocar esses fatores na conta e se o Charles conseguir manter esse cinturão por mais algumas lutas, acho que a comparação de melhor peso leve de todos os tempos é válida sim. Até mesmo pq o BJ Penn (outro monstro sagrado, teve um final de carreira bem abaixo do que ele foi no auge) e o Khabib parou cedo demais. 
 

Agora sim dados que fazem sentido. Você trouxe sutilezas que fazem toda a diferença, como idade ao entrar no UFC, as categorias de peso nas quais cada um lutou... Isso sim é concreto.

A forma como o texto foi escrita é totalmente subjetiva.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
3 minutos atrás, junior-sjc disse:

Agora sim dados que fazem sentido. Você trouxe sutilezas que fazem toda a diferença, como idade ao entrar no UFC, as categorias de peso nas quais cada um lutou... Isso sim é concreto.

A forma como o texto foi escrita é totalmente subjetiva.

Eu ainda acho a dominância do khabib um ponto que não tá sendo levado em conta, eu acho que talvez os dois sejam gigantes de formas diferentes, Charles quanto ninguém mais esperava virou um lutador novo e fez tudo isso, já o khabib sempre se manteve uniforme na direção que ele queria de ser campeão, então são gigantes de formas diferentes oq sempre vai deixar impossível equivaler oq foi feito por um ou por outro.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
2 horas atrás, Timbó disse:

Esqueci do Bendo mesmo. Mas o Edgar tem também (BJ ll, Maynard ll e Maynard lll). A segunda luta contra o Maynard foi empate, mas conta como defesa também

Pode pá, eu sabia que quando tem empate o campeão mantém, mas não sabia que conta como defesa.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
1 hora atrás, Kimura84 disse:

Estava dando uma olhada aqui na carreira dos dois (Charles e Khabib) e encontrei mais similaridades dos que diferenças. Mas quando ocorrem as diferenças elas são bem contrastantes. 

Um tem 32 anos o outro tem 33 anos. Charles começou a lutar profissionalmente em março de 2008. Khabib começou a lutar profissionalmente em setembro de 2008.

Sem querer comparar as modalidades, os dois tem sua formação feita em uma forma de luta agarrada. 

Ambos possuem relativamente poucos nocautes na carreira. 

Mas o que difere mesmo os dois e para além das respectivas datas de estréia de cada um no UFC (Charles fez a sua estréia no UFC em agosto de 2010, enquanto que o Khabib fez a sua estréia em janeiro de 2012) e das categorias de peso (Charles lutou nos penas)

É o momento de carreira em que ambos começaram a enfrentar os tops do mundo e a quantidade de lutas que cada um fez enquanto lutador do UFC. Charles tem 30 lutas pelo UFC (22-8), enquanto que o Khabib tem 13 lutas pelo UFC (13 - 0).

Charles com 20 anos já era uma relativa realidade no UFC (Já tinha duas vitórias por finalização - Escudero e Elkins). Enquanto que o Khabib só foi estrear no UFC com 23 anos. Nessa fase da carreira idade faz bastante diferença. 

Além disso a trajetória de cada um é bem diferente. A dificuldade e a qualidade dos adversários do Charles foi bem superior a do Khabib na caminhada dentro do UFC.

Khabib enfrentou no máximo 6 adversários de bom nível técnico (Tibau, Tavares, Healy (veteranasso casga grossa), Johnson, Barboza, Iaquinta) e 4 lutadores com nível de campeão mundial (Dos anjos, Mcgregor, Poirier, Gaethje).

Já o Charles a história é bem diferente. Só de lutadores com nível de campeão mundial foram 7 (Edgard, Holloway, Pettis, Ferguson, Chandler, Poirier e Gaethje). Com bom nível técnico,  de 10 a 15 lutas, dependendo da ótica de cada um (Miller (2x), Lentz (3x), Cerrone, Swanson, Stephens, Lamas, Felder, Guida, Lee, Brooks e Jury) 

Acho que se colocar esses fatores na conta e se o Charles conseguir manter esse cinturão por mais algumas lutas, acho que a comparação de melhor peso leve de todos os tempos é válida sim. Até mesmo pq o BJ Penn (outro monstro sagrado, teve um final de carreira bem abaixo do que ele foi no auge) e o Khabib parou cedo demais. 
 

Muito bom!

Analisando bem, Charles pegou muita pedreira, principalmente quando o UFC ficou evitando que ele lutasse pelo cinturão, sempre colocavam lutas duras para "testar" ele e n podemos esquecer que na época que Khabib tinha o cinturão, Charles já merecia lutar contra ele e infelizmente essa luta n aconteceu.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Os dois tem praticamente a mesma idade.  Khabib sempre tentou enaltecer os q ele derrotou como superiores ao Charles.  As fichas ao q parece esgotaram. Tá com 33 anos, q vá p luta.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
17 horas atrás, Timbó disse:

Isso é uma visão subjetiva, nada além, pq argumento definitivamente não é. Lutas enroladas? Bicho, Khabib destruiu o MJ numa das maiores surras da história da categoria, surrou completamente o Barboza chegando a fazer 30x24, dominou o RDA, surrou o Poirier, dominou o Gaethje, tirou Conor pra nada. Se pegar as estatísticas de quantos 10x8 ele tem, vai estar entre os maiores, se não o maior da história da categoria e do UFC. Outra coisa, segurando os adversários no chão, sem progredir? Khabib virou o Fitch agora? Tu pode não gostar de grappling, mas afirmar isso é uma baita leiguice ou puro haterismo mesmo. Khabib tem um dos gnp mais efetivos do MMA, tá sempre batendo, progredindo, sufocando o adversário

X__________

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
3 horas atrás, Garfield disse:

Porque é o que defendeu mais vezes a cinta.

Eu vejo assim, os Tops que cada um enfrentou:

Khabib: McGregor, Poirier e Gaethje (RDA forçando a bara, porque ele se destacou na categoria depois da derrota).

Charles: El Cucuy, Chandler, Poirier e Gaethje (Kevin lee forçando a barra, porque não estava mais no melhor momento).

Os dois estão muito próximos, o Khabib tem a vantagem de ter sido mais dominante e invicto. O Charles tem a vantagem de deter vários recordes do evento, finalização, terminar via rápida, bonus da noite e por ai vai.

Os dois estão bem próximos, mas ainda vejo leve vantagem pro russo, agora se o Charles vence mais uma ou duas ai não tem como discutir, o brasileiro será o maior.

É como eu penso. Sem torcida pra A ou B só focando nas conquistas!

Que o Khabib foi fenomenal - e ainda seria se voltasse hj -  a gente sabe. Charles precisa passa-lo nas defesas de cinturão e isso ainda não aconteceu.

O fato do Khabib ter ficado invicto na carreira e não só isso né, ele foi muito dominante. Isso conta muito mas não tem como ignorar o fato disso tudo ter acontecido a doses homeopáticas, era 1 luta por ano e olhe lá e quando virou campeão, o teste real, ele lutou pouco. É fato tb que esse pouco foi com a mesma dominância de quando não tinha o título!

O ponto é, Charles com os records que tem e SE defender a cinta mais 2 vezes, se torna o maior leves de todos os tempos e cada novo feito tornará o Khabib menos relevante na história da divisão(menos relevante não quer dizer irrelevante...)

 

Quantp ao BJ, Acho que ele defendeu só 2 vezes a cinta dos leves, não?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Charles tem 16 finalizações em uma época onde TODOS treinam jiu-jítsu. Recorde enorme.

Charles evoluiu demais na trocação, tá com poder de nocaute.

Prefiro assistir 1 luta do Charles que 30 do khabib. Se ben que charles tem 30 lutas no UFC, khabib só 13... em 10 anos...

Editado por Axiotis

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
19 horas atrás, Timbó disse:

Talvez veremos essa dúvida ser sanada se rolar Charles x Makhachev, já que os estilos de Khabib e Makhachev são bem parecidos

Falou tudo, gerou-se muita discussão neste tópico, mas só conseguiremos cravar mesmo quem ganharia, depois dele enfrentar o Makhachev como o amigo disse, pois tem um jogo muito consistente tbm e sem brechas.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
3 horas atrás, Daniel_Sá_JP disse:

Falou tudo, gerou-se muita discussão neste tópico, mas só conseguiremos cravar mesmo quem ganharia, depois dele enfrentar o Makhachev como o amigo disse, pois tem um jogo muito consistente tbm e sem brechas.

Apesar de sempre colocarem o Makhachev como mais técnico, mais polido, uma evolução, não vejo nele o sangue nos olhos e vontade de vencer que o Khabib tinha.

Ainda acho o Khabib melhor que o Makhachev

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Makhachev será uma pedreira tão grande, no meu modesto entender, que o (pra mim) Goat Khabib. Só tem que ver se o gás é similar.

Inclusive, pela dominância nos adversários e não simplesmente pela plástica das lutas, ainda vejo também o Jones à frente do brasileiro.

Mas que ver luta do Charles, seja pra fã hardcore ou afegão médio, é o que há de melhor no MMA moderno. Que manolo empolgante (só não o deixe falar muito na entrevista pós luta).

PS.: gostaria muito de ver um catchweight entre ele o Volka.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

estou curioso pra ver o charles contra o makhachev, mas acho que o charles finaliza também. Não vejo nele a mesma pressão pra amarrar que nem o Nurmagomedov.As lutas mais empolgantes e dificeis ele venceu: ferguson, chandler, poirier e gaethje. Tinha que vir o McGregor mesmo pra ele colocar o boi na sombra de vez.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
2 horas atrás, Scolfield disse:

estou curioso pra ver o charles contra o makhachev, mas acho que o charles finaliza também. Não vejo nele a mesma pressão pra amarrar que nem o Nurmagomedov.As lutas mais empolgantes e dificeis ele venceu: ferguson, chandler, poirier e gaethje. Tinha que vir o McGregor mesmo pra ele colocar o boi na sombra de vez.

pois é...o islam pode até ser mais técnico, mas o khabib tinha uma força de vontade absurda

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Em 5/10/2022 at 1:29 PM, junior-sjc disse:

Agora sim dados que fazem sentido. Você trouxe sutilezas que fazem toda a diferença, como idade ao entrar no UFC, as categorias de peso nas quais cada um lutou... Isso sim é concreto.

A forma como o texto foi escrita é totalmente subjetiva.

Não pra ser perfeito. 

Mas onde é que eu fui subjetivo? A ideia não era fazer uma analise exaustiva dos dois lutadores. Só apontar algumas similaridades e diferenças. 

Por exemplo, um ponto que eu não abordei é que as vitórias do Khabib foram muito mais dominantes do que as vitórias do Charles. Embora a taxa de finalização do Charles (Nocaute + Submissão) beire os 90%, o Khabib é um dos caras que acumulou um dos maiores números de rounds 10-8 da história do UFC.

Outro ponto bastante destacada pela imprensa mundial antes dessa luta, era o fato de que o Charles desistia das lutas. Mas acompanhando o cara nos Podcasts, você vê que ele sofreu lesões graves (paralisia de movimentos inclusive) em algumas dessas lutas e em outras os caras pegaram ele de jeito e não teve como escapar da finalização. 

Mas estamos ai para analisar. Forte abraço.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
56 minutos atrás, Kimura84 disse:

Não pra ser perfeito. 

Mas onde é que eu fui subjetivo? A ideia não era fazer uma analise exaustiva dos dois lutadores. Só apontar algumas similaridades e diferenças. 

Por exemplo, um ponto que eu não abordei é que as vitórias do Khabib foram muito mais dominantes do que as vitórias do Charles. Embora a taxa de finalização do Charles (Nocaute + Submissão) beire os 90%, o Khabib é um dos caras que acumulou um dos maiores números de rounds 10-8 da história do UFC.

Outro ponto bastante destacada pela imprensa mundial antes dessa luta, era o fato de que o Charles desistia das lutas. Mas acompanhando o cara nos Podcasts, você vê que ele sofreu lesões graves (paralisia de movimentos inclusive) em algumas dessas lutas e em outras os caras pegaram ele de jeito e não teve como escapar da finalização. 

Mas estamos ai para analisar. Forte abraço.

Blz PVT!

Entendi que o colega elogiou seu texto e disse que o texto original do tópico que foi subjetivo, abraço.

Sobre o tópico em si ainda acho que o Khabib deva ser considerado o melhor, mas o Charles se aproxima de superá-lo em números a cada luta.

Quem sabe isso não motiva o russo a voltar?

Concordo com o que foi falado também sobre o Charles estar se expondo muito e não creio que seja só pra levar pro chão não. Acho que ele está muito confiante em pé (com razão pois evoluiu muito nesse aspecto) mas acho perigoso esse flerte com a loteria da trocação insana. Charles tem mostrado que sabe aproveitar as brechas muito melhor que os adversários (vide as lutas contra Chandler, Poirier e Gaetjhe). Mas talvez seja a hora de se expor menos.

Témas!!!

Editado por Bunito

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora