André Filho

Opinião: Todos já duvidaram de Charles do Bronx. Mas ele é melhor do que Khabib Nurmagomedov

Recommended Posts

Peso-leve brasileiro acumula recordes impressionantes do UFC, supera as desconfianças e provavelmente seria favorito na luta dos sonhos contra o russo, o que até ontem seria impensável

Por Marcelo Russio — Rio de Janeiro

09/05/2022 10h49  Atualizado há 6 horas

 

Se você se sente culpado por já ter duvidado de Charles do Bronx, não fique. Todos nós já duvidamos dele. O brasileiro, que hoje detém os recordes da história do UFC de maior número de finalizações, com 16, e de maior número de lutas encerradas pela via rápida (finalização ou nocaute), com 19, além do maior número de bônus de performance (Performance do Noite ou Luta da Noite), com 18 (empatado com Donald Cerrone), já foi um lutador questionado. Muitos diziam que Charles era fraco fisicamente, que desistia das lutas quando elas se mostravam difíceis, e que tinha dificuldade em bater o peso. Não há problema em admitir isso.

Charles do Bronx — Foto: Getty Images

O problema é não admitir, hoje, que Charles do Bronx é, provavelmente, o melhor lutador do UFC no momento, e talvez o melhor peso-leve de todos os tempos. Sim. Charles do Bronx, hoje, é superior a Khabib Nurmagomedov, que até ontem detinha o status inquestionável de maior lutador a já ter competido nessa divisão de peso. Duvida? Vamos aos fatos.

Charles do Bronx arrasou Tony Ferguson no UFC 256 — Foto: Getty Images

Charles do Bronx enfrentou, até hoje, a elite da categoria. Com 11 vitórias consecutivas, ele enfileirou, nas suas últimas lutas, Kevin Lee (finalização no terceiro round), Tony Ferguson (decisão unânime que só não foi finalização porque o americano preferiu apostar na fratura do braço, que felizmente não aconteceu, a desistir), Michael Chandler (nocaute no segundo round), Dustin Poirier (finalização no terceiro round) e Justin Gaethje (finalização no primeiro round).

Se pegarmos as cinco últimas lutas de Nurmagomedov, temos o seguinte panorama: vitórias sobre Edson Barboza (decisão unânime), Al Iaquinta (decisão unânime), Conor McGregor (finalização no quarto round), Dustin Poirier (finalização no terceiro round) e Justin Gaethje (finalização no segundo round).

Khabib Nurmagomedov venceu Al Iaquinta por decisão dos juízes — Foto: Getty Images

Números próximos, certo? Bem, nem tanto. Edson Barboza foi vencido por Kevin Lee; Al Iaquinta é um atleta muito inferior a Tony Ferguson; Conor McGregor e Michael Chandler se equivalem tecnicamente; os dois venceram Poirier por finalização no terceiro round e o brasileiro finalizou Gathje com um round a menos que Khabib.

Não está convencido ainda? Se apegou as cartel de 29-0 do russo (que poderia ser 28-1 se os juízes laterais tivessem visto uma derrota que o próprio Khabib dava como certa para Gleison Tibau no UFC 148, em 2012, lembra? O russo caiu de joelhos aos prantos quando foi anunciado o vencedor...), contra o cartel de 33-8 do brasileiro? OK, sem problemas, é um ótimo argumento. Mas temos uma comparação que talvez seja a definitiva para que haja o desempate. Khabib Nurmagomedov venceu oito lutas por nocaute, 11 por finalização e 10 por decisão dos juízes. Charles do Bronx venceu oito lutas por nocaute, 21 por finalização (VINTE E UMA!!) e apenas três por decisão. e apenas quatro de suas lutas foram para as mãos dos juízes - menos de 10% das suas 41 apresentações. Já Khabib teve 34% das suas lutas indo para a decisão. Não é uma diferença pequena.

Charles do Bronx nocauteou Michael Chandler no UFC 262 — Foto: Getty Images

Mas se você é daqueles que não liga para os números e gosta de uma comparação subjetiva, acho que existe um argumento que pode ser muito forte em favor de Charles do Bronx: o poder de nocaute que ele vem mostrando nos últimos tempos. Usando os golpes traumáticos, o brasileiro derrubou Michael Chandler e Justin Gaethje, que são conhecidos pela força na trocação (isso para não contar os nocautes recentes sobre Jared Gordon e Nik Lentz). Khabib nunca buscou sobrepujar seus rivais em pé. Sua tática consistia em usar o wrestling para cansá-los e, se fosse possível, finalizá-los ou nocauteá-los no "ground and pound". Jamais no boxe ou no muay thai - artes que o russo definitivamente não domina. Seu melhor momento na luta em pé foi um knockdown em Conor McGregor, algo que Nate Diaz conseguiu algumas vezes.

Charles do Bronx é o melhor peso-leve de todos os tempos? — Foto: Getty Images

É claro que essa discussão levaria horas e os fãs de um ou de outro lutador poderiam sair da mesa do bar sem estarem plenamente convencidos da superioridade do seu ídolo diante do rival. Mas uma coisa é certa: se Khabib Nurmagomedov resolvesse deixar a aposentadoria e voltar a lutar, em quem você apostaria em um hipotético confronto contra Charles do Bronx? Tenho certeza que, se antes a resposta de 99% dos fãs seria no russo, hoje o páreo está muito mais apertado. E me arrisco a dizer que o brasileiro poderia surgir como o favorito na maior luta de todos os tempos que jamais acontecerá.

Fonte:https://ge.globo.com/combate/noticia/2022/05/09/opiniao-todos-ja-duvidaram-de-charles-do-bronx-mas-ele-e-melhor-que-khabib-nurmagomedov.ghtml

Tópico a pedido do usuário @Paulo wand

Editado por André Filho

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acredito que o Khabib ainda é maior que o Charles. Sequência de vitórias maior, tem mais defesas de título e querendo ou não terminou a carreira invicto. Charles ainda é novo está no auge com margem para evoluir(por incrível que pareça). Os dois primeiros pontos Charles tem boas chances de passa-lo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se o Charles vence o Dairush e o Macaxeira, pra mim passa

Aí eu venhá o Connor nesse meio pra ele garantir a vida $$

 

acho que muito do Kabib é só fato de nunca ter passado sufoco. Ele sempre foi muito superior  todos que enfrentou

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
13 minutos atrás, pipo disse:

Se o Charles vence o Dairush e o Macaxeira, pra mim passa

Aí eu venhá o Connor nesse meio pra ele garantir a vida $$

 

acho que muito do Kabib é só fato de nunca ter passado sufoco. Ele sempre foi muito superior  todos que enfrentou

Khabib é foda e com a sua aposentadoria ficaremos sempre imaginando confrontos contra os grandes atletas dessa categoria.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mano sei que números falam por si, invencibilidade do russo e um bom e relevante dado, mas como o russo fez lutas chatas enroladas, sem graça,  só segurando os adversários  no chão, sem progredir, sei que alguns vao dizer que  é  dominio,   enquanto o Charles entrega tudo, vai pra cima, uma sequência matadora, está vencendo nomes de relevância , empolgação,  vibrante, quanto tempo tem que um lutador não junta todos os brasileiros pra torcer por ele? Acho que o último foi o Aldo, detalhe vi vários vídeos de torcedores de outros países vibrando com suas  vitórias,  Charles hoje é um grande nome,  acho que se passar pelo Makhachev,  acaba com essa história,  ele é o maior nome da categoria

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Na moral, que texto RUIM. Eu até concordo que com mais uma defesa o Charles pode sim ser considerado superior ao Khabib, aliás, se tem algo que não foi mencionado nesse texto e que o que mais pesa pro Charles em relação ao russo: constância. Charles é um dos lutadores mais ativos do UFC, enquanto Khabib lutava de vez em nunca. Mas voltando ao texto, alguns pontos que atentei:

 

"Edson Barboza foi vencido por Kevin Lee; Al Iaquinta é um atleta muito inferior a Tony Ferguson"

É preciso alguém explicar pro rapaz que o Iaquinta venceu o Kevin Lee DUAS VEZES? Mas não, essa coisa de fulano venceu fulano só vale se for pra enaltecer um e diminuir o outro. Cômico. 

"brasileiro finalizou Gathje com um round a menos que Khabib."

Só não diz que o Khabib saiu da luta sem danos, Gaethje não levou perigo em momento algum, enquanto deu dois KD no Charles

"que poderia ser 28-1 se os juízes laterais tivessem visto uma derrota que o próprio Khabib dava como certa para Gleison Tibau no UFC 148, em 2012, lembra? O russo caiu de joelhos aos prantos quando foi anunciado o vencedor..."

Quando o Khabib fazia sua segunda luta no UFC, com 22 anos e não era metade do lutador que se tornou depois. Bizarro o cara meter essa, é a mesma coisa de tentar desmerecer o Charles dizendo que ele foi finalizado por Miller, Lamas e Pettis lá atrás. Outra coisa, muitos falam em um garfo absurdo nessa luta, mas o único round claro pro Tibau é o segundo, primeiro e terceiro poderiam ter ido pra qualquer um

"Seu melhor momento na luta em pé foi um knockdown em Conor McGregor, algo que Nate Diaz conseguiu algumas vezes."

O cara é GRAPPLER, bicho. GRAPPLER. Pq diabos tão cobrando excelência no quesito striking, se é algo secundário no jogo dele? É a mesma coisa que cobrar um ótimo jogo de wrestling ofensivo e gnp do Adesanya. Não faz o menor sentido

 

Outra coisa, quando foi pra citar os adversários, o cara cita o Ferguson, mas em momento algum menciona o RDA, por exemplo. Na moral, texto raso, ruim mesmo, escrito realmente por um jornalista do Combate que nada mais é que um fã médio que curte coisas superficiais e agrada o público leigo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
27 minutos atrás, Paulo wand disse:

Mano sei que números falam por si, invencibilidade do russo e um bom e relevante dado, mas como o russo fez lutas chatas enroladas, sem graça,  só segurando os adversários  no chão, sem progredir, sei que alguns vao dizer que  é  dominio,   enquanto o Charles entrega tudo, vai pra cima, uma sequência matadora, está vencendo nomes de relevância , empolgação,  vibrante, quanto tempo tem que um lutador não junta todos os brasileiros pra torcer por ele? Acho que o último foi o Aldo, detalhe vi vários vídeos de torcedores de outros países vibrando com suas  vitórias,  Charles hoje é um grande nome,  acho que se passar pelo Makhachev,  acaba com essa história,  ele é o maior nome da categoria

Isso é uma visão subjetiva, nada além, pq argumento definitivamente não é. Lutas enroladas? Bicho, Khabib destruiu o MJ numa das maiores surras da história da categoria, surrou completamente o Barboza chegando a fazer 30x24, dominou o RDA, surrou o Poirier, dominou o Gaethje, tirou Conor pra nada. Se pegar as estatísticas de quantos 10x8 ele tem, vai estar entre os maiores, se não o maior da história da categoria e do UFC. Outra coisa, segurando os adversários no chão, sem progredir? Khabib virou o Fitch agora? Tu pode não gostar de grappling, mas afirmar isso é uma baita leiguice ou puro haterismo mesmo. Khabib tem um dos gnp mais efetivos do MMA, tá sempre batendo, progredindo, sufocando o adversário

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Verdade o Kabhib também era um fenômeno se eles lutarem é 50% de chance para cada um , o russo derrubava quem quer que fosse e nas últimas lutas estava aplicando finalizações, o Charles pode se tornar tão grande quanto ele ,agora menosprezar o russo já acho demais .

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
16 minutos atrás, Timbó disse:

Isso é uma visão subjetiva, nada além, pq argumento definitivamente não é. Lutas enroladas? Bicho, Khabib destruiu o MJ numa das maiores surras da história da categoria, surrou completamente o Barboza chegando a fazer 30x24, dominou o RDA, surrou o Poirier, dominou o Gaethje, tirou Conor pra nada. Se pegar as estatísticas de quantos 10x8 ele tem, vai estar entre os maiores, se não o maior da história da categoria e do UFC. Outra coisa, segurando os adversários no chão, sem progredir? Khabib virou o Fitch agora? Tu pode não gostar de grappling, mas afirmar isso é uma baita leiguice ou puro haterismo mesmo. Khabib tem um dos gnp mais efetivos do MMA, tá sempre batendo, progredindo, sufocando o adversário

Concordo com isso e principalmente com isso do outro post: "aliás, se tem algo que não foi mencionado nesse texto e que o que mais pesa pro Charles em relação ao russo: constância. Charles é um dos lutadores mais ativos do UFC, enquanto Khabib lutava de vez em nunca." Perfeito.

Pessoalmente, hoje acredito que o Charles venceria o Nurma, mas enaltecer um lutador não implica de forma alguma em desmerecer outro. Ambos são monstros em uma divisão muito dura.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
3 minutos atrás, masterblaster disse:

Concordo com isso e principalmente com isso do outro post: "aliás, se tem algo que não foi mencionado nesse texto e que o que mais pesa pro Charles em relação ao russo: constância. Charles é um dos lutadores mais ativos do UFC, enquanto Khabib lutava de vez em nunca." Perfeito.

Pessoalmente, hoje acredito que o Charles venceria o Nurma, mas enaltecer um lutador não implica de forma alguma em desmerecer outro. Ambos são monstros em uma divisão muito dura.

Talvez veremos essa dúvida ser sanada se rolar Charles x Makhachev, já que os estilos de Khabib e Makhachev são bem parecidos

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
30 minutos atrás, Timbó disse:

Na moral, que texto RUIM. Eu até concordo que com mais uma defesa o Charles pode sim ser considerado superior ao Khabib, aliás, se tem algo que não foi mencionado nesse texto e que o que mais pesa pro Charles em relação ao russo: constância. Charles é um dos lutadores mais ativos do UFC, enquanto Khabib lutava de vez em nunca. Mas voltando ao texto, alguns pontos que atentei:

 

"Edson Barboza foi vencido por Kevin Lee; Al Iaquinta é um atleta muito inferior a Tony Ferguson"

É preciso alguém explicar pro rapaz que o Iaquinta venceu o Kevin Lee DUAS VEZES? Mas não, essa coisa de fulano venceu fulano só vale se for pra enaltecer um e diminuir o outro. Cômico. 

"brasileiro finalizou Gathje com um round a menos que Khabib."

Só não diz que o Khabib saiu da luta sem danos, Gaethje não levou perigo em momento algum, enquanto deu dois KD no Charles

"que poderia ser 28-1 se os juízes laterais tivessem visto uma derrota que o próprio Khabib dava como certa para Gleison Tibau no UFC 148, em 2012, lembra? O russo caiu de joelhos aos prantos quando foi anunciado o vencedor..."

Quando o Khabib fazia sua segunda luta no UFC, com 22 anos e não era metade do lutador que se tornou depois. Bizarro o cara meter essa, é a mesma coisa de tentar desmerecer o Charles dizendo que ele foi finalizado por Miller, Lamas e Pettis lá atrás. Outra coisa, muitos falam em um garfo absurdo nessa luta, mas o único round claro pro Tibau é o segundo, primeiro e terceiro poderiam ter ido pra qualquer um

"Seu melhor momento na luta em pé foi um knockdown em Conor McGregor, algo que Nate Diaz conseguiu algumas vezes."

O cara é GRAPPLER, bicho. GRAPPLER. Pq diabos tão cobrando excelência no quesito striking, se é algo secundário no jogo dele? É a mesma coisa que cobrar um ótimo jogo de wrestling ofensivo e gnp do Adesanya. Não faz o menor sentido

 

Outra coisa, quando foi pra citar os adversários, o cara cita o Ferguson, mas em momento algum menciona o RDA, por exemplo. Na moral, texto raso, ruim mesmo, escrito realmente por um jornalista do Combate que nada mais é que um fã médio que curte coisas superficiais e agrada o público leigo

Texto com muitas subjetividades artificialidades, mas não tem como ser concreto em uma discussão como essa 

Pra mim, só tem 2 fatos aqui 

1) Khabib terminou sua carreira ainda jovem, com cartel perfeito 

2) Charles é um lutador mais completo e empolgante que o russo 

A questão do cartel e dos nomes que cada um pegou, são muito similares.

A partir disso, cada um tira suas próprias conclusões. Qualquer coisa que fique enchendo linguiça, pendendo par aún lado ou para o outro, é bullshit

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
35 minutos atrás, Timbó disse:

Isso é uma visão subjetiva, nada além, pq argumento definitivamente não é. Lutas enroladas? Bicho, Khabib destruiu o MJ numa das maiores surras da história da categoria, surrou completamente o Barboza chegando a fazer 30x24, dominou o RDA, surrou o Poirier, dominou o Gaethje, tirou Conor pra nada. Se pegar as estatísticas de quantos 10x8 ele tem, vai estar entre os maiores, se não o maior da história da categoria e do UFC. Outra coisa, segurando os adversários no chão, sem progredir? Khabib virou o Fitch agora? Tu pode não gostar de grappling, mas afirmar isso é uma baita leiguice ou puro haterismo mesmo. Khabib tem um dos gnp mais efetivos do MMA, tá sempre batendo, progredindo, sufocando o adversário

Timbo vc é um dos caras que mais respeito aqui nesse fórum,  mas sabia 200% que vc não deixaria passar meu comentário,  kkk até imaginei a palavra " subjetiva " Khabib teve lutas que foi vaiado, mas nao e demérito,  ST Pierre tbm já foi, talvez seja minha antipatia pelo russo, não consigo gostar dele, as suas últimas  lutas foram realmente  boas

 

 

Editado por Paulo wand

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
13 minutos atrás, Timbó disse:

Talvez veremos essa dúvida ser sanada se rolar Charles x Makhachev, já que os estilos de Khabib e Makhachev são bem parecidos

Tem razão. Atualmente o Makhachev é o maior desafio que consigo enxergar para o  brasileiro.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
14 minutos atrás, masterblaster disse:

Tem razão. Atualmente o Makhachev é o maior desafio que consigo enxergar para o  brasileiro.

Charles vai comer com farinha esse russo , ou no chão  ou em pé. 

Charles mais 1 luta se torna o maior leve da história. 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Khabib amarrão sem graça… monótono! Charles é bicuda na cintura, joelhada no clinch, cotovelada em pé, imobilização em pé, ou deitado, bicuda na cara, pancadaria com os punhos! Do Bronx do caralh0!

Editado por Lumberjack

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora