João P

Sylvio Bhering - A defesa pessoal do JJ Gracie foi feita para vencer apenas o leigo leigo

Recommended Posts

esta frase que ele falou escancara o porque a própria galera do JJ não se empolga com a coisa da defesa. gosto do caminho que o Demian tá indo de ter uma método de JJ para MMA, não para se defender de leigo.

Vocês já ouviram falar no KMRED? É um sistema de defesa pessoal, aberto a todos os praticantes de luta, um modelo de laboratório, bem aberto à todas as artes marciais...acredito mais em algo nesta linha do que na defesa pessoal do JJ Gracie.

Já fiz seminário com o próprio Sylvio Bhering, com o Royce, vira e mexe vejo uns videos do Relson e é isto mesmo...é para leigo e para leigo ninguém quer, até porque a chance de eu ter que enfrentar um leigo na rua é praticamente nula. Leão atrai Leão, isto não existe, a não ser que vc seja covarde de bater em leigo na rua.

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
32 minutos atrás, João P disse:

@Daniel Mendoza @NEGO DÁGUA @oxeboxing o que vocês acham disto? Chamem quem vcs lembrarem tbm que possa contribuir, sou péssimo em lembrar o nome das pessoas.

Cara é  o seguinte. 

Eu tive histórico de bullyng   e sprendr boxe pra arranjar uma namorada  aí meu professor  viu potencial  em mim, eu fiquei fotinho pra idade,  através da parte física  antes obrigatória , fazia flexão,  agachamentos  um monte de coisa hj se chama calistenia, acabou só os old fazem isso, enfim aí meu colégio era cheio de gangue de bullyng  ganhei nome,  no bairro também  tinha , aí vieram desafios,  eu dei sorte era um bando de bombado  se confiando  em supino  e poucos faziam jiu jitsu  ou thai, boxe só tinha  eu e outro cara ums 5 anos mais velho no bairro e eu me dava super bem com o outro boxer.

Aí fui como com certa frequência me metia em brigas , fui pensando po o cara chuta eu faço isso sr cara do jiu vier me agarra faço aquilo  que aquele que nocauteou o  Wanderlei  faz ( cro cop) e dei sorte nunca peguei ninguém  de nível né  .

Aí vem eu NUNCA vi jiu jitsu sobre julgando alguém na briga de rua na minha presença. 

Eu sempre fui próximo  da galera do MMA  de alguns na verdade é todos me falaram briga de rua é  em pé chão  é  último  recurso.

Posso Posso completamente  errado, lógico que um Moça Galvão  finalizaros alguém rapidamente. 

Eu te pergunto se ele pegar um cara bom de pordada em pé bom mesmo que tenho noção  de chão  ele ganharia na rua?

Lembra do Chuck norris do Méier do porta fechadas era azul de jiu jitsu  e brigador de baile funk do Rio , não  fez arte marcial  em pé mais não  ra leigo ...brigador e acabou com o Ryan.

Essa minha visão  LIMITADA de tudo , sei dos grandes mestres de jiu jitsu passaram por aqui dei minha visão de luta apenas.

Vc viu uma vez o sistema de favas suíço  o que jiu jitsu  fará ali?

K

Já ouvir esse sistema irei fazer também. 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara, eu amo esse corte e eu amo o Sylvio, ele é da old-school mas tem uma mentalidade muito madura e aberta, não fica se prendendo a conceitos e está sempre disposto a aprender, ele é igual ao meu mestre, dignos de receber esse título. 

Sobre o que ele falou, eu tenho uma forte opinião, baseada em vivência e estudos e conversando com muita gente, a defesa pessoal ela é um sistema! É sempre bom ter isso em mente, a maioria das pessoas só pensa em defesa pessoal no seu ÚLTIMO pilar que é o confronto, sendo que ANTES disso há todo um protocolo de defesa, postura, análise do ambiente, níveis de segurança e etc, o combate é um recurso de último caso no qual a defesa é pela SOBREVIVÊNCIA, e é por isso que o conceito de arte marcial existe pois trata-se de artes de guerra e na guerra luta-se também para sobreviver, por isso todas as artes sempre tem um golpe fatal ou tem um agrupamento de técnicas visando a invalidez do oponente e até mesmo a morte, pois isso significa sobreviver. 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Então o sistema Gracie de defesa pessoal é muito falho na minha opinião pois ele visa apenas o confronto e não o ambiente, o Relson e o Royce uma vez falaram um pouco sobre comportamento, postura, análise de ambiente mas é muito raso e vago pois tudo isso sempre culmina no combate final o que basicamente da a impressão de ser um sistema de briga somente e não um sistema de sobrevivência por mais que os golpes sejam relativamente fatais. E existe algo muito importante a se tratar nisso que o mestre Sylvio falou ai que é a questão do treinamento do combate de defesa pessoal, é necessário levar em conta que um combate de rua, não há regra alguma, nenhuma, não existe vaidade, ego, honra ou moral, é sobre eu sobreviver a qualquer custo, então o treinamento de combate de defesa pessoal tem que ser levado em conta isso, o meu oponente ele não pode esperar eu fazer um movimento parado, ele tem que tentar me matar se não na hora da verdade eu vou ficar excessivamente confiante mas quando não funcionar eu vou me frustrar e morrer, a defesa acabou ai. 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu acredito que toda arte marcial ou esporte de combate cabe um sistema de defesa pessoal se ele for tratado como tal, como um sistema e não como uma mera combinação de golpes pra dar na pessoa ao leo e nem muito menos dado a alguém que vai ficar parado sem reagir. Eu acho que hoje em dia falta aos professores e mestres um estudo mais aprofundado sobre esse conceito de defesa pois isso leva em consideração muita coisa, o ambiente, o perfil do local, das pessoas, do nível de conhecimento marcial populacional. 
Por exemplo, aqui na Bahia, todo mundo é boxer, todo mundo praticamente, então meu sistema de defesa tem que levar em consideração que na rua há uma alta probabilidade de eu confrontar um boxer bom e experiente. 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Agora falando do jiu-jitsu. 

Bom, eu atualmente treino mais o jiu-jitsu que outra coisa, apesar de eu ter uma raiz no boxe como todo baiano e treino o kick-boxing também, porém já faz um pouco mais de um ano que eu treino muito mais o jiu-jitsu, e te digo que no x-1 contra um cara que não treina jiu-jitsu e esteja desarmado o jiu-jitsu é muito eficiente sim, vou dizer algumas coisas a respeito. 

Galera tem uma falsa impressão sobre o jiu-jitsu baseado muitas vezes em conceitos muito ultrapassados e por má direção de um professor de mente pequena. Eu junto ao meu mestre que é um boxeador e um capoeirista, treinamos muita coisa baseado em conceitos sem regras, de rua, e contra lutadores de outras artes marciais, o meu mestre ele até trás outros atletas e praticantes de outras artes pra fazermos um laboratório, e as vezes esses praticantes são seus próprios alunos, pois eu vejo no jiu-jitsu uma mente muito aberta em relação a praticar outras artes marciais, coisa que eu não via no boxe, lá na academia tem praticante de krav-maga, de muay-thai, de kick-boxing de sanda, de wrestling, de judô, de tudo quanto é arte marcial e esporte de combate, e isso da um leque de opções muito interessantes pra por o jiu-jitsu em prática. 

Meu mestre sempre me diz que o lutador de jiu-jitsu não precisa ir pro chão pra aplicar o jiu-jitsu e isso é fato, eu mesmo aprendo muita técnica de clinche em pé, muita finalização em pé, eu treino pegada de costas em pé, ou seja o jiu-jitsu é muito rico. 

Outra coisa é que por mais que o jiu-jitsu seja uma arte-marcial de grappling não há nada que impeça a prática de luta em pé com golpes traumáticos no jiu-jitsu, o judô tem isso até em algumas katas.

Ontem mesmo meu mestre passou um drill de jab-direto e clinche, isso pra aquecimento, ou seja, de kimono eu dentro da aula de jiu-jitsu estava dando golpes traumáticos de mão e cinturando sem quedar e pegando as costas, não quedei, não finalizei mas dominei meu oponente. 

Jiu-jitsu é muito mais sobre domínio do que finalização geral tem que entender isso. 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Concluindo: 

Eu acho que no que se diz respeito a defesa pessoal realista e como sistema, uma mistura de tudo é o que faz mais sentido, eu vejo hoje excelente professores que seguem essa linha, o Wesley Gimenez do krav-maga caveira tem curso de defesa pessoal pra praticantes de jiu-jitsu, o Luiz Tigrão tem curso de defesa pessoal pra galera da luta em pé, e ambos tem conhecimento sólido de luta de pé e luta de chão. Então em vez de dizer o que seria melhor que um ou outro o ideal é abrir a mente e saber usar o que for mais eficiente naquele momento específico. 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ah e nas únicas 2x que eu briguei na rua, contra uma pessoa desarmada e sem companheiros pra ajudar eu usei o jiu-jitsu e fui pra casa sem nenhum machucado e a briga acabou em segundos. Mas isso é o meu contexto e minha vivência e o que eu pude aproveitar daquela situação em si. 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
22 horas atrás, oxeboxing disse:

Concluindo: 

Eu acho que no que se diz respeito a defesa pessoal realista e como sistema, uma mistura de tudo é o que faz mais sentido, eu vejo hoje excelente professores que seguem essa linha, o Wesley Gimenez do krav-maga caveira tem curso de defesa pessoal pra praticantes de jiu-jitsu, o Luiz Tigrão tem curso de defesa pessoal pra galera da luta em pé, e ambos tem conhecimento sólido de luta de pé e luta de chão. Então em vez de dizer o que seria melhor que um ou outro o ideal é abrir a mente e saber usar o que for mais eficiente naquele momento específico. 

O Luiz Tigrão é ligado ao KMRED que eu citei no primeiro post deste tópico.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
16 minutes ago, João P said:

O Luiz Tigrão é ligado ao KMRED que eu citei no primeiro post deste tópico.

Opa, não reparei, obrigado João!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Em 5/5/2022 at 2:52 PM, oxeboxing disse:

Ah e nas únicas 2x que eu briguei na rua, contra uma pessoa desarmada e sem companheiros pra ajudar eu usei o jiu-jitsu e fui pra casa sem nenhum machucado e a briga acabou em segundos. Mas isso é o meu contexto e minha vivência e o que eu pude aproveitar daquela situação em si. 

Então  foi recente kkkk.

Cara show nas explicações 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
6 minutes ago, NEGO DÁGUA said:

Então  foi recente kkkk.

Cara show nas explicações 

Mas eu te contei essa história pô kkk 
Fiz isso por medo do professor me jogar no serviço comunitário, ele dizia que boxe na rua não podia kkk

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
12 minutos atrás, oxeboxing disse:

Mas eu te contei essa história pô kkk 
Fiz isso por medo do professor me jogar no serviço comunitário, ele dizia que boxe na rua não podia kkk

Ah foi kkkkk lembrei.

Mas vc acha que o jiu jitsu  é  tão eficiente  que vc pratica pw seu mestre é  boxer e capoeiristas?

Uma dúvida mesmo  eu dei minha visão  e vivência 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Just now, NEGO DÁGUA said:

Ah foi kkkkk lembrei.

Mas vc acha que o jiu jitsu  é  tão eficiente  que vc pratica pw seu mestre é  boxer e capoeiristas?

Uma dúvida mesmo  eu dei minha visão  e vivência 

Mas é ai que ta, tipo, eu acho que a essência ta na mistura, o próprio Hélio também era boxer, quando o cara pega um pouco de outras coisas e incorpora na sua arte base ela vai ficando mais eficiente. Meu mestre tem essa visão e tenta passar isso pra nós dentro do jiu-jitsu. 
 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora