Entre para seguir isso  
pipo

John McCarthy: 'De jeito nenhum' Aljamain Sterling venceu o 1º round contra Petr Yan no UFC 273

Recommended Posts

 

petr-yan-aljamain-sterling-ufc-273-1.jpg?w=1000&h=600&crop=1
12 de abril de 2022 11h30 ET
 
 

John McCarthy acha que o round decisivo entre Aljamain Sterling e Petr Yan no UFC 273 foi marcado incorretamente.

Sterling (21-3 MMA, 13-3 UFC) derrotou Yan (16-3 MMA, 8-2 UFC) no co-evento principal deste último sábado para manter o título peso galo do UFC em um evento de idas e vindas.

As rodadas 2 a 5 foram muito fáceis de marcar, mas foi o quadro de abertura fechado que deixou Sterling e Yan convencidos de que haviam feito o suficiente para vencer a luta. Um juiz deu a Yan Round 1, com os outros dois concedendo a Sterling, o que resultou em uma vitória por decisão dividida para o campeão.

Mas McCarthy, ex-árbitro de longa data e atual comentarista do Bellator, discorda do resultado.

“Fiquei muito impressionado com Aljamain e a maneira como ele lutou, mas não há como ele vencer o primeiro round”, disse McCarthy em seu podcast “Weighing In” . “Os chutes mais pesados foram acertados com facilidade pelo Yan, e achei que foi uma tática inteligente do Aljamain ficar do lado de fora, se movimentar continuamente, mas ele não acertou muito. Ele acertou alguns chutes, não muito forte, e foi atingido com alguns chutes pesados por um tempo e, bem perto do final, Yan realmente começou a acertar alguns bons chutes.”

 

McCarthy passou a elogiar Sterling por sua segunda rodada dominante, onde ele foi capaz de pegar as costas de Yan e controlá-lo totalmente. Apesar de discordar da primeira rodada crucial, McCarthy não necessariamente vê o resultado geral como um roubo.

"Não há nenhuma maneira no mundo que você vai me dizer que Aljo venceu o primeiro round, mas eu vou dizer que achei que ele lutou uma grande luta", acrescentou McCarthy. “A segunda rodada é a única – essa é a diferença. Ele ganhou aquele segundo round enorme. Agora ele não danificou Petr Yan, então eu posso ver por que todos eles foram 10-9 com ele, mas foi a rodada mais clara de todos eles facilmente para Aljo.

“Então, se você está dando uma olhada nisso, o primeiro round fecha. Quarta rodada, quinta rodada perto, mas Petr Yan vence. Segundo, terceiro round fácil para Aljamain Sterling, então não estou chateado por ele ter vencido a luta. Eu pensei que ele realmente lutou uma luta muito inteligente. Ele lutou bem, e você tem que dar suporte. Ele ganhou o cinturão do jeito que deveria ser conquistado.”

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Achei até meio óbvio isso que ele disse quando vi a luta, mas o Yan deixar ir para os juízes foi uma burrice tão grande quanto a forma como ele cedeu as costas e como ele perdeu essa cinta na luta anterior. Se nem lutar com seus corners dando suporte ele conseguiu, como ele esperava alguma simpatia dos árbitros fazendo uma luta apertada?
Acho que ele é indiscutivelmente um dos lutadores mais técnicos da categoria, mas vai ter de refazer o seu caminho até reconquistar a cinta, e é bem capaz de ter seu caminho atrasado frente a toda politicagem que deve rolar por conta do real conflito que é entre Rússia e China e os EUA e seus interesses de manutenção da influência sobre o resto do mundo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não concordo

Pra mim o Sterling venceu a luta sim. Desde o primeiro confronto eu vi que ele seria um problema para o russo e não foi nenhuma surpresa ao contrário de muitos que falaram que o russo ia passar o carro.

O Yan é um lutador duríssimo mas não sabe nada de luta agarrada e finalização. Se soubesse um pouquinho, teria aproveitado as chances que o Sterling deu.

E pra mim lutador que não tem conhecimento em pelo menos um estilo de luta agarrada e um estilo de luta em pé fica difícil...

Tamos vendo o Charles aí, que é uma fera no jj mas depois que melhorou a trocação pra bater, virou campeão apesar de  engolir muitos golpes também.

O próprio Glover que antes ficava praticamente na trocação procurou evoluir e focou no wrestilling e em algumas finalizações e chegou lá.

Então é mais ou menos isso.

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
5 horas atrás, Biano Mandí disse:

Não concordo

Pra mim o Sterling venceu a luta sim. Desde o primeiro confronto eu vi que ele seria um problema para o russo e não foi nenhuma surpresa ao contrário de muitos que falaram que o russo ia passar o carro.

O Yan é um lutador duríssimo mas não sabe nada de luta agarrada e finalização. Se soubesse um pouquinho, teria aproveitado as chances que o Sterling deu.

E pra mim lutador que não tem conhecimento em pelo menos um estilo de luta agarrada e um estilo de luta em pé fica difícil...

Tamos vendo o Charles aí, que é uma fera no jj mas depois que melhorou a trocação pra bater, virou campeão apesar de  engolir muitos golpes também.

O próprio Glover que antes ficava praticamente na trocação procurou evoluir e focou no wrestilling e em algumas finalizações e chegou lá.

Então é mais ou menos isso.

 

Pra mim, se baseando na primeira luta, foi uma surpresa mesmo. Yan tava dominando o Sterling a partir do terceiro round, no quarto tava sendo uma humilhação, daí rolou a joelhada 

Sobre o grappling do Yan, é bem limitado mesmo em termos de progressão no jiu-jitsu. O chão dele é voltado pra defesa e controle, apenas isso. Tem que focar bastante nisso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
13 hours ago, Último Imperador said:

Essa galera tá com a visão turva. 

Não tem a mínima chance do Yan ter vencido o combate. 

Acho que está ficando feio esse choro. Acho até desnecessário. Só porque estavam torcendo para o russo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
14 horas atrás, Último Imperador disse:

Essa galera tá com a visão turva. 

Não tem a mínima chance do Yan ter vencido o combate. 

Cara, eu não tava torcendo para nenhum ali.. mas vi vitória do Yan nos rouds 1,4 e 5. No meu entender o round 2 foi 10 a 8, então pontuei como empate.

Mas acho mais lógico dar 10 a 9 no segundo do que vitória do Sterling no primeiro.. Ou seja, para mim os resultados possíveis seria empate ou vitória do Yan

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

eu vi vitoria para o sterlling no primeiro, n teve nenhum golpe contundente e o sterlling acertou mais... o russo tem totais condições de vencer tendo em vista que o sterling venceu capitalizando em lances isolados 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Big John não está questionando a luta e sim o primeiro round, ele até diz que o Jamaica dez uma excelente luta, nesse ponto eu também concordo, o primeiro round foi para o russo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

esta~o falando que o domi'nio no solo tem que ser considerado 10 a 8.... por um lado tem lo'gica..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Na minha opinião o Yan ganhou o 1, 4 e o 5 e o Sterling o 2 e o 3 de uma forma mais clara pelo domínio das costas apesar de não ter batido muito e nem chego perto de finalizar e por isto não dou 10 a 8 em nenhum. Não dá pra dizer que foi garfo, podia ir pra qq um e o Yan precisa treinar jiu jitsu urgentemente. Aliás não sei porque não tem nenhum brasileiro treinando estes russos lá...o pessoal do Khabib só treina com o irmão do Leozinho Vieira quando estão na Califórnia na AKA e o Yan e o restante dos russos eu tbm nunca escutei falar que tem brasileiro junto ( o Chimaev não conta porque ele mora na Suecia). Será que tem alguma barreira lá da galera do Sambo, do Wrestling? Teria que ser um casca grossa, até porque vai ser testado...rsrsrsrs

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sterling mandou um caminhão de mangas pra maior parte de quem acompanha MMA no mundo.

 

Na primeira luta ele tava perdendo a luta claramente e tomou uma joelhada limpa no queixo quando estava de joelhos, acusaram somente ele, injustamente, de fazer algo errado e agora ele venceu de forma surpreendente o russo. 
 

Pra mim é o campeão legítimo e merece os parabéns.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
21 horas atrás, phslobo disse:

esta~o falando que o domi'nio no solo tem que ser considerado 10 a 8.... por um lado tem lo'gica..

Sim, vim postar isso. O cara teve um domínio de quase 10 minutos e recebeu 10-9 nos dois rounds? Pqp

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso