Entre para seguir isso  
pipo

Candidato ou pretendente ao UFC: Jamahal Hill pode ser campeão? E quanto a Khamzat Chimaev? E Tom Aspinall, Magomed Ankalaev, Amanda Lemos?

Recommended Posts

 

São duas das palavras mais excitantes das artes marciais mistas: Sangue fresco.

Como em qualquer esporte, não é incomum que o mesmo punhado de nomes domine o topo de uma divisão no MMA. Os melhores são os melhores, e geralmente são os melhores por um bom tempo. É difícil para um novo nome entrar no top 15 de uma categoria de peso do UFC. Mais difícil ainda entrar no top 10. Luta pelo título? Só os melhores dos melhores conseguem.

Mas quando isso acontece – quando alguém consegue agitar as coisas e virar uma divisão de cabeça para baixo – é emocionante. A próxima programação do UFC é dominada por uma safra de potenciais novos candidatos ao título, e a maioria está programada para encabeçar um evento do UFC pela primeira vez.

Quem são os únicos a ficar de olho e até onde eles vão? A ESPN consultou um painel de especialistas - Michael Chiesa , atual peso meio-médio do UFC; Alan Jouban , analista da ESPN e meio-médio aposentado do UFC; e Sayif Saud, treinador principal do Fortis MMA -- para criar um relatório de olheiros e perspectivas sobre esta nova classe de competidores.


Jamahal Hill (9-1, 1 NC), meio-pesado

Hill mostrou uma tonelada de promessas, mas é muito cedo em sua carreira para prever com confiança onde ele vai pousar. Não houve muita consideração na única derrota de Hill, uma finalização contra Paul Craig , já que a guarda de Craig é notoriamente complicada. Mas ainda há tantas perguntas quanto respostas em torno do teto de Hill.

"Quando você tem menos de 10 lutas em sua carreira, há tanta merda que você ainda não viu", disse Jouban. "Você provavelmente não viu um lutador All-American ou um faixa-preta de jiu-jitsu brasileiro. Seus cinco primeiros oponentes, ele provavelmente só fumou em shows menores. Então, há áreas em que ele não foi testado."

Apesar de sua falta de experiência, a mentalidade de Hill é vista como um atributo. Ele é um candidato confiante de 30 anos. Chiesa lutou na mesma noite que Hill em 2020, e disse que tem uma "calma" com ele na noite da luta. Saud notou seu alto grau de autoconfiança.

Uma preocupação futura pode ser o tamanho de Hill. Ele não corta uma grande quantidade de peso para fazer 205 libras, o que pode oferecer desafios à medida que sobe na hierarquia.

"Seu teto no meio-pesado será ditado por seu tamanho", disse Chiesa. "Ele definitivamente tem habilidades, poder natural, ele é muito bom com gerenciamento de distância - mas acho que chegará a um ponto em que ele encontrará um cara como Magomed Ankalaev , que é o meio-pesado e tamanho pode entrar em jogo. Acho que ele vai passar do top 10, mas vai ser interessante ver se ele pode superar essa desvantagem de tamanho além disso."


Magomed Ankalaev (16-1), meio-pesado

Como um potencial candidato ao título, Ankalaev enfrenta vários obstáculos intangíveis, um dos quais é que seu estilo de luta depende muito da paciência. Esse não é o tipo de peso meio-pesado que o UFC vai acelerar para uma situação de venda de pay-per-view. Mas em termos de habilidades, Ankalaev é o negócio real.

Ele é defensivamente sólido, mantém uma seleção de chutes inteligente, um comportamento calmo - ou, como Saud o descreveu, "um personagem legal".

Ele também é um grappler eficiente, com a capacidade de não apenas derrubar seus oponentes, mas controlá-los quando estiverem lá. Tudo o que Ankalaev faz é eficiente, desde a trocação até o grappling ofensivo. Essa paciência, no entanto, também pode ser uma preocupação. Não só porque não se presta à ação (Ankalaev foi para a decisão em suas duas últimas lutas), mas também porque pode ser uma área a ser explorada à medida que Ankalaev sobe.

"A paciência às vezes pode ser uma maldição", disse Chiesa. "O que acontece se houver um cara na frente dele que não quer liderar a dança? Ankalaev vai ter que liderar quando isso acontecer, o que tenho certeza que ele não tem problema em fazer contra a competição de baixo calibre, mas o que acontece sobre o melhor? Acho que esse cara vai lutar por um título algum dia, no entanto. Está escrito nas estrelas para ele. "


Tom Aspinall (11-2), peso pesado

Universalmente, Aspinall é visto como um dos principais candidatos futuros em qualquer divisão. O peso pesado de 28 anos de Salford, Inglaterra, perdeu apenas duas vezes - e, como Jouban aponta, uma derrota foi por desqualificação e a outra foi um gancho de calcanhar. "Ele nunca foi completamente derrotado , é o ponto a que estou chegando", disse Jouban. 

O UFC está interessado em Aspinall, já que o reservou para encabeçar seu retorno a Londres no próximo mês. Quanto ao que é gostar dele, o painel concordou – é praticamente tudo. Ele é fisicamente abençoado com uma combinação de velocidade e poder. Seu peso é de cerca de 240 libras, em vez do limite de peso pesado de 265 libras. Agilidade. Elusividade. E um jogo de chão para acompanhar.

"Ele combina com qualquer um", disse Chiesa. " Francis Ngannou e Ciryl Gane , você quer falar sobre um contraste de estilo? Mas Tom pode unir esses estilos. Ele pode lutar pelo poder com Ngannou, ou ele pode ser um tipo metódico, técnico e híbrido como Gane."

Junto com os dons físicos, Aspinall mostrou inteligência dentro do octógono. Ele é inteligente em encontrar um final em vez de simplesmente esvaziar o tanque de gasolina quando um oponente é ferido. Ele está preparado, ajusta-se rapidamente e é imprevisível.

"Um exemplo do QI de luta desse cara foi a luta de Andrei Arlovski", disse Saud. "Ele dobra o Andrei e o derruba, o mata pelado do nada. Eles perguntam depois se ele planejava fazer isso e ele diz: 'Não, eu acabei de ver lá.' Ele encontra maneiras diferentes de vencer. Lutador muito inteligente. Ele é definitivamente um dos cinco primeiros para mim. "


Amanda Lemos (11-1-1), strawweight

A primeira coisa que chama a atenção em Lemos é seu tamanho. A brasileira de 34 anos lutou várias lutas no limite de peso galo de 135 libras, tornando-a uma das mulheres mais imponentes fisicamente no peso palha. Sua vitória por nocaute de 35 segundos sobre Montserrat Ruiz duas lutas atrás é um lembrete de que seu poder é notável.

"Ela é o tipo de garota que pode nocautear ou sentar você com um soco", disse Jouban. "E ela pode fazer isso com as duas mãos. Ela é uma atacante brasileira intimidadora, como um Thiago Santos , mas quando você chega ao topo, você precisa da luta defensiva, e vamos ver se ela tem isso. Mas ela é um punhado para ninguém."

Lemos já está 5-1 no UFC, o que não é pouca coisa considerando a profundidade de 115 libras. E todos os três membros do painel viram sua vitória sobre Hill como uma vitória significativa.

"Ela superou a corcunda do veterano, como eu chamo", disse Chiesa. "Eu não posso enfatizar isso o suficiente. Eu falhei em superar isso várias vezes, e foi de uma corcunda para uma montanha. Quando eu digo que ela já passou disso, a única coisa firme que resta para superar é a disputa pelo título. super confiante agora. Ela tem potencial para ficar entre os cinco primeiros. "


Khamzat Chimaev (10-0), meio-médio/médio

Chimaev não é apenas o futuro candidato mais intrigante do esporte no momento. Ele é sem dúvida um dos futuros candidatos mais intrigantes de todos os tempos.

Não há muitos exemplos na história do MMA que se comparem a Chimaev em termos de expectativa e hype em pouco tempo. Nascido na Chechênia e agora treinando na Suécia, Chimaev pode estar a uma vitória de desafiar Kamaru Usman pelo título dos meio-médios e, em seguida, subir imediatamente para uma luta pelo título de 185 libras.

"Ele tem o fator X em vencer caras do jeito que ele tem, sem sofrer danos e fazendo isso em duas divisões", disse Jouban. "Se essa luta contra Gilbert Burns acontecer, sabemos que o nível de grappler Burns é. Se ele for lá e vencer Burns com a mão, isso vai nos dizer muito. E Israel Adesanya vai tremer nas botas pensando: 'Santo s---, esse cara está passando por grapplers de elite. ' Isso seria um aviso real para as divisões dos médios e meio-médios. Acho que ambas as divisões estarão olhando para essa luta muito de perto."

Ninguém acredita mais no hype do que o próprio Chimaev, que Saud vê como outra arma.

"Você realmente tem que olhar para a autoconfiança de um lutador", disse Saud. "Olhe para Conor McGregor . Ninguém pode olhar para Conor agora e dizer que ele é imbatível, inquebrável ... Silva . Você quase se torna intocável, e Conor alcançou isso. Ele conseguiu. Essa é uma confiança que pode levá-lo muito longe, e Khamzat tem essa confiança. Você pode ver, e é real."

Chimaev é um lutador dominante e sem dúvida o meio-médio mais físico da divisão. Ele também mostrou poder nocaute de um soco em sua vitória sobre Gerald Meerschaert, embora o resto de sua trocação permaneça um mistério. Seu atletismo salta da tela.

A única preocupação em torno do teto de Chimaev poderia girar em torno de quem ele precisaria vencer para chegar ao topo.

"Ele vai lutar pelo título com certeza", disse Chiesa. "O problema é que agora, 170 e 185 libras têm dois dos campeões mais dominantes que já vimos em Kamaru Usman e Israel Adesanya. Não sei como ele se sairia contra Usman. É difícil para mim. Sim. Ele tem o tamanho, velocidade, potência, bom camp, pacote completo. Mas eu não posso simplesmente sair e dizer que este é o cara que vence Usman ainda. Eu direi que ele se tornará um campeão algum dia , mas não sei se é contra Usman. "

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Dos citados acima além do Macachera  meu feeling diz que Aspinall e Chimaev são igualmente perigosos em suas categorias por dois motivos, são  MUITO habilidosos e não tem nada a perder, vão pra guerra quase que com um sorriso no rosto.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso