André Filho

Deiveson Figueiredo feliz com camp nos EUA com Cejudo: "Aqui me sinto um atleta de verdade"

Recommended Posts

Ex-campeão peso-mosca, que em janeiro tenta retomar título contra Brandon Moreno, conta que equipe tem se dedicado na preparação contra mexicano: "Ele foi um creonte com Cejudo”

Por Zeca Azevedo — Rio de Janeiro

02/11/2021 10h00  Atualizado há 22 horas

 

Mais de 7.600 quilômetros separam Belém, no Pará, e Phoenix, cidade do estado americano do Arizona. Foi essa a distância que Deiveson Figueiredo, ex-campeão peso-mosca (até 56kg) do UFC, precisou percorrer para se preparar bem para tentar retomar o título que Brandon Moreno lhe tirou em junho. Por lá, o lutador brasileiro foi recebido por Henry Cejudo, ex-campeão tanto nos moscas como nos galos (até 61kg) no UFC, e que também é campeão olímpico na luta livre.

Nesta entrevista ao Combate, Deiveson falou da experiência de um camp completo fora do país, a parceria com Cejudo, a saudade da família, os planos de mudar de vez para os EUA e a trilogia com Moreno, marcada para 22 de janeiro de 2022, no UFC 270. Ele já está há quase um mês no Arizona.

 

- Graças a Deus fui muito bem recebido por eles. Me identifiquei muito com o Henry, com Eric Albarracin (treinador de wrestling), é uma equipe em que fui recebido de braços abertos, gostei muito, sem palavras para esses caras, gente boa demais, principalmente o dono da academia, o Dave (...). A gente chegou aqui e eles deram casa para a gente, tudo o que um atleta merece ter, estou tendo aqui. A Weili (Zhang) está aqui também e vai lutar nesta semana, então ela viajando fico na vez de luta marcada, então tudo é voltado para mim.

Deiveson Figueiredo e Henry Cejudo — Foto: Reprodução / Instagram

Deiveson Figueiredo e Henry Cejudo — Foto: Reprodução / Instagram

 

Deiveson Figueiredo não chegou sozinho vindo do Brasil. Ele levou seu treinador de boxe, José Carlos Maizena, e Ian Coelho, seu treinador de jiu-jítsu. Por lá, ele garante que tem vivido como um atleta profissional 100% focado, o que admite que não tinha em Belém por conta de uma série de outros compromissos.

- Aqui me sinto um atleta de verdade. Estou respirando luta aqui. Se estivesse em Belém, te confesso que não estaria 100% focado como estou hoje. Posso dizer que hoje estou focado, treinando, fazendo tudo certinho. O que estou buscando aqui é o cinturão, e pode ter certeza que estou trabalhando duro para isso (...).

Na nova equipe, Deiveson tem tido um acompanhamento especial mesmo. O próprio Cejudo tem postado em suas redes sociais algumas técnicas ao lado do parceiro brasileiro. Além disso, eles têm dissecado as lutas de Deiveson no UFC.

- Aqui eles fazem muitas reuniões, na semana a gente tem umas três reuniões para falar da luta, assistir, comentar como devemos fazer a estratégia. Esse é o mundo profissional em que hoje me encontro, e estou amando isso (...). É totalmente diferente (do que tinha em Belém). A atenção dos caras aqui é excepcional. A gente tem um jogo planejado com poucas chances de dar errado.

 

Sobre o trabalho com Cejudo, com quem Deiveson chegou a trocar provocações logo que foi campeão do UFC em 2020, o brasileiro garante que o americano o tem passado todo o seu conhecimento na luta agarrada, sua especialidade.

- Pela manhã, tenho Eric Albarracin e Henry Cejudo que treinam comigo. Ainda estou num processo de parte técnica, eles estão preparando meu corpo para receber o treino forte que ainda está para chegar. E na parte da tarde pego o Maizena e o Coelho para um treino mais voltado para o jiu-jítsu e o boxe (...). A gente está muito em cima do trabalho técnico. O Cejudo tem passado os conhecimentos dele para mim, é um cara que me treina diretamente. Estou me dando super bem com ele. É um cara fora de série, gente boa demais.

Henry Cejudo, que já fez muitos camps em Natal com os irmãos Patrício e Patricky Pitbull, também é casado com uma brasileira. O lutador americano, hoje aposentado do MMA, se arrisca bastante no português. Deiveson garante que a comunicação é boa.

- Ele fala 50% português, dá para entender muito bem o que ele fala. É aquele português que ele fala bem, mas vira e mexe falta uma palavra, e a gente vai ensinando a ele (risos). É que nem o inglês, que ainda não sei legal, mas em 20 dias aqui estou tentando assimilar o máximo possível das palavras para ir acumulando.

Deiveson também avisa que Brandon Moreno terá um adversário preparado não só tecnicamente, mas que promete fazer o mexicano pagar pelo que ele chama de “trairagem” com o time de Cejudo.

- Ele sabe que está bem cercado. A galera conhece muito bem ele aqui, é um cara que saiu da equipe e “trairou” com o Cejudo, que não gosta dele pelo fato de ter morado junto com Cejudo, mas que foi servir de camp para o (Joseph) Benavidez na época em que eles lutaram. Ele foi um “creonte” tremendo. Estou aí para amassar ele dessa vez, os caras estão me treinando para arrancar a cabeça dele.

 
Deiveson Figueiredo e Brandon Moreno empataram na primeira luta, mas o mexicano finalizou o brasileiro no segundo encontro — Foto: Jeff Bottari/Getty Images

Deiveson Figueiredo e Brandon Moreno empataram na primeira luta, mas o mexicano finalizou o brasileiro no segundo encontro — Foto: Jeff Bottari/Getty Images

 

Mudança de vez para os EUA

 

Quando Deiveson parecia montar uma estrutura invejável em Belém para suportar os camps de suas lutas, ele resolveu ir para os EUA. Ele já havia dito que a função de empresário o tinha atrapalhado no foco de lutador. Agora, ele revela que quer ir além e mudar de vez com a família para os EUA, inclusive com o irmão e lutador do UFC Francisco Figueiredo.

- Sempre quis morar aqui fora, o que me segurava no Brasil era meu irmão. Eu tinha o sonho de ter meu irmão comigo no UFC e, graças a Deus, ele está hoje no UFC. E já falei para ele também se programar para vir embora. Tudo o que eu quero é trazer minha família. Minha mulher e meus filhos têm a maior vontade de conhecer a América - disse, referindo-se a Bruna e os filhos Benício e Deiveson - este de outro relacionamento.

 

Deiveson, 33 anos e dono de um cartel com 20 vitórias, duas derrotas e um empate, já cogita até comprar uma casa por lá...

- Quero muito depois dessa luta, quem sabe, comprar uma casa aqui. Tenho cogitado, mas está nas mãos de Deus. Mas o que quero mesmo é vir embora. Enquanto eu estiver nessa vida de atleta quero focar só nisso, não quero estar em Belém e ter que parar meus treinos para direcionar a empresa. Quero colocar pessoas para direcionar ela e poder treinar e ganhar dinheiro enquanto posso.

Fonte:https://ge.globo.com/combate/noticia/deiveson-figueiredo-feliz-com-camp-nos-eua-com-cejudo-aqui-me-sinto-um-atleta-de-verdade.ghtml

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Que bom que está procurando treinos mais "profissionais" e se nos EUA é onde ele conseguirá extrair o máximo de si então vai pra cima.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Adianta de nada esse discurso, pq caso venha a perder de novo, vai abrir o Manual e inventar uma nova desculpa 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Quero ver se tomar um pau o que falará. 

Ele treinou a vida toda em um local e dava certo pelo jeito dele era até bom.

Na verdade eu enxergo o Daico totalmente  limitado e mesmo que vença  o cinturão  não  fica com ele.

Eu acho que ele perde.

O que ele tem além de força?

Ainda é  pesado um José  Aldo,  Yan, Cory fazem ele de sparring 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
2 horas atrás, fninja disse:

Eu acho que não... o Deivison pode até perder mas não vai ser fácil não, eu acredito no Deivison desta vez, acho que estava treinando meia boca. 

Também acredito numa luta mais equilibrada, mesmo que ele perca novamente.

O argentino é casca, mas tbm achei o Daico meio irreconhecível na última luta. Que venha a prova final!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
4 horas atrás, Timbó disse:

Adianta de nada esse discurso, pq caso venha a perder de novo, vai abrir o Manual e inventar uma nova desculpa 

MS pelo o que eu me lembro o Deiverson não é de ficar choramingando 

Inclusive após a luta contra o Moreno ele falou que tinha sido dia do mexicano e ponto. A não ser que não tenha visto algo 

No mais, bom pra ele que tenha ido mesmo teria e em um time mais forte, sem distrações . Essa coisa de família atrapalha o rendimento. 

Creio que esse sacrifício vai valerá pena 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
3 horas atrás, junior-sjc disse:

MS pelo o que eu me lembro o Deiverson não é de ficar choramingando 

Inclusive após a luta contra o Moreno ele falou que tinha sido dia do mexicano e ponto. A não ser que não tenha visto algo 

No mais, bom pra ele que tenha ido mesmo teria e em um time mais forte, sem distrações . Essa coisa de família atrapalha o rendimento. 

Creio que esse sacrifício vai valerá pena 

 

Deu desculpa nas duas derrotas (Formiga e Moreno) e também no empate 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Em 11/3/2021 at 8:55 AM, Último Imperador disse:

Ok ok ok.
Agora vamos aos fatos: Moreno irá vencer de forma mais rápida ainda.

Eu tô achando que vai ser um lutão 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A última luta foi uma vergonha. Não merecia estar já disputando a cinta novamente. Espero que aproveite a colher de chá e principalmente não venha com desculpas numa eventual derrota.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Em 11/3/2021 at 8:43 AM, Odorico disse:

Também acredito numa luta mais equilibrada, mesmo que ele perca novamente.

O argentino é casca, mas tbm achei o Daico meio irreconhecível na última luta. Que venha a prova final!

argentino?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora