André Filho

A saga de Glover Teixeira: de imigrante ilegal ao sonho do cinturão do UFC aos 42 anos

Recommended Posts

Brasileiro disputa o título do peso-meio-pesado no próximo sábado, na luta principal do UFC 267, em Abu Dhabi, contra o campeão Jan Blachowicz

Por Evelyn Rodrigues, Marcelo Barone e Raphael Marinho — Las Vegas, EUA e Rio de Janeiro

25/10/2021 08h00  Atualizado há 2 horas

Ao mesmo tempo que a história de Glover Teixeira se mistura com a de dezenas de pessoas, ela é singular. Dono de um passado digno das telas de Hollywood, o mineiro de Sobrália precisou superar muitos obstáculos, incluindo parte da vida como imigrante ilegal após fazer perigosa travessia pelo México para chegar nos Estados Unidos. No próximo sábado, dois dias depois de completar 42 anos, busca a cereja no bolo, como ele mesmo define: o cinturão do peso-meio-pesado do UFC.

https://globoplay.globo.com/v/9976833/

Muito antes de sonhar com o confronto com Jan Blachowicz pelo título da divisão até 93kg no UFC 267, em Abu Dhabi (EAU), quando ainda tinha 19 anos, Glover embarcou em uma aventura que poderia ter custado caro. Ao receber uma proposta de um primo para emigrar para os Estados Unidos, deixou Sobrália para trás e foi em busca de vida nova.

 

O trajeto para entrar nos Estados Unidos passou por Colômbia e Guatemala antes de chegar em Tijuana, no México, para atravessar a fronteira, com a ajuda dos chamados "coiotes", criminosos que vendem a travessia ilegal. Na cidade mexicana, precisaram esperar alguns dias para a neblina aparecer e dificultar o trabalho das autoridades que tentam impedir a entrada irregular de imigrantes nos Estados Unidos.

- A gente foi para a Colômbia, a gente ficou andando na rua, esperando, fizemos até uns pontos turísticos lá. Mas depois a gente atravessou para a Guatemala, ficamos numa ilha e aí atravessamos de carro passando umas balsas pro México, e atravessamos o México inteiro até chegar em Tijuana. Em Tijuana, esperamos ali a travessia pra San Diego. A travessia acho que durou umas seis horas. Atravessei no deserto acompanhando os coiotes, e foram só seis horas (de Tijuana até San Diego, nos EUA). Aí a gente já ficou em San Diego esperando o cara mandar passagem pra vir pra Connecticut. Foram 13 dias em San Diego esperando e não podia sair do quarto - disse o lutador, em entrevista para o Esporte Espetacular.

Glover Teixeira terá no próximo sábado sua segunda chance de conquistar o cinturão do UFC — Foto: Getty Images

Glover Teixeira terá no próximo sábado sua segunda chance de conquistar o cinturão do UFC — Foto: Getty Images

A chegada, no entanto, também teve seus percalços. Com o temor de que os coiotes colocassem algo ilegal em sua mochila - única bagagem levada por ele na viagem e que continha apenas roupas -, Glover preferiu deixar para trás e chegar sem nada nos Estados Unidos sob o pretexto de que "pra onde eu vou, roupa é barato"

 
Glover Teixeira numa entrevista ao SporTV: brasileiro venceu as últimas cinco lutas — Foto: Evelyn Rodrigues

Glover Teixeira numa entrevista ao SporTV: brasileiro venceu as últimas cinco lutas — Foto: Evelyn Rodrigues

De San Diego, ele viajou para Boston e depois seguiu para a pequena cidade de Danbury, onde vive ainda hoje. Lá, trabalhou com jardinagem na maior parte do tempo e treinava apenas musculação. Dois anos depois, pesando 120kg, um amigo lhe mostrou uma fita do UFC 1 com as vitórias de Royce Gracie e abriu os olhos de Glover para um novo mundo. E ao ser apresentado ao jiu-jítsu por um praticante da arte suave, veio o choque de realidade.

- Eu fui e peguei o cara numa gravata, o cara do jiu-jítsu que estava lá, numa gravata de porteiro, mas ele conseguiu pegar minhas costas e finalizar, e eu fiquei doido. Como é que esse cara desse tamanho conseguiu me pegar aqui? Aí eu comecei. Já sabia da academia. Quando ele me mostrou a fita, no outro dia eu entrei na academia. Comecei já focado para lutar o UFC. Assisti aos três primeiros UFC e foi ali que veio essa paixão. Nunca mais larguei. Lembro exatamente, acho que foi setembro de 2001, eu estava pra completar meus 22 anos. A galera ficava falando que eu estava meio velho, na época o Vitor Belfort já lutava, ele era um pouco mais velho que eu, mas eles falaram assim: "Esse Vitor Belfort tem 24 anos, mas o cara já é campeão, o cara começou com 6 anos. Você vai começar agora? Nunca vai ter chance". Essas coisinhas que a gente ouve, né? - recordou.

 

Foi no fim de 2001 também que Glover conheceu Ingrid Peterson, com quem se casou no ano seguinte. E a americana tem papel fundamental para que o lutador chegasse onde está atualmente. Após um bom início de carreira no MMA, ele colecionou sete vitórias e duas derrotas nos Estados Unidos e despertou o interesse do UFC em 2008. Porém, como estava em situação ilegal no país, não poderia ser contratado pela organização.

Glover Teixeira e sua esposa, Ingrid Peterson — Foto: Arquivo pessoal

Glover Teixeira e sua esposa, Ingrid Peterson — Foto: Arquivo pessoal

Teixeira tentou o visto para se regularizar no país e foi recusado. A solução foi voltar para o Brasil e aguardar por um perdão do Governo dos Estados Unidos para que pudesse retornar de forma legal. Foram três anos e meio de espera e mais 10 vitórias seguidas em seu país até o dia 23 de dezembro de 2011, data que leva Glover às lágrimas sempre que lembra. Era aniversário de sua esposa, que conseguiu a liberação do marido através de uma carta emocionada para um senador de Connecticut.

 

- Toda vez que eu falo da Ingrid... Porque ela escreveu a carta, eu chorei quando eu li a carta que ela mandou... Eu sabendo que ela escreveu uma carta tocante pro senador, como cidadã americana, que estava sofrendo, e ela falou que, quando ela escreveu, as lágrimas dela caíam na carta porque ela falava: "Eu quero meu marido aqui". E os caras marcaram no dia 23 de dezembro. Eu falei assim: "C***, velho". 23 de dezembro de 2011, no dia do aniversário dela (Ingrid). Eu me emociono porque ela mandou uma carta para o senador, cara. E os filhos da *** marcaram no aniversário dela.

- Foi bom demais, foi mudança de vida. Ela foi lá, porque eles marcaram a entrevista pro dia 23 de dezembro. A gente não sabia nada até esse momento. No dia da entrevista, a gente foi lá, e o cara nem falou nada. Falou assim: "Bem-vindo ao país, você vai receber seu passaporte em cinco dias. De cinco a 10 dias na sua casa". Falei com o Ed (Soares, empresário) na hora.

Com o problema resolvido, Ed Soares entrou em contato com o UFC, que contratou Glover imediatamente. A ideia era que o brasileiro estreasse na organização já em janeiro, no Brasil, mas não houve tempo hábil para um acordo, e o lutador pisou no octógono pela primeira vez em maio de 2012, contra Kyle Kingsbury. Com expectativa alta em cima, ele fez o que se esperava e finalizou no primeiro assalto.

Foram cinco vitórias no Ultimate antes de sua primeira disputa de cinturão, há sete anos, contra Jon Jones. Glover chegava com uma sequência de 20 lutas sem perder, mas acabou dominado pelo então campeão e superado por decisão unânime.

- Acho que foi muita vontade, e às vezes muita ansiedade, pensando muito. Botei muita pressão em cima de uma coisa. Acho que não estava preparado. Não era o momento, mas botei muita pressão numa coisa que não é tão significante assim. O cinturão é significante, claro, na minha carreira, mas não na minha vida. Ele não define a minha vida. Define a minha carreira, mas a minha vida não vai mudar com o cinturão ou não. Então acho que hoje estou mais preparado para isso. Peguei um cara também que provou que é o melhor de todos os tempos, né? Tem isso também, aí vai falar que, se fosse o Glover de hoje, se eu ganharia? Só se lutar de novo pra ver. Talvez não foi o momento e acredito muito nisso. Acredito que a gente tem que estar preparado pra receber as coisas que a gente quer.

 

A sequência de Glover depois de perder para Jones foi irregular até julho de 2018, quando acrescentou quatro derrotas e cinco vitórias em seu cartel. A partir de 2019, já com 39 anos, o brasileiro se reinventou e provou que ainda tinha lenha para queimar. Ele engatou cinco triunfos consecutivos e se credenciou para a disputa de cinturão que será realizada neste sábado, na luta principal do UFC 267, contra o campeão Jan Blachowicz.

- Estou alerta com o Jan Blachowicz, é um cara inteligente, que aprendeu também a treinar, teve altos e baixos também na carreira, ajustou ali, dá pra ver que é um cara que está lutando mais inteligente agora. Mas a gente já sabe, já viu que é possível vencê-lo e o caminho das pedras. Eu vou quebrar ele até ele se quebrar. Vou puxando, vou puxando, e os caras vão se quebrando, os caras não aguentam pressão. E, é claro, tenho que ficar alerta que o homem bate forte, mas vou chegar ali, botar para baixo, inteligente. Eu bato muito forte também. Estou treinando muito boxe, muito wrestling, treinando muito e me sentindo muito bem. Estou me sentindo como um campeão - garantiu.

Glover Teixeira e Jan Blachowicz fazem a luta principal no UFC do próximo sábado — Foto: Infoesporte

Glover Teixeira e Jan Blachowicz fazem a luta principal no UFC do próximo sábado — Foto: Infoesporte

 

O cinturão pode não definir quem é Glover Teixeira, mas chegar ao topo do UFC não deixa de ser um sonho que vem desde que, ainda jovem, viu Royce Gracie colecionar vitórias nas primeiras edições.

- Eu sou super feliz com a minha carreira, e esse cinturão vai fechar com chave de ouro uma carreira, né? Claro, quem não quer ser o campeão? Mas eu sou um lutador. Olha minhas guerras, olha minhas lutas, é claro que é como a cereja no bolo, né? É a cereja no bolo, porque estou muito feliz com essa carreira e muito feliz com a minha a minha vida profissional. Vindo esse cinturão agora, é o que a gente precisa.

E, se for campeão no próximo sábado, as comemorações de Glover prometem, tanto em Danbury, quanto em Sobrália.

- Bicho, nem sei. Vai ter muita cerveja, com certeza. O prefeito de Danbury já falou que vai fazer uma carreata na cidade e vai fechar Danbury. Quem sabe a gente não traz um cantor sertanejo pra gente comemorar? Sobrália já está esperando lá. Isso aí vai ser a primeira viagem ao exterior. Venho pra Danbury, que é minha casa, mas depois Sobrália me espera - concluiu.

O Combate transmite o UFC 267 ao vivo e com exclusividade no próximo sábado a partir de 11h10 (horário de Brasília). No mesmo horário, SporTV 3 e Combate.com exibem o "Aquecimento Combate" e as duas primeiras lutas; o site acompanha o evento em Tempo Real. Combate e SporTV 3 exibem a coletiva de imprensa na quinta-feira às 12h30, e a pesagem cerimonial na sexta às 10h.

UFC 267
30 de outubro de 2021, na Ilha da Luta (Abu Dhabi)
CARD PRINCIPAL (15h, horário de Brasília):
Peso-meio-pesado: Jan Blachowicz x Glover Teixeira
Peso-galo: Petr Yan x Cory Sandhagen
Peso-leve: Islam Makhachev x Dan Hooker
Peso-pesado: Alexander Volkov x Marcin Tybura
Peso-meio-médio: Li Jingliang x Khamzat Chimaev
Peso-meio-pesado: Magomed Ankalaev x Volkan Oezdemir
CARD PRELIMNAR (11h30, horário de Brasília):
Peso-palha: Amanda Ribas x Virna Jandiroba
Peso-pena: Ricardo Carcacinha x Zubaira Tukhugov
Peso-médio: Albert Duraev x Roman Kopylov
Peso-meio-médio: Elizeu Capoeira x Benoit Sait-Denis
Peso-meio-pesado: Shamil Gamzatov x Michal Oleksiejczuk
Peso-pena: Makwan Amirkhani x Lerone Murphy
Peso-médio: Hu Yaozong x Andre Petroski
Peso-leve: Magomed Mustafaev x Damir Ismagulov
Peso-mosca: Tagir Ulanbekov x Allan Puro Osso

Fonte:https://ge.globo.com/combate/noticia/a-saga-de-glover-teixeira-de-imigrante-ilegal-ao-sonho-do-cinturao-do-ufc-aos-42-anos.ghtml

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

"Se" o Glover estivesse no no UFC em meados de 2008/2009 será que ele conseguiria ser campeão?

Editado por André Filho

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
2 minutes ago, André Filho said:

"Se" o Glover estivesse no no UFC em meados de 2008/2009 será que ele conseguiria ser campeão?

Boa Pergunta. 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
12 minutos atrás, André Filho disse:

"Se" o Glover estivesse no no UFC em meados de 2008/2009 será que ele conseguiria ser campeão?

Cara poderia mais seria difícil  em qualquer  época. 

Ali tinha lutadores possíveis  de vence- lo em qualquer  época Glover nunca foi excepcional  sim muito completo, grappling forte, porém lento,  boxe baseado em pegada..

2009 Shogun  no auge,  Lyoto( naquela época jogo na casaria) Rashad, Quinton  Rampage, logo após 2010 surgiu Jones que vimos  o que fez com o Glover.

Acho que o Jan muito favorito  nessa luta. 

Glover  é  bom tem certa idade vi os treinos tá muito bem, mas ...vai ter que se superar lá. 

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
13 minutos atrás, NEGO DÁGUA disse:

Cara poderia mais seria difícil  em qualquer  época. 

Ali tinha lutadores possíveis  de vence- lo em qualquer  época Glover nunca foi excepcional  sim muito completo, grappling forte, porém lento,  boxe baseado em pegada..

2009 Shogun  no auge,  Lyoto( naquela época jogo na casaria) Rashad, Quinton  Rampage, logo após 2010 surgiu Jones que vimos  o que fez com o Glover.

Acho que o Jan muito favorito  nessa luta. 

Glover  é  bom tem certa idade vi os treinos tá muito bem, mas ...vai ter que se superar lá. 

 

 

Concordo e muito com suas palavras, Lyoto seria um pesadelo para o Glover, extremamente rápido, preciso e evasivo e nessa época foi praticamente o Bum dos meios pesados no UFC devido a absorção dos atletas do Pride.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

to torcendo fudido por ele. vai ser dificil, mas iria coroar uma história foda

Editado por pipo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Lembro-me que todo mundo começou a comentar com muita ansiedade sobre o Glover quando o Sokoudjou nocauteou Minoto e Arona no Pride. Todo mundo queria saber quem era aquele careca que nocauteou o "assustador" camaronês. Na época ninguém entendia muito por que o UFC não o contratou depois de um tempo, teve apenas um cara se não me engano que treinava com ele que falou da situação do visto. Diferente de hoje em dia, Glover era da época que transbordavam talentos dentro e fora do UFC na LHW.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mano , Glover  e dos nossos como diz Werdum, um cara que parece gente boa demais, batalhador, vou torcer demais por ele, mas ele falou oque já tinha pensado, o Jan aprendeu lutar, melhorou  demais, vai ser uma guerra

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

torcida total pro glover. mas acho q se ele ganhar vai ser mais uma luta com ele passando sufoco, quase sendo nocauteado e daí embolando nas pernas do jan

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Glover deve ser nocauteado mas tá valendo demais. Pô, 42 anos na disputa da cinta...

Parabéns ao Glover. Pena que evoluiu no final de carreira.

E muito massa essa foto dele com a criançada.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Já Sabia da História da travessia p/ USA. 

Sem Dúvida Glover é um vencedor!

Sobre a Luta tem minha Torcida Sempre ,mas o  Jan LEva vantagem...

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora