Sign in to follow this  
pipo

Escolha do especialista do UFC Fight Night: Quem se recuperou da derrota para Adesanya: Costa ou Vettori?

Recommended Posts

 

 

No sábado, o UFC Fight Night da Apex em Las Vegas contará com um confronto fascinante entre Paulo Costa e Marvin Vettori (ESPN +, 16h ET; estreia 13h ET) .

Ambos os pesos médios estão saindo de uma tentativa fracassada de título contra Israel Adesanya em suas aparições mais recentes. Costa (13-1) perdeu por nocaute técnico na segunda rodada de uma luta em setembro de 2020. Vettori (17-4) sofreu uma derrota por decisão unânime em junho.

Embora os dois lutaram pelo título recentemente, essa luta ainda terá um grande impacto na hierarquia da divisão de 185 libras do UFC - mesmo que a luta não seja disputada até 185 libras .

Quem está em vantagem neste concurso? A ESPN perguntou a vários especialistas sobre suas avarias e previsões.

Din Thomas , veterano treinador de MMA e analista do UFC

 

Como Costa vence: Isso é simples. Paulo Costa faz isso mantendo a luta no estande de boxe e controlando o chão - aquele imóvel do octógono. Ele precisa se manter em pé. Eu também acho que ele vai zombar de Marvin Vettori. Vettori é um tipo de cabeça quente, então fique nessa faixa e participe de alguns intercâmbios que ele provavelmente não quer.

Como Vettori vence : O melhor plano de Marvin é fazer algumas quedas. Ele tem que derrubar. É nisso que ele é bom. Derrubadas e controle de solo. Depois de baixá-lo, ele deve ser capaz de assumir o controle lá. O Costa é obviamente um atleta muito bom e vai parar alguns arremessos, mas o Vettori tem que continuar fazendo quedas e ter o controle do solo, e desgastar o Costa.

Fator X: O fator X é, na verdade, o impressionante de Marvin Vettori. Com a ameaça de quedas, torna a trocação mais perigosa. E não é como se ele batesse suavemente. Se ele acertar um bom chute, pode machucar Costa - principalmente na mão esquerda. Se ele fingir, deixar Costa preocupado com a queda e acertar a mão esquerda pode mudar a luta.

Previsão: Paulo Costa tem condições de fazer isso lutando à distância. Vou dizer que vale todas as cinco rodadas. O Vettori vai ser esperto e tentar quedas, e isso vai evitar que ele seja parado.


Jim West, treinador da MMA Gold

Como Costa vence: Ele tem que conseguir defender a queda. Marvin é um grappler subestimado, na minha opinião. Esperançosamente, ele foi capaz de construir seu condicionamento e pode puxar Marvin para seus figurões. Se Costa se esforçar demais em seus arremessos, ele será derrubado com bastante facilidade. Então, Costa tem que ser capaz de puxá-lo para esses lances.

Eu não diria que ele tem que dissuadir de quem ele é como lutador, mas Costa tem que puxá-lo para multiplicar aquela força do Marvin entrando na medida em que ele joga para ter mais dessa inércia, desse poder. Ele tem que fazer esse tipo de luta. Fique longe um pouco, mas também force Marvin a trocar com ele.

Como Vettori vence: Marvin vence misturando-se. Faça um tipo de luta para cima e para baixo. Mesmo que nem sempre o Marvin ganhe na queda, ele cansa alguém como o Costa, que nem sempre tem o melhor condicionamento para esse tipo de luta. Infelizmente para Costa, acho que ele nunca treinou os músculos para se adaptar a esse tipo de luta.

Se o Marvin ficar dentro de si e ameaçar a queda, mesmo que não consiga, vai dar a Costa o que pensar, o que vai abrir ainda mais a sua trocação. Se Marvin vencer, é uma daquelas lutas que ele torna meio feia. Mudanças de nível, fintas.

Fator X: a vontade de lutar de Marvin, mais do que Costa. Acho que Costa se dá muito bem quando está no controle das coisas, enquanto Marvin tem a capacidade de lutar contra as adversidades, ou está mais disposto a lutar contra as adversidades. As lutas nem sempre são fáceis. Este é o nível mais alto. A vontade de vencer de Marvin, sua habilidade de querer lutar contra as adversidades mais do que Costa é um grande fator X.

Previsão: acho que Marvin vai vencer por nocaute técnico, em algum lugar no final do terceiro ou começo do quarto.

 

 

James Krause , meio-médio do UFC; Glória MMA

Como Costa vence: Mantenha Vettori ao alcance. A única coisa que ele não fez bem contra Adesanya naquela luta pelo título é que seu volume estava absurdamente baixo. Ele não pode fazer isso contra esses caras de nível superior. Vettori vai trazer um bom volume. Ele tem que manter a luta à distância, dar um soco no Vettori e impedir as quedas.

Como Vettori vence: O que eu gosto no Vettori é que ele é muito bom, mas não é um lutador chamativo. Ele não faz nada extravagante, mas é fundamentalmente sólido e completo. A forma de vencer essa luta é misturando todas as quedas, mãos, levando Costa até a cerca e eliminando a força. Sufocando Costa, se quiser.

Fator X: quedas. Acho que o Vettori precisa fazer algumas quedas para vencer essa luta, mas vai ser muito difícil contra o Costa.

Previsão: Israel Adesanya teve boas experiências com os dois. Ele lutou contra Vettori duas vezes. Ele disse que Costa vai vencer Vettori. Não sei se isso tem emoção, mas ele achou que Costa ia impedir as quedas. Quem mais conhece esses dois melhor? Então, eu vou andar com Izzy neste, e vou me inclinar para Costa. Ele é um cara grande e físico. Difícil de descer. E quando ele começa, sua trocação é boa e poderosa. Acho que vai longe.


Duane Ludwig , Ludwig MMA

Como Costa vence: Chutes de corpo. Manter distância. Esperançosamente, cansando Marvin um pouco. Ele é atlético. Com base nas duas últimas lutas de Vettori, ele força a ação ao invés de permitir que as coisas aconteçam. Ele tenta fazer as coisas acontecerem, mas Costa entende melhor aprender a dançar com o parceiro e aproveitar, ao invés de forçar os passos.

Acho que ele está mais maduro. Cardio pode ser um problema para os dois, mas é por isso que gosto da capacidade de Costa de acertar chutes corporais. Só acho que ele é o atleta melhor e mais coordenado.

Como Vettori vence: Uma decisão maluca que não deveria ter acontecido com ele. Eu simplesmente não o vejo vencendo. Um nocaute com um soco, se ele acertar algo maluco. Se o Costa entrar lesionado ou não estiver motivado, o que não vejo, o Marvin pode tirar vantagem disso. Se Marvin ganhar, considero algo de sorte ou imprevisto.

 

Eu gostaria de vê-lo relaxar mais e estar mais no momento. Ele está tentando estar um passo à frente, lendo o livro e não escrevendo o livro. Se eu o estivesse treinando, precisaria ver se ele está disposto a seguir esse conselho e mudar sua abordagem.

Fator X: Costa ... acho que experiência pode ser a palavra errada, mas daquela vez em grandes lutas. Ele se sai bem sob as luzes fortes, sob pressão. Ele só tem maturidade de luta e instintos. Israel Adesanya venceria, independentemente de onde treinasse. Muitas dessas pessoas são talentos dados por Deus, e o trabalho de um treinador é extrair o máximo possível disso. Costa é assim também.

Previsão: vejo o Costa dando chutes no corpo, deixando Vettori cansado, pegando-o em uma péssima queda com guilhotina ou mata-leão. Retarde-o e finalize-o.

 

https://www.espn.com/mma/insider/story/_/id/32407974/ufc-fight-night-expert-picks-bounces-back-title-fight-loss-israel-adesanya-paulo-costa-marvin-vettori

Share this post


Link to post
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
Sign in to follow this