Entre para seguir isso  
pipo

Momento perfeito para a Edwards-Masvidal? O que fazer com o placar aberto e a suspensão de Jones?

Recommended Posts

 

Na semana passada, o UFC anunciou que os 10 meio-médios Leon Edwards e Jorge Masvidal se reunirão no dia 11 de dezembro. Esse anúncio demorou muito - mais de dois anos e meio.

Foi em março de 2019 que Edwards e Masvidal tiveram um confronto nos bastidores, após ambos terem vencido lutas no UFC Fight Night, em Londres. Masvidal acabou ensanguentando o rosto de Edwards com uma rápida enxurrada de socos - que ele rotulou iconicamente como "o tripé com o refrigerante".

Agora, finalmente, eles se encontrarão no octógono. O rancor ainda tem calor? Ou o UFC esperou muito para igualar Edwards, que está em quarto lugar no ranking dos meio-médios da ESPN , com o 10º colocado Masvidal?

Em outro lugar no mundo do MMA na semana passada, Colorado se tornou o segundo estado a empregar a pontuação aberta no MMA e lutas de boxe, o que torna públicos os scorecards dos juízes após cada rodada. Isso vai contra décadas de tradição em esportes de combate. É uma ideia cuja hora chegou?

Uma das maiores manchetes da semana foi a decisão do técnico de Jon Jones, Mike Winkeljohn, de banir Jones de sua antiga academia , Jackson Wink MMA em Albuquerque, Novo México, após a última prisão de Jones - desta vez por acusações incluindo contravenção de violência doméstica.

Os escritores de MMA da ESPN, Brett Okamoto e Marc Raimondi, junto com o editor Jeff Wagenheim, avaliam esses tópicos de interesse - começando com o agendamento de Edwards vs. Masvidal.

 

 

Raimondi: Tenho que ser honesto com vocês dois. Eu tenho sentimentos mistos sobre essa luta. No vácuo, é obviamente fantástico. A história de fundo é rica, com a briga de 2019 entre os dois em Londres. Só acho que Edwards vs. Masvidal já deveria ter acontecido, quando o proverbial ferro estava quente. Não estou muito apaixonada pelo momento desse. Não estou tentando reclamar - de novo, quero muito vê-los lutar - mas o que Edwards tem a ganhar aqui? Ele já não fez o suficiente para ganhar uma chance pelo título? Além disso, a luta que mais quero para Masvidal agora é contra Colby Covington . Esperançosamente, isso ainda pode acontecer, mas o momento pode não coincidir. Brett, quais são seus pensamentos?

Okamoto: Eu não tenho nada além de empolgação com essa luta. Talvez o "ferro estivesse quente" em março de 2019, quando ocorreu a briga nos bastidores, mas este é um daqueles ferros que continuam quentes, meu amigo. Tudo o que você precisa fazer é assistir a um vídeo dessa briga, revisitar a linha "três peças com o refrigerante" da Masvidal e lembrar o quanto Edwards queria isso há muito tempo ... e o hype é real. Eu não posso esperar.

A única coisa que eu diria é que, sim, Edwards merecia uma luta pelo título. Então, não é justo que ele tenha sido chamado para lutar primeiro, contra um cara da Masvidal que vem de duas derrotas nas lutas pelo título. Além disso, acho que Edwards teria se beneficiado se essa luta fosse uma luta pelo título; se ele se tornasse um campeão, ele estaria em posição de coletar pontos de pay-per-view nesse cenário. Mas Edwards parece muito feliz com o que está fazendo para este. Ele twittou "Millionaire" pouco antes de a luta ser totalmente aceita. Se Edwards está feliz, estou feliz. E isso vai ser muito divertido em dezembro. 

Wagenheim: Eu concordo que esta ainda é uma luta quente, e estou tão animado por isso agora quanto estava 2 anos e meio atrás. Logo depois de "três peças com o refrigerante", lembro-me de ter pensado que reservar esses dois para uma luta era um acéfalo. Havia um enredo embutido, um rancor. Mas então eu pensei mais profundamente sobre isso, e aqui está a minha reclamação: Um agendamento imediato seria a mensagem que queremos enviar aos lutadores - se você quer despertar o interesse em uma grande luta, vá bater em alguém nos bastidores? Sei que essa estratégia não funcionaria para todos, mas não quero plantar a ideia na cabeça dos lutadores em ascensão em busca de um empurrão promocional.

Eu digo que está tudo bem que o UFC aguentou. Masvidal fez grandes coisas desde aquela noite em Londres, e Edwards finalmente conseguiu seu encontro de alto perfil quando lutou com Nate Diaz em junho. Claro, Leon já ganhou uma chance pelo título, mas o campeão está ocupado no momento por uma revanche em 6 de novembro com Covington, então, enquanto isso, vamos ver esses dois caras competir - sim, apenas competir, sem foco em resolver seus diferenças - e que o melhor homem chegue ao topo.

Raimondi: Uau, nenhum processo de sensação na primeira rodada aqui. Ambos vocês já estão balançando e batendo. Isso é bom. Eu mantenho meus sentimentos originais. Não sou um comerciante atraente e nunca serei. Mas tenho reservas sobre onde isso se encaixa na divisão. Joe Silva, o matchmaker do OG UFC, sempre disse que era seu trabalho criar candidatos ao título. Não tenho certeza se Edwards vs. Masvidal consegue isso completamente. Se Edwards vencer, ótimo ... mas ele já merece sua chance contra o vencedor de Usman vs Covington. Mas e se Masvidal vencer? E essa é uma possibilidade distinta. Usman já venceu Masvidal duas vezes. Se Usman vencer Covington novamente e Masvidal vencer Edwards, onde isso deixa a divisão superior dos meio-médios do UFC?

Okamoto: Meio que deixa onde já está, na minha opinião. Agora, você tem Kamaru Usman e todos os outros. Estou muito ansioso para a revanche em Covington em novembro e acredito que será competitiva. Mas como você disse, Marc, o Usman já tem uma vitória contra ele. Ele também venceu o candidato número 3 do ranking, Gilbert Burns . Ah, e o Edwards no 4º lugar. É aqui que está a divisão. Usman estabeleceu domínio.

No momento, simplesmente não há hype em torno de uma segunda luta entre Usman e Edwards. Portanto, embora Edwards mereça a chance agora, não me importo com a ideia de ele correr o risco de lutar contra Masvidal - em uma luta que todos queremos ver - e sendo bem pago para isso. E se Edwards vencer, então deve haver interesse nele lutando contra Usman novamente. Se funcionar assim, a divisão ficará melhor. E se o Masvidal acabar ganhando, não acho que a categoria esteja pior do que agora.

Wagenheim: É inútil, meus amigos, aplicar uma progressão lógica a qualquer filme de título do UFC. Conclusão para mim: uma vitória sobre Masvidal seria a segunda melhoria de currículo de alto perfil direto para Edwards, e se Masvidal entregasse a Edwards sua primeira derrota desde 2015, Masvidal teria conquistado seu caminho de volta para Usman. Isso é mais do que da última vez. A segunda chance de Masvidal pelo título, você se lembra, veio logo depois de ele ter sido dominado por Usman em seu primeiro encontro. Então, estou feliz por receber o que promete ser uma luta violenta - a menos que eu tenha apenas azarado - e vamos nos preocupar com o futuro quando chegarmos lá.

 

 

Mas, por enquanto, vamos mudar para outro tópico nas notícias. Marc, você relatou na semana passada que o Colorado está adotando a pontuação aberta no MMA e no boxe, o que para mim parece um passo em direção às preocupações de julgamento no MMA. Mas Brett, ao retuitar a notícia de Marc, você expressou sua oposição ao placar aberto. Importa-se de se explicar?

Okamoto: Então, o único ponto positivo que vejo que viria do placar aberto é que os combatentes saberiam as pontuações dos juízes durante a luta. E se isso é algo que os lutadores realmente querem, então não tenho nenhum problema com isso. A opinião deles significa mais do que a minha. Mas eu realmente nunca ouvi lutadores ou treinadores expressarem isso. Vocês têm? Quer dizer, eu já ouvi isso aqui e ali, mas esta não é uma reclamação que eu já ouvi muito. O boxe existe há muito mais tempo que o MMA e não tem placar aberto. E também não ouvi muitos boxeadores pedirem por isso.

Então, se os atletas e treinadores não ligam, o que isso faz? Não torna os juízes mais responsáveis. Uma nota ruim lida em tempo real é tão ruim quanto uma nota ruim lida depois de uma luta. E como escrevi no Twitter, não gosto do que a pontuação aberta faz com a experiência de visualização. Pense em uma luta pelo título do UFC. Afinal, essas são as maiores lutas do esporte, certo? Se um lutador em uma luta pelo título está perdendo por 3-1 após quatro rounds, você quer saber disso como um espectador? Não existe uma antecipação em não saber? Gosto quando uma luta está chegando ao fim e os dois cantos dizem: "Achamos que estamos à frente, mas não temos certeza. Vá ganhar este round". Isso é drama.

Eu sei que houve um estudo no Kansas e alguns dos dados sugeriram que os lutadores não desistem nas rodadas finais das lutas, mesmo quando sabem que estão à frente. Mas se for uma luta pelo título, combinando com os melhores do mundo, estou dizendo que aqueles lutadores de elite saberão como minimizar o risco se souberem que estão à frente por 3-1 e veremos um quinto assalto diferente do nosso está vendo agora. Vocês assistiram à luta de boxe Austin Trout-Canelo Alvarez, que teve um placar semiaberto? Se não, vá dar uma olhada. A pontuação semi-aberta arruinou a luta. Eu não gosto disso

Raimondi: Esses são todos pontos fortes e razoáveis, Brett. Mas embora eu realmente não discorde de nada do que você argumentou aqui, direi que não tenho problemas com comissões em Kansas e Colorado fazendo experiências com pontuação aberta. Uma das coisas que pode ser feito - e, eu acho, deve ser feito - em esportes de combate é testar diferentes tipos de regras nos níveis inferiores. Há muitos eventos regionais e shows de clubes todos os finais de semana. Por que não experimentar possíveis mudanças nas regras e coletar dados da mesma forma que o Kansas fez com a pontuação aberta?

O conjunto de regras do MMA não mudou muito desde 2001, mas este é um esporte muito, muito diferente agora do que era então. Os lutadores são muito mais atléticos e completos nesta geração. As regras não precisam permanecer as mesmas para sempre; a NFL, por exemplo, está constantemente evoluindo suas regras. Em esportes de combate, você realmente não sabe como certos regulamentos funcionarão a menos que eles sejam realmente implementados e estudados. Eu só espero que as pessoas percebam que a pontuação aberta não faz quase nada para realmente melhorar o problema do julgamento ruim. E, para mim, prefiro que os regulamentos sejam implementados - sejam eles quais forem - para consertar isso primeiro.

Para o seu ponto sobre as opiniões dos lutadores e treinadores, Brett, quando escrevi aquele artigo na semana passada sobre o Colorado adotar a pontuação aberta como uma opção, vários treinadores me procuraram para apoiá-lo. Eu posso ver os lutadores tendo sentimentos confusos sobre o placar aberto. Mas treinadores? Eu sinto que eles vão adorar. Para os treinadores, conhecimento é poder e eles podem adaptar um plano de jogo conforme a luta prossegue com as informações que possuem sobre onde seu lutador realmente está no placar - não apenas onde o treinador pensa que o lutador está. Jeff, estou interessado em sua opinião aqui.

Wagenheim:Fã de esportes versado que sou, Marc, vou basear-me em uma observação que fiz enquanto assistia a um jogo de beisebol pós-temporada outra noite. No primeiro turno, o arremessador posicionou um perfeitamente no canto externo - você podia vê-lo acertar a borda da caixa que a rede sobrepõe na tela - mas o árbitro chamou o arremesso de bola. Alguns rebatedores depois, o árbitro fez a mesma chamada em um campo exatamente no mesmo local. Ambas as chamadas foram erradas, mas pelo menos os arremessadores e batedores souberam imediatamente que teriam de ajustar as suas expectativas de uma zona de strike para o resto do jogo. Esse tipo de conhecimento - o que um juiz está procurando - não ajudaria um lutador? Se um juiz acabou de marcar a primeira rodada para seu oponente, que você derrotou antes de ser derrubado tarde, você pode ajustar sua abordagem para as rodadas que ainda estão por vir.

Atletas de todos os esportes, da liga infantil aos profissionais, sabem o placar durante os jogos. Por que mantemos isso um mistério no MMA e no boxe até que uma decisão seja anunciada - e então reclamamos da decisão? Sim, deve haver um julgamento melhor. Sim, os critérios devem ser ampliados para levar em conta a ampla gama de margens na determinação de quem venceu uma rodada - do sorteio ao acirradamente disputado, do dominante ao quase finalista. Todas essas coisas devem ser abordadas, e para mim a pontuação aberta é parte da solução.

Okamoto: Direi uma última coisa sobre isso: o argumento "qualquer outro esporte nos informa o placar" não me ajuda muito porque ... não me importo. Quase todos os outros esportes consideram uma falta dar um soco na cara de alguém, o que é o ponto principal neste aqui. Então, só porque saber o placar é obviamente necessário em um esporte não o torna necessário neste, na minha opinião.

Mas vamos voltar ao nosso tópico final, e faremos dele uma espécie de rodada relâmpago. O veterano técnico Mike Winkeljohn disse que Jon Jones está "temporariamente suspenso" do Jackson Wink MMA após a recente prisão de Jones em Las Vegas.

Minhas reflexões iniciais: O que significa uma suspensão temporária? Jones não tem luta marcada agora, e talvez não tenha por algum tempo. Se ele ficar longe de problemas e mostrar algum tipo de remorso pelo que supostamente aconteceu (o que até agora ele não fez, pelo menos publicamente), ele estará de volta ao Jackson Wink antes de sua próxima luta? Até que saibamos a resposta para isso, não sei o que fazer com isso. Mas vou dar a Winkeljohn o crédito por ter feito algum tipo de ação contra um indivíduo em Jones que acho que provavelmente todos concordaríamos que nem sempre enfrentou as repercussões mais severas por suas ações.

Wagenheim: Vou me concentrar em duas coisas que Winkeljohn disse. Primeiro, ele reconheceu que Jones foi cercado por sim homens, o que eu acredito não ser incomum para atletas de alto nível e muito dinheiro, e fiquei feliz em ver alguém no círculo de Jon finalmente, finalmente dizer basta. E quando Winkeljohn observou que parte de seu ímpeto para separar Jones de Jackson Wink é que Winkeljohn ensina autodefesa feminina em sua academia, achei isso comovente. Espero que isso faça diferença, mas, como você, Brett, estou adotando uma abordagem de esperar para ver.

Raimondi: Só acho que os treinadores de Albuquerque estão numa posição impossível. Eu entendo que Winkeljohn se posicionou e não deixou Jones entrar no prédio. O sistema legal terá que agir em relação à última prisão de Jones, mas como Brett disse, Jones não enfrentou a maior responsabilidade por suas ações ao longo dos anos, e ser afastado de sua equipe, pelo menos temporariamente, pode servir como uma chamada de despertar.

 

O fato é que Jones nunca teve problemas por nada que aconteceu dentro do ginásio. Na maioria das vezes, os treinadores de lá reconheceram que Jones se comporta melhor quando está na academia trabalhando, se concentrando e se preparando para a próxima luta. É quando Jones se afasta da disciplina de seu estilo de vida de luta que ele se mete em problemas. É uma situação difícil para Winkeljohn e outros treinadores Greg Jackson e Brandon Gibson. Todos eles se preocupam profundamente com Jones. Winkeljohn se referiu a ele como um irmão mais novo em "The MMA Hour". Jones está com esses caras desde os seus 20 anos, quase uma criança. Jackson e Gibson, na verdade, ainda vão treinar Jones fora do local, apesar da suspensão temporária do ginásio.

Tudo isso quer dizer que não existe uma resposta perfeita. No final das contas, caberá a Jones - e apenas Jones - se ele deseja obter a ajuda de que ele claramente precisa e mudar sua vida. Nenhuma quantidade de prisões, remoção dos cintos de segurança ou suspensões temporárias de academias fará diferença, a menos que Jones faça a escolha sincera de mudar e melhorar. Espero, para o bem dele, de sua família e daqueles que o apoiaram, que este último incidente atue como um catalisador.

 

https://www.espn.com/mma/story/_/id/32407549/did-ufc-wait-too-long-leon-edwards-jorge-masvidal-make-jon-jones-suspension

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso