pipo

A história interna de como um recado e um 'refrigerante' ajudaram a transformar Jorge Masvidal em uma estrela

Recommended Posts

https://www.espn.com/mma/story/_/id/31304832/ufc-261-how-backstage-scrap-popular-phrase-helped-launch-jorge-masvidal-stardom

 

Nota do editor: Jorge Masvidal enfrentará Leon Edwards no UFC 269 em 11 de dezembro. Esta história foi publicada originalmente em abril de 2021.

Era 16 de março de 2019, e a O2 Arena de Londres estava lotada para uma UFC Fight Night. Darren Till , um popular lutador local de Liverpool, enfrentou Jorge Masvidal na luta principal. Till foi o favorito para vencer Masvidal e depois enfrentar Ben Askren , que estava presente, por uma chance pelo título dos meio-médios.

Mas os planos - e a carreira de Masvidal - deram uma guinada dramática naquela noite. Foi uma virada que acabou levando Masvidal à luta principal do UFC 261 em Jacksonville, Flórida, onde terá sua segunda chance no campeão Kamaru Usman .

Não havia nada sobre como aquela luta começou em Londres que sugerisse que Masvidal estava destinado ao estrelato. Masvidal correu pelo octógono e deu um chute ilegal na virilha de Till nos segundos iniciais, parando a luta quase imediatamente após ela começar. Poucos segundos depois que a ação recomeçou, o poderoso Till derrubou Masvidal com uma mão esquerda reta.

Para muitos, era assim que se esperava que a luta acontecesse. Till, terceiro colocado no ranking do UFC, vinha de sua única derrota profissional, para o campeão Tyron Woodley seis meses antes. Masvidal, 11º classificado, vinha de duas derrotas consecutivas e estava em 4-5 nas nove anteriores. Ele não lutava há 16 meses, durante os quais participou de um reality show e reavaliou sua carreira. Masvidal era geralmente visto como um trampolim para Till conseguir outra chance pelo título.

Mas quando Masvidal deixou a arena naquela noite, sua seqüência de derrotas e relativo anonimato seriam deixados de lado. Ele daria os primeiros passos para se tornar um dos maiores atrativos do UFC e uma de suas personalidades mais reconhecidas. E não foi só porque ele voltou para nocautear Till no segundo round.

As pessoas que estavam lá contam a história de um lutador que exibiu coragem dentro da gaiola e credibilidade nas ruas - ou comportamento imprudente, dependendo de quem é perguntado - após a luta quando as emoções transbordaram em uma altercação com Leon Edwards , um Birmingham, Inglaterra, residente que venceu na eliminatória. Foi uma noite que produziu uma nova estrela, um vídeo que é o quarto mais assistido na história do canal de MMA da ESPN no YouTube e uma frase cunhada por Masvidal que se enraizou na cultura pop do MMA.

Nota do editor: As seguintes citações foram coletadas de entrevistas realizadas recentemente e algumas que datam de mais perto do evento. Algumas citações foram editadas por questões de brevidade e clareza.

 

Mark Goddard, árbitro : Darren saiu super rápido. Acho que inicialmente foi uma reta de esquerda que mais desequilibrou o Jorge e foi para trás. Mas ele o colocou no chão muito cedo. E de novo, fiel à forma, qual é a primeira coisa que Jorge faz? Sorria e mostre a língua dele. Como se dissesse: "Obrigado por isso, você me lembrou que estou brigando".

Masvidal : Não me machuquei nada. Ele apagou as luzes e depois as tornou a acender com a mesma rapidez. Foi um daqueles knockdowns instantâneos, onde você acorda. Eu me senti bem quando me levantei novamente. Eu não cambaleei nem nada, então consegui acertar.

Dan Hardy , comentarista e lutador : Foi uma luta muito hiperativa, que ia e voltava. A tensão na arena era muito alta. Era um ambiente que o deixava pendurado na ponta do assento a cada soco.

Quarenta segundos para o segundo round, Till acidentalmente cutucou Masvidal em seu olho esquerdo. A luta mais uma vez foi interrompida e o médico entrou para examinar o olho, mas Masvidal não reclamou de não poder enxergar, então a ação foi autorizada a continuar. Com dois minutos restantes na rodada, Masvidal mudou para canhoto, flutuou um jab de direita e, em seguida, veio por cima com uma enorme mão esquerda que pousou na mandíbula de Till. Até pode ter perdido a consciência naquele momento e começou a cair para trás quando Masvidal acertou mais alguns tiros durante uma corrida caótica. A cabeça de Till ricocheteou violentamente para fora do tapete, e ele ficou ali inconsciente enquanto Masvidal caminhava ao redor da gaiola olhando para a multidão atordoada.

Goddard : Eu já sabia que Darren estava fora. Você pode dizer pelo braço dele. Ele fica rígido como uma tábua enquanto ainda está de pé.

Obviamente, estou fechando a diferença muito rapidamente porque já sabia. Vou tentar pegá-lo se puder. Eu poderia dizer apenas pelo formato do corpo e a maneira como ele estava caindo que você não está se recuperando disso. Ainda bem que o fiz, porque o Jorge também estava em cima dele, super rápido. Ele está apenas fazendo seu trabalho, certo? Cabe ao árbitro entrar lá e separá-los no calor do momento.

Hardy : A família de Darren estava sobre meu ombro esquerdo. Lembro-me da arena apenas ficar em silêncio no nocaute. Quando o soco de Masvidal acertou, ele realmente caminhou em direção à cabine de comentários e apontou para Paul Felder e eu, e disse: "Você sabia que eu poderia fazer isso."

 

Quatro de suas cinco derrotas anteriores foram por decisão dividida, então Masvidal queria evitar deixar as coisas nas mãos dos juízes em Londres. James Chance / Getty Images

Depois que Hardy entrevistou Masvidal no octógono, era hora da entrevista de Masvidal para a televisão após a luta. Normalmente, os lutadores vão até uma mesa na televisão para falar com os analistas. Mas nesta noite, um dos analistas era Michael Bisping , que teve um confronto verbal com Masvidal dois anos antes no hotel dos lutadores antes do UFC 217.

Laura Sanko , repórter do UFC : Na época, havia um pouco de preocupação de que talvez não fosse a melhor dinâmica para se ter lá. Disseram: "Em vez disso, vamos pedir que Jorge vá até você, Laura, e jogaremos para você ao vivo". Eu estava secretamente animado, porque nessas situações específicas, geralmente não consigo o vencedor do evento principal.

Enquanto Masvidal fazia sua entrevista, seus olhos se fixaram em Edwards, que caminhava atrás do cinegrafista.

Sanko : Normalmente, a área de entrevista é posicionada onde estamos fora do fluxo principal de tráfego. Geralmente há cerca de 30 a 40 pés entre onde estou e onde as pessoas estariam andando em qualquer tipo de corredor ou corredor. Mas por alguma razão, da forma como a Arena O2 foi montada, eu tive o set mais raso que já tive na minha vida. Eu estava bem em cima do pano de fundo e a câmera bem em cima de mim. E então, quando Leon passou e disse algo para ele, normalmente essa pessoa estaria muito longe, mas ele estava bem atrás de nós. Eu diria que talvez 8 pés a 10 pés, no máximo.

Jorge com certeza o ouviu. E eu pensei, isso pode ficar interessante. Eles podem chilrear um pouco para frente e para trás. Eu vi os olhos de Jorge se afastarem de mim e começarem a passar por mim.

 

Toque

1:34

Masvidal deu a Edwards um '3 pedaços com o refrigerante'

Jorge Masvidal dá sua perspectiva sobre o que causou a briga de bastidores entre ele e Leon Edwards no UFC Fight Night, em Londres.

Nunca ouvi inteiramente o que Leon disse. Ele não disse nada louco no começo. A primeira coisa que ele disse foi algum tipo de pergunta, como: "E a seguir?" "Que tal nós em julho?" Aí Jorge fica tipo, "Talvez sim, talvez não." Imediatamente depois disso, Leon o chamou de p --- y. Leon continuou andando.

Então você vê o que aconteceu. Imediatamente pensei, OK, eles vão ir até lá e gritar um com o outro. Mas não vai ser o que era, porque vi Jorge caminhando com as mãos nas costas. Essa, para mim, era uma postura menos ameaçadora. Em retrospecto, meio que não.

Masvidal : Então, estou dando minha entrevista, e um hooligan aparece dizendo algumas coisas, "July, leva um chute na bunda, July". E eu digo, "Talvez, tanto faz", talvez eu queira chutar sua bunda em abril, talvez eu não queira esperar até julho, talvez eu nem queira lutar com você porque você não vale um campo de treinamento . Vou apenas lutar com você aqui, porque você é um canalha. Então eu digo a ele: "Basta dizer isso na minha cara, como um homem. Você está dizendo isso indo embora."

Enquanto caminho para ele, coloco as mãos atrás das costas para sinalizar que não estou vindo para ter problemas. Mas ele levanta as mãos e caminha em minha direção. Bem, de onde eu sou, se você fizer isso, você vai me dar um soco na cara. E isso não vai acontecer.

ESCOLHAS DOS EDITORES

Edwards : Nós dois estávamos fazendo mídia. Eu estava passando. Ele estava olhando para mim. Eu disse: "Vamos lutar em julho?" Ele saiu de sua entrevista. Eu caminhei em direção a ele também.

Abe Kawa, empresário do Masvidal : Na verdade , estava falando ao telefone com Jon Jones e observando tudo isso acontecendo. Leon estava vindo na minha direção, então ok, eles iam começar a latir um com o outro, ou ele ia começar a latir com o Jorge. Então, quando vi Leon começar a latir, pensei, "vamos lá".

O que as pessoas não entendem é a maneira como Leon estava andando, havia portas duplas e ele deveria passar pelas portas duplas. Ele decidiu não ir e voltou-se para ir na direção de Jorge. Se Leon não estivesse absolutamente tentando iniciar nada, ele poderia ter entrado pelas portas duplas.

Conhecendo Jorge, você não pode fazer isso. Se ele continuar caminhando, nada acontece. No segundo em que soube que eles iriam ficar cara a cara, soube naquele momento que Jorge iria embora.

O cinegrafista que estava gravando a entrevista de Sanko permaneceu em Masvidal enquanto ele e Edwards se encontraram perto de um guard rail de metal. Quando eles chegaram a uma distância de ataque, Masvidal lançou uma combinação rápida e os dois foram separados rapidamente. Edwards sofreu um corte e um inchaço sob o olho esquerdo. Mais tarde, ele contestou a versão de Masvidal de como ele abordou o encontro.

Edwards : Por que eu andaria em direção a ele com minhas mãos para cima? Se eu fizesse isso, ele não seria capaz de acertar nada em mim. Ele deu alguns tiros e o segurança nos agarrou de volta, e foi isso. Essa era toda a situação. Ele escapou desta vez, mas nunca mais acontecerá.

Sanko : Tudo aconteceu muito rapidamente. Mas Leon definitivamente deu um passo agressivo em sua direção e suas mãos não estavam atrás das costas. Jorge com certeza foi o primeiro a balançar.

Tim Simpson, empresário de Edwards : Foi efetivamente um tiro barato, e então eles foram separados pela segurança. Não houve chance de ele resgatar isso, na noite de ou em qualquer momento desde então. Qualquer um pode acertar alguns tiros em alguém de surpresa, e Leon teve a chance de retaliar.

 

Goddard : Leon está lá com seus amigos e família. Há um monte de pessoas. Poderia ter ficado feio. Poderia ter ficado muito feio. Felizmente, isso não aconteceu.

Dana White, presidente do UFC (para o Yahoo Sports): Eu culpo minha equipe. Nunca há um cenário em que você deixe os caras se aproximarem assim nos bastidores. Temos gente suficiente nos bastidores para que isso não aconteça, incluindo segurança. Estou super desapontado com toda a minha equipe por causa disso.

Esses caras são lutadores, eles estão no calor do momento, ele acabou de ganhar, ele está com a adrenalina bombeando e [Edwards] vem, mais Masvidal é 'aquele cara'.

Assim que ele subiu ao palco com as mãos nas costas, 10 pessoas do UFC deveriam ter pulado lá. Essas coisas não deveriam acontecer.

A ideia de um problema legal em potencial para Masvidal veio à tona, mas ele não enfrentou nenhuma repercussão da polícia ou do UFC.

Dave Lovell, treinador de Edwards : Para mim, foi um caso de agressão. Se tivéssemos relatado como uma agressão, porque Leon sofreu um corte feio sob o olho, tecnicamente ele teria sido acusado.

Mas nós apenas dissemos: "OK, ele se safou. A hora dele chegará". Não estamos pensando nisso. Se essa luta acontecer, aconteceu. Se Deus quiser, Leon ganha o título e [Masvidal] ainda está em cena, mas pessoalmente acho que ele está no fim de sua carreira.

Kawa : Liguei para Hunter [Campbell, vice-presidente executivo do UFC] imediatamente. Eu disse "Hunter, o Jorge não está errado aqui." Hunter me disse: "Cara, eu vi o vídeo." Eu disse: "Você pode ligar para o seu segurança e deixá-los explicar o que realmente aconteceu. Porque o que você está vendo na câmera é Jorge se aproximando dele, mas você não está vendo as portas por onde Leon deveria passar, ele não passou. "

Então, a coisa inicial foi 'Jorge fez isso, Jorge fez aquilo', e então uma vez que o segurança e todos disseram exatamente o que aconteceu, as partes que a câmera não captou, tudo estava bem.

Masvidal : É simplesmente estúpido. É apenas algo que aconteceu. De certa forma, gostaria de poder me controlar, mas, ao mesmo tempo, não posso se alguém me desrespeita constantemente. Esse cara está me atacando nas redes sociais, falando merda. Gostaria que não recebesse mais atenção do que o que amo fazer, que é lutar.

Kawa : Estou tão feliz que nada de realmente ruim saiu disso. As pessoas podem dizer o que quiserem, não estou feliz que tenha acontecido assim. Não é profissional. Mas as pessoas têm que se defender. Se ele se sentir ameaçado, ele vai se defender. Eu encorajaria todo mundo a fazer isso.

Masvidal : Está no vídeo, eu me defendendo. Este hooligan ameaçou meu bem-estar, minha vida. Eu estava com medo, talvez não parecesse porque tenho sangue frio, mas estava morrendo de medo.

O vídeo da batalha tem mais de 6 milhões de visualizações. De acordo com Kawa, a equipe de Masvidal disse a Sanko "Nós te devemos uma", por não ter terminado a entrevista, e então eles voltaram para o vestiário.

Kawa : Na verdade, ele não queria fazer nenhuma mídia naquele momento. Ele estava tipo, "Vamos dar o fora daqui." Eu disse: "É melhor contarmos o nosso lado da história", porque falando com Hunter, falando com todo mundo, já estou ficando com a impressão de que todo mundo está pensando que ele foi até Leon e simplesmente bateu nele. E não foi isso que aconteceu. Eu disse: "Se não contarmos o nosso lado, eles têm o direito de seguir sua narrativa da maneira que entenderem, e não quero que seja esse o caso." O que eu queria era dizer o nosso lado, e o que quer que eles tirem, eles pegam. Eu queria ter certeza de colocar nossa versão lá também.

Brett Okamoto, repórter da ESPN : Depois da briga ou altercação ou como você quiser chamar, eu estava em uma área de imprensa nos fundos da arena e me lembro de PR do UFC me dizendo que Jorge não iria falar mais com a imprensa por causa do que aconteceu. E eu disse ao UFC PR, que é muito prestativo dentro e entre as lutas, "Cara, temos que falar com o Jorge. Ele acabou de chatear o Darren Till em Londres! Isso é um grande negócio." Acho que o pensamento inicial óbvio de quem estava no terreno foi deixar a poeira baixar, e não é como se Jorge não fosse dar uma entrevista em uma data posterior - mas é claro, eu queria falar com ele quando ainda fosse fresco, quando a adrenalina ainda estava lá.

Então, mandei uma mensagem de texto para Abe Kawa e perguntei se Jorge poderia falar comigo, e Abe disse, "Ah, sim, ele é assustador. Ele está de ótimo humor. Volte." O UFC PR ainda não estava interessado na ideia - de novo, acho que eles só queriam difundir a situação e manter Jorge e sua equipe isolados - então, mandei uma mensagem para o presidente do UFC, Dana White, que estava nos Estados Unidos, eu acho, e basicamente disse a mesma coisa que disse ao PR: "Este é um grande resultado. Precisamos falar com o homem que acabou de vencer por nocaute no evento principal." White concordou. Então, na verdade foram White e Kawa que ajudaram a me colocar na frente do Jorge.

Voltamos para o vestiário dele, e ele saiu e se sentou em uma cadeira dobrável, vestindo um agasalho esportivo branco completo - o mais relaxado que um ser humano poderia estar - e deu a entrevista.

Ao descrever o incidente com Edwards, Masvidal cunhou uma frase que permanece popular dois anos depois.

Masvidal : Então eu dou a ele (joga uma combinação rápida de ar) de três peças com um refrigerante, e então simplesmente deslizo para fora de lá.

Okamoto : Agradecemos a ele e saímos e, quando chegamos ao corredor, me virei para o cinegrafista que havia filmado e disse: "Você ouviu quando ele disse: 'Três peças e um refrigerante e deslize para fora de lá? “O cinegrafista ouviu e achou tão engraçado quanto eu.

Honestamente, a melhor parte da linha para mim foi a parte "Glide on outta there", por algum motivo. Um visual tão. De qualquer forma, eu sabia que a entrevista ia dar certo, que muitas pessoas iriam vê-la, e eu sabia que aquela frase iria chamar a atenção, mas não sabia que "três peças e um refrigerante" se tornaria tão grampo do léxico do MMA.

 

O vídeo da entrevista no YouTube tem mais de 1,2 milhão de visualizações, e foram feitas camisetas com o slogan. Masvidal lamentou a ideia de que mais pessoas se lembram da briga do que da vitória sobre Till, mas é improvável que a estrela de Masvidal tivesse ascendido tão rapidamente sem toda aquela noite. Em vez de Till enfrentar Askren, foi Masvidal que nocauteou Askren em um recorde do UFC de cinco segundos em 6 de julho de 2019. Masvidal então ganhou o mítico título BMF ao parar Nate Diazem 2 de novembro de 2019. Ele perdeu por decisão unânime em sua primeira tentativa pelo cinturão de Usman em 11 de julho de 2020, mas isso foi com seis dias de antecedência. Usman está dando a ele outra oportunidade, e o campeão admitiu que um dos motivos pelos quais convocou Masvidal para uma revanche foi por causa da popularidade de Masvidal, que se traduz em mais compras no pay-per-view e bolsas maiores. Quanto a Edwards, ele luta com Diaz em 15 de maio. Ele espera que uma vitória lhe dê uma chance pelo título. É possível que Masvidal e Edwards lutem - oficialmente - em algum momento.

Kawa : Interpretar o Captain Hindsight, [a noite inteira] foi fantástico. Eu seria idiota em dizer que não era bom.

Okamoto : Quando penso na 'ascensão de Jorge Masvidal', definitivamente começou em Londres. Tudo começou antes mesmo da luta. A maneira como ele se portava ... era como se Jorge Masvidal tivesse decidido que ele era um superstar antes de ser um superstar. É como se alguém tivesse mostrado a ele o futuro - 'Isso é o que vai acontecer com você em 2019' - e ele estava lá apenas para aproveitar a experiência.

 

Sanko : Eu acho que realmente o que o tornou uma estrela foi menos sobre o fato de que ele estava dando socos e mais sobre o fato de quão autêntico ele era, é e sempre será, toda vez que ele está diante das câmeras. Ele não vem com essas piadas de antemão. É assim que ele fala, como ele é. E dada a sua formação, não quero dizer, 'O que você espera?', Mas é sua resposta autêntica. Acho que as pessoas são atraídas por isso.

Você tem a sensação de que ele vive e respira isso. Esse não é um cara que gosta de competir - é um cara que gosta de lutar. Há algo de perigoso, legal e interessante em um gangster da vida real.

Os repórteres da ESPN Ariel Helwani, Brett Okamoto e Marc Raimondi contribuíram para este relatório.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Dana está com o c* na mão pra essa luta, se o Jesus perder quem vai ser o novo hype da empresa? Não tem mais ninguém praticamente pra vender bem. 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
27 minutos atrás, rodrigo_violim disse:

Jesus das ruas vai tirar o Edwards da corrida como o UFC sempre planejou

torço por isso

abra espaço pro Luque e pro Durinho novamente, caso vença alguém rankeado novamente

 

queria ver o Wonderboy, mas esse ta longe agora

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
5 minutos atrás, pipo disse:

torço por isso

abra espaço pro Luque e pro Durinho novamente, caso vença alguém rankeado novamente

 

queria ver o Wonderboy, mas esse ta longe agora

Vc que é  enciclopédia  do esporte o Masvidal era somente brigador de rua?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
10 minutos atrás, pipo disse:

torço por isso

abra espaço pro Luque e pro Durinho novamente, caso vença alguém rankeado novamente

 

queria ver o Wonderboy, mas esse ta longe agora

Olha se casarem o Luque com o Diaz e o masvidal vencer o Edwards vejo até um possível luta entre eles valendo um title shot se o time bater para ambos casamentos das lutas.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
13 minutos atrás, NEGO DÁGUA disse:

Vc que é  enciclopédia  do esporte o Masvidal era somente brigador de rua?

juro que não sei direito essa história..

 

vou tentar buscar informações

a galera daqui sabe de algo?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
2 horas atrás, pipo disse:

juro que não sei direito essa história..

 

vou tentar buscar informações

a galera daqui sabe de algo?

Sei q ele aceitou um desafio e enfrentou um protegido do Kimbo em uma das lutas de jardim que eram filmadas e colocadas na internet, o vídeo viralizou com a fama dele no UFC.  Masvidal devia ter uns 20 anos no máximo, usava o nome de Ponytail, algo como "rabo de cavalo".  Mas pelo q sei ele tem base de wrestling em universidade e como é filho de cubano deve ter algo com o boxe. Devia ganhar algum troco aí lutando nos jardins, mas não é um cara q foi das brigas p academia, treina desde moleque. 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Agora, Rappa Hemp disse:

Sei q ele aceitou um desafio e enfrentou um protegido do Kimbo em uma das lutas de jardim que eram filmadas e colocadas na internet, o vídeo viralizou com a fama dele no UFC.  Masvidal devia ter uns 20 anos no máximo, usava o nome de Ponytail, algo como "rabo de cavalo".  Mas pelo q sei ele tem base de wrestling em universidade e como é filho de cubano deve ter algo com o boxe. Devia ganhar algum troco aí lutando nos jardins, mas não é um cara q foi das brigas p academia, treina desde moleque. 

não sabia dessas histórias

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora