João P

Striking x Grappling - Vinicio Anthony

Recommended Posts

Em 8/26/2021 at 8:55 PM, masterblaster disse:

João, lembrei de um exemplo que a gente até já conversou, junto com o sumido @Gurkha.Aqueles vídeos do "Krav Maga Caveira" do Wesley Gimenes. São espetaculares. Muito técnicos e detalhados, adaptados à nossa realidade. Mas se não fizer aquilo dentro de uma academia, com um professor, treinando umas 3000 vezes cada posição até ficar automático, não  serve para nada e, pior, ainda deixa o sujeito exposto a um perigo real de morte, haja vista que trabalha com defesa contra armas e facas. O sujeito assiste ao vídeo e acredita que já sabe fazer. aí já era. 

exato, defesa de faca e revolver é pedir desculpas, dar dinheiro, carro, celular, etc...por mais treinado que você seja não vale o risco, coisa de filme.

Mas este ponto  ale para qq posição né...hoje fui treinar Sambo pela primeira vez, o esporte tá começando a crescer, se organizar aqui em Ctba e tem um tempo que to curioso e hoje fui dar o primeiro treino...animal, Ho o treino foi mais de Sambo Esportivo (quero logo chegar no Combate, rsrsrsrs) mas por fazer posições que eu não to acostumado (apesar de eu já ter treinado JJ é bem diferente) me senti um leigo e é isto ai, repetição, consistência até ficar no automático e vc consiga fazer numa situação real.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Em 8/26/2021 at 8:44 PM, masterblaster disse:

Exato. Cara, o @NEGO DÁGUA sabe disso, apesar de ser kickboxer, meu mestre buscava para nós o que havia de melhor em outras fontes, fosse boxe, karatê, jiu-jitsu ou luta livre. Quando estive na CB, o objetivo era estudar o thai clinch, por sugestão dele. Ou seja, era humilde o suficiente para querer aprender. Não à toa se aposentou invicto com 129 lutas.

Já o Vinicio é o pior inimigo dele mesmo, porque seu orgulho o sabota e impede de crescer, e ainda compromete suas opiniões.

acho que tá ai a sabedoria, tentar aprender sempre com quem faz algo melhor do que você, isto vale para qq campo de conhecimento. Como diria o Carlson Gracie, permaneça humilde.

Este movimento de resgate das raízes, defesa pessoal pra rua, etc é algo que eu vejo como uma movimentação normal de parte do mercado. O Fábio Gurgel, que pra mim é um dos empresários mais bem sucedidos do Jiu Jitsu, deu recentemente um curso de defesa pessoal presencial na Aliiance SP com várias aulas em formato de seminário e fechou o curso com um seminário do Demian, o Vinicio Anthony trazendo este conceito de striking vs grappling e tem um nicho pra isto no mercado, tem muita gente descontente com os rumos que a arte marcial vêm tomando.

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
9 horas atrás, João P disse:

acho que tá ai a sabedoria, tentar aprender sempre com quem faz algo melhor do que você, isto vale para qq campo de conhecimento. Como diria o Carlson Gracie, permaneça humilde.

Este movimento de resgate das raízes, defesa pessoal pra rua, etc é algo que eu vejo como uma movimentação normal de parte do mercado. O Fábio Gurgel, que pra mim é um dos empresários mais bem sucedidos do Jiu Jitsu, deu recentemente um curso de defesa pessoal presencial na Aliiance SP com várias aulas em formato de seminário e fechou o curso com um seminário do Demian, o Vinicio Anthony trazendo este conceito de striking vs grappling e tem um nicho pra isto no mercado, tem muita gente descontente com os rumos que a arte marcial vêm tomando.

 

Sim Joao, quando o BJJ com algumas excessoes ( Maia e' uma das melhores),  se torna apenas "chamar para a guarda" sentado no chao, nota-se como uma enfase excessiva no esporte pode ser danosa para a arte marcial (ou o que sobrou dela). 

Nada contra quem faz apenas por esporte, ou investe neste campo, mas nao se pode vender algo assim como arte marcial, isso tem consequencias tragicas ( exatamente como falou o @masterblaster e o @NEGO DÁGUA) . Talvez mudar a nomenclatura ou tornar a coisa mais clara para os mais jovens em seus anos formativos ajudasse. 

Eis uma coisa que sempre gostei no Mestre Naja, ele sempre pos uma enfase no aspecto marcial da coisa (embora fosse adepto de campeonatos).  Ate quando estava doente ainda tentava  pesquisar mais defesa pessoal.

Talvez a natureza do MT ajude nesse sentido tambem. O MT e' a luta na sua essencia.

Editado por Gurkha

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
10 horas atrás, Gurkha disse:

Sim Joao, quando o BJJ com algumas excessoes ( Maia e' uma das melhores),  se torna apenas "chamar para a guarda" sentado no chao, nota-se como uma enfase excessiva no esporte pode ser danosa para a arte marcial (ou o que sobrou dela). 

Nada contra quem faz apenas por esporte, ou investe neste campo, mas nao se pode vender algo assim como arte marcial, isso tem consequencias tragicas ( exatamente como falou o @masterblaster e o @NEGO DÁGUA) . Talvez mudar a nomenclatura ou tornar a coisa mais clara para os mais jovens em seus anos formativos ajudasse. 

Eis uma coisa que sempre gostei no Mestre Naja, ele sempre pos uma enfase no aspecto marcial da coisa (embora fosse adepto de campeonatos).  Ate quando estava doente ainda tentava  pesquisar mais defesa pessoal.

Talvez a natureza do MT ajude nesse sentido tambem. O MT e' a luta na sua essencia.

Penso exatamente o mesmo.

Quanto ao Muay Thai é um esporte bem real ainda mas entrou nesta de esporte também, inclusive na Tailândia isto é muito visível em função das apostas irem crescendo ao longo da luta. É um movimento natural de toda luta (umas mais outras menos) e com isto vem os prós e contras mas como coloquei tem uma galera bem interessada no resgate. O Muay Boran (vejo bastante os vídeos da Tiger Muay Thai sobre) é a defesa pessoal  do Muay Thai na essência. O Naja sem dúvida vem de uma linhagem antiga e como tive a oportunidade de viver a linhagem dele do RJ e de Ctba ainda na década de 90 eu sou bem interessado no assunto, aliás aquele seu contato na Tailândia chegou a dar mais algum fruto?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Agora, João P disse:

Penso exatamente o mesmo.

Quanto ao Muay Thai é um esporte bem real ainda mas entrou nesta de esporte também, inclusive na Tailândia isto é muito visível em função das apostas irem crescendo ao longo da luta. É um movimento natural de toda luta (umas mais outras menos) e com isto vem os prós e contras mas como coloquei tem uma galera bem interessada no resgate. O Muay Boran (vejo bastante os vídeos da Tiger Muay Thai sobre) é a defesa pessoal  do Muay Thai na essência. O Naja sem dúvida vem de uma linhagem antiga e como tive a oportunidade de viver a linhagem dele do RJ e de Ctba ainda na década de 90 eu sou bem interessado no assunto, aliás aquele seu contato na Tailândia chegou a dar mais algum fruto?

Fala Joao. Nao infelizmente nao. Nem tenho como sair daqui. O pais esta fechado e este estado e' o mais fechado de todos. Vou ver se arranjo outro jeito ( e-mail a confederacao etc.)

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
5 horas atrás, Gurkha disse:

Fala Joao. Nao infelizmente nao. Nem tenho como sair daqui. O pais esta fechado e este estado e' o mais fechado de todos. Vou ver se arranjo outro jeito ( e-mail a confederacao etc.)

 

Austrália que vc tá né? Achei que tava mais tranquilo por ai...bom, se cuida, o mais importante agora é isto. O contato seria bem interessante e o que precisar conte comigo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora