pipo

Como Jared Cannonier perdeu mais de 100 libras enquanto perseguia o sonho do UFC

Recommended Posts

Doze anos atrás, Jared Cannonier pesava 135 quilos e trabalhava para a FAA no Alasca. No sábado, ele é a atração principal do UFC Fight Night contra Kelvin Gastelum com mais uma chance de provar que é um dos melhores lutadores do mundo até 185 libras. AP Photo / Julio Cortez

 

Jared Cannonier estava morando em Anchorage, Alasca, e fazendo manutenção em equipamentos de controle de tráfego aéreo para a Administração Federal de Aviação. Era 2009, ele estava quase um ano afastado do serviço militar dos Estados Unidos e sua esposa, Cat, estava grávida de seu primeiro filho.

Cannonier pesava mais de 136 quilos.

"Quando estávamos no Alasca, estávamos com frio e meio que comíamos para nos confortar", lembrou Cat, "então foi quando realmente ficamos pesados."

Avançando 10 anos, Cannonier está comemorando seu nocaute técnico no segundo round de Jack Hermansson , que era o sexto peso médio da ESPN. Uma vitória deve elevar Cannonier ao topo da divisão - e esta oportunidade de ser a atração principal em um card do UFC é o culminar de anos de trabalho duro e transformando seu corpo.

Poucos poderiam imaginar que um mecânico de controle de tráfego aéreo de 300 libras um dia teria a chance de provar a si mesmo como um dos melhores lutadores de MMA de 185 libras do planeta.

 

"Quando eu e Jared ficamos juntos, ele não era tão grande", disse Cat, que é casada com Cannonier há 12 anos. "Éramos jovens, não tínhamos filhos, ele era grande - em forma. Ele pesava cerca de 225 libras e tinha aqueles braços enormes e em forma."

A primeira incursão de Cannonier no mundo das artes marciais mistas foi através do curso de treinamento de combativos do Exército. Ele foi dispensado do Exército três anos em seu serviço devido a um teste de drogas positivo para maconha.

Mesmo enquanto buscava o próximo passo e começava a trabalhar para a FAA para sustentar sua família, Cannonier sabia que queria entrar no mundo do MMA. Ele fundou uma academia de jiu-jitsu brasileiro em Anchorage e fez sua primeira luta profissional em Fairbanks, Alasca, em 2011.

 

 

A carreira de Cannonier começou com seis paradas, incluindo cinco finalizações no primeiro turno com promoções regionais no Alasca.

Aí veio o UFC chamar.

Cannonier fez sua estreia no UFC como peso pesado em 2015. Seu peso de luta atingiu o pico de 241 libras no UFC Fight Night na Croácia em 2016, e apesar de ganhar um nocaute e sua primeira vitória no UFC, Cannonier sabia que suas perspectivas de longo prazo seriam muito melhor com um peso menor.

"Eu já sabia quando estava no peso pesado que não era um peso pesado natural se comparado aos outros caras contra os quais estaria competindo", disse Cannonier. "Eu sou um realista. Não estou vivendo em uma fantasia. Eu sei o que é. Era apenas uma questão de tempo. Eu sabia que tinha que fazer isso acontecer."

"Aquilo" foi um compromisso maior com o treinamento e uma dieta rígida. Em 2016, Cannonier ainda morava em Anchorage e trabalhava 10 horas por dia com a FAA quando tomou a decisão de passar do peso pesado para o meio-pesado. Para atingir seu objetivo, Cannonier se levantava às 3h30 e corria ou ia à academia andar de bicicleta AirDyne por uma hora. Aí ele ia trabalhar antes de terminar a noite indo para a academia da Gracie Barra para treinar MMA.

Depois de um ano sofrendo, Jared e Cat economizaram dinheiro suficiente para se mudar com a família para o Arizona. Cannonier começou a fazer parte de seu treinamento no The MMA Lab em Phoenix, e ele sabia que era onde precisava estar em tempo integral para dar o próximo passo como lutador.

 

Jared Cannonier teve resultados mistos no meio-pesado, compilando um recorde de 2-3 para 205 libras. Ed Mulholland / USA TODAY Sports

Ele desceu para os meio-pesados (205 libras) no final daquele ano, mas o desempenho de Cannonier naquela divisão foi misto quando ele foi 2-3. Enquanto se concentrava no treinamento em tempo integral, Cannonier continuou a perder peso.

O peso médio seria seu próximo destino.

Ele estreou com 185 libras no final de 2018, e a mudança já rendeu enormes dividendos. Cannonier venceu duas lutas consecutivas por nocaute técnico, e em maio ele ganhou um nocaute técnico no primeiro round por uma paralisação de chute na perna contra a lenda do UFC Anderson Silva no UFC 237.

Com 5 pés-11, Cannonier não precisa mais se preocupar com uma desvantagem de alcance significativa contra pesos pesados maiores e meio-pesados.


Embora o volume de treinamento fizesse maravilhas com o peso de Cannonier, ele também demonstrava grande força de vontade na cozinha. Cannonier não tem nutricionista e, portanto, Cat desempenhou um papel fundamental como seu chef.

"Muitos desses lutadores, eles têm tantas pessoas trabalhando para eles", disse Cat. "Não tivemos esse luxo. Tínhamos filhos quando Jared começou a jornada do MMA. ... Para nossa sorte, o ajuste veio como uma família inteira. Estávamos todos no meio disso."

Enquanto lutava no peso pesado, Cannonier disse que comia muito bife, batata, arroz, asas de frango e comida mexicana. Durante seus campos de treinamento para peso médio, Cannonier come uma combinação de frutas, abacate e aveia no café da manhã; sopas, saladas, massas ou um sanduíche light para o almoço; e filetes de salmão ou atum com brócolis, abóbora ou espinafre para o jantar.

“Eu quero ser completamente vegano um dia, mas eu só tenho que quebrar os hábitos”, disse Cannonier.

Quando Cannonier não está no campo de batalha, Gato ainda frita um pouco de frango para a família, mas quanto mais tempo Cannonier gasta comendo alimentos limpos, mais ele percebe o quanto sua dieta afeta seu desempenho na academia

"Especialmente se eu comer laticínios, me sinto mais congestionado", disse Cannonier. "Sinto-me mais cansado depois de comer bife. Sinto-me pesado, um pouco mais lento ... Depois de comer algo por tanto tempo, seu corpo se acostuma com os efeitos colaterais deles, e você realmente não percebe eles."

 

 

Cat, que também treina MMA, disse que gosta mesmo quando o marido está no campo de treinamento, porque isso significa que toda a família - agora eles têm três filhos - come melhor. Antes da mudança na divisão de peso de Cannonier, eles pediam comida para viagem com mais frequência.

 

Cannonier (12-4) disse que pesa entre 210 e 215 libras durante o acampamento de treinamento e pode chegar até 230 fora dele. Quando ele chega na terça-feira antes de uma luta de sábado, Cannonier disse que pesa na casa dos 200s ou nos 190s altos, e o resto vem através de um corte de água típico.

Apesar do peso que costumava ser, Cannonier ainda não pode ser considerado um grande peso médio. Por exemplo, o top médio Paulo Costa pesava 213,8 libras no dia da luta no UFC 241 no mês passado.

Ainda assim, qualquer diferença de tamanho empalidece em comparação com o que Cannonier costumava enfrentar - e ele parece ter encontrado uma casa no peso médio. A luta de sábado contra Hermansson provou como Cannonier se posiciona contra os competidores de alto nível e, após a longa estrada que percorreu para chegar a este ponto, Cannonier está confiante de que tem habilidade e força para seguir em frente.

"Eles definitivamente não são tão grandes, eles definitivamente não são tão altos", disse Cannonier sobre os pesos médios. "É um campo de jogo mais nivelado para mim agora. Ainda tenho a mesma força que tinha no peso pesado. As pessoas querem chamar de força peso pesado - não, isso é força de Cannonier."

 

https://www.espn.com/mma/story/_/id/27702350/how-jared-cannonier-lost-100-pounds-pursuing-ufc-dream

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

o Cannonier vai vencer essa e ser o próximo no TS caso o Adesanya se mantenha campeão. E merecido

 

ta longe de ser o cara mais técnico, mas é muito perigoso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
9 minutos atrás, gabriel floripa disse:

Que doidera essa questão do peso dos atletas. Os caras têm uma força de vontade incrível pra controlar a fome e treinar. É admirável.

 

 

deve ser muito foda esse processo

 

só penso que isso a longo prazo o corpo deve mandar a conta

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
3 horas atrás, pipo disse:

o Cannonier vai vencer essa e ser o próximo no TS caso o Adesanya se mantenha campeão. E merecido

 

ta longe de ser o cara mais técnico, mas é muito perigoso

Eu acredito que o Whittaker merece a revanche, inclusive venceu o próprio Cannonier.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Era gordo e está bem na 185!

já um Cormier, Hunt, esses caras sao baixos mas muito densos e largos, mesmo parecendo gordos eles não são flácidos! Nem o Lewis parece ser flácido 
O Werdum, Pezão, Velazquez, Shogun..... esses são perceptíveis que entram/entravam “flácidos” pra lutar!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
1 hora atrás, Valderazzi disse:

Eu acredito que o Whittaker merece a revanche, inclusive venceu o próprio Cannonier.

vai ser o Whittaker agora

eu falei depois dele

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cascudo demais e muito merecedor, lutando 3 rounds de braço quebrado e fazendo todo esse processo pra manter o peso sem ajuda profissional já se mostra ser um lutador diferenciado, mentalidade de campeão.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
25 minutos atrás, oxeboxing disse:

Cascudo demais e muito merecedor, lutando 3 rounds de braço quebrado e fazendo todo esse processo pra manter o peso sem ajuda profissional já se mostra ser um lutador diferenciado, mentalidade de campeão.

pode crer

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
8 horas atrás, pipo disse:

vai ser o Whittaker agora

eu falei depois dele

Ah, sim. Entendido, irmão. 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora