Entre para seguir isso  
André Filho

Mundo da Luta #148: Ronaldo Jacaré dá adeus ao MMA

Recommended Posts

Programa desta semana conversa com a lenda do jiu-jítsu, que revela os planos para o futuro após pendurar as luvas, e analisa as lutas nas Olimpíadas de Tóquio e o UFC 265

Por Combate.com — Rio de Janeiro

10/08/2021 18h29  Atualizado há uma hora

 

O Mundo da Luta #148 recebe esta semana a lenda do MMA e do jiu-jítsu Ronaldo Jacaré. Marcelo Russio e Ana Hissa conversam com o lutador, que revela em primeira mão que está pendurando as luvas e se aposentando do MMA. Ouça no player acima!

- Eu já lutei muito, me aposentei muito cedo do jiu-jítsu, eu acho que já lutei muito MMA e não tenho pretensão de voltar a lutar. Acabou mesmo. Estou me aposentando do MMA, e estou voltando ao esporte que eu fiz história, o esporte que gosto demais - contou Jacaré.

Ronaldo Jacaré se mostrou convicto em pendurar as luvas e retornar ao jiu-jítsu — Foto: Adriano Albuquerque Ronaldo Jacaré se mostrou convicto em pendurar as luvas e retornar ao jiu-jítsu — Foto: Adriano Albuquerque

Tricampeão mundial na faixa preta, Jacaré se disse encantado pela evolução recente do jiu-jítsu. Por ora, a lenda está se dedicando aos treinos, mas deixou em aberto um retorno às competições nos tatames em breve.

- Estou voltando a treinar e, quem sabe, eu volte a competir. Eu sou movido a desafios, e o jiu-jítsu pra mim está virando um desafio, pois está muito evoluído, tem muita coisa nova. Está bonito de se ver.

Jacaré falou ainda sobre sua carreira, contou sobre a sensação após quebrar o braço na última luta pelo UFC e revelou que está abrindo uma academia em Orlando, nos EUA. A Jacaré Jiu-Jitsu Academy deve ser inaugurada em janeiro de 2022 e o lutador pretende promover um programa para crianças especiais, com déficit de atenção, hiperatividade, autismo, entre outros.

A vitória sobre Chris Weidman (esq.) no UFC 230 foi um dos maiores momentos da carreira de Jacaré (dir.) no MMA — Foto: Jason Silva A vitória sobre Chris Weidman (esq.) no UFC 230 foi um dos maiores momentos da carreira de Jacaré (dir.) no MMA — Foto: Jason Silva

Ronaldo Jacaré, 41, se aposenta do MMA com 26 vitórias, 10 derrotas e um "No Contest" (luta sem resultado). O capixaba chegou ao esporte credenciado por uma carreira estelar no jiu-jítsu, na qual, além de um título mundial no peso e dois no absoluto, foi campeão brasileiro, da Copa do Mundo, e do Mundial de ADCC. Na modalidade, também protagonizou rivalidade histórica com Roger Gracie.

Ele estreou no MMA no Jungle Fight e apareceu para o mundo ao fazer a final do GP peso-médio do Dream em 2008. O auge de sua carreira foi no Strikeforce, onde foi campeão peso-médio entre 2010 e 2011. No UFC, chegou a ser o primeiro colocado do ranking, mas lesões o impediram de disputar o cinturão - notadamente, em 2016, quando precisou operar e recusou substituir Chris Weidman na luta contra Luke Rockhold; Michael Bisping acabou entrando no lugar e levou o cinturão.

Fonte:https://www.google.com/amp/s/ge.globo.com/google/amp/combate/noticia/mundo-da-luta-148-ronaldo-jacare-da-adeus-ao-mma.ghtml

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Esse foi penalizado pelas lesões, e o time , nunca deu certo quando estava  no auge, ai as coisas começaram  a mudar, derrotas na hora de conquistar a disputa de cinturão,  mas sempre gostei do Jaca como lutador,  casca grossa demais 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
3 minutos atrás, Paulo wand disse:

Esse foi penalizado pelas lesões, e o time , nunca deu certo quando estava  no auge, ai as coisas começaram  a mudar, derrotas na hora de conquistar a disputa de cinturão,  mas sempre gostei do Jaca como lutador,  casca grossa demais 

Chegou no UFC com 34 anos, a janela para disputa de cinturão era muito curta, talvez se fosse um pouquinho vendável que seja não teria sido passado para trás pelo Hendo. Infelizmente teve derrotas em momentos cruciais. 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O Jaca sempre foi um cara muito esforçado e é um bom lutador. 

Acho que não souberam aproveitar o máximo do potencial dele. É um cara do jj mas tem potencia na mão.

Talvez em outros times poderia se desenvolver por completo.

De qualquer maneira, teve um grande papel como lutador e como dizem por aí, parece que faltou uma estrela pra ele ser campeão.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Uma lenda das artes Marciais...ja deveria ter aberto sua academia a muito tempo...para no limite..fez Tudo que podia Fazer e nos proporcionou muitas emocoes...pena que nao pegou o.cinturao como foi dito talvez faltou aquele algo mais da equipe e gerenciamento de carreira...mas foi uma lutador de MMA sensacional...sou fã desse cara..casca demais...muito sucesso na nova empreitada.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Foi um bom lutador que no momento certo que poderia disputar e talvez conquistar o cinturão não teve a oportunidade, mas no UFC tem que cair nas graças do careca as vezes para prosperar, outro caso foi o Demian que o UFC adiou a luta até onde pode.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
6 horas atrás, Stark disse:

Foi um bom lutador que no momento certo que poderia disputar e talvez conquistar o cinturão não teve a oportunidade, mas no UFC tem que cair nas graças do careca as vezes para prosperar, outro caso foi o Demian que o UFC adiou a luta até onde pode.

O Jacaré perdeu as lutas que tinha que ganhar para ter a chance pelo Titleshot. Algumas até de forma vergonhosa, como foi contra o Romero.

Romero fez todo tipo de jogo sujo naquele dia e o arbitro não o penalizou.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
11 horas atrás, André Filho disse:

Chegou no UFC com 34 anos, a janela para disputa de cinturão era muito curta, talvez se fosse um pouquinho vendável que seja não teria sido passado para trás pelo Hendo. Infelizmente teve derrotas em momentos cruciais. 

Jacaré  demorou  a evoluir no MMA  essa é  a verdade.

Ele lembro que aos 29 teve chance  de ir ao UFC  e não  foi pq não  estava pronto.

Talvez um erro da sua equipe.

Ele foi sem margem de erro.

É realmente não  chegou tão  pronto e na verdade  teve oportunidades porem não  fez o gol e talvez se fosse comercial iria pro cinturão  é não  foi..

Tem 42 ou 43 anos infelizmente  a idade chega vi  numa luta  em 2018 ele falar que tava ficando velho.

Fora  que nunca teve realmente  uma equipe  de peso com todo respeito ao Distak... o treinos eram bem amadores agora foi pra uma equipe..que Jesus  pequena..É  pq viu falar uma opinião  minha esse mundo da luta é parecido com o real  vc tem que ser bom saber se cerca  como Anderson  fazia ou ter sorte tipo o Cordeiro  tem seus favoritos  e ele faz o  camping  pro caras ou realmente  cair numa equipe grande.

Já  vi umas equipes grandes a nível  Nordeste que é  cada um por si.

Vc  faz uma panela e vai..Tem cara faz a luta  fazendo menos que o básico. 

É complicado julgar.

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
41 minutos atrás, NEGO DÁGUA disse:

Jacaré  demorou  a evoluir no MMA  essa é  a verdade.

Ele lembro que aos 29 teve chance  de ir ao UFC  e não  foi pq não  estava pronto.

Talvez um erro da sua equipe.

Ele foi sem margem de erro.

É realmente não  chegou tão  pronto e na verdade  teve oportunidades porem não  fez o gol e talvez se fosse comercial iria pro cinturão  é não  foi..

Tem 42 ou 43 anos infelizmente  a idade chega vi  numa luta  em 2018 ele falar que tava ficando velho.

Fora  que nunca teve realmente  uma equipe  de peso com todo respeito ao Distak... o treinos eram bem amadores agora foi pra uma equipe..que Jesus  pequena..É  pq viu falar uma opinião  minha esse mundo da luta é parecido com o real  vc tem que ser bom saber se cerca  como Anderson  fazia ou ter sorte tipo o Cordeiro  tem seus favoritos  e ele faz o  camping  pro caras ou realmente  cair numa equipe grande.

Já  vi umas equipes grandes a nível  Nordeste que é  cada um por si.

Vc  faz uma panela e vai..Tem cara faz a luta  fazendo menos que o básico. 

É complicado julgar.

 

Sendo bem sincero e entrando no campo "se" eu acredito que mesmo o vencendo alguns que o derrotaram não conseguiria o TS, pois, simplesmente sempre tinha alguém mais interessante para disputar o cinturão. O Jaca teve tudo contra, time, revanches sem sentido, polêmica na luta contra o Romero interesse dos mathmakers e por fim derrotas que o afastaram cada vez mais de chegar ao cinturão. Repito se o Jacaré fosse um poquinho vendável, não veriamos a bizarrice de ver um cara que estava 3-6 fora do top 10 disputando o cinturão.

Editado por André Filho

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
1 minuto atrás, André Filho disse:

Sendo bem sincero e entrando no campo "se" eu acredito que mesmo o vencendo alguns que o derrotaram não conseguiria o TS, pois, simplesmente sempre tinha alguém mais interessante para disputar o cinturão. O Jaca teve tudo contra, time, revanches sem sentido, polêmica na lita contra o Romero interesse dos mathmakers e por fim derrotas que o afastaram cada vez mais de chegar ao cinturão. 

Uma coisa que caras  do jiu jitsu  se afastaram  da arte ate o Demian  fallu isso. 

Foram aprender kickboxing  ou boxe e deixaram  a desejar no chão. 

Vc ver o jacaré  pegou o Kevin no  arm  lock  com toral mérito  do americano  não  pegou.

Vc ver alguém  sair de uma posição  encaixada do Demian  mesmo ele velho?

Posso  ta Falando  besteira. 

Já  ouvir dizer que  vc focar  no anti jiu jitsu é  muito mais fácil  que no jiu jitsu. 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
1 minuto atrás, NEGO DÁGUA disse:

Uma coisa que caras  do jiu jitsu  se afastaram  da arte ate o Demian  fallu isso. 

Foram aprender kickboxing  ou boxe e deixaram  a desejar no chão. 

Vc ver o jacaré  pegou o Kevin no  arm  lock  com toral mérito  do americano  não  pegou.

Vc ver alguém  sair de uma posição  encaixada do Demian  mesmo ele velho?

Posso  ta Falando  besteira. 

Já  ouvir dizer que  vc focar  no anti jiu jitsu é  muito mais fácil  que no jiu jitsu. 

 

O Jaca estava na montada onde poderia descer o ground and pound, o Gastelun deu as costas e ele preferiu ir para o armlock, algo que o Demian jamais faria, simplesmente por correr o risco de perder a posição, se eu tivesse de dar um conselho a qualquer atleta do jiu que fosse migrar para o MMA eu diria para procurar o Demian porque esse sim sabe o que fazer.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
5 minutos atrás, NEGO DÁGUA disse:

Uma coisa que caras  do jiu jitsu  se afastaram  da arte ate o Demian  fallu isso. 

Foram aprender kickboxing  ou boxe e deixaram  a desejar no chão. 

Vc ver o jacaré  pegou o Kevin no  arm  lock  com toral mérito  do americano  não  pegou.

Vc ver alguém  sair de uma posição  encaixada do Demian  mesmo ele velho?

Posso  ta Falando  besteira. 

Já  ouvir dizer que  vc focar  no anti jiu jitsu é  muito mais fácil  que no jiu jitsu. 

 

Recentemente tivemos a derrota do Rodolfo Vieira onde ele fez de tudo, foi para a montada, porem ficou passivo, pegou as costas e largou a posição para sair no armlock contra um adversário que ainda estava bem inteiro na luta, o risco dessas transições é alta quando o atleta não é leigo na área. Repetindo o Demian jamais perderia aquelas posições. 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Na minha opinião se ele não saísse tão cedo do jiu jitsu ele seria o maior nome da história do pano, o unico que fez frente realmente ao Roger.

Construiu uma carreira bonita no MMA mas com vários erros estratégicos de treino e gerenciamento de carreira porque tinha potencial pra ser mais do que foi.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Jaca viveu várias eras do MMA. 
Lembro de assisti-lo no Jungle Fight 1, há quase 20 anos, quando foi nocauteado pelo Jorge Patino Macaco. 
Tive também a oportunidade de participar de alguns treinos na antiga academia em que ele treinava, salvo engano ele havia acabado de pegar a faixa-preta. Nessa época ele tinha um grande rival no Amazonas chamado Robert Fonseca (vulgo Pato), cuja rivalidade nos proporcionou grandes duelos. 

Lembro uma vez que a galera do Jungle estava numa festa aqui em Manaus (lembro do Jacaré e Babalu) e havia uns bêbados chatos importunando todo mundo. Cheguei com eles e falei: Para o bem de vocês, segurem a onda e não irritem aquela turma ali 😄😄

Grande Jaca.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso