Entre para seguir isso  
Ultimate Fighter

Rodolfo Vieira sendo cobrado injustamente?

Recommended Posts

Resolvi criar esse tópico pois tenho notado da rapaziada um  pessimismo exagerado em relação à performance do Rodolfo em suas lutas, uma hora é o gás,  outra hora é a trocação, outra é a falta de "maldade" no chão pra progredir nas posições. 

Eu tenho uma visão diferente,  acho que a movimentação do Rodolfo em pé está boa pro mma, ele não precisa ser um Andersen ou adesanya caminhando no octagon, aqui vão alguns exemplos de lutadores que não eram um primor de técnica em pé mas souberam usar suas poucas armas tão bem a ponto de serem temidos em pé, Yoel Romero e Dan henderson, este último não se movimentava muito bem, defendia socos com a cara em alguns momentos, morria no gás,  mas soube aproveitar  o único golpe em pé efetivo que é aquela mão direita pesada que ele tinha, pra mim o Rodolfo caminha melhor do que o henderson e tem uma postura melhor, e tem uma mão bem pesada, só precisa achar o "time" pra encaixar uns over hands estilo hendo e vai deitar uma galera aí,  o jab dele já tá bem forte e rápido .

No chão não tem muito o que falar, ele joga bem solto por cima, domina com facilidade e não é amarrão, me pareceu que aquela luta contra o hernandez foi um acidente de percurso, não acho que vai acontecer sempre que pegar um striker, ele morreu no gás por excesso de sei lá o que,  mas não acho que acontecerá denovo tão cedo. 

Pra mim tem tudo pra ser top 5.

Quem foi o treinador de trocação dele pra esta luta?  Ele com o Rafael cordeiro ia evoluir mais rápido ainda.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Rodolfo é gente de bom coração! Merece todo respeito! Precisa pegar mais confiança na luta em pé ! Cara respeitoso e bom caráter! Respeito gente!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
1 minuto atrás, Lumberjack disse:

Rodolfo é gente de bom coração! Merece todo respeito! Precisa pegar mais confiança na luta em pé ! Cara respeitoso e bom caráter! Respeito gente!

Não acho que as críticas sejam falta de respeito e sim preocupação pq todo mundo aqui demonstra que tá torcendo por ele. Eu fiz uma crítica no pbp do evento justamente por isto mas no caso dele vai sempre ser uma crítica construtiva.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu concordo o @Ultimate Fighter.

 

Rodolfo não tem nem 10 lutas na carreira e cobram dele (na maioria das vezes) de maneira injusta, como se ele tivesse várias derrotas…

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O nome do Rodolfo impõe respeito para quem acompanhou sua carreira no jiu, então é normal que muitos inclusive este que vos fala esperar dele um futuro top contender. Eu acredito que ele está evoluindo gradativamente.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
30 minutos atrás, Ultimate Fighter disse:

Resolvi criar esse tópico pois tenho notado da rapaziada um  pessimismo exagerado em relação à performance do Rodolfo em suas lutas, uma hora é o gás,  outra hora é a trocação, outra é a falta de "maldade" no chão pra progredir nas posições. 

Eu tenho uma visão diferente,  acho que a movimentação do Rodolfo em pé está boa pro mma, ele não precisa ser um Andersen ou adesanya caminhando no octagon, aqui vão alguns exemplos de lutadores que não eram um primor de técnica em pé mas souberam usar suas poucas armas tão bem a ponto de serem temidos em pé, Yoel Romero e Dan henderson, este último não se movimentava muito bem, defendia socos com a cara em alguns momentos, morria no gás,  mas soube aproveitar  o único golpe em pé efetivo que é aquela mão direita pesada que ele tinha, pra mim o Rodolfo caminha melhor do que o henderson e tem uma postura melhor, e tem uma mão bem pesada, só precisa achar o "time" pra encaixar uns over hands estilo hendo e vai deitar uma galera aí,  o jab dele já tá bem forte e rápido .

No chão não tem muito o que falar, ele joga bem solto por cima, domina com facilidade e não é amarrão, me pareceu que aquela luta contra o hernandez foi um acidente de percurso, não acho que vai acontecer sempre que pegar um striker, ele morreu no gás por excesso de sei lá o que,  mas não acho que acontecerá denovo tão cedo. 

Pra mim tem tudo pra ser top 5.

Quem foi o treinador de trocação dele pra esta luta?  Ele com o Rafael cordeiro ia evoluir mais rápido ainda.

Não acho que o Rafael Cordeiro seria bom pro jogo dele. Na minha opinião ele tem que treinar trocação  para entrar em queda, visando a transição e afiar muito o jogo de quedas e estar com o chão afiado, usando gnp e não perdendo posição e não acho que seria na Kings que ele teria o melhor tipo de treino para isto. Lá a chance dele focar mais na luta em pé e perder o diferencial dele é muito maior. Acho o Rafael Cordeiro um dos melhores treinadores de mma mas o estilo não casa.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
17 minutos atrás, João P disse:

Não acho que o Rafael Cordeiro seria bom pro jogo dele. Na minha opinião ele tem que treinar trocação  para entrar em queda, visando a transição e afiar muito o jogo de quedas e estar com o chão afiado, usando gnp e não perdendo posição e não acho que seria na Kings que ele teria o melhor tipo de treino para isto. Lá a chance dele focar mais na luta em pé e perder o diferencial dele é muito maior. Acho o Rafael Cordeiro um dos melhores treinadores de mma mas o estilo não casa.

Concordo,  ATT seria o melhor lugar, e o Ruan Jucao que é  da ATT estava no corner dele, tem que fintar pra entrar em queda, não desesperar pra finalizar, com isso encaixado, tem tudo pra ir bem longe

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Em comparação a luta contra o Hernandez o Rodolfo mostrou uma movimentação e um controle emocional melhor, pois antes no primeiro soco que entrava batia o desespero e tentava quedar a qualquer custo se desgastando muito, e nessa vez optou pela movimentação lateral. O jab estava bem afiado, porem queixo muito levantado e cabeça estática. No mais melhorou sim em comparação a última luta embora vez ou outra cometa alguns erros.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
38 minutos atrás, André Filho disse:

O nome do Rodolfo impõe respeito para quem acompanhou sua carreira no jiu, então é normal que muitos inclusive este que vos fala esperar dele um futuro top contender. Eu acredito que ele está evoluindo gradativamente.

Concordo, mas muitos aqui já decretaram que o Rodolfo não nasceu pra coisa e que não tem futuro, rs.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
11 minutos atrás, Paulo wand disse:

Concordo,  ATT seria o melhor lugar, e o Ruan Jucao que é  da ATT estava no corner dele, tem que fintar pra entrar em queda, não desesperar pra finalizar, com isso encaixado, tem tudo pra ir bem longe

Sim mas o Jucao toca uma filial menor da ATT, não é na matriz os treinos que ele vem fazendo, o que talvez possa até ser positivo para ele ter mais atenção. Aproveitar que tem caras como o Buchecha e o Cara de Sapato por perto que são caras que vão manter o chão dele afiado, procurar muito treino de wrestling para mma e ir evoluindo na trocacao mas focando em fazer a transição e num jogo progressivo no grappling. 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vou repetir parte do que falei no PBP. Mas que conste que o Rodolfo mesmo falou no final da luta que sabe que exagerou na trocação, acho que tem que dar tempo ao tempo, ele está aprendendo e evoluindo. Cada luta é um aprendizado. Enqunato continuar aprendendo e melhorando, está bom.

Eu só vi a luta do Rodolfo até agora, mas vou fazer algumas considerações:

Alguém sabe onde ou com quem o Rodolfo está treinando? Não conheço esse técnico dele. Achei uma estratégia ruim, táticas ruins e dicar muito ruins do técnico durante a luta e entre os rounds. O cara é bom demais para não treinar com os melhores técnicos do mundo.

Eu até entendo que ele estava tentando controlar o gás, deixar o atleta dele mais calmo, mas acho que tem formas melhores, ele poderia ter perdido essa luta nos pontos, ele já estava bem cansado ali no 3R. Ele poderia ter colocar o jiu-jitsu dele em ação ao menos nos últimos 1 minuto dele de cada round. Pra mim não faz o menor sentido um monstro do jiu-jitsu passar round sem, no mínimo, fintar algumas vezes queda.

Ficar dando jab enquanto recebes golpes contundentes não ganha round. Afiar muito o jab é um ótimo trabalho, mas isso não pode ser um fim em si mesmo, é para controlar a distância e se defender melhor (algo que ainda está pecando nos chutes) e abrir caminho para outras coisas. Tem que fintar umas entradas de queda para assustar o cara ao decorrer do round, pra deixar ele travado em pé, qualquer lutador vai ficar travado na trocação na iminência de ser quedado pelo Rodolfo.

Rodolfo tem que mesclar esse jab dele com entradas de queda. Está fazendo um ótimo trabalho afiando o jab, mas tem que usar o jab para colocar mão forte quando o jab entrar e/ou mesclar com entradas de queda. Se o jab entrou bem, a mão forte tem que ter peso e explosão, não precisa ter técnica refinada. Refinado tem que ser o jab para dar os milésimos de segundos de vantagem quando acertar para a mão de trás entrar.

Ele fez muito algo que me preocupou, que é dar o jab e deixando o corpo pesar e a base ser levada o lado da mão forte do oponente (quando na base de destro). Se ele pega um oponente melhor na trocação, ou com um técnico melhor para falar isso pra ele, e o oponente entra de encontro com a mão de trás, faria um estrago, por ser de encontro e por pegar ele dando passada sem base, o Rodolfo estaria na posição perfeita para um contra golpe de encontro em cima desse jab. Ele deveria treinar mais o jab saindo para fora da mão forte do oponente, dá para mesclar isso bem até para entrar com uma single leg ou cinturada quando o jab entrar bem.

Ele me parece treinar muito boxe separado. E ele tem que treinar mesclando com clinch e queda isso o tempo todo. Ele não tem que naturalizar a dinâmica de boxe puro, ele tem que naturalizar a dinâmica de boxe para o MMA, boxe com clinch/queda. Jab e queda/clinch, jab-direto e queda/clinch, defende/esquiva em cima e entra com queda/clinch, etc., etc.

Rodolfo está melhorando o que é bom, mas acho que ele tem que dar um gás nessa trocação dele, acelerar a experiência com trocação mais real para ficar mais à vontade em pé. Ele ainda não fica à vontade apanhando, isso é porque apanhou pouco nos treinos, penso eu. Não dá para ir devagar demais com ele, tem que jogar em um intensivão. Acho que passar um tempo bom na Kings com o Cordeiro faria bem pra ele. Iria perder o medo das porradas nos treinos e teria um excelente headcoach nas lutas.

Editado por Daniel Mendoza

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acho que o Rodolfo evoluiu muito na trocação, claro que ainda está longe de ser um profissional (e nem precisa ser), mas já consegue se movimentar melhor, bons jabs, absorveu melhor os socos recebidos, e não mostrou afobação na parte em pé.

Creio que deva ter tirado um peso das costas nessa luta, pois além de ter reencontrado o caminho das vitórias, mostrou que consegue se virar em pé.

Torço pra que tenha sido o que faltava pra ele se encontrar de vez no mundo do MMA, ainda é relativamente novo, tem tudo pra chegar nas cabeças.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Normal a cobrança em cima do Rodolfo. Aposto que por aqui é de longe um dos mais admirados.O cara é muito do bem. A cobrança é para que ele evolua, procure respirar novos ares e se prepare melhor para as lutas. 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Passo a passo. Tem que ficar lutando com uns medianos até ganhar confiança, até se sentir tranquilo na luta.

Daqui uns 3 anos poderá ser jogado aos tubarões.

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso