Entre para seguir isso  
pipo

PFL 5: Resultados e análise completos

Recommended Posts

Rory MacDonald, Ray Cooper III e Emiliano Sordi garantem vagas nos playoffs


 

Uma noite estranha para o PFL terminou com seu momento mais bizarro.

Depois que o vencedor do prêmio Rory MacDonald teve um desempenho eficiente para neutralizar o poder de Gleison Tibau por três rodadas na luta principal dos meio-médios do PFL 5 na noite de quinta-feira em Atlantic City, New Jersey, o veredicto veio - e de alguma forma, foi um vitória por decisão dividida para Tibau.

Todos os três juízes marcaram a luta por 29-28, com dois deles indo para Tibau - apesar do fato de MacDonald, ex-campeão do Bellator e desafiante ao título do UFC, acertar mais do que o dobro de rebatidas, marcar uma queda e controlar o fluxo de a luta do início ao fim.

MacDonald ainda conquistou uma vaga no playoff, com a força dos pontos conquistados na vitória por finalização no primeiro turno em sua abertura da temporada em abril. Mas a derrota fez de MacDonald o segundo colocado, colocando-o em uma luta semifinal com o campeão da temporada de 2019, Ray Cooper III - um dos três ex-campeões que chegaram aos playoffs após o início da noite de quinta-feira com suas vagas em questão.

2021 PFL Playoff matchups

Peso meio-médio

Nº 1: João Zeferino (8 pontos) vs.
Nº 4: Magomed Magomedkerimov (5 pontos)

Nº 2: Rory MacDonald (6 pontos) vs.
Nº 3 Ray Cooper III (5 pontos)


Peso-pesado leve

Nº 1: Antonio Carlos Junior (7 pontos)
Nº 4: Emiliano Sordi (4 pontos)

Nº 2: Cezar Ferreira (6 pontos)
Nº 3: Marthin Hamlet (5 pontos)

Classificação completa do PFL

Os outros: o campeão dos meio-médios de 2018 Magomed Magomedkerimov , que não tinha conseguido competir em sua luta de abertura da temporada em abril e precisava da finalização de Curtis Millender na primeira rodada de quinta-feira para ganhar 5 pontos; e o campeão dos meio-pesados Emiliano Sordi de 2019 , que lutou contra Dan Spohn até o empate para colocá-lo no empate pela vaga final do playoff de 205 libras, e avançou por causa de um desempate.

Houve momentos estranhos ao longo da noite, incluindo um assalto em que o árbitro Vitor Ribeiro permitiu a Sordi acertar dezenas de golpes sem resposta, muitos dos quais na nuca. O árbitro não acenou com isso como um nocaute técnico nem impediu as faltas por mais de um minuto, então subitamente deduziu um ponto. Houve também uma luta que acabou no primeiro round após um golpe baixo acidental.

Mas a perda de MacDonald foi inexplicável. Ele liderou a dança por todo o caminho, usando movimentos suaves de pés para se livrar de cada bomba de home run que Tibau lançava em sua direção. MacDonald escapou com duas faltas, cutucando Tibau no olho direito algumas vezes. Mas o árbitro Keith Peterson não descontou um ponto, tornando-o um fator não no marcador.

MacDonald, que tem 31 anos e é natural de Montreal, caiu para 22-7-1. Tibau, um brasileiro de 37 anos, tem 36-15.

 

 

Peso meio-médio: Ray Cooper III (5 pontos) def. Nikolai Aleksakhin (3 pontos) por decisão unânime

Cooper garantiu a oportunidade de defender seu campeonato dos meio-médios do PFL de 2019, mas não facilitou as coisas para si mesmo. O havaiano de 28 anos perdeu peso na quarta-feira, o que o impediu de ganhar pontos durante a luta. Mas ao derrotar Aleksakhin, Cooper evitou que o russo o ultrapassasse na classificação.

Foram três rodadas exaustivas com muito dar e receber, especialmente em uma Rodada 1 que foi disputada de maneira uniforme. Mas Cooper construiu uma vantagem estreita no segundo e terceiro rounds, utilizando uma forte luta livre para imobilizar Aleksakhin e neutralizar sua ameaça de ataque por grande parte dos cinco minutos finais.

As pontuações foram 30-27, 29-28 e 29-28, todas para Cooper (22-7-1).

Para Aleksakhin, de 30 anos (26-6), foi sua primeira derrota desde 2016 e encerrou uma sequência de sete vitórias consecutivas.

 

 

Peso meio-pesado: Emiliano Sordi (4 pontos) vs. Dan Spohn (1 ponto) terminou empatado

Sordi vai conseguir defender seu campeonato dos meio-pesados do PFL de 2019 nos playoffs de 2021, mas essa oportunidade veio por uma pequena margem.

Sua luta contra Spohn terminou com um empate de 28-28 em todos os três scorecards, e o 1 ponto que cada jogador ganhou dá a Sordi 4 pontos para a temporada - a mesma quantia que Cory Hendricks ganhou no início da noite com uma finalização na terceira rodada de Marthin Hamlet, que vai para o playoff. Sordi e Hendricks terminaram empatados na vaga final do playoff, e Sordi avançou no desempate porque lutou duas vezes nesta temporada, em comparação com apenas uma vez para Hendricks.

Sordi (23-8-1), um argentino de 30 anos, quase venceu o round 1. Na verdade, ele quase perdeu primeiro, depois que Spohn (18-8-1) o colocou na lona. Mas Sordi inverteu a posição e desencadeou uma fúria de ataques da posição superior.

No entanto, a história do 1º round não foi nem do lutador, mas do árbitro Vitor Ribeiro, que errou dois confrontos de cabeça e permitiu que Sordi acertasse cerca de cem golpes sem resposta no solo - um bom terço deles nas costas da cabeça de Spohn. Então, de repente, Ribeiro parou a ação e tirou um ponto de Sordi - o fator-chave para as pontuações eventuais dos três juízes.

A partir daí, foi principalmente a luta de Spohn, de 36 anos, embora a ação diminuísse consideravelmente à medida que os dois homens se cansavam.

 

 

Peso meio-pesado: Chris Camozzi (3 pontos) def. Cezar Ferreira (6 pontos) por decisão unânime

Houve dois perdedores nesta luta.

Camozzi teve um desempenho forte e levantou a mão na noite de quinta-feira, mas uma vitória por decisão não foi suficiente para colocá-lo nos playoffs. Ele ganhou 3 pontos pela decisão unânime, que veio por meio de scorecards de 29-28, 29-28 e 29-27.

Já Ferreira (14-9), está nos playoffs com a força de 5 pontos conquistados no nocaute do primeiro round na luta de abertura da temporada. Mas enquanto ele parecia explosivo naquele nocaute de 37 segundos em abril, desta vez ele perdeu força enquanto a luta continuava. Sem dúvida, seu oponente do playoff tomará nota dessa informação.

Playoffs ou não, foi uma vitória rejuvenescedora para Camozzi (26-15), um homem de 34 anos de Lakewood, Colorado. Ele dominou as duas últimas rodadas, principalmente a segunda, em que derrubou Ferreira, que é brasileiro, com um gancho de esquerda. Camozzi entrou depois de perder cinco de suas últimas seis lutas.

 

 

Peso meio-pesado: Antonio Carlos Junior (7 pontos) x Vinny Magalhães (0 pontos) termina em no contest (golpe baixo acidental)

Carlos Junior e Magalhães são vários campeões mundiais de jiu-jitsu do Brasil. Um chegou com 15 finalizações no MMA, os outros nove finalizações. Então, naturalmente, eles se envolveram em uma luta de kickboxing pelo pouco tempo que essa luta durou.

Depois de uma troca de socos de Carlos Júnior e chutes nas pernas de Magalhães, os dois finalmente se engajaram no chão, agarrando-se à gaiola. A partir daí Carlos Júnior deu uma joelhada na barriga do oponente, mas o golpe acertou com força na virilha.

Magalhães caiu para a posição fetal e permaneceu lá, mesmo depois que um médico foi trazido para a gaiola. Finalmente, depois de uma espera de cinco minutos, o árbitro Keith Peterson declarou a luta sem contestação às 2:45 do primeiro round.

Isso deu a cada homem 1 ponto, empurrando Carlos Júnior para 7 pontos na temporada. Depois que a vitória de Hendricks garantiu a Carlos Junior uma vaga nos playoffs, o ponto colocou Carlos Junior à frente de Cezar Ferreira na corrida pelo primeiro lugar, enquanto Ferreira luta contra Chris Camozzi.

 

 

Peso meio-pesado: Cory Hendricks (4 pontos) def. Marthin Hamlet (5 pontos) por finalização na terceira rodada (estrangulamento)

Hamlet entrou na noite em boa posição para avançar para os playoffs, depois de ganhar 5 pontos na estreia da temporada em abril. Ele não saiu com a mesma urgência que alguns outros lutadores no início do card, mas Hamlet teve um desempenho estável desde o início, utilizando seu histórico de luta greco-romana, e parecia estar no controle.

Então tudo desmoronou.

Hendricks, lutando pela primeira vez nesta temporada no PFL, derrubou Hamlet com um chute na perna no meio do Round 3. Então ele machucou Hamlet com uma combinação de 1-2 socos e o colocou de volta na tela. Hendricks pegou as costas de Hamlet e encerrou a luta com um mata-leão aos 4h09.

Isso rendeu a Hendricks 4 pontos. Com muitas lutas pela frente, isso colocou o jogador de Las Vegas de 33 anos em quarto lugar e eliminou as esperanças de seu companheiro de equipe Tom Lawlor nos playoffs, que foi visto na transmissão torcendo por Hendricks nos bastidores.

Hamlet (7-2), que tem 29 anos e é norueguês, permaneceu na terceira colocação.

 

 

Peso meio-médio: João Zeferino (8 pontos) venceu. Jason Ponet (0 pontos) por finalização no segundo turno (estrangulamento)

Zeferino claramente queria um final precoce, que ele sabia que garantiria uma vaga no playoff. Ele avançou pela gaiola no início - e prontamente comeu um contra-golpe de Ponet. Ele então se machucou com os socos de Ponet e teve que mudar para o modo de sobrevivência na metade do primeiro round, antes de se recuperar e pegar o ritmo nos momentos finais do primeiro round.

No final, Zeferino finalizou - no segundo turno - e garantiu a vaga nos playoffs dos meio-médios.

Zeferino (26-9), um brasileiro de 35 anos, lutou contra o melhor atacante no primeiro round, mas fez o segundo round dele. Zeferino derrubou nos primeiros 30 segundos, garantiu imediatamente a meia guarda, depois o controle lateral e depois a montada total. De lá, ele segurou um estrangulamento no triângulo de braço para finalizar aos 2:16.

Foi a 16ª finalização da carreira de Zeferino, com 5 pontos.

Ponet (20-14-1, 1), que tem 32 anos e é francês, perdeu a segunda vez consecutiva depois de entrar na temporada com uma sequência de três vitórias consecutivas.

Peso meio- médio : Magomed Magomedkerimov (5 pontos) def. Curtis Millender (0 pontos) por finalização no primeiro turno (estrangulamento)

Magomedkerimov demorou uma eternidade para voltar à jaula do PFL, mas assim que chegou lá, perdeu pouco tempo para marcar 6 pontos e tentar uma vaga no playoff dos meio-médios.

O campeão da temporada de 2018 viu seus playoffs de 2019 chegarem ao fim prematuro quando ele adoeceu entre as duas lutas programadas, forçando-o a sair antes das semifinais. Então, a temporada de 2020 foi cancelada pela pandemia, e o russo não conseguiu chegar a Atlantic City para sua luta de abertura da temporada de 2021.

Então ele tinha trabalho a fazer na quinta-feira. E ele fez tudo o que podia.

Não foi fácil para Magomedkerimov (27-5). O jogador de 31 anos absorveu dois chutes frontais no joelho esquerdo e parecia comprometido a partir desse momento. Mas ele conseguiu colocar Millender na tela e imediatamente configurou um estrangulamento de Ezequiel, que provocou a finalização aos 1:57.

Essa foi a nona finalização da carreira de Magomedkerimov, que também soma 10 nocautes.

Millender (18-8), que tem 33 anos e é natural de Fullerton, Califórnia, perdeu cinco de suas últimas seis lutas, incluindo ambas as aparições no PFL.

 

Peso meio-pesado: Tom Lawlor (3 pontos) def. Jordan Young (3 pontos) por decisão unânime

A última vez que Lawlor venceu uma luta, ele estava competindo em uma luta preliminar em um card protagonizado pela defesa do título de TJ Dillashaw durante o primeiro de dois reinados de Dillashaw com o cinturão de peso galo do UFC. Isso foi em julho de 2015. Lawlor nocauteou Gian Villante naquela noite.

Desde então, Lawlor havia perdido três seguidas - incluindo sua luta de abertura da temporada 2021 do PFL - e passou por longos períodos de inatividade no MMA enquanto se concentrava em uma carreira de wrestling profissional.

Lawlor (10-8, 1 NC), um lutador de 38 anos de Las Vegas, com certeza não parecia enferrujado nesta noite, dominando Young em todas as três rodadas. Lawlor evitou uma tentativa de finalização na segunda rodada e, em seguida, virou a mesa com uma tentativa própria nos segundos finais. Ele não conseguiu finalizar, o que teria sido útil para sua busca pelo playoff, mas Lawlor ganhou o aceno de todos os três juízes por 30-27 pontos para 3 pontos.

Apesar de tirar as luvas e colocá-las no meio da gaiola, aparentemente indicando sua aposentadoria, Lawlor ainda estava matematicamente na disputa pela quarta e última vaga no playoff na divisão dos meio-pesados.

Young, que tem 26 anos e luta em Coconut Creek, Flórida, perdeu duas derrotas consecutivas depois de começar sua carreira por 11-0. Sua luta de abertura da temporada foi cancelada quando seu oponente perdeu peso, embora Young tenha ganhado três pontos pelo resultado.

 

 

Peso meio- médio : Sadibou Sy (4 pontos) def. Aleksei Kunchenko (-1 ponto) por decisão unânime

Sy foi um vencedor na luta de abertura do PFL 5, e talvez não um vencedor. Ele levou a melhor sobre Kunchenko em todas as três rodadas, mas o fato de seu oponente ainda estar de pé depois de 15 minutos não era uma boa notícia para as esperanças de Sy de garantir uma das quatro vagas do playoff atualmente em jogo no meio-médio.

 

Sy, um sueco de 34 anos, foi um claro vencedor na decisão (29-28, 29-28, 29-28). Mas os 3 pontos que Sy ganhou por seu esforço lhe deram apenas 4 para a temporada, após um no contest em sua luta de abertura que lhe rendeu apenas 1 ponto. Três lutadores já tinham pelo menos essa quantidade de pontos entrando na noite.

A melhor chance de Sy para finalizar veio no segundo round, quando ele usou um 1-2 para cambalear Kunchenko, seguido por outro 1-2 para colocar Kunchenko na tela. Mas o russo sobreviveu. Sy (9-5-2) voltou aos trilhos depois de sofrer uma derrota, um empate e o no contest em suas três lutas anteriores.

Kunchenko, de 37 anos e da Rússia, perdeu sua terceira luta consecutiva depois de iniciar sua carreira por 20-0. Ele estava fazendo sua estreia no PFL, depois que sua luta contra Magomed Magomedkerimov agendada para o PFL não aconteceu como previsto em abril.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso