Lucas Timbó

PBP - UFC 263: Adesanya x Vettori ll

Recommended Posts

2 horas atrás, Silverchair disse:

Sim, eu tentei não ser redundante abrindo críticas ao Adessanya e tentando mostrar as deficiências dos adversários. Mas não tem como, eu hater do cara. Não consigo simpatizar por ele dentro do cage.

De qualquer forma, Adessanya é um striker foda, o cara é muito bom. É sim acima da média, eu sei disso.

 

A minha ideia era deixar claro que boa parte do que falo negativamente dele vem do meu haterismo à ele. Gosto de deixar isso claro sempre que sei quando minha opinião é motivada por um fator não analítico.

Boa ?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
59 minutos atrás, rodrigo_violim disse:

@NEGO DÁGUA mas se for ver realmente nas masculinas acho que a MW realmente é a mais fraca. Não precisa nem dar 4 anos.

Claro a disparidade do Adesanya ajuda, mas sinceramente só vejo o Whittaker, lutando naquela maneira que lutou contra o Cannonier como real ameça.

Mais fraca é a HW, né? Fraquíssima.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Meu resumo pessoal do main event de ontem:

- Edwards execelente lutador mas nao sei se aguentaria Usman

- Dias apesar de final que carreira, aguenta demais e se nao brincasse ontem teria levado Uma vitoria impressionante, mas ainda tem.chances de fazer grandes lutas, o cara e divertido de assistir.

- Figueiredo tem que mudar de equipe de preferencia pros USA, problema e o mesmo dos lutadores que nao falam Ingles que nao tem objetivo de aprender ficam dependencia de pessoas que em grande parte nao sao competentes pra manter um lutador em alto nivel, incluindo Uma equipe nutricionista.

- Vettori, muito bom lutador , muito coracao pode se manter top 3, ontem nao teve o suporte necessario do Rafael que nao usou informacoes corretas mas forma errada de falar com Ele nos intervals,nao mudaria muito devido a diferenca tecnica, mas nao deixaria Ele tao por baixo, fiquei com pena durante o anuncio do Buffer Ele ainda com a mao erguida na expectativa de ser anunciado vencedor.

- Moreno sensacional, cresceu demais, muito tecnico em pe, otimo wrestling, e muito forte, lutador completo vai ser dificil tirar a cinta do muleque.

- Israel fora de serie aquela sequencia de esquivas foi impressionante, defesa de quedas em dia, no chao mostrou evolucao e as combinacoes fora de serie, gas muito bom, e no final ainda chamou Whitaker, campeao ativo e que nao escolhe adversaria, tem tudo pra se manter campeao, nessa categoria nao vejo ninguem. 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
1 hora atrás, NEGO DÁGUA disse:

Cara se não  passou ta bem....próximo  se não  migrar nesse ano acho que sim.

Exatamente  Adesanya  está  bem sólido  e ta evoluindo no anti jogo de grappling  tipo ele tem buracos mas quem na divisão  explora.

E na boa o Adesanya  acho que daqui ums 4 anos irão  falar que a categoria era fraca etc..

Ja começaram  a falar que categoria ta horrível  ate 1 ano atrás  era una categoria  que o Anderson  faria NADA como a perola Anderson  perderia pro Marreta em pé...

Engraçado  o único  que fez frente foi o Anderson já  velho.

 

Sempre que um lutador e diferenciado e dominante em Uma categoria vao dizer que a categoria e fraca...o lutador dominante faz isso acontecer, se o khabib ficasse defendendo a cinta mais umas 3 vezes iriam dizer que a categoria e fraca...o ponto e que Nessas condicoes nao e a categoria fraca mas sim o campeao e um fora de serie muito acima da media da categoria...Eu Sou um que nao gosto do AS , nunca gostei dele como pessoa , mas como lutador do Seu tempo na sua categoria nao tinha igual...a diferenca dele pro Israel e a postura e Carater...Israel nao escolhe Ele enfrenta, subiu de categoria sem medo e é sim mais completo que o AS, so vermos a defesa de queda que no AS e Uma fraquesa , Israel pode ficar defendendo a cinta por muito tempo e nessa frequencia que Ele luta pode quebrar o recorde de defesas.

Editado por Maracatu

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
2 horas atrás, Silverchair disse:

Olha, eu nem chegaria no nome do Jones. Acho que ele teria dificuldades já com um Marreta mesmo na situação atual.

O Jones antes de tudo é um dos grapplers mais fodas do MMA. Basta lembrar o que houve com o DC. Nesse ponto, Adesanya já estaria no chão ainda no anuncio do Buffer.

Mas o grande detalhe aí é realmente na parte em pé. E é isso que eu acho que a galera meio que se cega.

AS fez a limpa na categoria mais ou menos pelo mesmo fator que o Adesanya vem varrendo atualmente. ENVERGADURA.

Adesanya não tem essa esquiva toda e nem tem essa velocidade toda que ele faz parecer. Contra o Vettori, na grade, as fugas não foram isométricas. Ele simplesmente pendulou e saiu pro lado nos refugos do Vettori. Vettori não o atacou nas ocasiões em que ficou com ele "encurralado" na grade. Prova disso foram as tantas vezes que o Vettori conseguiu se abraças às pernas do Nigeriano.

A vantagem do Adesanya é que ele já entra na luta com a vantagem da distância. Ele não ganha a distância, ele nunca precisou. Fisicamente essa vantagem já é dele quando pegou um cara muito menor só que com uma velocidade melhor, foi muito acertado.

Lembra do AS. Quando pegou o Wediman, e a diferença de envergadura foi anulada, ele caiu. Imagine o Adesanya contra um cara com a trocação e versatilidade do Jones com 10cm de envergadura maior e um poder no grappling muito maior que a do Jan?

Poderia acontecer, mas não tem como saber sem a luta rolar. Jones é um wrestler muito eficiente, mas não sei se ele tentaria isso de cara. Depois que aparentemente a Usada começou a pegar no pé dele ele não tem usado muito o wrestling e nas vezes que usou não vi o mesmo sucesso. Não digo que o Adesanya venceria mas seria uma luta no mínimo interessante.
O que acho que pegou contra o Jan foi o risco de nocaute com um golpe singular vindo de um cara que é um bom striker e que ainda tinha o risco de derrubar. O fato dele não ter ganhado peso também foi uma aposta errada que ele fez se baseando na experiência que teve no kickboxe, onde não tem queda nem jogo de chão. Sem isso a velocidade pode fazer a diferença, no MMA a diferença de peso influi em mais cenários.
Uma pena que provavelmente nunca veremos essa luta.
Sobre a trocação do Jones, também é baseada no controle de distância, mas não é isso tudo quando essa diferença não é tão proeminente. Caras com menor envergadura mas estatura similar já criaram muitos problemas para ele em pé. Israel não é um Jones mas tem a mesma envergadura do Gustafson.

Editado por Rucci

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
34 minutos atrás, Maracatu disse:

- Edwards execelente lutador mas nao sei se aguentaria Usman

Fiquei com a impressão de que ele não aperta muito o ritmo mesmo quando percebe que o oponente está grogue porque o queixo é duvidoso. Ok, o golpe do Dias pegou em cheio, mas ele evitou finalizar a luta em todos os golpes fortes que acertou e não foram poucos.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
1 hora atrás, Maracatu disse:

Eu Sou um que nao gosto do AS , nunca gostei dele como pessoa , mas como lutador do Seu tempo na sua categoria nao tinha igual...a diferenca dele pro Israel e a postura e Carater...Israel nao escolhe Ele enfrenta, subiu de categoria sem medo e é sim mais completo que o AS, so vermos a defesa de queda que no AS e Uma fraquesa , Israel pode ficar defendendo a cinta por muito tempo e nessa frequencia que Ele luta pode quebrar o recorde de defesas.

O nigeriano tem uma defesa de quedas melhor e o AS tem um BJJ melhor.

Vai ser difícil ver o nigéria finalizando no triângulo ou pegando as costas e encaixando um mata leão como o AS fez com Sonnen e Henderson.

Na minha opinião não dá achar um lutador fraco no chão e sem finalizações no cartel mais completo que alguém que nocauteou e finalizou.

Mas a comparação mais justa seria esperar o final da carreira do nigeriano. 

Editado por Gil Brother

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vi o evento só agora. Minhas considerações, caso algum colega queira debater:
 

Paul Craig x Jamahal Hill

Craig tem um jiu jitsu que dá gosto de ver. Como que o Juiz não viu que o braço do cara quebrou antes? Fez um movimento totalmente antinatural e foi avisado pelo lutador ainda. E porque o cara não bateu!? Não acho que é ser ‘aguerrido’ querer lutar com um braço quebrado não, é burrice, pode gerar uma lesão séria, e naquele caso ali, piorar muito a lesão e prejudicar a carreira toda do cara. Não é luta por sobrevivência ali é um esporte profissional, o espírito deve ser de guerra, mas tem que ser ponderado e levar em conta toda a sua carreira, uma luta não vale sacrificar e prejudicar a carreira todo, ainda mais que nem era pelo título. Tomara que eu esteja errado, mas acredito que aquele braço ali nunca mais vai ser o mesmo, torceu pra caralho depois que quebrou.

Demian Maia x Belal Muhammad

Demian está bem para a idade, o gás sempre pesou, mas achei que faltou variações ali de tentar derrubar quando ele pegava uma perna no primeiro round, achei bobeira o último tiro no segundo round faltando menos de um minuto para o final, estava até achando que ele mandou bem de usar o segundo round para recuperar o gás e tentar quedar de novo no terceiro. Muito pouco tempo para trabalhar contra a grade ou jiu-jitsu e gás indo embora, e muito tempo para ficar fazendo isometria sem resultado efetivo. O jogo do Demian é muito bom, mas já ficou um pouco manjado, né, e como o gás vai decaindo muito, fica complicado se não vencer logo no começo ou se não quedar fácil. A galera vai estudando e aprendendo a como se defender contra a grade, a como travar a progressão dele antes dela começar, por isso achei que faltou variações ali na single leg pra levar para o chão, bem que fosse para o oponente se preocupar com mais de uma forma de ser quedado na single. Em alguns momentos os duas pernas estavam juntas e o Demian não ia para a doble leg, por exemplo. Ficar muito bom em algo é ruim nesse quesito, de você só insistir e se sentir seguro para fazer aquilo. Prefiro ver ele tentando e não conseguindo quedar que ele aceitando trocar em pé. Mas teve bom, excelente carreira, uma pena que a vitória não veio.

Leon Edwards x Nate Diaz

Uma luta fácil para o inglês, né, era de se esperar que o Edwards fizesse o anti-jogo contra os Diaz, se movimentar muito evitando ficar parado, fugindo da trocação mais franca e minando as pernas, talvez, quedando mais para o final do round. O Diaz até o ajudou bem não fazendo muita pressão.

Diaz não usou o maior diferencial dele em pé que é o volume de golpe de golpes retos, a envergadura do inglês pode ter atrapalhado, nessa categoria a envergadura do americano não é um diferencial significativo como era nos leves. Mas isso era o que fazia o Diaz – a custo de apanhar bem no processo – de achar a distância e depois os golpes começarem a entrar e vencer no volume, já que não tem tanto punch. Nessa luta ele acertava uma mão e clinchava sem fazer nada depois, só deixando o oponente recuperar, ao invés de soltar mais golpes de mão.

Usou pouca provocação que serviam para o oponente cair no jogo de fazer uma briga com ambos mais plantados. A impressão que tenho há um tempo é que o Nate não quer mais fazer guerras e apanhar tanto enquanto força o oponente em um jogo de pressão constante, mas continua apanhando. Até porque nessa categoria o punch é maior e a cara dele já é tão remendada que corte abrir e parar a luta é bem fácil.
No segundo round ele já estava denunciando a perna. Esse trem de ficar dando as costas para pegar um contra golpe é ridículo, não mandou nada muito efetivo dali. Tomando uma sova e fazendo gracinha. Devia aposentar, se continuar assim vai aproveitar a grana por pouco tempo antes de ter sequelas.

Um outro adendo: Edwards segurou bem na grade propositalmente – 2R, levando ataque na perna - e não perdeu ponto, literalmente pisou na coquilha do Diaz olhando para baixo – faltando 2 minutos para o fim do 3R mais ou menos - ou seja, propositalmente, e não perdeu ponto. Aí é foda.

O sustou no final deixou a luta muito mais emocionante, só mostra que se tivesse insistido na pressão no boxe poderia ter se dado melhor ao invés de só apanhar tanto. Mas não, acertava um direto e clinchava sempre.

Deiveson Figueiredo x Brandon Moreno

Se todo golpe que você joga, você coloca tudo nele, sempre vai estar se expondo muito. Ataque é o momento que você mais se expõe. O brasileiro não estava preparando os golpes, o moreno encontrou o jab ali no meio do cruzadão do brasileiro, jab de encontro na ponta do queixo é muito poderoso. Moreno veio com a mão muito afiada, mão da frente muito ativa faz toda a diferença na trocação. Foi o grande diferencial, a meu ver, enquanto o brasileiro tinha a mão da frente passiva, ou soltando golpes muito fortes, o Moreno trabalhava muito com ela, isso além de o fazer dominar em pé, abriu espaço para levar pra baixo. A queda que sucedeu a finalização, se não me engano, teve uma mão forte do moreno antes, o que fez com que ele conseguisse ir para as costas rápido.

Israel Adesanya x Marvin Vettori

O contexto do Israel na categoria está me lembrando o do AS: um striker muito bom que luta na distância, e que não tem um wrestler top na perspectiva de futuro próximo para plantar ele no chão. E o Israel tem mostrado uma defesa de queda cada vez melhor. Vettori parece que perdeu velocidade, talvez por ter ganho massa, o gás pesou também, parece. Se não acertar o Israel forte no começo da luta, quando ele ainda está pegando a distância e timing, suscetível a errar mais, muito difícil vencer depois. Um atleta nos médios com um jogo parece com o Chandler seria um bom desafio, um atleta explosivo, com punch e que bate dando passos encurtando, lutador que bate sem dar passo vai ser muito difícil acertar o Israel. O cara tem o estilo de jogo perfeito de kickboxing para melhora adaptar e aplicar ao MMA, treinou ele a vida inteira, longa experiência profissional na modalidade, e tem o biotipo perfeito para aplicar ele. Em pé eu não vejo ngm no top 15 vencendo ele sem ser uma zebra.

 

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Achei muito ruim o deividson perder. Acho que o corte de peso prejudicou ele. Acho que ele devia fazer uns camps com wrestler. Talvez intercâmbio com a turma do Pitbull brothers.

Sobre Vettori x Israel.  Adesanya claramente evoluindo a cada luta. Só vai cair quando pegar um wrestler top. A categoria está fraca hoje desses graplers. Não temos mais um romero, Weidman ou luck rockhold voando baixo. Até o mousasi poderia complicar pra ele.

Não gostei do Israel tirando saro, na hora do resultado.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
51 minutos atrás, Andrey disse:

@Daniel Mendoza só lembrando que o Hill não quebrou o braço.

Deslocou só? Na articulação ali não quebrou nada? Não é possível. Mas entendo que quebrar é fraturar, partir ou rachar, etc., e pode não ter sido o caso. Falei por força de expressão sem pensar bem na definição conceitual mesmo, não foi a correta. Mas de qualquer forma, acho que um deslocamento assim, onde se força muito girando, pode arrebentar muito tendão, ligamentos, e partes 'moles' ali, que não tinha necessidade. 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
5 horas atrás, NEGO DÁGUA disse:

Adesanya  ao meu ver tem mais recursos técnicos  que o Alex 

Sim, até defensivamente... Mas não tem o mesmo punch

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
13 horas atrás, Ralf Logan disse:

Tá vendo algum gameplay do UFC?

Confesso que o haterismo me cegou... Kkkkk

Abraços

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

"Eu sou um cara que prega o amor ao próximo" 
Autor: O Deus da Guerra

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
20 minutos atrás, Daniel Mendoza disse:

Deslocou só? Na articulação ali não quebrou nada? Não é possível. Mas entendo que quebrar é fraturar, partir ou rachar, etc., e pode não ter sido o caso. Falei por força de expressão sem pensar bem na definição conceitual mesmo, não foi a correta. Mas de qualquer forma, acho que um deslocamento assim, onde se força muito girando, pode arrebentar muito tendão, ligamentos, e partes 'moles' ali, que não tinha necessidade. 

Deslocou só, mas com ctz ligamentos deram adeus

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora