Entre para seguir isso  
Eder Jofre55

Ex-sparring de ‘Spider’ afia trocação de Rodolfo Vieira e se diz otimista com evolução

Recommended Posts

Ex-sparring de ‘Spider’ afia trocação de Rodolfo Vieira e se diz otimista com evolução

Neri Fung

Um dos grandes nomes da história recente do jiu-jitsu, o multicampeão mundial Rodolfo Vieira iniciou sua trajetória no MMA há pouco mais de quatro anos e, portanto, ainda busca evoluir nas demais áreas da modalidade para, quem sabe, alcançar o mesmo sucesso que obteve nos tatames da arte suave. Para auxiliá-lo nessa empreitada, o peso-médio (84 kg) do UFC conta agora com o reforço de Roberto Neves, o ‘Facada’, experiente lutador oriundo da luta em pé e que ficou conhecido recentemente por ser o principal sparring de Anderson Silva antes de seu último combate pelo Ultimate.

O veterano assumiu o comando dos treinos de trocação de Rodolfo, visando o confronto do faixa-preta contra Dustin Stoltzfus, marcado para o dia 17 de julho. Em entrevista exclusiva à reportagem da Ag Fight, Roberto ‘Facada’ explicou quais são os principais pontos de ênfase no trabalho com o lutador carioca e rasgou elogios ao pupilo, especialmente pela disposição e facilidade no aprendizado.

A relação entre Rodolfo e ‘Facada’ vem desde os tempos em que ambos ainda estavam no Brasil, onde foram parceiros de treino na ‘Team Nogueira’. Agora, os caminhos de ambos voltaram a se cruzar nos Estados Unidos, onde o agora treinador reside há cerca de um ano e meio, período no qual tem tido dificuldade de encontrar novas oportunidades de competir novamente no MMA, um dos fatores que o levaram a assumir as manoplas.

“A gente se conhece há algum tempo. Fomos parceiros de treino na Team Nogueira. Fizemos vários sparrings juntos. A gente lutou o ACB – que agora é ACA, evento russo – juntos. Eu fiz três lutas lá e a gente lutou no mesmo evento. Eu acabei encontrando ele aqui (nos EUA). E apareceu essa oportunidade de dar aula para ele, para essa luta agora. O professor Mano, que é do karate, está no Brasil. A gente alinhou, eu com o Mano, para montar o treino para o Rodolfo. O Mano me mandou os treinos. E nós estamos dando uma força para ele aqui, o preparando para essa próxima luta e esperando um nocaute. Estamos confiantes nisso”, contou Roberto ‘Facada’, antes de analisar o trabalho com o novo pupilo.

“Como o próprio Rodolfo já disse em algumas entrevistas, ele não está acostumado com porrada. Ele mesmo já disse que tem um pouco de medo, aquela insegurança na trocação. Então, a gente está focando em prepará-lo, não para virar um striker, mas para ele se acostumar com aquela situação. Fazer ele melhorar a movimentação, o tempo de resposta. Aquele básico da trocação, que um atleta tem que ter para lutar MMA. Porque o Rodolfo, com o nível que ele tem de jiu-jitsu, ele não precisa ser um striker nato. Ele só precisa alinhar algumas coisinhas ali e adaptar no jogo dele. Ele está evoluindo muito dentro do que está sendo proposto para ele. E eu poderia até arriscar que ele pode nocautear na próxima luta”, declarou o antigo sparring de Anderson Silva.

No último compromisso, Rodolfo conheceu a primeira derrota no MMA profissional. Apesar do revés ter vindo, de forma surpreendente, por meio de uma finalização, ficou nítido que os principais pontos que necessitam de evolução são a luta em pé e o condicionamento físico, além da experiência que só virá com a prática.

No entanto, não há motivo para pânico. Pelo menos de acordo com Roberto ‘Facada’. O responsável por afiar a trocação do faixa-preta rasgou elogios ao pupilo e garantiu que o mesmo possui o necessário para triunfar no MMA, assim como fez no jiu-jitsu.

“A gente está trabalhando para ele contra golpear, achar o timing e colocar para baixo. E uma vez que levar para baixo, a gente está trabalhando para ele ter calma, paciência, para finalizar a luta. Para não ter pressa. Estabilizar, ganhar a posição, que a finalização chega. O trabalho está sendo bem feito. O Rodolfo é um cara muito inteligente, pega as coisas fácil. É um cara que tem talento para luta no geral.Ele nasceu para fazer isso. E o principal ele tem, a humildade de reconhecer que tem muito a aprender, a melhorar. Acredito que a curto e médio prazo, o Rodolfo vai evoluir muito e com certeza vai se sentir muito bem na trocação”, finalizou Roberto ‘Facada’.

Vale destacar que o trabalho é o primeiro de ‘Facada’ como técnico de um atleta do UFC e tem sido realizado sob a orientação à distância do mestre de karate Mano Santana, responsável por afiar a parte em pé de grandes nomes do MMA mundial, como os irmãos Patrício e Patricky ‘Pitbull’, entre outros. O experiente treinador deve se juntar à preparação de Rodolfo na equipe ‘Fusion X-Cel’, na Flórida (EUA), em breve.

No MMA profissional desde 2017, Rodolfo Vieira soma sete vitórias, sendo seis por finalização, e uma derrota em seu cartel. Pelo UFC, foram dois triunfos e um revés, justamente em sua última apresentação. No próximo dia 17 de julho, o faixa-preta terá a oportunidade de se recuperar ao encarar Dustin Stoltzfus, em evento do Ultimate ainda sem sede definida.

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acho que o Rodolfo além de focar nisso deveria ficar no cardio tbm. A última luta dele estava exausto, acho que na estreia dele tbm tava ofegante...na penúltima não deu tempo pq acabou no 1°.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tem que avisar o Rodolfo que quando se está na montada, pode largar o aço no adversário, a regra permite.?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
54 minutos atrás, Genilson Lopes disse:

Acho que o Rodolfo além de focar nisso deveria ficar no cardio tbm. A última luta dele estava exausto, acho que na estreia dele tbm tava ofegante...na penúltima não deu tempo pq acabou no 1°.

Não acho que foi falta de cardio e sim por nervosismo e adrenalina alta.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tem que focar em se defender primeiro ,perder o medo de levar soco na cara pra depois pensar em nocautear e dosar a adrenalina, gastou toda a energia querendo botar pra baixo o tempo  todo  e partindo pra finalizar como um esfomeado por um prato de comida!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso