Entre para seguir isso  
André Filho

Deiveson Figueiredo mira estilo paciente de Usman como exemplo, e promete guarda alta

Recommended Posts

Campeão peso-mosca, que defende cinturão em revanche com Brandon Moreno, no UFC 263, garante que terá a vontade de sempre para vencer mexicano: "Estou indo para nocauteá-lo"

Por Luciano Andrade, Marcelo Russio e Zeca Azevedo — Rio de Janeiro

31/05/2021 08h00  Atualizado há 9 horas

Quando Deiveson Figueiredo está em ação, uma coisa é certa: não tem luta morna. O brasileiro campeão peso-mosca (até 56kg) é sempre garantia de espetáculo. Mas ele admite que precisa mudar algumas coisas, principalmente para não ficar tão exposto diante de adversários perigosos do topo da categoria. Antes de defender seu cinturão pela terceira vez, em nova luta com Brandon Moreno, no dia 12 de junho, no UFC 263, Deiveson conversou com o podcast Mundo da Luta #139, e falou sobre esse estilo mais seguro.

- Sou um cara que treino muito a minha esquiva, mas te confesso que estou trabalhando com a guarda mais em cima. Estou usando um estilo Rampage Jackson, que esquivava bem fechadinho, bloqueando com os cotovelos. Mas não deixei de treinar minha esquiva, sou um cara que gosta de esquivar muito. Sempre baixo a guarda no calor da luta, mas quero ter um pouco mais de cautela. Tomei muitos jabs na primeira luta, e isso não quero deixar acontecer de novo. Já estudamos bastante ele, é um cara que é fácil de pegar, e a gente está treinando para matar esse cara. Quero colocá-lo para baixo e trabalhar bem legal meu jiu-jitsu nele.

 

Com 33 anos e um cartel de 20 vitórias e apenas uma derrota e um empate, Deiveson quer mudar um pouco estilo também para prolongar a carreira, e para isso tem mirado em outro campeão do UFC.

- Quero ter esse tempo mais longo de carreira. Tenho observado muito os campeões. Um cara que observo muito é o Kamaru Usman, que é paciente, que joga ali no one/two, e está dando certo, está pegando os caras com mão pesadíssima. Quero isso para mim. Quero ser um pouco mais calmo, não quero avançar muito o sinal para querer matar no primeiro round. É ter paciência para chegar e nocautear (...). Se continuar só nessa guarda baixa, os caras vão estudar meu jogo e uma hora vão acabar me pegando. Quero adotar esse jogo de guarda um pouco mais em cima, esquivando mais, defendendo mais com as mãos.

Deiveson Figueiredo foi o grande nome do MMA em 2020 — Foto: Getty Images

Deiveson Figueiredo foi o grande nome do MMA em 2020 — Foto: Getty Images

Deiveson também não esconde a vontade que está em vencer o rival mexicano. Ele acredita que tenha vencido a primeira luta, em dezembro de 2020, mesmo tendo um ponto deduzido por um chute baixo ilegal. Ele lembra os momentos difíceis que teve antes do compromisso, o quarto naquele ano.

- Estou treinando para nocautear esse cara, para mostrar a ele e ao mundo que sou o verdadeiro dono do cinturão. Na primeira luta aceitei ciente de que estava bem, mesmo em cima da hora, mas tive uma infecção intestinal na sexta (véspera da luta). Bati o peso e, quando estava reidratando, não me senti bem e fui parar no hospital. Depois fui para o hotel e, quando deu 20h, piorou a situação, estava com muitos gases na minha barriga, e baixei no hospital. Saí de lá 4h, foi algo muito pesado, até lavagem em mim fizeram, as fezes estavam petrificadas dentro do meu organismo. Dormi por volta de 5h até às 9h, 10h. A gente sempre faz um aquecimento antes das lutas, e aqueci na raça. Mas falava para mim mesmo que não sairia dali sem lutar, estava ali para lutar e defender meu cinturão. Queria esse desafio, não sabia se voltaria para casa com meu cinturão ou sem ele, mas estava ali para lutar. Tenho consciência de que venci aquela luta, mesmo tirando aquele ponto meu, ganhei. Cometi alguns erros... Estava com tanta vontade de nocautear, que queria dar cotovelada na marra, e ele dando bodylock me abraçando, e não conseguia defender, estava muito fraco. Mas agora estou 100% treinado para esse cara, e ele pode ter certeza de que estou indo para nocauteá-lo.

Confira outros trechos da entrevista com Deiveson Figueiredo:

 

Derrota de Cody Garbrandt

 

- Ele me ameaçou muito, falou que daria muitos jabs na minha cara, e quem acabou levando os jabs foi ele. Só observo e fico rindo.

 

Fila do peso-mosca

 

- Sou um cara muito focado no Brandon Moreno, mas, passando por ele, tenho 90% de certeza de que o (Askar) Askarov é o primeiro da fila. Tenho certeza de que a gente vai se enfrentar. Já treino visando ele, porque se passar pelo Brandon Moreno, é um cara que vai lutar comigo. Realmente é um cara que faz o jogo chato, ganhou o Benavidez botando para baixo. Mas ele que não pense que vai me colocar para baixo fácil e vai dominar a luta, enrolar a luta, como é o estilo dele. Vou me levantar e, se possível, rasgá-lo com o cotovelo. Vou estar pronto para fazer isso.

Deiveson Figueiredo empatou com Brandon Moreno no UFC 256, mas manteve o cinturão — Foto: Jeff Bottari/Getty Images

Deiveson Figueiredo empatou com Brandon Moreno no UFC 256, mas manteve o cinturão — Foto: Jeff Bottari/Getty Images

Subida ao peso-galo

 

- Dependo muito do meu irmão (Francisco). Na hora que meu irmão chegar próximo à disputa do cinturão, já falei para ele que vou subir de categoria. Meu sonho é ver esse cara com o cinturão na 57kg. E vou tentar a sorte lá na 61kg. Me vejo lá lutando com esses caras.

 

Henry Cejudo

 

- A hora que ele voltar, vou estar disponível para lutar com ele. Se ele quiser esperar também a minha subida para 61kg, vai ser bem interessante, porque a gente pode fazer essa primeira luta lá. De imediato, ele pode saber que estou esperando na minha categoria (...). Também acho que não (volta ao peso-mosca). Ele está velho, não vai conseguir bater 57kg. A idade já não deixa mais. E vejo ele na praia de sunga e parece a Peppa Pig, gordinho (risos).

 

Sparring em Belém

 

- Meus treinadores trabalham muito em cima disso, eles querem qualificar os atletas para eu ter esse devido trabalho. Sempre me coloco ali no perrengue. Dentro de Belém chamo os melhores lutadores para me treinar. Na área de boxe, wrestling, têm caras que saem de dentro de Belém para lutar no Rio e São Paulo, têm campeões paraense de boxe que estão me ajudando. Sempre estou treinando com esses caras. Gosto do trabalho técnico. Às vezes faço tanto treino técnico que acabo até me lesionando.

Charles do Bronx campeão

 

- Tirou (um peso sim). Estava pesado. Só eu defendendo a bandeira do país, eu e a Amanda (Nunes). Eu, como homem, estava ali na linha de frente. Agora o Charlinho chegou para ajudar. Tenho certeza de que esse cara é um talento, já falei para ele pessoalmente: “sempre admirei você, é um talento, um cara que quando vi iniciar no MMA lutando pesado, parecendo um gravetinho, magrinho, e finalizando geral”. Falei para ele: “você vai pegar esse cinturão”. Na última luta estive com ele, nos EUA, e falei com ele tudo isso.

Deiveson Figueiredo revelou que gosta do estilo agressivo como de Minotauro, Wanderlei Silva, Cro Cop e Fedor — Foto: Arquivo pessoal Deiveson Figueiredo revelou que gosta do estilo agressivo como de Minotauro, Wanderlei Silva, Cro Cop e Fedor — Foto: Arquivo pessoal

 

Parte de uma nova geração brasileira

- Quando moleque, nunca imaginava que um dia faria parte dessa linha de frente. Quando criança, tinha como exemplo Minotauro, Wanderlei Silva, Cro Cop, Fedor...A gente garotinho, eu e meu irmão sempre assistimos lutas desses caras. Sempre fomos apaixonados pelo estilo deles, principalmente Minotauro. Na parte de trocação, o Wanderlei Silva. E hoje consigo trazer isso para mim, essa cavalice de cair para dentro e querer nocautear na mão. Isso é meio que Wanderlei Silva, Fedor. Chute forte a gente copiava muito o Mirko Cro Cop. E hoje estar lutando num dos maiores evento, no UFC, na linha de frente, e construindo meu legado, fico muito feliz mesmo. Ainda mais tendo meu junto comigo para construir essa história. É gratificante demais, um sonho realizado.

 

Team Figueiredo

 

- A gente está exatamente com essa ideia, tornar o nosso trabalho em Belém do Pará conhecido no mundo. O foco é trazer lutadores de fora para treinar conosco em Belém. Hoje temos um CT que dá para receber esses atletas. Brevemente queremos fazer uma casa de atletas para que as pessoas venham de fora e tenham onde ficar.

 

Priscila Pedrita na equipe

 

- Pedrita lutou muito bem, uma menina guerreira demais. Já mostrou a garra dela desde a primeira luta com a Shevchenko, e agora conosco. Como já falei para ela, ganhou, mas precisa melhorar, tem muita coisa que tem que mudar. O kickboxing dela tem que melhorar, a defesa de queda tem que melhorar, o jiu-jítsu dela tem que melhorar. É paciência e questão de tempo para que esse jogo mude e tenha uma evolução. E que possa chegar a uma disputa de cinturão pela Team Figueiredo (...). Ficou irado (o cabelo de Pedrita com a faixa azul)! Gostei demais! Já até falei para ela mudar para a cor vermelha. Senhora da Guerra! Tem o Deus da Guerra e chega agora a Senhora da Guerra. Gostei da ideia e da criatividade dela!

UFC 263
12 de junho de 2021, em Glendale (EUA)
CARD DO EVENTO (23h, horário de Brasília):
Peso-médio: Israel Adesanya x Marvin Vettori
Peso-mosca: Deiveson Figueiredo x Brandon Moreno
Peso-meio-médio: Leon Edwards x Nate Diaz
Peso-meio-médio: Demian Maia x Belal Muhammad
Peso-meio-pesado: Paul Craig x Jamahal Hill
CARD PRELIMINAR (19h15, horário de Brasília):
Peso-leve: Drew Dober x Brad Riddell
Peso-meio-pesado: Eryk Anders x Darren Stewart
Peso-mosca: Lauren Murphy x Joanne Calderwood
Peso-pena: Movsar Evloev x Hakeem Dawodu
Peso-galo: Pannie Kianzad x Alexis Davis
Peso-leve: Frank Camacho x Matt Frevola
Peso-pena: Chase Hooper x Steven Peterson
Peso-leve: Fares Ziam x Luigi Vendramini
Peso-pesado: Carlos Boi x Jake Collier

Fonte:https://www.google.com/amp/s/globoesporte.globo.com/google/amp/combate/noticia/deiveson-figueiredo-mira-estilo-paciente-de-usman-como-exemplo-e-promete-guarda-alta.ghtml

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Espero que ele tenha aprendido que se quiser se manter com o cinturão muito tempo, não pode ir pra finalizar em todo golpe se expondo. Agora ele só vai pegar a nata, se expor demais é questão de tempo para pagar o preço por isso. O Deiveson é muito bom atacando, mas nos momentos que ele luta mais contido ele é melhor ainda. 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O grande lance a favor do Deivesson é que essa categoria é fraca.

Queria vê-lo contra uns caras mais embaçados. Aí sim...

Tudo bem, ele é o campeâo. Mas pra mim, ainda, ele tem que provar mais alguma coisa.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

E de pensar que vi a estreia dele ao vivo no UFC do Aldo x Hollaway... foi para dentro, agressivo lá já deu para ver que era diferenciado. Tomara que espanque o Moreno e mostre que bate pesado.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Para mim, esse cara é um campeão da porra. Além da técnica, muita força física e confiança absurda. É um legítimo campeão.

Editado por Will Andrade

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
9 horas atrás, Will Andrade disse:

Para mim, esse cara é um campeão da porra. Além da técnica, muita força física e confiança absurda. É um legítimo campeão.

Sem dúvidas é um baita campeão, defender a cinta 2 vezes em menos 20 dias não é para qualquer um. Enquanto outros defendiam a cinta 1 vez no ano e sempre tinha aflição de não aparecer no dia da luta.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

ele adaptou bem d+ a técnica a força que ele tem, é um touro de forte... muito mais forte que os outros da divisão, se subir perde um grande trunfo no jogo dele

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
13 horas atrás, Biano Mandí disse:

O grande lance a favor do Deivesson é que essa categoria é fraca.

Queria vê-lo contra uns caras mais embaçados. Aí sim...

Tudo bem, ele é o campeâo. Mas pra mim, ainda, ele tem que provar mais alguma coisa.

com certeza

hoje o cenário ajud ele

se o anão voltar, vence ele com facilidade

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
6 horas atrás, pipo disse:

com certeza

hoje o cenário ajud ele

se o anão voltar, vence ele com facilidade

Ele tem a mesma idade do Cejudo  e o chamou  de velho ..não  entendi. 

Fora  que pra mim Adriano ,Demétrius e Cejudo matam o Daico.

E um lutador muito forte porem rude  sem tanta técnica  

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
3 minutos atrás, NEGO DÁGUA disse:

Ele tem a mesma idade do Cejudo  e o chamou  de velho ..não  entendi. 

Fora  que pra mim Adriano ,Demétrius e Cejudo matam o Daico.

E um lutador muito forte porem rude  sem tanta técnica  

certeza

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
9 minutos atrás, pipo disse:

certeza

Ele começou  tarde e não  tem grande suporte  técnico  vi treino de boxe dele muito brigão. 

Chão  claramente  eu que não  sou do jiu jitsu  vejo uma certa falta  de refino .

O kickboxing  é  meio estranho parwce o Alex  Cowboy  quando e pra chutar soca , e vice versa. 

Ele tem frieza boa e sabe bater  e machucar.

Mas pro Cejudo isso e nada vira gato w rato w ele brinca  de queda  ou em pé. 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
4 minutos atrás, NEGO DÁGUA disse:

Ele começou  tarde e não  tem grande suporte  técnico  vi treino de boxe dele muito brigão. 

Chão  claramente  eu que não  sou do jiu jitsu  vejo uma certa falta  de refino .

O kickboxing  é  meio estranho parwce o Alex  Cowboy  quando e pra chutar soca , e vice versa. 

Ele tem frieza boa e sabe bater  e machucar.

Mas pro Cejudo isso e nada vira gato w rato w ele brinca  de queda  ou em pé. 

 

bate pesado e tem queixo... é um bom lutador, mas se a safra anterior tivesse ainda no UFC ele não seria campeão

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
1 hora atrás, NEGO DÁGUA disse:

Ele começou  tarde e não  tem grande suporte  técnico  vi treino de boxe dele muito brigão. 

Chão  claramente  eu que não  sou do jiu jitsu  vejo uma certa falta  de refino .

O kickboxing  é  meio estranho parwce o Alex  Cowboy  quando e pra chutar soca , e vice versa. 

Ele tem frieza boa e sabe bater  e machucar.

Mas pro Cejudo isso e nada vira gato w rato w ele brinca  de queda  ou em pé. 

 

Sem ter tal refino técnico ele já assusta, imagine nas mãks de um Cordeiro da vida.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não é  o campeão mais técnico que já  passou por essa categoria mas eu o vejo dando trabalho se tivesse DJ e Cejudo lutando hoje no UFC, com o corte de peso e a USADA, ONE é  outro evento sem essas obrigações, não  dá pra comparar! 

Cejudo sofre muito pra bater 57 e o DJ também ia penar pra se readaptar ao velho  corte de peso ,Figueiredo tem punch ,força, queixo e um psicológico foda ,quantos champs teriam a casca grossa que ele teve pra defender a cinta em um intervalo tão  curto , entrando fudido  e fazendo a luta da noite ,sem essa de lutar pra ganhar por pontos, foi pra cima o tempo todo! 

O cara vai pra machucar o adversario ,luta pra frente ,empolga ,como diria o saudoso Januário, é disso que o povo gosta!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso