Entre para seguir isso  
Eder Jofre55

Juiz da luta de Charles ‘Do Bronx’ no UFC 262 justifica pontuação polêmica; entenda

Recommended Posts

Juiz da luta de Charles ‘Do Bronx’ no UFC 262 justifica pontuação polêmica; entenda

Ag Fight

No último dia 15 de maio, Charles ‘Do Bronx’ venceu Michael Chandler, pela luta principal do UFC 262, em Houston (EUA), e conquistou o cinturão peso-leve (70 kg) da organização. Porém, a festa pelo triunfo – que se concretizou no segundo round da peleja, por meio de um nocaute aplicado pelo brasileiro – poderia ter se transformado em revolta e polêmica, caso o combate tivesse sido decidido pelas papeletas dos jurados.

Isto porque dois dos três responsáveis pela pontuação da disputa marcaram vitória de Michael Chandler por 10 a 8 no primeiro assalto, fato que causou estranheza em grande parte da comunidade do MMA ao ser divulgado, momentos depois do término do evento. De fato, a etapa inicial foi vencida pelo americano, que esteve próximo de encerrar o combate de forma prematura após acertar potentes golpes no rival, porém a primeira metade do round foi controlada por ‘Do Bronx’, o que não configuraria o amplo domínio necessário para o placar apontado pelos juízes.

Ciente da polêmica causada pela divulgação das papeletas com a pontuação parcial da disputa, Sal D’Amato – um dos juízes que pontuou o primeiro round com 10 a 8 para Chandler – se defendeu das críticas. Em entrevista ao site ‘MMA Junkie’, o profissional explicou o critério utilizado por ele ao analisar o combate e admitiu que talvez não repetisse seu julgamento se soubesse que o brasileiro voltaria em boas condições para a segunda etapa, demonstrando que a avalanche de golpes aplicada pelo rival não o afetou tão profundamente.

“O critério, se você ler, mostra que naquele round você poderia marcar um 10-8. Agora, eu entendo o argumento para 10-9, mas naquela noite eu pontuei 10-8, e uma das razões é que, no critério, aquilo consta como um 10-8. Nosso critério também afirma um round 10-8, se um lutador causar dano a um oponente e não dominar o round inteiro. Bem, eu diria que Oliveira sofreu dano naquele round. Ele esteve perto de ser finalizado. Agora, claro que Oliveira teve seus momentos, o derrubou, pegou suas costas. (Mas) para mim, ele não estava levando perigo nas costas”, recordou Sal D’Amato, antes de continuar.

“Ele segurou a posição e depois Chandler reverteu, e dois minutos para acabar, Chandler quase o nocauteou. Oliveira meio que se dobrou e levou alguns golpes e depois ficou de costas no chão. Eu acho que se ele não botasse as costas no chão aquela luta poderia ter sido interrompida com outro soco. E foi por isso que eu fiz isso (10-8). Na hora, na hora de verdade, eu pensei: ‘Eu estou mais para 10-8 do que para 10-9’. E foi por isso que eu fiz isso. É por isso que nós temos dificuldades como juízes”, concluiu o juiz.

Ao final, Charles conseguiu se recuperar plenamente no intervalo entre o primeiro e segundo rounds, voltando com tudo e conquistando sua vitória por nocaute aos 19 segundos da segunda etapa. Com isso, o brasileiro evitou uma grande polêmica que poderia se instaurar em razão da controversa pontuação dos juízes.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ele ta correto com relação a regra mas errado quanto a ter dado o 10-8 avaliando errado o perigo de uma pegada pelas costas, mas normal pro Damato, né?

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
15 minutos atrás, rodrigo_violim disse:

Na hora achei meio absurdo, mas vendo dps a luta novamente não achei tão absurdo o 10-8.

Não achei absurdo pela baixa qualidade dos árbitros laterais e enorme favorecimento a trocadores e wrestlers, mas ele mesmo admite que errou, mesmo justificando de maneira patética. Se a luta é avaliada por round você não pode avaliar o primeiro de acordo com como o lutador voltou pro segundo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O maior problema não é o 10x8 nessa luta mas os 10x9 dado em outras lutas que pelo mesmo critério, poderiam ser 10x8 tb.

Não houve amplo domínio uma vez que o Charles levou perigo até um pouco mais da metade do round.

O que acontece é que há justificativa pra esse episódio em si porém, quando você olha o contexto geral não só dessa luta, como todas as demais pontuações, não há como levar a sério esse 10x8.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
3 minutos atrás, Andrey disse:

Não achei absurdo pela baixa qualidade dos árbitros laterais e enorme favorecimento a trocadores e wrestlers, mas ele mesmo admite que errou, mesmo justificando de maneira patética. Se a luta é avaliada por round você não pode avaliar o primeiro de acordo com como o lutador voltou pro segundo.

Vc ta certo UFC  é  boxe+ wrestling  esse é  critério  vc ta por cima vc ta vencendo. 

Vc faz grade ta ganhando  que locura viu..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
1 hora atrás, Silverchair disse:

O maior problema não é o 10x8 nessa luta mas os 10x9 dado em outras lutas que pelo mesmo critério, poderiam ser 10x8 tb.

Não houve amplo domínio uma vez que o Charles levou perigo até um pouco mais da metade do round.

O que acontece é que há justificativa pra esse episódio em si porém, quando você olha o contexto geral não só dessa luta, como todas as demais pontuações, não há como levar a sério esse 10x8.

bem isso. tem lutas q tem um 10X8 bem claro e ficam no 10x9. e nessa o cara me solta um 10X8?
o parâmetro pra dar pontos nos rounds parece com a pontuação do ranking as vezes.....

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu vi um 10 a 8 também.

o CHandler não teve só esse momento. No começo do round o americano também colocou ótimas mãos. Ali a luta já estava um 10 a 9.

Aquela blitz no final só veio pra sacramentar o 10 x 8. O Charles não foi nocauteado porque é um casca grossíssima e o juiz não era o Herb Dean. Se fosse o Herb Dean, no momento em que ele se curva, a luta teria sido parada.

O Juiz central foi muito bem.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

 

Sal D'Amato é o Gilmar Mendes do esporte.

Ninguém nunca entende suas decisões e ele consegue deixar as coisas ainda piores quando vai justificar. 

Editado por Último Imperador

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
24 minutos atrás, junior-sjc disse:

Eu vi um 10 a 8 também.

o CHandler não teve só esse momento. No começo do round o americano também colocou ótimas mãos. Ali a luta já estava um 10 a 9.

Aquela blitz no final só veio pra sacramentar o 10 x 8. O Charles não foi nocauteado porque é um casca grossíssima e o juiz não era o Herb Dean. Se fosse o Herb Dean, no momento em que ele se curva, a luta teria sido parada.

O Juiz central foi muito bem.

Ambos chegaram perto de encerrar a luta no primeiro round.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
15 minutos atrás, Andrey disse:

Ambos chegaram perto de encerrar a luta no primeiro round.

Não, o Charles não chegou nem no perto disso.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
2 minutos atrás, alfred disse:

Não, o Charles não chegou nem no perto disso.

Conversei com você esses dias e com todo o respeito, você mesmo afirmou ser leigo no chão, então vou embasar minha opinião.

Pegar as costas é muito perto de acabar a luta e é a posição de maior domínio e mais próximo de uma finalização que um lutador pode chegar no chão, ou seja, ele chegou sim perto de encerrar a luta.

O knockdown do Chandler foi mais contundente e o fez merecer ganhar o round por 10-9, só pra deixar claro que não estou dizendo que o round foi empate.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
27 minutos atrás, Andrey disse:

Conversei com você esses dias e com todo o respeito, você mesmo afirmou ser leigo no chão, então vou embasar minha opinião.

Pegar as costas é muito perto de acabar a luta e é a posição de maior domínio e mais próximo de uma finalização que um lutador pode chegar no chão, ou seja, ele chegou sim perto de encerrar a luta.

O knockdown do Chandler foi mais contundente e o fez merecer ganhar o round por 10-9, só pra deixar claro que não estou dizendo que o round foi empate.

E estamos falando do maior finalizador do UFC.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
10 minutos atrás, Silverchair disse:

E estamos falando do maior finalizador do UFC.

Sem dúvidas o Charles é “o cara” com relação a finalizações no MMA em todos os tempos, mas pra regra de julgamento isso não pode pesar, os árbitros laterais devem ser imparciais quanto a isso também.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso