pipo

As maiores conclusões do UFC 262: Tony Ferguson está acabado? Charles Oliveira é o melhor da categoria?

Recommended Posts

1. O momento culminante de Charles Oliveira

 

Nunca houve um lutador para percorrer um caminho mais longo para o título do UFC do que Charles Oliveira . O fato é que o brasileiro conquistou o cinturão vago dos leves com um nocaute técnico no segundo assalto de Michael Chandler .

Oliveira (31-8 MMA, 19-8 UFC) viveu uma história sinuosa e tortuosa desde sua estreia no octógono em agosto de 2010. Seu talento sempre foi evidente, mas ele falhou em colocá-lo em algumas lutas importantes até esta temporada , que o viu chegar à forma de campeonato. Oliveira dobrou a esquina e, desde então, tem sido uma força quase imparável no caminho para a conquista do ouro.

Ele obviamente não está perfeito, como ficou claro em seu primeiro assalto. Ele provou que os céticos de seu coração estavam errados, no entanto, e superou a adversidade para encontrar a abertura para colocar Chandler de lado. Foi realmente impressionante e uma prova de que não devemos nos apressar em escrever o livro final sobre a carreira dos melhores candidatos apenas por causa da inconsistência no início da carreira.

Este não é um momento de final de carreira, de conto de fadas, à la Michael Bisping, também. Sim, o Oliveira precisou de 28 lutas com a promoção para colocar as mãos no cinturão, mas ele ainda está com 31 anos. É possível que não tenhamos visto a versão final de “Do Bronx”, e isso deve ser uma grande preocupação para todos na 155 libras.

A saída de Khabib Nurmagomedov do UFC continua a prejudicar o peso leve e, assim, o reinado de Oliveira. Além disso, Dustin Poirier é considerado por muitos o melhor homem na categoria de peso, mas ele optou por não lutar nesta noite no lugar de uma luta da trilogia de Conor McGregor.

No entanto, há poucas pessoas mais merecedoras de tentar fazer as coisas avançarem do que Oliveira. Se ele for capaz de montar um reinado de título sólido que poderia incluir desafiadores como Poirier, McGregor e Justin Gaethje, ele vai forjar um legado que o deixará vencido pensamentos sobre a maneira como Nurmagomedov deixou a divisão para trás.

2. O trem de Michael Chandler descarrilou

 

charles-oliveira-michael-chandler-ufc-26

Michael Chandler disse que no confronto do título com Oliveira que as estrelas pareciam perfeitamente alinhadas para colocar as mãos naquele cinturão. Foi um cenário parecido com o do destino para ele pousar nesta posição uma luta no UFC depois de todas as perguntas sobre seu real lugar com 155 libras durante anos no Bellator. Sua oportunidade foi perfeitamente aproveitada.

Como já vimos tantas vezes neste esporte, porém, o destino nem sempre dá certo. Na maioria das vezes, na verdade, parece que uma dose cruel de realidade é o que é revelado.

Chandler quase tocou no cinturão ao machucar Oliveira no primeiro round, mas não conseguiu capitalizar. E como quis o destino, ele foi nocauteado momentos depois para começar o segundo turno. Era uma pílula difícil de engolir, mas também não uma perda a que Chandler não pertencia. No mínimo, provou que ele merecia muito estar lá.

A questão agora, no entanto, gira em torno de se ele pode cumprir sua promessa pós-luta de voltar a esta posição e cumpri-la. Aos 35 anos, será preciso muita sorte para refazer essas circunstâncias.

O peso leve é uma divisão incrivelmente profunda, onde qualquer um entre os 10 primeiros pode vencer em um determinado dia. O próximo será um indicador revelador sobre se a conexão de Chandler com o título do UFC sempre será um “e se” ou se ele pode provar que este momento é apenas um obstáculo.

 

3. O que vem por aí para Tony Ferguson?

 

O pior medo para qualquer fã de Tony Ferguson veio à vida quando ele foi dominado por três rounds consecutivos por Beneil Dariush, estendendo a queda do ex-campeão dos leves do UFC para três e colocando seu futuro em questão.

Não é só que Ferguson (25-6 MMA, 15-4 UFC) perdeu para Dariush, que merece crédito por ter executado um plano de jogo sólido e disciplinado para a decisão unânime desequilibrada . É que “El Cucuy” não soube atacar ou colocar o adversário em perigo ao longo de 15 minutos.

O presidente do UFC, Dana White, não chutou Ferguson porta afora na coletiva de imprensa pós-luta, mas também não deu uma perspectiva promissora sobre seu futuro . Ele elogiou a resistência ridícula de Ferguson para superar a tentativa de gancho de Dariush e alguns outros pontos ruins, mas aos 37 e com três derrotas consecutivas, não é um grande sinal quando a melhor coisa que as pessoas podem dizer sobre sua luta é que você está bom em sobreviver levando uma surra.

É onde Ferguson se encontra. Depois das derrotas para Oliveira e Justin Gaethje, ele voltou à prancheta e tentou mudar as coisas treinando com Freddie Roach e um camp mais estruturado, mas não se manifestou no desempenho.

A reação da multidão a Ferguson na noite da luta foi tão forte como sempre, mas a popularidade só o levará até agora nesta fase de sua carreira. Nas próximas semanas, ele terá que enfrentar algumas questões difíceis sobre sua posição no esporte e quais são seus objetivos neste momento.

 

beneil-dariush-tony-ferguson-ufc-262-11.
 

4. Um final feio para 'Jacaré' Souza?

 

Foi triste ver a derrapagem perdida de Ronaldo Souza estendida para quatro da maneira que foi, com a lenda brasileira tendo seu braço quebrado por Andre Muniz de forma horrível na rodada de abertura da luta dos médios.

Parecia um cenário de vitória obrigatória para "Jacaré", mesmo que ele tenha perdido por algo tão próximo quanto uma decisão dividida. Mas para ele ter o braço quebrado daquele jeito  e ser finalizado pela primeira vez na carreira no MMA? É um quadro feio para Souza, de 41 anos (26-10 MMA, 9-7 UFC).

Resta ver o quão importante a lesão de Souza acaba sendo. Talvez ele tenha uma recuperação perfeita e procure competir novamente antes do fim do ano, mas dado o seu recorde nos últimos anos, será que ele ainda terá uma vaga no elenco do UFC esperando por ele?

 

 
 

5. Andrea Lee guarda seu lugar com estilo

 

Andrea Lee estava em uma situação estranha ao entrar na luta contra Antonina Shevchenko, tendo perdido três lutas consecutivas no peso mosca feminino e precisando desesperadamente de uma vitória.

Superficialmente, Lee (12-5 MMA, 4-3 UFC) tem aparência, personalidade e habilidades para ser muito comercializável para o UFC. Mas vencer torna-se essencial ao longo do caminho, e ela não tinha nenhum em seu recorde desde julho de 2019.

Isso até que ela eliminou Shevchenko no segundo turno para encerrar um caso selvagem. Lee mostrou o quanto ela queria ao não desistir de sua tentativa de finalização até que seu oponente batesse. Foi sua primeira finalização no UFC e possivelmente salvou seu lugar no elenco.

A performance poderia servir como algo maior para a “KGB” também. Ela precisava de um grande reforço de confiança, e esse resultado pode ser o único a levá-la a juntar tudo dentro do octógono para fazer uma corrida no topo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pipo

Ferguson é isso aí. Ele sempre pagou caro por cada vitória que teve. 

Já comentei aqui (e alguns outros foristas também) que Ferguson me fez prestar atenção no Lando Vannata, tão difícil foi a luta contra um adversário não ranqueado aceitando o confronto com dias de antecedência. 

Essa coisa de dar a vida em qualquer luta resulta nisso aí mesmo. Ao primeiro sinal que o corpo dá, já era.

E pensar que eu li foristas dizendo que esse sujeito venceria o Russo.

Editado por Último Imperador

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Luta do Ferguson só mostrou, mais uma vez, que uam luta contra o Khabib não seria nem competitiva. Seria um profissional x amador.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
11 minutos atrás, Último Imperador disse:

Pipo

Ferguson é isso aí. Ele sempre pagou caro por cada vitória que teve. 

Já comentei aqui (e alguns outros foristas também) que Ferguson me fez prestar atenção no Lando Vannata, tão difícil foi a luta contra um adversário não ranqueado aceitando o confronto com dias de antecedência. 

Essa coisa de dar a vida em qualquer luta resulta nisso aí mesmo. Ao primeiro sinal que o corpo dá, já era.

E pensar que eu li foristas dizendo que esse sujeito venceria o Russo.

rapaz, qdo o vanata, apareceu eu achei que ele ia ser campeão. O cara deu uma surra no Ferguson, até ele arrancar uma finalização.

A idade cobra, o Tony, sempre se expôs muito em suas lutas, dava a cara pra bater, desde que também acertasse.

Ela já esta com crises psiquiátricas . Sei não se nao é hora de parar. Parar não pq dos resultados,  e sim pq da sua saúde.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O estilo de lutar do Tony Ferguson é muito estranho, todo desengonçado, até algumas lutas atrás tava funcionando, tava andando...mas parece que perdeu a mão, aposentadoria já já.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fergunson flertou com a derrota durante anos mas para mim ele não está acabado, no entanto sempre esteve no top 5, cara sinistro. Charles evoluiu muito nos últimos 3 anos, o maior finalizador da história do UFC, está com uma trocação afiadíssima e talvez ainda não tenha atingido seu auge, ainda muitos desafios na categoria, Poirrier em minha humilde opinião é o maior deles.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
1 hora atrás, NOCAUTE! disse:

rapaz, qdo o vanata, apareceu eu achei que ele ia ser campeão. O cara deu uma surra no Ferguson, até ele arrancar uma finalização.

A idade cobra, o Tony, sempre se expôs muito em suas lutas, dava a cara pra bater, desde que também acertasse.

Ela já esta com crises psiquiátricas . Sei não se nao é hora de parar. Parar não pq dos resultados,  e sim pq da sua saúde.

Ele também me fez pensar que o Lando Vannata seria alguma coisa. 
A questão é que a maioria dos adversário impuseram lutas duríssimas ao Ferguson.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
1 hora atrás, Último Imperador disse:

Pipo

Ferguson é isso aí. Ele sempre pagou caro por cada vitória que teve. 

Já comentei aqui (e alguns outros foristas também) que Ferguson me fez prestar atenção no Lando Vannata, tão difícil foi a luta contra um adversário não ranqueado aceitando o confronto com dias de antecedência. 

Essa coisa de dar a vida em qualquer luta resulta nisso aí mesmo. Ao primeiro sinal que o corpo dá, já era.

E pensar que eu li foristas dizendo que esse sujeito venceria o Russo.

Exatamente. Já tomei muita pedrada aqui por dizer que o Ferguson era um cara bom mas que passava perrengues demais pra vencer e por isso, a derrota sempre estaria a um detalhe de distância. Mas o povo, apaixonado, sempre preferiu contabilizar as vitórias e coloca-lo como a luta mais difícil pro Nurma.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
41 minutos atrás, Milden79 disse:

O estilo de lutar do Tony Ferguson é muito estranho, todo desengonçado, até algumas lutas atrás tava funcionando, tava andando...mas parece que perdeu a mão, aposentadoria já já.

Keith Jardine nova geração.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Charles é o melhor da categoria? Sim. E a luta que fez contra o Chandler provou isso.

Chandler apesar da derrota fez uma boa luta acredito que dependendo dos casamentos de lutas e uma boa sequência de vitórias poderia chegar novamente no title shot.

Ferguson, como o @André Filho disse sempre foi um dos tops da divisão, sempre fazendo lutas duras e como todo mundo está vendo está indo para a reta final da carreira, daria mais uma luta e ai caso tivesse mais uma derrota ai o liberaria do contrato.

O Jacaré para mim já é um caso de repensar mesmo se quer continuar a lutar... sofreu um nocaute brutal contra o Holland e teve o braço quebrado contra o Sergipano, ambas no primeiro round, acho que até será liberado pelo UFC. Triste fim para ele que sempre bateu na trave para disputar titulos na MW

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
54 minutos atrás, rodrigo_violim disse:

Charles é o melhor da categoria? Sim. E a luta que fez contra o Chandler provou isso.

Chandler apesar da derrota fez uma boa luta acredito que dependendo dos casamentos de lutas e uma boa sequência de vitórias poderia chegar novamente no title shot.

Ferguson, como o @André Filho disse sempre foi um dos tops da divisão, sempre fazendo lutas duras e como todo mundo está vendo está indo para a reta final da carreira, daria mais uma luta e ai caso tivesse mais uma derrota ai o liberaria do contrato.

O Jacaré para mim já é um caso de repensar mesmo se quer continuar a lutar... sofreu um nocaute brutal contra o Holland e teve o braço quebrado contra o Sergipano, ambas no primeiro round, acho que até será liberado pelo UFC. Triste fim para ele que sempre bateu na trave para disputar titulos na MW

Olha, eu não quero ser o chato de galocha nesta discussão, então vou falar o que eu acho e abrir o guarda-chuvas pra me proteger das pedradas que virão.

Eu não acho o Charles o melhor da categoria. Eu acho o Charles um grande lutador, um casca grossa da pesada, mas ele não entra com favoritismo relevante contra nenhum dos 7 primeiros. Então não dá pra falar que ele é o melhor. Ele está no mesmo nível dos outros tops, como Chandler, Connor, Poirier, Dariush, dos Anjos, Gaethje.

Eu sei que estamos eufóricos com o título do Charles, eu mesmo até chorei quando ele nocauteou o Chandler, mas passados uns dias, eu já começo a olhar analiticamente de novo para a categoria. Eu tendo a pensar que o Connor é jogo durissimo para o Charles. Em pé, o Connor vai tratorizar. O irlandês tem uma mão muito fina e mais punch que o Chandler. Raramente joga golpes fora. 

Poirier e Gaetjhe são caras duríssimos em pé. O Gaetjhe ainda tem wrestling pra sobreviver ao jogo de quedas do Charles e leva vantagem em cima. O Poirier é o cara que tem chão ruim, mas o volume de jogo dele, e o perigo que ele impõe na curta, o tornam difícil de botar pra baixo sem correr um risco de tomar uma mão de encontro. Sem contar que o Poirier aguenta castigo como ninguém.

Eu gostaria que a próxima disputa do Charles já fosse contra o Connor, para que o Charles possa fazer um pé de meia bonito. Até por conta de eu não achar o Charles bem favorito contra ninguém dali das cabeças. É só luta cascuda

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu era um que afirmava que o Ferguson daria trabalho ao Khabib pela questão do gás, resistência, o fato de crescer com o decorrer da luta e a boa guarda que tem (ou não). Valderazzi sempre dizia que ele dava inúmeras brechas no chão, que seria tranquilo demais pro Khabib fazer o que quisesse no chão. Dito e feito.

 

Na realidade, desde o Castillo ficou comprovada a defesa de quedas mediana dele. Foi quedado com facilidade pelo Lee também, depois Charles, agora Dariush. E até em pé mesmo, sempre pecou na defesa, tanto que contra Vannata, Barboza, Pettis, Trujillo, vinha tomando atraso, inclusive sempre teve um histórico de tomar KD, mas a recuperação era rápida

 

E eu acho que a surra colossal que ele tomou do Gaethje também colaborou pra essa queda de rendimento. Ser humano nenhum aguentaria apanhar 4 rounds inteiros daquela forma contra um animal que é o Gaethje e voltaria a lutar normalmente. Ferguson perdeu uns 5 anos de rendimento ali

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Agora, junior-sjc disse:

Olha, eu não quero ser o chato de galocha nesta discussão, então vou falar o que eu acho e abrir o guarda-chuvas pra me proteger das pedradas que virão.

Eu não acho o Charles o melhor da categoria. Eu acho o Charles um grande lutador, um casca grossa da pesada, mas ele não entra com favoritismo relevante contra nenhum dos 7 primeiros. Então não dá pra falar que ele é o melhor. Ele está no mesmo nível dos outros tops, como Chandler, Connor, Poirier, Dariush, dos Anjos, Gaethje.

Eu sei que estamos eufóricos com o título do Charles, eu mesmo até chorei quando ele nocauteou o Chandler, mas passados uns dias, eu já começo a olhar analiticamente de novo para a categoria. Eu tendo a pensar que o Connor é jogo durissimo para o Charles. Em pé, o Connor vai tratorizar. O irlandês tem uma mão muito fina e mais punch que o Chandler. Raramente joga golpes fora. 

Poirier e Gaetjhe são caras duríssimos em pé. O Gaetjhe ainda tem wrestling pra sobreviver ao jogo de quedas do Charles e leva vantagem em cima. O Poirier é o cara que tem chão ruim, mas o volume de jogo dele, e o perigo que ele impõe na curta, o tornam difícil de botar pra baixo sem correr um risco de tomar uma mão de encontro. Sem contar que o Poirier aguenta castigo como ninguém.

Eu gostaria que a próxima disputa do Charles já fosse contra o Connor, para que o Charles possa fazer um pé de meia bonito. Até por conta de eu não achar o Charles bem favorito contra ninguém dali das cabeças. É só luta cascuda

Chão do Poirier é excelente, ótimo nível mesmo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
15 minutos atrás, Lucas Timbó disse:

Chão do Poirier é excelente, ótimo nível mesmo

Assim, eu não quis desqualificar o chão do Poirier, mas enaltecer o do Charles e dos outros desafiantes, como Dariush, dos Anjos e Gaethje. O Poirier é inferior a todos eles no chão. Contra o Charles então, nem se discute.

O Connor também não tem chão, mas nós já vimos ele defendendo quedas muito bem contra o Khabib. Fora que o bixo bate duro pra caramba na curta né. Então é luta durissima para o Charles também, mesmo tendo chão ruim

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora