pipo

Charles Oliveira tem as ferramentas para arruinar os planos de Michael Chandler?

Recommended Posts

 


 

A categoria leve do UFC finalmente está pronta para coroar um novo campeão, agora que a aposentadoria de Khabib Nurmagomedov foi oficialmente reconhecida. Enquanto Dustin Poirier e Conor McGregor resolverão suas diferenças em julho, Michael Chandler ou Charles Oliveira terão o momento decisivo na carreira no sábado no UFC 262, quando lutarem pela bracelete no evento principal.

Ambos os lutadores chegaram a esta disputa pelo título de maneiras muito diferentes. Chandler era o ex-campeão do Bellator, um valente na organização, que acabou saindo em 2020 em busca de provar que é o melhor do mundo. Ele imediatamente causou um impacto em sua primeira aparição no octógono, nocauteando o contendor Dan Hooker em apenas dois minutos. Chandler é um atacante feroz com um jogo de chão sólido, com 13 KOs e 7 finalizações em seu nome.

Oliveira fez as coisas de forma um pouco diferente, tudo dentro dos muros do UFC. O brasileiro vem montando uma seqüência de oito vitórias consecutivas desde 2017. Entre outros, ele venceu Tony Ferguson , Kevin Lee e Jim Miller neste trecho. Oliveira detém o recorde do UFC com 14 vitórias por finalização.

A pergunta do sábado à noite: Chandler consegue acertar seus golpes poderosos ou Oliveira fará o novato do UFC jogar seu jogo no tatame?

O analista de MMA da ESPN Gilbert Melendez examina a luta pelo título dos leves e o que cada lutador deve fazer para sair com o ouro.

 

 

 

Esta é uma grande luta. Ambos os homens são muito duros. Acho que vai ser uma luta em ritmo acelerado e, considerando os dois competidores, é provável que alguém seja nocauteado ou finalizado.

Chandler é um homem que toma o centro da jaula e empurra seus oponentes para trás com sua pressão. Ele usa seu jab muito bem como um telêmetro, e tem um grande overhand direito, uma mão direita no corpo e um sólido gancho de esquerda na cabeça - o que ele fez com Hooker. Chandler tem bombas realmente grandes vindo de todos os lugares, mas no final das contas ele quer se aproximar, pressionar seus oponentes, acertar aquele grande soco e derrubá-los. Não sei se é isso que ele quer fazer contra o Oliveira, mas no final das contas é quem eu acredito que o Chandler seja - o Mike Tyson do MMA. Adoro o estilo dele, mas ele vai ter um desafio contra o Oliveira.

Ao contrário da postura de boxe de Chandler, Oliveira luta em altura, como um lutador de Muay Thai. Ele tem uma guarda alta e, com essa postura, consegue chutar e dar joelhadas muito bem. Ele fica assim para que possa disparar seus chutes. Ele ainda é muito bom com as mãos e é um grappler fantástico. Ele pode derrubar você. Ele é um artista de finalização.


Como o Oliveira vence?

 

 

É importante para Oliveira obter o respeito de Chandler no início dessa luta. Hooker estava tentando jogar o perímetro contra Chandler e se firmar e se mover, mas ele não estava realmente aderindo. Hooker estava apenas tateando e se movendo, e isso não lhe rendeu o respeito de Chandler, o que o faria parar ou diminuir sua agressividade. Chandler continuou avançando, e todos nós sabemos como isso acabou.

 

Então, como Oliveira faz isso? Ele pode ganhar o respeito com um soco forte, um direto direto para a direita ou alguns joelhos no meio. Cedo. Ele também poderia fazer o que fez contra Kevin Lee com um grande push kick - e contra Lee não foi normal. Ele saltou no ar com a perna esquerda e então usou a direita para fazer o chute. Se você vir um oponente vindo em sua direção com um golpe como esse, você deve respeitá-lo e interromper a pressão para frente. Oliveira tem que mostrar a Chandler que não vai sofrer bullying.

A partir daí, ele precisa manter seu alcance, usar aqueles chutes e socos longos diretos. Se Chandler entrar na área de boxe, Oliveira não deve negociar com ele. Ele deveria agarrá-lo, puxar sua cabeça para baixo, dar uma joelhada e dar uma cotovelada nele e tirar aquele boxe do jogo de Chandler.

Joelhos longos e duros vão funcionar contra o cara que está com a perna pesada. Você não quer tentar boxear o boxeador. Você quer trazer à tona as habilidades que ele não tem.

Acho que o Oliveira tem um gancho de esquerda muito bom. Se você sabe que Chandler vai entrar com a combinação certa de golpe direto e vê o golpe vindo, você pode interceptá-lo enquanto ele o está lançando. Como? Deslize para a direita e lance seu próprio jab, ou deslize para a esquerda e acerte a mão direita sobre o jab do lutador - tirando sua cabeça da linha e dando seu próprio soco.

Se Chandler tentar derrubá-lo, Oliveira deve dar as boas-vindas, talvez tentar uma finalização no processo. Se Chandler atirar, em vez de se esparramar, Oliveira deve procurar atacar o pescoço com uma guilhotina ou manter a corrida. Procure Oliveira para tentar um triângulo. Ele é extremamente perigoso no tatame. Levar essa luta para o chão seria uma decisão acertada para Oliveira.


Como Chandler vence?

 

 

Chandler precisa avisar Oliveira que está lutando contra alguém que não o respeita ou teme seus ataques. Ele precisa ser muito resistente e continuar a avançar com sua agressividade para arrancar alguns desses joelhadas e golpes de Oliveira. Chandler terá que fingir muito para extrair isso. Ele também levará alguns desses golpes ao longo do caminho.

Assim como Canelo Alvarez no último fim de semana, encontrar o balcão certo será a chave para Chandler. Alvarez foi muito agressivo na pressão, mas nunca encontrou nada de Billy Joe Saunders. Ele estava pronto para recuar e contra-atacar a qualquer momento. Para Chandler, não precisa ser apenas boxe. Por ser o agressor, você pode prolongar os golpes e socar e chutar de acordo.

 

Atacar o corpo de Oliveira é uma ótima ideia. Vimos Chandler fazer isso com Hooker. Chandler deve variar seu alvo e não alcançar o queixo, mas mirar no plexo solar ou no estômago. Então, assim que ficar cara a cara com Oliveira, ele precisa soltar as mãos. Se estiverem próximos, Chandler tem vantagem, então ele precisa aproveitar esses momentos.

Chandler precisa ter muito cuidado com a luta de Oliveira. Mesmo sendo um lutador de alto nível, este não é um lugar para brincar. Eu acho que ele precisa se envolver com o grappling, mas seja muito conservador em vez de se envolver em grandes dificuldades. Se Chandler o derrotar, talvez no final da rodada, ele deve se concentrar em neutralizar suas finalizações, não ficar ansioso demais e ser conservador.

Pode haver rodadas competitivas na trocação, e uma queda no final da rodada pode dar a ele os pontos que ele precisa para vencer. Lembre-se, você não precisa finalizar o melhor grappler, mas neutralizar as finalizações e acertar alguns golpes pesados por conta própria. No momento em que você começa a lutar como se estivesse com medo de ir para o chão, isso não é uma boa aparência.


Fator X

Chandler: Condicionamento. Oliveira é mais eficiente com sua energia. Ele pode lutar contra seu estilo por 10 rodadas. O estilo de Chandler é tão dinamite, tão poderoso, que ele desacelera. É difícil sustentá-lo. Oliveira é o fluído, o cara "seja como a água" que absorve as coisas e maximiza a energia.

Oliveira: Durabilidade. Chandler tem um poder tremendo e o queixo de Oliveira será testado. Conhecemos o plano de Chandler e, assim como o Tyson, se o Chandler pegar o Oliveira grande, essa luta pode acabar rapidamente.


Predição

Chandler tem esse poder de nocaute, mas Oliveira tem mais ferramentas para vencer. Tenho muito respeito por Chandler, e ele está sempre a uma grande distância de colocar alguém para longe, mas Oliveira sabe o que Chandler vai tentar e fazer, e se ajustará de acordo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Luta muito dura para o Charles, mas vou torcer e tomara que de um knockdown e finalize o Chandler.

Não sei pq mas não gosto desse Chandler, respeito como lutador, mas parece ser um cara nojento.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acabou a leitura qdo vi "mas no final das contas é quem eu acredito que o Chandler seja - o Mike Tyson do MMA".

Que comparação, putz...

Pra mim não verá a cor da bola e vai dormir...me cobrem depois da luta!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
2 horas atrás, Genilson Lopes disse:

Acabou a leitura qdo vi "mas no final das contas é quem eu acredito que o Chandler seja - o Mike Tyson do MMA".

Que comparação, putz...

Pra mim não verá a cor da bola e vai dormir...me cobrem depois da luta!

2

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
7 horas atrás, Maracatu disse:

2

3

 

muito forte e explosivo pro Charles.

Antes que me critiquem (ou a quem tb acha que o gringo é favorito), devo dizer que obviamente vou torcer, E MUUUUUUUITO, pro Charles, o qual acompanho a carreira antes mesmo dele estar no UFC

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Interessante que venho observando que o Charles tá bem confortável com quem explode pra cima dele. Inclusive ele solta chutes frontais acho até que proposital pra catarem sua perna e ele atacar de guilhotina.. 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pra mim chandler e favorito até metade do segundo round. Depois o Charles se torna favorito.

Charles vai ter que mostrar maturidade e QI de luta pra vencer.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
3 horas atrás, NOCAUTE! disse:

Pra mim chandler e favorito até metade do segundo round. Depois o Charles se torna favorito.

Charles vai ter que mostrar maturidade e QI de luta pra vencer.

Cara, sei não. Porque no quesito gás, o americano luta 3 dias seguidos se for preciso.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
3 horas atrás, pipo disse:

Interessante que venho observando que o Charles tá bem confortável com quem explode pra cima dele. Inclusive ele solta chutes frontais acho até que proposital pra catarem sua perna e ele atacar de guilhotina.. 

 

Chandler vai tomar uma cotovelada de encontro se vier afobado...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Esta e a luta do Glover vão ter a minha torcida emocional forte a favor mas analisando friamente ambos vão ter lutas bem duras pela frente.

Acredito que o Charles tenha mais chances, pq com o jiu jitsu dele mesmo que ele caia por baixo tem muitas armas pra finalizar, só acho que é besteira o Charles querer ficar trocando, ele tem até uma boa trocação ofensiva mas defensiva fica devendo um pouco e a mão do Chandler é mais pesada.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

É interessante notar que nessa sequência de vitórias do brasileiro ele tomou, pouquíssimo ou nenhum sufoco,  não me lembro de outro sufoco além daquele soco do teymur que o levou a KN, então a defesa e a absorção seguem como incógnitas. Contra o Felder, nos primeiros socos trocados no clinche ele se entregou praticamente. Vamos ver se o "coração de lutador" dá as caras, pq algumas bordoadas certamente ele vai tomar.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
34 minutos atrás, João P disse:

Esta e a luta do Glover vão ter a minha torcida emocional forte a favor mas analisando friamente ambos vão ter lutas bem duras pela frente.

Acredito que o Charles tenha mais chances, pq com o jiu jitsu dele mesmo que ele caia por baixo tem muitas armas pra finalizar, só acho que é besteira o Charles querer ficar trocando, ele tem até uma boa trocação ofensiva mas defensiva fica devendo um pouco e a mão do Chandler é mais pesada.

Acho que Charles  deixara fluir a luta ao contrario do Americano que virar pra defender e trocar

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
9 horas atrás, alfred disse:

Cara, sei não. Porque no quesito gás, o americano luta 3 dias seguidos se for preciso.

Não. Ele explode muito e costuma cair de rendimento. 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Luta será definida no primeiro clinche. Charles está muito forte, perto do auge físico e jogando os caras no chão como bonecos de pano. O que ele fez com o Ferguson foi absurdo. Não tomar uma patada como o Hooker tomou, deve vencer com tranquilidade.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora