Entre para seguir isso  
pipo

Resenha UFC 262. Cuidado com a trocação de Charles Oliveira; A busca do título de Tony Ferguson em jogo, e mais..

Recommended Posts

 

O UFC 262 dará início a uma nova era na divisão dos leves. Já faz mais de três anos que ninguém, além de Khabib Nurmagomedov, usava o cinturão dos leves do UFC na cintura.

Com o Nurmagomedov 29-0 oficialmente aposentado, a divisão impressionantemente profunda dos leves está pronta para coroar um novo rei. Salvo empate ou outra circunstância improvável, Charles Oliveira ou Michael Chandler reivindicam esse manto neste sábado, no UFC 262, no Toyota Center, em Houston, onde se enfrentam na luta principal pelo campeonato vago.

Oliveira fez seu nome como o lutador de finalização mais eficaz da história do UFC com um recorde de 14 finalizações em um total de 18 vitórias. Mas durante sua atual sequência de oito vitórias, ele mostrou mais profundidade em seu arsenal de luta. É hora de parar de simplesmente rotulá-lo como um lutador de finalização?

Chandler invadiu o UFC com um nocaute no primeiro assalto de Dan Hooker em janeiro. O tricampeão dos leves do Bellator tem a chance de conquistar o ouro no UFC apenas em sua segunda luta pela organização. Até onde iria uma vitória para provar que o poder das estrelas de elite existe fora dos muros do UFC?

No co-evento principal, Tony Ferguson parece começar a se reconstruir em direção a uma chance pelo título dos leves. Sua sequência de 12 vitórias consecutivas é coisa do passado, mas ele ainda pode voltar a um nível em que possa finalmente lutar pelo verdadeiro título mundial? Ferguson perdeu suas duas últimas lutas e enfrenta um teste difícil quando enfrenta Beneil Dariush . Ferguson está destinado a ser conhecido como o maior peso leve a nunca ganhar o cinturão?

Finalmente, o peso médio Edmen Shahbazyan não está seguindo um caminho fácil ou intermediário em direção aos seus objetivos depois de deixar a primeira derrota de sua promissora carreira para Derek Brunson em agosto de 2020. Ele está voltando ao fogo contra Jack Hermansson no card principal do UFC 262. Hermansson estava batendo à porta de uma chance pelo título antes de perder duas de suas últimas três lutas contra Jared Cannonier e Marvin Vettori . Shahbazyan, de 23 anos, está enfrentando o tipo de oponente certo em Hermansson?

Nosso painel de Ariel Helwani, Brett Okamoto, Marc Raimondi e Jeff Wagenheim analisa algumas das maiores questões que levaram à semana de luta do UFC 262 para determinar o que é real e o que não é.

Apesar de deter o recorde do UFC de mais vitórias por finalizações, Charles Oliveira é mais do que um lutador por finalizações.

Okamoto: Real. Se você ainda pensa que Oliveira nada mais é do que um craque talentoso que vai lutar para encontrar outro caminho para a vitória, você não tem prestado atenção.

O mais impressionante da seqüência de oito vitórias do Oliveira, para mim, foi a trocação. Ele parece tão confortável nos pés quanto no chão, o que realmente quer dizer algo.

Ele é ultra-agressivo, mas não a ponto de ser imprudente, e ele mostrou um verdadeiro poder. Muitos de nós não imaginariam que esse lutador de grappling, que lutava no peso pena, se tornaria um atacante tão perigoso aos 155 anos, mas Oliveira tem grande capacidade de finalização. Se machucar Chandler nos pés e isso o levar a vencer um campeonato do UFC, será uma grande afirmação, mas ele não terá provado nada de novo. Sabemos que ele é capaz disso agora.

 

Na vitória sobre Dan Hooker, Michael Chandler provou na hora que está entre os maiores nomes do peso leve do UFC. Jeff Bottari / Zuffa LLC

Michael Chandler vai provar que há lutadores fora do UFC que podem conquistar o título na promoção.

Wagenheim: Isso é real, e mesmo que Chandler não ganhe o cinturão de leves no sábado, ainda será real. Isso não significa negar o status do UFC de chefão entre as promoções do MMA. Sua lista transborda com a maioria dos melhores lutadores do mundo. Basta dar uma olhada no ranking de MMA da ESPN , divisão por divisão, e você verá que apenas alguns lutadores top-10 competem em uma gaiola que não tem formato octogonal.

Quão poucos? Das 110 vagas disponíveis no ranking - top 10 em oito categorias masculinas e três femininas - apenas 14 vagas são ocupadas por lutadores não pertencentes ao UFC. Quatro divisões são todas UFC, de cima para baixo. A diversidade mais promocional está em duas categorias de peso - meio-pesado e peso mosca feminino - que têm três lutadores do Bellator entre os dez primeiros. Trinta por cento de representação não é exatamente um golpe de estado.

 

Mas não me diga que o bicampeão do Bellator, Patricio "Pitbull" Freire , que nocauteou Chandler há dois anos, não teria chance contra o campeão da luta pelo título no sábado ou o campeão dos penas do UFC Alexander Volkanovski . Não me diga que o campeão dos pesos mosca do One Championship, Adriano Moraes , visto pela última vez nocauteando Demetrious Johnson , não teria chance contra Deiveson Figueiredo, do UFC - ou aquele "Mighty Mouse", o maior lutador de 125 libras jamais poderia não cumpra o seu dever contra Figueiredo, também.

Os forasteiros seriam todos azarões contra seus colegas do UFC, imagino, assim como os três meio-pesados do Bellator - campeão Vadim Nemkov , Corey Anderson e o ex-campeão Ryan Bader - seriam contra o rei do UFC Jan Blachowicz . Mas seria tacanho excluí-los. Blachowicz nocauteou Anderson no ano passado, mas uma noite diferente poderia produzir um resultado diferente.

Já vimos o que acontece quando lutadores de renome do UFC vão para outras promoções. Esperamos que eles dominem e, às vezes, simplesmente não funciona assim. Foi o caso de Johnson e Eddie Alvarez in One e de Anthony Pettis e Fabricio Werdum no PFL. Existem alguns excelentes lutadores por aí no mundo. O UFC tem a maioria deles. Mas nem todos.

 

Tony Ferguson vai cair como o melhor peso leve a nunca ganhar um título.

Raimondi: Essa é uma pergunta muito difícil, porque obviamente Ferguson ainda está ativo, e uma vitória no sábado o manterá na disputa do título. Ferguson, porém, é um pouco azarão contra Dariush. É fácil perceber por quê. Ele não se parecia com ele mesmo em duas derrotas consecutivas, uma para Justin Gaethje e mais recentemente contra Oliveira em dezembro passado no UFC 256 . Gaethje e Oliveira estão na disputa do título, então se Ferguson já perdeu para eles, não será fácil para ele subir de volta. Agora, se alguém pode fazer isso, é Ferguson. Mas temos que ser realistas. Ele tem 37 anos agora. A grandeza que ele alcançou na gaiola pode estar diminuindo.

Então, com tudo isso em mente, vou dizer real a esta declaração. Ferguson deve ser reconhecido por tudo o que conquistou no UFC. Nurmagomedov é considerado o melhor peso leve da história do MMA. Não há nenhum argumento aqui. Mas considere o seguinte: Ferguson está empatado com Nurmagomedov pela mais longa sequência de vitórias na história da divisão (12). E nessas 12 vitórias consecutivas entre 2013 e 2019, Ferguson teve nove finalizações - mais do que as sete de Nurmagomedov.

 

Ferguson é o ex-campeão interino dos leves do UFC, e é um crime absoluto que ele nunca tenha lutado pela chance de ganhar o título indiscutível. Algumas das circunstâncias em que Ferguson foi privado dessa oportunidade são inacreditáveis, incluindo rasgar o joelho uma semana por causa de uma oportunidade durante uma turnê pela mídia. Ele estava escalado para lutar com Nurmagomedov cinco vezes, e todas as vezes a luta fracassou, inclusive no ano passado por causa da pandemia COVID-19.

Nurmagomedov está aposentado agora, então a luta mais esperada da história dos leves quase certamente nunca vai acontecer. Não é justo com Ferguson que ele nunca teve a chance de se desafiar contra Nurmagomedov. Em seus primos, muitos sentiram que Ferguson tinha o conjunto de habilidades para destronar o campeão invicto.

É fácil olhar para trás para a carreira de Ferguson com pesar, mas prefiro fazê-lo com honra e apreço. O homem era - e é - uma televisão imperdível. Ele ganhou seis bônus de Luta da Noite, incluindo um trecho de cinco em seis lutas, e venceu o The Ultimate Fighter 13. O recorde de Ferguson no UFC é 15-3. "El Cucuy" teve uma carreira digna do Hall da Fama. E sim, se as coisas continuarem no caminho atual, ele será o maior peso leve do MMA a nunca ganhar o título - e o maior a nunca lutar pelo ouro incontestável.

 

 

Jack Hermansson é o oponente certo para levar Edmen Shahbazyan de volta ao status de cliente potencial.

Helwani: Não é real.

Bem, eu sei, isso pode soar muito idiota em cerca de seis dias, e deixe-me acrescentar que estou ansioso pelo confronto. Mas não há como o perigoso Hermansson, que parecia estar batendo à porta de uma disputa pelo título há alguns meses, ser o oponente certo para um jovem de 23 anos que vem de sua primeira derrota profissional. Como isso pode ser real?

 

Quer dizer, Shahbazyan poderia literalmente lutar com qualquer um a seguir. Por que o cara do sétimo lugar? Hermansson, que também vem de uma derrota e sem dúvida terá um peso no ombro ao tentar voltar à pista, é uma saída difícil para qualquer um. Eu não entendi o cartão amarelo da perspectiva de Shahbazyan desde o momento em que essa luta foi anunciada até agora. Quando se trata de um jovem lutador saindo de sua primeira derrota - sem mencionar uma derrota por nocaute técnico - eu prefiro dar um passo para trás na competição para recuperar sua confiança. Mas, como sabemos, raramente existem lutas de ajustes no UFC. Isso nunca fez parte do modelo deles.

E novamente, estou animado para a luta. É a terceira luta mais intrigante do card. E veja Shahbazyan marcar algum tipo de finalização impressionante contra o veterano, provando que essa resposta está completamente errada em menos de uma semana. Afinal, é por isso que assistimos às lutas.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Jack Hermansson vs Edmen Shahbazyan cancelada.

 

Não anunciaram o motivo, mas vai acontecer agora no evento seguinte, dia 22/05

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso