Entre para seguir isso  
Eder Jofre55

Kamaru Usman analisa vitória sobre Gilbert Durinho: "Aquele octógono é meu, eu dito as regras"

Recommended Posts

Kamaru Usman analisa vitória sobre Gilbert Durinho: "Aquele octógono é meu, eu dito as regras"

Campeão dos pesos-meio-médios diz que foi provocado pela sua ex-equipe e exalta o brasileiro: "Treinou muito, subiu de divisão e venceu seis lutas seguidas contra os melhores da categoria"

Por Evelyn Rodrigues

 

Se durante a luta principal do UFC 258, no último sábado, Kamaru Usman mostrou o porquê é o campeão dos pesos-meio-pesados da organização. Mesmo tendo sofrido pressão de Gilbert Durinho no primeiro round, o nigeriano se recuperou e conseguiu a vitória por nocaute no segundo round. Após o evento, no entanto, o "Pesadelo Nigeriano" voltou a mostrar a calma e a cordialidade que marcam suas entrevistas. Conversando com exclusividade com o Combate, Usman analisou a luta, comparando-a a um sparring.

kamaru-usman-posufc258.jpg

Kamaru Usman analisou a vitória sobre Gilbert Durinho no UFC 258 — Foto: Evelyn Rodrigues

- Foi muito parecido com um treino de sparring. Gilbert é um peso-leve que subiu de categoria. Ele é rápido e tem mãos surpreendentemente pesadas, e me pegou desprevenido no começo da luta. Mas essa é a história das minhas lutas. Eu sempre tenho que ser golpeado para acordar. Ele fez isso cedo, e eu vi que teria que acordar e acabar logo com aquilo.

Perguntado se algo o havia incomodado durante todo o tempo de preparação para a luta, Usman, que treinava com Durinho na equipe Sanford e passou a treinar com o técnico Trevor Whitman na cidade de Denver, revelou que as provocações e as brincadeiras dos seus ex-companheiros de equipe o incomodaram, mas garante que tudo o que foi feito para desconcentrá-lo, na verdade o fortaleceu.

gettyimages-1302049332.jpg

Kamaru Usman nocauteou Gilbert Durinho no segundo round do UFC 258 — Foto: Getty Images

- Muitas coisas me machucaram neste período. Eu deixei a equipe e vi os pessoal de lá meio que debochando de mim, para levantar o meu adversário. Eles achhavam que tomariam algo que eu lutei tanto para conquistar. Isso me incomodou. Gilbert também estava me provocando. Ele postou fotos nossas de quando treinávamos juntos, e fez tudo o que pode para me desconcentrar. Mas o que eles não entendem é que tudo isso me fortalece. Eles me fortaleceram com tudo o que falaram e fizeram. Aquele octógono é meu, e lá eu dito as regras.

Na encarada após a pesagem e no encontro no centro do octógono antes da luta houve um clima de tensão entre Usman e Durinho. O campeão, que recusou o toque de luvas com o brasileiro, garantiu que nada foi planejado, e deixou claro que, uma vez dentro do octógono, ninguém que se oponha a ele terá vida fácil.

- Não, nada daquilo foi planejado. Quando entro no octógono, ele é meu. Eu não sou o campeão mundial dos pesos-meio-médios à toa. Aquele é o meu playground. Ele subiu lá com aquela mesma atitude desafiadora de antes da luta. Não mostrou nenhum respeito por mim. Então tive que fazê-lo deixar de ter aquela atitude. Lá dentro não existem amigos, eu não vejo rostos. Lá dentro eu faço o meu trabalho. Já disse e repito: aquele octógono é meu, e ele não é bem-vindo lá dentro.

gettyimages-1302048415.jpg

Após a luta, Kamaru Usman e Gilbert Durinho se cumprimentaram no octógono — Foto: Getty Images

Para o nigeriano, a situação de ter de enfrentar um amigo não foi das mais fáceis. Tendo sido ajudado a se desenvolver e tendo ajudado Durinho a crescer como lutador tornou a disputa um desafio mental para Usman. O campeão garantiu que tem bons sentimentos pelo brasileiro, e reconheceu o seu valor como um dos principais lutadores da categoria.

- É como eu disse, nós crescemos juntos nesse esporte. Eu gosto muito dele. Treinamos juntos muito tempo porque tínhamos o mesmo objetivo em categorias diferentes. Eu puxava ele e ele me puxava. Foi difícil para mim fazer o que fiz com ele. Quando a luta acabou eu vi novamente o rosto dele e tive que trazer as coisas de volta ao que eram. Gilbert treinou muito duro, subiu de categoria e venceu seis lutas seguidas, nocauteando caras que estavam entre os cinco primeiros do ranking. Eu reconheço e valorizo isso. Mas quando ele pisou no meu octógono para tirar o que é meu, eu tive que me defender. Mas quero que ele saiba que trabalhou muito e que merece estar aqui. Ele deve sempre se lembrar disso. Acho que podemos voltar a ser amigos, sim. Nossa relação saiu um pouco dos trilhos, mas somos homens, e acontece de lutarmos e depois voktarmos a ficar bem um com o outro. Eu ficaria muito feliz em pagar uma cerveja para ele e nós dois enterrarmos o que aconteceu.

Logo após a luta, quando dava entrevistas para a TV americana, Usman disse que as pessoas deveriam ter mais respeito por ele. Na sua opinião, não ter o jeito provocador ou agressivo de Conor McGregor pode fazer com que muitos não lhe deem o valor que ele considera merecido.

- Eu não sou fanfarrão como Conor McGregor, não ajo como um maluco. Não me meto em confusão nem saio brigando por aí. As pessoas acham que eu não faço nada, mas eu sou um cara muito respeitável. E eles precisam me respeitar. Quando chega a minha hora de lutar, eu sou outro nível de selvagem. Sou um animal naquela jaula. As pessoas têm que me respeitar. O ranking peso-por-peso não é um ranking de popularidade. Meu nome tem que estar bem mais alto do que está.

gettyimages-1255420132.jpg

Kamaru Usman e Jorge Masvidal mantém uma rivalidade declarada desde o UFC 251 — Foto: Getty Images

O campeão também não poupou o desafeto Jorge Masvidal. Segundo ele, o rival só o enfrentou no UFC 251 por ter aceitado a luta com apenas seis dias de antecedência, o que seria a justificativa perfeita para a derrota.

- Jorge Masvidal tinha uma desculpa pronta quando nos enfrentamos pela primeira vez: a de aceitar a luta com apenas seis dias de antecedência. Foi só por isso que ele aceitou me enfrentar, para depois dizer que perdeu por não ter tido tempo para se preparar. Nós tentamos fazer essa luta duas vezes antes, e ele negou. Mas, se ele quiser essa luta agora, é só aparecer e dizer que quer. Vou dar o tempo para ele fazer um camp completo, se preparar perfeitamente, só para colocá-lo para dormir. Mas desta vez será em um caixão. Ele não quer essa luta - finalizou.

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acho que vai ser mais uma subestimado,  tipo o Miocic, que para mim tambem e um monstro. Espero que Usman mantenha a cinta e ganhe mais notoriedade mesmo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Está evoluindo cada vez mais, a luta contra o Durinho mostrou um Usman menos chato e mais ativo, mais agradável de ver ao público em geral, acho que isso aumentará o interesse do público casual por ele e a chamada pra luta contra o Vidal aumentará mais ainda o hype. Espero que ele continue a vencer e mostrar ser o grande lutador que é.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Deu gosto de ver o o uso dos jabs ofensivamente e interceptado os ataques do brasileiro. São contra golpes fortes na prática, eu admiro demais o uso do jab assim. Jab é o soco mais importante do boxe e o mais menosprezado e subestimado no mma.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
29 minutes ago, Daniel Mendoza said:

Deu gosto de ver o o uso dos jabs ofensivamente e interceptado os ataques do brasileiro. São contra golpes fortes na prática, eu admiro demais o uso do jab assim. Jab é o soco mais importante do boxe e o mais menosprezado e subestimado no mma.

No  intervalo da luta o técnico do Usman fala assim: "Vc é o melhor do mundo por causa do seu jab, não deixe de usa-los"

Ao que parece o Usman usa com maestria esses golpes retos. Mas é normal entrar tão fácil do jeito que entrou? Ainda mais que o Durinho conhecia como ninguém o adversário, cansou de dizer que o Usman só tem o jab e tal

No mais, irretocavel a postura do Usman, mostrou muito respeito e maturidade pelo brasileiro. Acho que é muito por ai, até a luta não tem como, tem que enxergar o cara do outro lado como alguém que quer tirar o prato de comida da sua família...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

"Ele postou fotos nossas de quando treinávamos juntos, e fez tudo o que pode para me desconcentrar."

Parabéns pela Surra dada Usman!!!!!!!!!

 

Quanto ao Masvidal, vai levar outro Pau!!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ta certo, dentro do 8 cada um defende o seu e depois que vão tomar cerveja!

Isso é profissionalismo, parabéns ao Usman e Durinho!

Pro campeão ficar de papinho de amigos (AS??), do outro ser traíra de desafia-lo é moleza afinal no bolso dele entra um dinheirão enquanto no do amigo “fiel” (Jaca??) entra uma mixaria!

Tb to achando o Usman um cara que quer intimidar, exigir respeito e reconhecimento  nas entrevistas e fora do 8 mas lá dentro a história muda! Ele respeitou (ou tremeu??) demais a mão do Durinho! Teve um bom Headcoach que cantou a pedra no intervalo, usa o jab! Já o Durinho faltou frieza e QI de luta! Contra um grappler ou jiujiteiro que bambeia as pernas ao levar pancada, o adversário tem que segurar um pouco o impeto na hora de finalizar! O Gustfasson foi castigando o Glover, mas o Marreta foi pra finalizar e nisso perdeu a luta! 
Contra o Convigton e o Durinho, o Usman respeitou e não foi pra amarração pelo gás e grappling do primeiro e mão pesada do segundo, diferente do que o Khabib faz, que bota medo no mão pesada de trocar e amassa o grappler! 
Masvidal vindo bem preparado não será essa moleza que o Usman pensa! 
E o Usman sendo acuado parece que se perde, não consegue atacar, vide Marreta e Adensaya que são perigosos andando pra trás ou acuados!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
7 horas atrás, Daniel Mendoza disse:

Deu gosto de ver o o uso dos jabs ofensivamente e interceptado os ataques do brasileiro. São contra golpes fortes na prática, eu admiro demais o uso do jab assim. Jab é o soco mais importante do boxe e o mais menosprezado e subestimado no mma.

Daniel, eu vou abusar de você e do @NEGO DÁGUA de novo hehehe

Antes de mais nada, eu achei que o Durinho apresentou a melhor versão dele dentro do octógono nessa luta. Então os méritos do Vitória são todos do Kamaru, sem desculpas. E todos os méritos também para o brasileiro que enfrentou um monstro, entregou luta dura e não venceu por um fio de cabelo também.

Mas eu queria destacar a mudança de estratégia do Usman na volta para o segundo round. A mudança é sutil, mas o Durinho não se adaptou bem a ela, e foi determinante para a vitória.

Todo mundo aqui sabe que os jabs fizeram a diferença. E que já bem executado né! Elástico, longo, com movimento plástico, pesado e com o alcance máximo.

Mas o grande X da questão foi a mudança de posicionamento e do approach do jab, entre o primeiro é o segundo round.

No primeiro round os jabs eram de encontro. O Usman avançava a perna da frente, buscando mais potência e mais reach. É uma postura ofensiva, de quem quer agredir. Só que fazendo isso ele entrava no raio de ação do Durinho, dentro daquele reach onde os cruzados entram com potência total.

Na virada do round, ele fez um ajuste sutil na base. Além de mudar. Base a todo momento, os jabs que ele desferiu eram praticamente estáticos, sem mexer a base e sem caminhar para frente, ou seja, era um jab de contra-golpe. Sem a mesma potência e alcance, mas muito mais certeiros, pois pegava o Durinho andando pra frente. Era como uma parede no meio do deslocamento do brasileiro.

Esse tipo de ajuste não é comum no MMA né? Eu mesmo nunca tinha visto um lutador fazendo esse ajuste, pois nem sempre os lutadores de MMA tem tantos recursos de boxe pra mexer assim no meio de uma luta.

Você conhece outro lutador de MMA com um boxe tão adaptado e lúcido como esse do usman? 

Editado por junior-sjc

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
7 horas atrás, Lumberjack disse:

"Ele postou fotos nossas de quando treinávamos juntos, e fez tudo o que pode para me desconcentrar."

Parabéns pela Surra dada Usman!!!!!!!!!

 

Quanto ao Masvidal, vai levar outro Pau!!!

Po contra o mavidal ele so amarrou...luta horrivel...nao sei nem com o juiz permitiu aquilo.... ainda acho que logo o usman cai fedendo otimo lutador mas me parece um pouco vulneravel.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
1 hora atrás, junior-sjc disse:

Daniel, eu vou abusar de você e do @NEGO DÁGUA de novo hehehe

Antes de mais nada, eu achei que o Durinho apresentou a melhor versão dele dentro do octógono nessa luta. Então os méritos do Vitória são todos do Kamaru, sem desculpas. E todos os méritos também para o brasileiro que enfrentou um monstro, entregou luta dura e não venceu por um fio de cabelo também.

Mas eu queria destacar a mudança de estratégia do Usman na volta para o segundo round. A mudança é sutil, mas o Durinho não se adaptou bem a ela, e foi determinante para a vitória.

Todo mundo aqui sabe que os jabs fizeram a diferença. E que já bem executado né! Elástico, longo, com movimento plástico, pesado e com o alcance máximo.

Mas o grande X da questão foi a mudança de posicionamento e do approach do jab, entre o primeiro é o segundo round.

No primeiro round os jabs eram de encontro. O Usman avançava a perna da frente, buscando mais potência e mais reach. É uma postura ofensiva, de quem quer agredir. Só que fazendo isso ele entrava no raio de ação do Durinho, dentro daquele reach onde os cruzados entram com potência total.

Na virada do round, ele fez um ajuste sutil na base. Além de mudar. Base a todo momento, os jabs que ele desferiu eram praticamente estáticos, sem mexer a base e sem caminhar para frente, ou seja, era um jab de contra-golpe. Sem a mesma potência e alcance, mas muito mais certeiros, pois pegava o Durinho andando pra frente. Era como uma parede no meio do deslocamento do brasileiro.

Esse tipo de ajuste não é comum no MMA né? Eu mesmo nunca tinha visto um lutador fazendo esse ajuste, pois nem sempre os lutadores de MMA tem tantos recursos de boxe pra mexer assim no meio de uma luta.

Você conhece outro lutador de MMA com um boxe tão adaptado e lúcido como esse do usman? 

Cara boxe é  complexo demaos e nos no Brasil  somos muito  bons no amador , vou dae meus pitacos realmente  o usman deu um puta jab esse ajustes  que vc detalhou vc deu aula..

Cara o existem  boms boxers no MMA  sim McGregor,Poirier, Tj Dillashaw, Miocic, Cigano no auge, Rampage , cada um dentro da sua características. 

Excelente  visão  sua Durinho lutou demais..mas pegou um cara muito bom e detalhe fez diferença 

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
8 minutos atrás, Pride Event disse:

Po contra o mavidal ele so amarrou...luta horrivel...nao sei nem com o juiz permitiu aquilo.... ainda acho que logo o usman cai fedendo otimo lutador mas me parece um pouco vulneravel.

2....se for querer trocar com o Masvidal corre grande risco..

Editado por Maracatu

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
12 horas atrás, junior-sjc disse:

Daniel, eu vou abusar de você e do @NEGO DÁGUA de novo hehehe

Antes de mais nada, eu achei que o Durinho apresentou a melhor versão dele dentro do octógono nessa luta. Então os méritos do Vitória são todos do Kamaru, sem desculpas. E todos os méritos também para o brasileiro que enfrentou um monstro, entregou luta dura e não venceu por um fio de cabelo também.

Mas eu queria destacar a mudança de estratégia do Usman na volta para o segundo round. A mudança é sutil, mas o Durinho não se adaptou bem a ela, e foi determinante para a vitória.

Todo mundo aqui sabe que os jabs fizeram a diferença. E que já bem executado né! Elástico, longo, com movimento plástico, pesado e com o alcance máximo.

Mas o grande X da questão foi a mudança de posicionamento e do approach do jab, entre o primeiro é o segundo round.

No primeiro round os jabs eram de encontro. O Usman avançava a perna da frente, buscando mais potência e mais reach. É uma postura ofensiva, de quem quer agredir. Só que fazendo isso ele entrava no raio de ação do Durinho, dentro daquele reach onde os cruzados entram com potência total.

Na virada do round, ele fez um ajuste sutil na base. Além de mudar. Base a todo momento, os jabs que ele desferiu eram praticamente estáticos, sem mexer a base e sem caminhar para frente, ou seja, era um jab de contra-golpe. Sem a mesma potência e alcance, mas muito mais certeiros, pois pegava o Durinho andando pra frente. Era como uma parede no meio do deslocamento do brasileiro.

Esse tipo de ajuste não é comum no MMA né? Eu mesmo nunca tinha visto um lutador fazendo esse ajuste, pois nem sempre os lutadores de MMA tem tantos recursos de boxe pra mexer assim no meio de uma luta.

Você conhece outro lutador de MMA com um boxe tão adaptado e lúcido como esse do usman? 

Excelente análise da luta, o jabs provocaram muitos danos no 2 round e o Durinho com os treinadores não conseguiram acertar a estratégia pro 3 round... talvez o estrago já estivesse feito e não tinha mais como mudar!

Durinho parece “meio Duro” e isso facilitou acertar os jabs! Mas os parabéns são para o Usman que se adaptou a necessidade da luta e isso é o que faz um grande campeão! 
Torcendo pro Paraense Voador se aprimorar muito em 2021 no centro de performance do UFC, ganhar umas 3 lutas, trabalhar bem a dieta e o gás pois ele está demonstrando talento e QI de luta e com sua movimentação, imprevisibilidade, é gigante (maior que o Usman), não é luta fácil pra ninguém e  é o cara que vai tomar a cinta pro Brasil em 2022!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Porra...tá ficando chato pra Kct esse negócio de toda a luta é uma historinha....O vencedor posa de vítima e o perdedor coloca textão na internet dizendo que vai voltar mais forte que nunca. Isso sem contar os que já choram dentro do octógono...Saem carregados pelos segundos...Um dramalhão pastelão bisonho.

Coisa chata pra kct....Vai lá, luta, dá a entrevista pro Joe Rogan e pronto...Esquece essa merda by capitão Fábio rsrs.

Não estou falando só do Durinho e do Usman não...Vários lutadores estão fazendo isso.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso