Entre para seguir isso  
pipo

Processo antitruste x UFC vence decisão judicial

Recommended Posts

isso pode dar merda grande pro UFC

 

 

Os demandantes do processo antitruste contra o UFC conquistaram uma vitória.

O juiz Richard Boulware, do Tribunal Distrital dos Estados Unidos em Nevada, concedeu aos demandantes a certificação de classe em uma teleconferência de status na quinta-feira, abrindo a porta para cerca de 1.200 lutadores serem incluídos no que agora será considerado uma ação coletiva.

Os demandantes, que incluem ex-lutadores do UFC Cung Le e Jon Fitch , estão alegando que o UFC é um monopólio ilegal, esmagando a competição de outros promotores de MMA em um esforço para reduzir os salários dos lutadores.

"Esta é uma vitória enorme para todos os lutadores do UFC, do passado, do presente e do futuro", disse Le em comunicado fornecido pela Associação de Lutadores de MMA, que apóia a ação. "Por muito tempo, o UFC se aproveitou dos lutadores monopolizando a indústria e enganou os lutadores em milhões de dólares a cada ano. A decisão de hoje do juiz Boulware significa que nosso caso pode prosseguir para todos os lutadores do UFC que fazem parte da classe."

O UFC deve apelar da decisão de Boulware no Tribunal de Apelações dos EUA para o 9º Circuito. Boulware disse que espera que seu pedido de certificação seja publicado na segunda-feira. A ação foi ajuizada pela primeira vez em 2014. Os autores estão buscando entre US $ 800 milhões e US $ 1,6 bilhão em danos do UFC.

A decisão de Boulware foi uma vitória para os demandantes, embora não fosse uma surpresa, já que ele havia informado anteriormente que concederia a certificação de classe em setembro. Se ele tivesse optado por não conceder a certificação de classe, o processo provavelmente teria morrido na água.

Boulware não concedeu certificação para a parte "classe de identidade" do processo, onde os lutadores alegaram que o UFC suprimiu as taxas de licenciamento associadas aos direitos de identidade. O caso não está nem perto do fim. Espera-se que demore vários anos.

Uma ação coletiva significa que lutadores atuais e ex-lutadores podem processar o UFC coletivamente neste único caso, ao invés de individualmente. O período da aula abrange qualquer lutador que competiu no UFC de 16 de dezembro de 2010 a 30 de junho de 2017. Se os demandantes ganharem o caso ou o UFC se decidir, qualquer lutador que lutou pela promoção durante esse tempo teria direito ao dinheiro, a menos que ele ou ela opta por sair da classe.

Os demandantes argumentaram que o UFC tem trabalhado ativamente para eliminar a competição no espaço do MMA, comprando outras grandes promoções como Pride, WEC e Strikeforce, para que possa controlar a grande maioria do mercado e manter os salários dos lutadores baixos. Os demandantes estimam que 19,5% das receitas do UFC vão para os atletas, em comparação a uma divisão próxima de 50-50 em outras ligas esportivas importantes.

Zuffa, a empresa-mãe do UFC, rebateu que ainda existem vários competidores saudáveis de MMA no mercado, como Bellator, PFL e ONE Championship, e o que o UFC tem não é um monopólio ilegal. Os advogados da Zuffa têm argumentado que o UFC paga mais do que qualquer outra promoção de MMA, atrai os melhores talentos por ser a organização de maior sucesso e os lutadores ganham mais do que nunca com a presença do UFC.

Em relação à participação salarial, os advogados da Zuffa afirmam que o argumento não tem fundamento porque o percentual da receita não é uma forma legítima de determinar quanto os lutadores recebem e é difícil comparar o UFC com outros esportes, que têm sindicatos que representam os atletas em acordos coletivos de trabalho.

Um porta-voz do UFC disse que a equipe jurídica da Zuffa precisa revisar o pedido completo de Boulware antes de fazer mais comentários.

Os principais reclamantes citados no UFC são os ex-lutadores do UFC Le, Fitch, Kyle Kingsbury , Brandon Vera e Javier Vazquez .

 

 

https://www.espn.com/mma/story/_/id/30492170/antitrust-suit-vs-ufc-wins-legal-decision

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Faz tempo que lutadores falam essas coisas do UFC, assim como falam que outros eventos pagam mais e tratam melhor que o UFC.

No mais, nenhuma novidade que o UFC tenta monopólio.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cantei a bola no outro tópico, em breve vamos saber a relação desse processo com as demissões em massa.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso