Entre para seguir isso  
Eder Jofre55

Junior ‘Cigano’ critica pressão por aposentadoria de veteranos do UFC: “Absurdo”

Recommended Posts

Junior ‘Cigano’ critica pressão por aposentadoria de veteranos do UFC: “Absurdo”

Neri Fung

 

As recentes dispensas de veteranos astros do UFC que viviam momentos difíceis na organização, como Anderson Silva e Yoel Romero, ligou o sinal de alerta para atletas em situações similares. As palavras de Dana White, presidente da entidade, sobre uma provável demissão em massa, que envolveria o corte de cerca de 60 lutadores, também não serviram para amenizar o clima. Em meio a este momento conturbado, o ex-campeão peso-pesado Júnior ‘Cigano’ sobe novamente no octógono mais famoso do mundo neste sábado (12), diante de Ciryl Gane, na edição 256, em Las Vegas (EUA), visando interromper a sequência de derrotas e afastar qualquer possibilidade de encerramento de ciclo no Ultimate.

Em entrevista exclusiva à reportagem da Ag. Fight, ‘Cigano’, que renovou recentemente seu compromisso com o UFC, se mostrou ciente da importância de um bom desempenho dentro do octógono, atrelado aos resultados positivos, para se manter na principal liga de MMA do mundo. No entanto, os questionamentos sobre aposentadoria – seja da mídia, dos fãs ou, em alguns casos, até mesmo do dirigente máximo do Ultimate – com os quais atletas mais experientes são frequentemente abordados não é visto com bons olhos pelo catarinense.

Recentemente, o UFC ‘aposentou’ um dos maiores nomes de sua história, o ex-campeão peso-médio (84 kg) Anderson Silva, contra a vontade do próprio lutador, que, assim que liberado de seu contrato com a entidade, revelou seu desejo de continuar lutando. Outro astro do MMA brasileiro, Maurício ‘Shogun’, antigo soberano da divisão dos meio-pesados (93 kg), foi aconselhado por Dana White a pendurar as luvas após sua última apresentação, na qual foi superado por Paul Craig, em novembro deste ano. Apesar de entender o ponto de vista do cartola, ‘Cigano’ destacou que a decisão de encerrar a carreira deveria ser única e exclusivamente de responsabilidade do atleta.

“Acho que tenho mais umas cinco ou seis (lutas no contrato). Mas a gente sabe que no UFC não tem muito isso. Eles podem finalizar o contrato no momento em que eles acharem oportuno. Então, é por isso que é sempre importante você dar o seu melhor e buscar bons resultados. Eu não posso dizer que não tenho feito o meu melhor dentro do que eu me propus a fazer. Não foi o suficiente, óbvio, mas eu continuo com essa mesma mentalidade, de performar da melhor forma possível, em busca da vitória. O Dana White, o próprio UFC, eles têm a política deles. É um negócio. Mas eu acho que essa coisa de aposentar é muito pessoal. O atleta é quem tem que saber o momento certo de parar. Eu acho um absurdo alguém interferir nisso. Alguém querer te impor a aposentadoria”, comentou ‘Cigano’, antes de continuar.

“E que vem de pessoas leigas. Leigas no sentido de viver na pele o que o atleta vive. Eu vou me usar de exemplo: se eu fosse ouvir as opiniões de pessoas até do meio, ou seja lá de quem for, eu não tinha nem começado nesse esporte. Na questão do Dana White, tudo bem. Ele está lá para dar a opinião dele, para tentar fazer a coisa acontecer da melhor forma para o evento e para os atletas. Mas os jornalistas em geral, eles deviam se ater às informações, passar informação para as pessoas, não dar a opinião deles, principalmente sobre aposentadoria. A gente sempre ouve coisas que agradam, coisas que desagradam, mas isso tem que importar pouco, principalmente quando você tem algo definido na sua vida. É mais no pessoal. Na questão do Shogun, eu vi o Dana White falando que gostaria de vê-lo se aposentando. Mas isso é uma opinião do Dana White e é a vida do Shogun. Então, é o Shogun que tem que decidir isso, não o Dana White”, afirmou o peso-pesado.

O desejo de se manter na ativa e o interesse por parte do UFC em continuar a empregar determinado lutador, por mais história que ele possa ter na organização, nem sempre andam lado a lado, como no caso de Anderson Silva e tantos outros expoentes que contribuíram para o passado glorioso da entidade. Muitos nomes importantes na construção do Ultimate como maior potência do esporte, vários deles ex-campeões, tiveram que buscar refúgio em outras ligas para continuar a lutar.

Questionado se conseguia se enxergar no futuro competindo sob outra bandeira que não a do UFC, onde construiu grande parte de sua trajetória no esporte, ‘Cigano’ revelou que ainda não imaginou essa hipótese e reforçou seu desejo de chegar ao lugar mais alto do pódio novamente pela organização, mas admitiu que esta seria uma possibilidade a ser estudada.

“Eu nunca pensei nisso. Eu sou um cara positivo, acho que tudo vai sempre funcionar. Não parei para pensar nisso ainda. A minha intenção é permanecer no UFC, é brigar pelo cinturão, conquistar o cinturão novamente. Não tenho dúvidas de que eu posso fazer isso e de que eu vou fazer isso. Mas, com certeza (lutaria em outra organização), o esporte tem crescido a cada dia. E, no caso do Anderson mesmo, quem não gostaria de continuar vendo o Anderson lutar. É como o próprio (Mike) Tyson, que lutou agora. O Anderson é muito mais recente, é um cara que acho que tem 44 anos, e ainda está performando de forma ótima, dando shows. O resultado não veio, mas eu duvido que não tenham no mundo pessoas que ainda querem a lenda Anderson Silva lutando. Então, independente de qual seja o caminho que você vai seguir sempre há opções, novos caminhos para seguir”, concluiu.

No MMA profissional desde 2006, Júnior ‘Cigano’ acumula 21 vitórias e oito derrotas em sua carreira. Pelo Ultimate, o catarinense ostentou o cinturão peso-pesado entre novembro de 2011 e dezembro de 2012. Neste sábado, o ex-campeão mede forças com o invicto Ciryl Gane, na abertura do card principal do UFC 256, que acontece em Las Vegas, de olho em retomar o caminho das vitórias após sofrer três reveses consecutivos.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu não entendo esta mentalidade dele, e da maior parte dos lutadores, pq ele acha que lutador é diferente de qualquer empregado? UFC é uma empresa e ela "aposenta" sim, não é uma escolha pessoal. Se o cara conseguir outra organização pra continuar lutando ok, como qualquer empregado de qualquer empresa...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Uma coisa que temos que ser justos com o Dana, ele pressionar para se aposentar quem tá levando muito nocaute, e não necessariamente a idade é o fator determinante.

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ele tá certo, mas o Dana também tá, uai. Você aposenta na hora que você quiser, mas na minha empresa eu defino até quando você luta. Enfim, há um detalhe importante: por questões de preservação de si mesmos, eles deveriam perceber o decaimento físico, a fragilidade musucular cada vez maior, etc. Um cara que faz carreira em artes marciais, imagino, deve perder esse senso porque a essência é justamente enfrentar o medo de se por em risco e colocar-se no front. Deveria haver mais lutas de exibição no MMA, com regras mais restritivas e menos tempo. 

Editado por Lonely

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
31 minutos atrás, MrCampos disse:

Uma coisa que temos que ser justos com o Dana, ele pressionar para se aposentar quem tá levando muito nocaute, e não necessariamente a idade é o fator determinante.

 

E ele pode ser o maior fdp do mundo mas se tem uma coisa com que ele se preocupa é com a integridade física dos seus atletas...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

o Cigano ganha 500 mil dólares por luta, perdeu feio as últimas 3

e acha que ainda merece ficar?

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

o problema é ser kozado consecutivas vezes... cigano tentando desviar o foco... toda hora desligando é mto preucupante...o vento ta kozando o cigano...

e depois desse comentario bosta espero que perca para parar com esse discurso.

Editado por Pride Event

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
1 hora atrás, João P disse:

Eu não entendo esta mentalidade dele, e da maior parte dos lutadores, pq ele acha que lutador é diferente de qualquer empregado? UFC é uma empresa e ela "aposenta" sim, não é uma escolha pessoal. Se o cara conseguir outra organização pra continuar lutando ok, como qualquer empregado de qualquer empresa...

Aposentadoria seria um quebra bilateral do contrato.  Ou seja, uma condição q tem q ser aceita pelas duas partes.  Se ele tem mais 5 lutas no contrato e quer cumprir, já que ganha por lutas feitas cabe ao UFC pagar a rescisão se não quer mais o lutador no evento.  Não tem essa de forçar aposentadoria.  O contrato serve pra proteger o atleta.  Fez gastos e tem um custo de vida com o dinheiro q ele espera ganhar pelo contrato assinado.  Ele tá agindo como qualquer empregado.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Agora, Genilson Lopes disse:

E ele pode ser o maior fdp do mundo mas se tem uma coisa com que ele se preocupa é com a integridade física dos seus atletas...

Ele aposentou o Liddel msm esse ainda sendo um grande vendedor de ppv na epoca, problema que parece que 95% dos lutadores nao percebe que seu tempo chegou.
Vou ate propor a lista de caras que deviam ter aposentado pelos nocautes violentos seguidos ou performances sofriveis.

1-Shogum

2- Anderson

3-Cigano

4-Weidman

5-Diego Sanchez

6-Fedor (isso me doi, meu maior idolo)

7-Wand (apesar de na pratica estar aposentado)
 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
9 minutos atrás, Rappa Hemp disse:

Aposentadoria seria um quebra bilateral do contrato.  Ou seja, uma condição q tem q ser aceita pelas duas partes.  Se ele tem mais 5 lutas no contrato e quer cumprir, já que ganha por lutas feitas cabe ao UFC pagar a rescisão se não quer mais o lutador no evento.  Não tem essa de forçar aposentadoria.  O contrato serve pra proteger o atleta.  Fez gastos e tem um custo de vida com o dinheiro q ele espera ganhar pelo contrato assinado.  Ele tá agindo como qualquer empregado.

Entendo que na prática funciona como uma demissão, mas não sou advogado.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bem coerente ele. Achei algumas frase perfeitas e que se aplicam até fora do contexto que ele está vivendo.

"Mas os jornalistas em geral, eles deviam se ater às informações, passar informação para as pessoas, não dar a opinião deles"

Esse é um mal já crônico desse tipo de profissional. Ele não informam, eles emitem uma notícia logo seguida de uma opinião pessoal ou militante.

 

"E que vem de pessoas leigas. Leigas no sentido de viver na pele o que o atleta vive"

Sempre assim. Esse tipo de comentário é sempre de pessoas fora do perfíl que criticam. Tudo é muito reto e muito fácil de fazer e decidir.

 

De fora é fácil aposentarmos, demitirmos ou fazer a mágica de melhorar do dia pra noite.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
1 hora atrás, Silverchair disse:

Bem coerente ele. Achei algumas frase perfeitas e que se aplicam até fora do contexto que ele está vivendo.

"Mas os jornalistas em geral, eles deviam se ater às informações, passar informação para as pessoas, não dar a opinião deles"

Esse é um mal já crônico desse tipo de profissional. Ele não informam, eles emitem uma notícia logo seguida de uma opinião pessoal ou militante.

 

"E que vem de pessoas leigas. Leigas no sentido de viver na pele o que o atleta vive"

Sempre assim. Esse tipo de comentário é sempre de pessoas fora do perfíl que criticam. Tudo é muito reto e muito fácil de fazer e decidir.

 

De fora é fácil aposentarmos, demitirmos ou fazer a mágica de melhorar do dia pra noite.

vc ta certo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
9 horas atrás, pipo disse:

o Cigano ganha 500 mil dólares por luta, perdeu feio as últimas 3

e acha que ainda merece ficar?

 

Exatamente! É o que eu tava pensando

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
10 horas atrás, pipo disse:

o Cigano ganha 500 mil dólares por luta, perdeu feio as últimas 3

e acha que ainda merece ficar?

 

Vc acha que ele ta lutando  pq?

Dinheiro  vc ver frouxo  se encolhendo  noa golpes com medo de lesão..

Cigano acabou a tempos pra mim

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso