jon jones

Khabib o lutador mais dominante da história do MMA

Recommended Posts

2 horas atrás, jon jones disse:

Todos 2 ou 3? No MMA decisions foram uns 4 veículos que analisaram essa luta, mas outra eles são deuses? Não passa de opinião, assim como eu e você damos por aqui, lá vc acha cada cagada as vezes que nem sei se realmente vale dar tanto peso para lá. Tira Sherdog, MMA junkie, Blody Elbow...o resto é muitas vezes opinião de twetter jogado lá s sequer explicam suas pontuações. Para pontuarem aquela luta pro tibau tem que se desconsiderar os mais de 12 minutos de domínio do russo, então é achar pelo em ovo. 

Você continua confundindo os termos conforme já falei anteriormente. Confundiu história com dominância. Acho que você não sabe o significado da palavra, vou te refrescar.

Dominância significa:

qualidade ou condição de dominante.
preponderância sobre uma ou mais pessoas ou sobre algo; ascendência, predomínio.
 
Ou seja se discutimos performance por luta não há alguém que dominou mais adversários que o russo, e isso na melhor categoria atual do UFC. Os fatos estão aí e os números para quem quer fazer uma honesta pesquisa. 
 
Em que momento eu discuto quem tem mais história, inclusive eu mesmo concordei com outros foristas que comparar Khabib a Jones ou Anderson ou outros monstros consagrados em termos de recordes como muitos tem feito beira a heresia. Agora insinuar que houve algum lutador que venceu suas lutas de forma mais clara e objetiva que o russo é outra heresia. Então para você Jones passeou contra Marreta, Reyes, Cormier ou Gustafsson 1? 
 
Jones não é dominante em suas lutas há pelo menos uns 7 anos, nesse tempo as atuações "fora da curva" foram justamente as que ele dominou completamente contra Glover, St Preux e Anthony Smith. Mesmo nas vitórias em revanches contra Cormier e Gustafsson Jones não estava dominando até os nocautes. Isso não são hipóteses, basta pesquisar as estatísticas. 
 
outra vez para frisar. Na 1 frase do tópico falo exatamente isso: Apenas para esclarecimento, ser o mais dominante e ser o maior campeão são coisas completamente diferentes
 
As pessoas teimam em confundir coisas completamente diferentes, assim como você fez nesse comentário. 

Bom...Então estamos colocando o Jones  em primeiro. Beleza.

Sobre a questão dominancia...Você precisa colocá-los em posição de igualdade. Na época que o Jones estava na LHW, a LHW era quase igual ao peso leve de agora...Você tinha pelo menos 8 nomes que tinham chance de  ser campeão...A terra arrasada de agora é devido ao Jones...Ele destruiu a categoria para o nivel que está agora...TODOS os adversários dele ou sairam da categoria, ou do UFC, ou  viraram escada. Isso pra mim é bem referente a questão dominância.

Então você não pode comparar a questão dominância sem contar a dificuldade de oponentes...Mas, fazendo uma comparação com futebol...Khabib era um time no Brasil que metia 5 a 0 em todo o mundo...Jones é o Barcelona que enfrentou Real Madrid, Borussia, Milan....

Mas se você não considerar a questão dificuldade e julgar Al Ianquinta, Edson Barboza, Conor, Poirier e Gaethje no mesmo nivel de Cormier 2X, Quinton Jackson, Rashad Evans, Shogun,Gustafsson...

Então você tem que colocar o Royce Gracie nessa história e colocar também a dominância dele, finalizando 3, 4 oponentes no mesmo dia, a grande maioria em menos de 5 minutos (1 round).

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
1 hour ago, The Joker said:

O Tony Ferguson não entende de esporte de combate ?...Entendi. Faz sentido. Acho que nossa conversa sobre o assunto se encerra aqui. Valeu !

A se julgar pela estratégia de seu último combate (Ferguson vs Gaetjhe), eu acho que ele realmente não entende mesmo, já que tendo uma vantagem de cardio e uns 15 CM a mais de envergadura ele preferiu ficar trocando porrada feito um louco ao invés de jogar na longa distância + movimentação. Entenda  Ferguson é até um bom lutador no que se propõe a fazer, mas achar que Ferguson tem um QI de luta alto e que ele entende sobre estratégia e pontuação numa luta é demais né?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
2 horas atrás, Odorico disse:

É um monstro, mas tem dois pontos aí: não é invicto e reinou numa categoria bem menos competitiva!

Galera comparado o AS com a Nurma não tem condição. AS foi mais plástico, lutava mais bonito e tal... Mas perdeu antes de entrar no UFC, depois que estava no UFC e tomou sufoco contra o Sonnen. Além disso, de adversário foda mesmo quem o AS pegou? Só lembro do Banguela e do Belfort, pois ambos estavam no auge e de fato foram dominados.

Pra mim a ordem seria: JJ, Nurma, DC, GSP e depois AS e Fedor (este último só não está mais na frente por não ter sabido a hora de parar).

Os dois primeiros são invictos  e o terceiro só perdeu pro JJ e pro campeão dominante dos pesados.

O pessoal esquendo do DC.... o DC que venceu o GP do Strikeforce e que perdeu pro Jones não perderia por Miocic! Pena que tinha o Jones pois o cara tem que estar nas cabeças de qualquer lista! Me surpreendi com o DC quando ele Pegou o Pezão no veneno que tinha espancado o Fedor e humilhou o brasileiro, lutando numa tranquilidade incrivel e mandando até um confere (um cascudo) no brasileiro!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
1 hour ago, Lucas Timbó said:

Sempre preciso nas análises 

Será que o Gaetje já teve alguma aula de jiujitsu na vida. No chão foi mais fácil do que contra o Mcgregor.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
24 minutos atrás, Lucas Timbó disse:

Sempre preciso nas análises 

Falar que concorda que o 1 round foi a favor do Gaethje foi embassado!

O americano só acertou alguns bons low kicks, um cruzado e upper 

Já Khabib dominou o centro do octógono, acertou upper, direto, joelhada na cara, conseguiu a queda, montou e tava encaixando um arm lock

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

GSP foi mais dominante em lutas pelo cinturão. Independente de qualquer circunstância, isso é um fato.

AS idem, Jones nem se fala.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Agora, Silverchair disse:

GSP foi mais dominante em lutas pelo cinturão. Independente de qualquer circunstância, isso é um fato.

AS idem, Jones nem se fala.

Vc esta confundindo acho, dominância sobre um adversário em uma luta,  com dominância em números absolutos e sequencia de defesas

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
53 minutos atrás, Lucas Timbó disse:

Sempre preciso nas análises 

as análises dele são muito boas mesmo, e ainda trouxe outro cara pra analisar a parte q não tem tanto domínio
e pra quem falou q o justin pareceu displicente, sem gás, q a luta foi "estranha".....só rever a luta contra o ferguson pra ver a diferença de pressão q o khabib trouxe pra ele, sem dar tempo pra pensar nem respirar como o vitor falou na análise

e se o khabib não foi com tanta "sede" pra cima do connor, aceitando tomar alguns golpes como aceitou do JG, acho q foi pela pressão de não querer correr o risco de tomar um KD dum boca mole q falou tanta merda na promoção da luta

essa luta foi bonita de ver em vários sentidos. técnicamente, pelo respeito dos lutadores antes e depois, khabib pedindo silêncio qdo ganhou

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
1 hour ago, Trindade said:

Vc esta confundindo acho, dominância sobre um adversário em uma luta,  com dominância em números absolutos e sequencia de defesas

Isso já era de se esperar.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
1 hour ago, Trindade said:

Falar que concorda que o 1 round foi a favor do Gaethje foi embassado!

O americano só acertou alguns bons low kicks, um cruzado e upper 

Já Khabib dominou o centro do octógono, acertou upper, direto, joelhada na cara, conseguiu a queda, montou e tava encaixando um arm lock

Os árbitros parecem que valorizaram demais low kocks no evento, na luta do Whittaker ninguém marcou 30x27, sendo que dois deram o 2 round para o Jarred, ainda pior do que na luta do Khabib.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
3 horas atrás, Trindade disse:

Vc esta confundindo acho, dominância sobre um adversário em uma luta,  com dominância em números absolutos e sequencia de defesas

AS perdeu 5 rounds no total contra Sonnen ... Khabib por unanimidade só perdeu 1 em 13 anos e 29 lutas... confundiu mesmo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
7 hours ago, jon jones said:

Os árbitros parecem que valorizaram demais low kocks no evento, na luta do Whittaker ninguém marcou 30x27, sendo que dois deram o 2 round para o Jarred, ainda pior do que na luta do Khabib.

Eles seguem a lógica da pontuação de boxe, já que são jurados de boxe, golpes bloqueados, esquivados ou no vazio não contam, apenas golpes limpos, e o golpe limpo que mais entra no MMA é o low kick. E eu até que concordo com essa visão, já vimos varias pontuações sendo decididas por low kick, como Israel Adesanya vs Yoel Romero, é a regra do jogo, MMA não é só soco e chute na cabeça. Eu inclusive pontuei o primeiro round pro Cannonier pelos low kicks, e acho que cabia um 10x9 gaetjhe após rever a luta, mas continuo pontuando 10x9 kahbib pois eu levo objetividade em conta tbm, e vi que apesar de gaetjhe ter leve vantagem na trocação, khabib foi mais objetivo na luta quase arrancando um arm lock e tbm dominou mais o centro do octagon

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
12 horas atrás, Silverchair disse:

GSP foi mais dominante em lutas pelo cinturão. Independente de qualquer circunstância, isso é um fato.

AS idem, Jones nem se fala.

GSP sofreu contra o Hendrix (há quem até ache que ele perdeu) e não conseguiu finalizar a maioria das lutas pela cinta (enrolou no chão e ganhou por pontos, mas sem causar muitos danos ao adversário).

AS foi bastante dominante nas lutas de cinturão, com exceção do Sonnen e de quando ele perdeu pro Weidman.

Nurma nunca perdeu um round em lutas pela cinta e finalizou os maiores rivais (McGregor, Poirier e Gaetje).

 

Na minha opinião, o russo está na frente do AS e do GSP. Só fica atrás do JJ, qur tbm é invicto e limpou a categoria maos embaçada do MMA (na época)

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu concordo com o colega Jon Jones sobre o fato de o Khabib ter sido o lutador de MMA mais dominante que já existiu. Pesa contra ele o fato de ter defendido poucas vezes o cinturão, mas isso não muda o fato de que ninguém foi tão dominante numa sequência de lutas como a dele enfrentando a elite do esporte. 

Eu acho que ele entra no top 5 de melhores da história, mas fica difícil situá-lo como o melhor porque está parando muito cedo. No entanto, nenhum lutador tem tanto potencial para alcançar este posto de forma inconteste quanto ele. Hoje, indiscutivelmente, Jon Jones é o Goat, mas Khabib tem trilhado um caminho muito mais brilhante do que Jones. Se ele mantivesse esse ritmo por mais 2 ou 3 anos, ele seria indiscutivelmente o novo GOAT. Jones tem ao menos 3 decisões controversas a seu favor. Ele já passou por apuros mesmo em lutas não controversas. Além disso, ele luta com enorme vantagem física. Há também o fator nível. Não há como comparar o nível de competição nas duas categorias. O peso leve tem mais lutadores talentosos, sem contar o índice de renovação da categoria. Atualmente, um peso leve tem em média 1,77m e em off pesa em média 80kg. Ou seja, estamos falando de um biótipo muito próximo da média dos homens. Meio pesado se tornou terra de gigantes. A altura média deve estar próxima de 1,88m e o peso em off mais de 100kg. É um biótipo muito mais longe da média. Tem as questões extra cage que abalam o legado do Jones, apesar de não ser suficiente para tirá-lo do posto de Goat. 

Se o Khabib realmente não mudar de ideia, será a aposentadoria mais triste da história do MMA. Ele tem potencial para apresentar muito mais e como muitos já disseram, ele está em plena evolução. Ele provou que seu striking é bom e seu jogo de chão tem evoluído a olhos vistos. Enfim, vê-lo lutar é uma dádiva. É como receber uma master class do que realmente funciona num combate homem a homem. 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora