Filipovic

PBP - UFC 252 Cormier x Miocic

Recommended Posts

3 minutos atrás, NEGO DÁGUA disse:

Lequinho é um gênio perdido em Itapuã sabe tudo, eu também  competir muito nem no boxe e nem no kickboxing, fiz algumas lutas minha família não apoio .

Cara primeiro no kickboxing ou Thai pega a base na academia uns 4 meses ou 3 vai depender , boxe tem base lateralizada e pra chutar tem que ficar mais frontal mais vai treinar na academia melhor que eu falar algo por aqui e depois veja uns vídeos do Glory eu gosto de ver caras que puxam pro boxe hj já procuro o jogo completo ,só até resenhado gosto do Brasileiro chamado Alex Poatan que venceu o Adesanya por nocaute aqui a galera diz que sou apaixonado por ele kkk

Como kickboxer o Adesanya era mais completo tem Hari entre outros holandeses Nieky pô muito gente Saiu , Spong alguns brasileiros não famosos como o César Almeida, Micheletti fora geração de ouro do k1.

Muay thai vejo aleatório mais curto ver os pads do que a luta em si não gosto já vi várias mais já dos brasileiros que estão lá do Saenchai , Saiok etc .

Minha família também sempre foi contra pra competir, meu pai principalmente me chamava de louco, querer passar a vida apanhando rsrs mas no fundo no fundo nunca quis levar a carreira de fato, admiro demais quem tem tem essa garra. 

Vou tentar mesmo, atualmente estou me arriscando no Jiu-Jitsu, to fazendo pra ter uma arte marcial pra praticar na velhice rsrs

Cara eu vi essa luta do Alex Poatan e Adesanya, quando tava estudando a carreira dele pra ver se aposto nele na luta contra o Borrachinha.

Poxa mano tu ta me dando dicas interessantes, tem mais caras do Kickboxing que eu posso acompanhar? Seja atual ou das antigas, vou começar a ver mais as lutas do Glory. 

7 minutos atrás, oxeboxing disse:

Minha família também sempre foi contra pra competir, meu pai principalmente me chamava de louco, querer passar a vida apanhando rsrs mas no fundo no fundo nunca quis levar a carreira de fato, admiro demais quem tem tem essa garra. 

Vou tentar mesmo, atualmente estou me arriscando no Jiu-Jitsu, to fazendo pra ter uma arte marcial pra praticar na velhice rsrs

Cara eu vi essa luta do Alex Poatan e Adesanya, quando tava estudando a carreira dele pra ver se aposto nele na luta contra o Borrachinha.

Poxa mano tu ta me dando dicas interessantes, tem mais caras do Kickboxing que eu posso acompanhar? Seja atual ou das antigas, vou começar a ver mais as lutas do Glory. 

Porra eu tô no jiu jitsu por causa disso velhice se bem eu Jay quero ser competitivo é uma merda,eu brigo com peso também kk  já fiz sparring fui corner mas na boa o mau do baiano é uma arrogância do caralho fui em São Paulo rodei umas academia de kickboxing/Thai famosas e treinei com um UFC putz cara humilde demais Markao maluco a gente quase saia e tudo junto mas acabou que minha ex quis ir pra outro lugar .

Seguir eu não sei mais queria ter lutado mais com certeza, mas meu pai não gostava eu também briguei na rua eu nem tenho esteriótipo , uma vez no Carnaval por causa de amigo briguei putz sai na televisão a briga ele foi a loucura kkk .Um tio meu gostou e falou é isso bater, Bater mais meu tio é uma figura tem 7O anos ate hj apronta anda com soqueira , pau no carro kkkk que cara maluco viu!!!

Das antigas eu recomendo Ernesto Host, Peter Artes, Ray sefo, Lebbar isso caras completos os dois primeiros e os últimos pegam mais de mão tem muita gente Mike Bernado nem era tão técnico mais era Boxer que chutava.

Atualmente tem Rico, Hari, Georgian , Hari, Spong cara muita gente viu , Russos bons no Glory Arte, Vakenov tem o alemão Enki que tá no boxe profissional tem caras excelentes com boxe profissional até disputam título em alguns casos.

Alex Poatan meu favorito pq evoluiu demais e tem estilo de boxe que eu gosto , não sei pq hj aqui na Bahia poucas escolas cruzam com mão de trás ou puxam isso na manopla na verdade já vi gente falar quem cruza de direita não sabe lutar kkk cara eu cruzo até hj pq eu aprendi outro estilo de boxe e depois aprende o cubano que termina geralmente com a mão trás com golpe reto, fora essa deslocamento que falam passo plano e diagonal , golpes de encontro mais técnicos etc

Em 8/18/2020 at 12:10 PM, masterblaster disse:

Putz, um monte de agradecimento para fazer aqui, pelos não merecidos elogios. 

@NEGO DÁGUA, você sabe que velho fica mais emotivo... quer me fazer chorar? Kkkk! Na boa, agradeço demais mas seu grande coração acaba vendo qualidades onde tem um monte de defeito, de verdade. Não mereço metade disso. Já fico muito feliz de poder estar aqui com tanta gente boa. Você sim, merece elogios porque sua evolução como ser humano e atleta foi notada por todo mundo aqui.

Grande amigo @Ominöser , o prazer é meu de falar com você! Ao menos passando pela CB temos a mesma história, né? E a recíproca é verdadeira. Pode ter certeza que aprendo demais com você.

Aos amigos @Axiotis , @rivvithead  e  @Gurkha , peço perdão pela omissão em menciona-los, mas andam sumidos e infelizmente não lembrei. Por favor apareçam mais.

Queria muito, falando em sumido, que o @LAWYER nos brindasse com sua presença, que sozinho já nos eleva a outro patamar. Temos muito a aprender com você, e também com @armlock e @Alm . Cadê vocês?

E amigo @oxeboxing , sem abusar da sua paciência, vou dar mais uma sugestão. Na seção Segundona tem o tópico “Treinos a porta fechada”. O melhor do PVT. Se tiver tete paciencia, a leitura vale muito a pena. As histórias e experiências deixadas ali não se encontram em nenhum livro. 
Grande abraço em todos!

Fala irmão!!!

Agradeço pela lembrança, mas acho que vocês entendem muito mais do que eu... to muito por fora do cenário atual, nem assisto as lutas... fico no zap com os velhos jiujiteiros de outrora, gigantes do passado, aguardando essa tempestade corona passar pra voltar a treinar com os amigos, coisa que me faz muita falta...

O fórum está muito bem e vocês estão elevando as discussões aqui a um outro nível, fórum menor e qualificado.

Vamos seguindo, nesse mundo da luta, que não é pra frouxo ou herói de teclado...

Força e Honra!

5 horas atrás, LAWYER disse:

Fala irmão!!!

Agradeço pela lembrança, mas acho que vocês entendem muito mais do que eu... to muito por fora do cenário atual, nem assisto as lutas... fico no zap com os velhos jiujiteiros de outrora, gigantes do passado, aguardando essa tempestade corona passar pra voltar a treinar com os amigos, coisa que me faz muita falta...

O fórum está muito bem e vocês estão elevando as discussões aqui a um outro nível, fórum menor e qualificado.

Vamos seguindo, nesse mundo da luta, que não é pra frouxo ou herói de teclado...

Força e Honra!

Olá mestre, muito obrigado por sua presença @oxeboxing esse é o nosso superior hierárquico do PVT um dos Pilares do fórum, juntamente com mestre Alm , Armlock este último ainda aparece raramente ,mas o Alm a vários anos não o vimos aqui.

Esse cara lenda do Shotokan Brasileiro ele que me explicou que muito antes do Lyoto o Shotokan era fortíssimo no Brasil coisa de deixar japonês bobo.

Amigo pessoal da família Gracie, amigo íntimo do mestre Rickson, Renzo e muita gente se vc já viu a história da artes marciais brasileira ele está intimamente ligado.

A volta do vale tudo, desafios de 91, mestre Alm foi aluno do Rolls é muita riqueza.

Bem mestre retorne o quanto quiser a casa eu sua afinal vc ajudou a construção disso tudo.

Pode notar que desrespeito ou total falta de cordialidade é totalmente punido eu já fui algumas vezes e maior virtude do portal é não tem panela , ninguém é acima de nada aqui .

Precisamos reforçar o jiu jitsu valderazzi some é meio cabeça quente igual a mim , Mestre Masina as vezes aparece por aí vai.

Temos um ou outro muito bons precisamos de time de peso na luta em pé modéstia parte muito bem

6 horas atrás, LAWYER disse:

Fala irmão!!!

Força e Honra!

Grande Lawyer, uma honra enorme sua presença aqui, não imagina a felicidade que nos traz!

Puxa vida, NINGUÉM aqui entende mais do que você! Ainda que esteja, como diz, fora do cenário atual e das lutas, quem anda de bicicleta nunca esquece! Precisamos MUITO de você aqui por dois motivos: um é seu conhecimento ímpar da parte de técnica e posições tanto do shotokan quanto do jj... quantas vezes aprendi naquele maravilhoso "treinos a porta fechada" as posições que você passava! Isso não morre, e com a comercialização e banalização tão infeliz do nosso mundo de lutas, fica mais necessário do que nunca. E o outro motivo é, nesse mundo de hoje em dia em que damos aulas sem sequer poder encostar no aluno, mostrar e relembrar como se treinava de verdade, e o mais importante, como se forjavam perseverança e força de vontade nesses treinos. E disso você é um exemplo vivo.

Peço, então, que se for do seu agrado, nos brinde mais com sua presença, para relembrar tudo aquilo que os lutadores atuais teriam obrigação de saber.

Muito obrigado pela presença meu amigo, essa casa é sua.

Grande abraço!

Em 8/20/2020 at 5:34 PM, Cesar_Rasec disse:

Agradeço a lembrança no meio de tanta gente boa que tem por aqui.

Mas nem comparo meu nível de conhecimento com o seu e de outros grandes foristas citados. Sempre um prazer ler os seus comentários, meu amigo!

Grande abraço.

Grande Cesar!

Muito obrigado, mas com certeza sua modéstia é enorme. Quisera eu ter sua isenção, imparcialidade e lógica nas análises. Sempre um prazer ler seus posts, extremamente coerentes. E uma coisa que admiro demais no amigo é a capacidade (difícil de ter) de não "cair na pilha" e não se nivelar por baixo quando aparece alguma provocação. Um prazer ter colegas do seu calibre.

Forte abraço!

Em 8/20/2020 at 2:20 PM, Eder Jofre55 disse:

Obrigado por me incluir entre esses colegas de fórum mas não tenho essa capacidade de análise tão  bem apurada quanto dos nomes  citados, você sim Master, não  falta conhecimento e experiência para compartilhar conosco! 

Me engana que eu gosto Éder! Já me deixou pensativo mais de uma vez com suas análises e intervenções cirúrgicas!

Abraço meu amigo!

Em 8/20/2020 at 2:26 PM, masterblaster disse:

Parabéns ao @NEGO DÁGUA e @oxeboxing pelo excelente debate. Enriquecedor demais. Essa troca de informações engrandece muito o PVT. 
Agora, cadê o conterrâneo @Daniel Mendoza para participar?

E nisso lembrei de outras ótimas fontes que esqueci de mencionar. No boxe tem também o @Eder Jofre55 ; no karatê o @MV.8 (sumido!), e no MMA em geral o @Cesar_Rasec, @Filipovic , @Arona85e @Lucas Timbó , entre tantos outros, este último com conhecimento ímpar dos lutadores russos.

Abraco em todos.

Agradeço a lembrança, master. Estou tendo menos tempo que gostaria para participar o fórum. Mas estou, no mínimo, sempre batendo o olho no que essas feras falam! 

Em 8/20/2020 at 5:06 PM, NEGO DÁGUA disse:

Porra eu tô no jiu jitsu por causa disso velhice se bem eu Jay quero ser competitivo é uma merda,eu brigo com peso também kk  já fiz sparring fui corner mas na boa o mau do baiano é uma arrogância do caralho fui em São Paulo rodei umas academia de kickboxing/Thai famosas e treinei com um UFC putz cara humilde demais Markao maluco a gente quase saia e tudo junto mas acabou que minha ex quis ir pra outro lugar .

Seguir eu não sei mais queria ter lutado mais com certeza, mas meu pai não gostava eu também briguei na rua eu nem tenho esteriótipo , uma vez no Carnaval por causa de amigo briguei putz sai na televisão a briga ele foi a loucura kkk .Um tio meu gostou e falou é isso bater, Bater mais meu tio é uma figura tem 7O anos ate hj apronta anda com soqueira , pau no carro kkkk que cara maluco viu!!!

Das antigas eu recomendo Ernesto Host, Peter Artes, Ray sefo, Lebbar isso caras completos os dois primeiros e os últimos pegam mais de mão tem muita gente Mike Bernado nem era tão técnico mais era Boxer que chutava.

Atualmente tem Rico, Hari, Georgian , Hari, Spong cara muita gente viu , Russos bons no Glory Arte, Vakenov tem o alemão Enki que tá no boxe profissional tem caras excelentes com boxe profissional até disputam título em alguns casos.

Alex Poatan meu favorito pq evoluiu demais e tem estilo de boxe que eu gosto , não sei pq hj aqui na Bahia poucas escolas cruzam com mão de trás ou puxam isso na manopla na verdade já vi gente falar quem cruza de direita não sabe lutar kkk cara eu cruzo até hj pq eu aprendi outro estilo de boxe e depois aprende o cubano que termina geralmente com a mão trás com golpe reto, fora essa deslocamento que falam passo plano e diagonal , golpes de encontro mais técnicos etc

Competitivo agora só na categoria master no JJ kkkkkkk 

Cara, tu treinou com o Marcos Maluco? Privilégio! 

Realmente nós baianos temos aquele quê de arrogância, apesar de termos melhorado bastante, segundo as academias que vou.

Seu tio é loucão KKKKK Já gostei dele.

Vou pesquisar esses caras, obrigado pela recomendação. 

Sobre o cruzado, depois que vi alguns cursos da escola cubana, os caras cruzam como se fossem dar golpe reto e no meio do caminho cruzam, tem um jogo de quadril junto com o calcanhar, muito rápido e técnico, o boxe cubano é extremamente técnico, qualquer coisa fora disso eles dizem ser overhand ou manoneta. 

15 horas atrás, NEGO DÁGUA disse:

Olá mestre, muito obrigado por sua presença @oxeboxing esse é o nosso superior hierárquico do PVT um dos Pilares do fórum, juntamente com mestre Alm , Armlock este último ainda aparece raramente ,mas o Alm a vários anos não o vimos aqui.

Esse cara lenda do Shotokan Brasileiro ele que me explicou que muito antes do Lyoto o Shotokan era fortíssimo no Brasil coisa de deixar japonês bobo.

Amigo pessoal da família Gracie, amigo íntimo do mestre Rickson, Renzo e muita gente se vc já viu a história da artes marciais brasileira ele está intimamente ligado.

A volta do vale tudo, desafios de 91, mestre Alm foi aluno do Rolls é muita riqueza.

Bem mestre retorne o quanto quiser a casa eu sua afinal vc ajudou a construção disso tudo.

Pode notar que desrespeito ou total falta de cordialidade é totalmente punido eu já fui algumas vezes e maior virtude do portal é não tem panela , ninguém é acima de nada aqui .

Precisamos reforçar o jiu jitsu valderazzi some é meio cabeça quente igual a mim , Mestre Masina as vezes aparece por aí vai.

Temos um ou outro muito bons precisamos de time de peso na luta em pé modéstia parte muito bem

Cara tenho lido as histórias do Alm no tópico de treino a portas fechadas, mano o cara treinou com Hélio, deve ter visto muuuuita coisa.

2 minutos atrás, oxeboxing disse:

Competitivo agora só na categoria master no JJ kkkkkkk 

Cara, tu treinou com o Marcos Maluco? Privilégio! 

Realmente nós baianos temos aquele quê de arrogância, apesar de termos melhorado bastante, segundo as academias que vou.

Seu tio é loucão KKKKK Já gostei dele.

Vou pesquisar esses caras, obrigado pela recomendação. 

Sobre o cruzado, depois que vi alguns cursos da escola cubana, os caras cruzam como se fossem dar golpe reto e no meio do caminho cruzam, tem um jogo de quadril junto com o calcanhar, muito rápido e técnico, o boxe cubano é extremamente técnico, qualquer coisa fora disso eles dizem ser overhand ou manoneta. 

Que nada vc vai ver vou competir nós adultos vc vai ver só tão velho também não kkk.

Tô ligado eu até gosto de fazer isso esse guri mais quando vc pega um cara avançando, mononeta é gancho em baixo e sobe cruzando?

Overhand é o swing eu nem uso isso simples não gosto.

Já treinei uma vez só, já treinei com o Moisés Gibi uma semana puxando o treino ele foi o coordenador técnico do camping do Spider pra luta do Adesanya.

Isso é besteira todo treino é bom e aproveitável .

Sobre Maluco aqui até no interior rola gente melhor em pé no kickboxing ou Thai.

2 minutos atrás, NEGO DÁGUA disse:

Que nada vc vai ver vou competir nós adultos vc vai ver só tão velho também não kkk.

Tô ligado eu até gosto de fazer isso esse guri mais quando vc pega um cara avançando, mononeta é gancho em baixo e sobe cruzando?

Overhand é o swing eu nem uso isso simples não gosto.

Já treinei uma vez só, já treinei com o Moisés Gibi uma semana puxando o treino ele foi o coordenador técnico do camping do Spider pra luta do Adesanya.

Isso é besteira todo treino é bom e aproveitável .

Sobre Maluco aqui até no interior rola gente melhor em pé no kickboxing ou Thai.

Kkkk nos Adultos pra mim só na faixa branca ainda. 

Mononeta é um cruzado sem técnica com o uso da palma da mão, segundo eles. 

Nunca usei overhand, se eu fosse pro MMA talvez até usasse, luva pequena acredito que dê pra fazer um swing com mais precisão.

Cara, que privilégio! Me conte como foi! 

Eita kkk Já vi que o Maluco não vai ser tão forte assim contra o Rodolfo Vieira.

11 minutos atrás, oxeboxing disse:

Kkkk nos Adultos pra mim só na faixa branca ainda. 

Mononeta é um cruzado sem técnica com o uso da palma da mão, segundo eles. 

Nunca usei overhand, se eu fosse pro MMA talvez até usasse, luva pequena acredito que dê pra fazer um swing com mais precisão.

Cara, que privilégio! Me conte como foi! 

Eita kkk Já vi que o Maluco não vai ser tão forte assim contra o Rodolfo Vieira.

Kkkk ele é muito bom.

Mas ele me bateu lógico um profissional contra um praticante só achei que nível UFC deveria ser um pouco melhor, vejo cara que treinam por aqui melhores tem uns moleques de 17 a 20 anos Caculé com Thai mais fino mesmo!!

Sobre o jiu jitsu cara não é obrigatório vc lutar na Master pós 30 vc pode testar nos adultos se quiser.

Mas o jiu jitsu é pra saúde no meu caso e pra me defender é claro

Edited by NEGO DÁGUA

14 horas atrás, masterblaster disse:

E o outro motivo é, nesse mundo de hoje em dia em que damos aulas sem sequer poder encostar no aluno, mostrar e relembrar como se treinava de verdade, e o mais importante, como se forjavam perseverança e força de vontade nesses treinos.

Eu destaco essa parte porque a gênese do que pode ter se perdido está aqui. O Professor Armlock foi o primeiro a destacar a necessidade de um treino marcial mais próximo à realidade de combate. Quantas vezes na vida eu vi meus Mestres nos submeterem a aquecimentos que, quando terminavam, você olhava pro colega mais próximo e falava, "caralho, ainda vamos ter que lutar???". No jiu-jitsu então, aquele clássico: "Vamos separar a turma em dois lados agora, lado de lá tira a parte de cima do kimono...", senha pra porrada... Onde se vê essa intensidade hoje???

Tenho dois meninos estudando nos EUA, um no College e outro no high school. Ambos saíram daqui com intensão de treinar basquete lá e procuraram os treinadores de seus colégios. Quando falaram de onde eram, os treinadores disseram sem pestanejar: Brasil??? Jiu-Jitsu!!! Wrestling Team!!! Não teve nem conversa, é o nosso diferencial. Agora, qual é o ponto que quero levantar? Nas primeiras semanas de treino, os dois quiseram desistir tal a intensidade que os Coachs colocam no treino. É coisa de dar várias voltas correndo em volta do campo, carregando um colega mais pesado nas costas, subindo e descendo arquibancada, só pra começar... coisa que me lembra os treinos de 40 anos atrás no Brasil e hoje, onde vemos isso??? Talvez na seleção brasileira de Judo e só...

E o que isso produz? Quando saíram daqui, ambos com um bom nível de Jiu-Jitsu, não arrumavam grande coisa comigo, até pelo elemento força... No nosso último treino, só usando single leg me tiraram do chão quando quiseram e não me esbagaçaram de cabeça no chão porque é o pai... É como treinar com duas rochas, não consigo mais movê-los. Eles estão diferentes fisicamente, mas não é só isso. Eles estão diferentes "mentalmente". O olhar denota isso, o famoso "você vai ter um problema comigo hoje e eu não desisto..." Se isso não é intensidade, eu não sei o que é...

Temos elementos e conhecimento pra produzir esse tipo de atleta, de guerreiro. É óbvio que grande parte, a maior parte dos alunos de uma academia, não vai querer isso, tem outros objetivos. Mas o Professor, o Mestre, tem que identificar e separar o homem comum do soldado, do guerreiro. E o guerreiro merece respeito, merece treinamento de alto nível, merece ser burilado, lapidado, como um diamante, isso é responsabilidade do Mestre. Acabamos perdendo muita gente boa nesse caminho, por mal aproveitamento, pela falta de um treino que supra a necessidade do aluno guerreiro, do futuro herói olímpico, ou lutador profissional.

Em tempo, Master, e me dirijo especificamente a você. NÃO VOU ME ESQUECER do que você fez por "The Crabman". Quando eu digo isso, é um juramento de honra! O seu gesto está guardado em meu coração! A qualquer tempo, em qualquer lugar, irmão, se precisar...

2 horas atrás, LAWYER disse:

Eu destaco essa parte porque a gênese do que pode ter se perdido está aqui. O Professor Armlock foi o primeiro a destacar a necessidade de um treino marcial mais próximo à realidade de combate. Quantas vezes na vida eu vi meus Mestres nos submeterem a aquecimentos que, quando terminavam, você olhava pro colega mais próximo e falava, "caralho, ainda vamos ter que lutar???". No jiu-jitsu então, aquele clássico: "Vamos separar a turma em dois lados agora, lado de lá tira a parte de cima do kimono...", senha pra porrada... Onde se vê essa intensidade hoje???

Tenho dois meninos estudando nos EUA, um no College e outro no high school. Ambos saíram daqui com intensão de treinar basquete lá e procuraram os treinadores de seus colégios. Quando falaram de onde eram, os treinadores disseram sem pestanejar: Brasil??? Jiu-Jitsu!!! Wrestling Team!!! Não teve nem conversa, é o nosso diferencial. Agora, qual é o ponto que quero levantar? Nas primeiras semanas de treino, os dois quiseram desistir tal a intensidade que os Coachs colocam no treino. É coisa de dar várias voltas correndo em volta do campo, carregando um colega mais pesado nas costas, subindo e descendo arquibancada, só pra começar... coisa que me lembra os treinos de 40 anos atrás no Brasil e hoje, onde vemos isso??? Talvez na seleção brasileira de Judo e só...

E o que isso produz? Quando saíram daqui, ambos com um bom nível de Jiu-Jitsu, não arrumavam grande coisa comigo, até pelo elemento força... No nosso último treino, só usando single leg me tiraram do chão quando quiseram e não me esbagaçaram de cabeça no chão porque é o pai... É como treinar com duas rochas, não consigo mais movê-los. Eles estão diferentes fisicamente, mas não é só isso. Eles estão diferentes "mentalmente". O olhar denota isso, o famoso "você vai ter um problema comigo hoje e eu não desisto..." Se isso não é intensidade, eu não sei o que é...

Temos elementos e conhecimento pra produzir esse tipo de atleta, de guerreiro. É óbvio que grande parte, a maior parte dos alunos de uma academia, não vai querer isso, tem outros objetivos. Mas o Professor, o Mestre, tem que identificar e separar o homem comum do soldado, do guerreiro. E o guerreiro merece respeito, merece treinamento de alto nível, merece ser burilado, lapidado, como um diamante, isso é responsabilidade do Mestre. Acabamos perdendo muita gente boa nesse caminho, por mal aproveitamento, pela falta de um treino que supra a necessidade do aluno guerreiro, do futuro herói olímpico, ou lutador profissional.

Em tempo, Master, e me dirijo especificamente a você. NÃO VOU ME ESQUECER do que você fez por "The Crabman". Quando eu digo isso, é um juramento de honra! O seu gesto está guardado em meu coração! A qualquer tempo, em qualquer lugar, irmão, se precisar...

Ô Lawyer. do fundo do coração, não fiz absolutamente nada que não fosse minha obrigação. Foi um prazer tentar ajudar,  e para mim, sua amizade é o mais importante. E a recíproca é mais do que verdadeira. O que você precisar, na hora e do jeito que for, estou à disposição. 

Rapaz, tenho um vizinho aqui que é professor de JJ. Tem um nível muito bom, vai duas vezes por semana a Três Rios treinar com o Alex Cowboy e equipe. Ele tem uma academia numa viela aqui perto, ministrando aulas inclusive para crianças. Pois bem, há pouco tempo mudou sua academia para a rua principal em frente à minha casa, colocou um janelão de vidro de onde os passantes viam o tatame, ficou muito legal mesmo. Não durou seis meses. Me disse que as pessoas passavam na rua e ficavam aterrorizadas quando viam uma projeção ou finalização, reclamando até que ele maltratava os alunos e ameaçando de processo e denúncia. Teve que voltar para a viela.

Tal é a mentalidade hoje em dia, muitas vezes até de quem vai treinar. O cara entra na academia mas não quer ser imobilizado, levar um soco ou um chute. Aí entra o que você falou, o professor tem que saber separar. Se é alguém que só vai para praticar um esporte ou aprender sem compromisso, tudo bem, o instrutor deve saber conduzir esse tipo de aprendiz. Mas lutador tem que lutar. Tem que saber bater e principalmente apanhar. O cara que nunca tomou um "sacode" sério pode ser o melhor técnico do mundo, mas na hora em que subir num ringue ou tatame, tomar um soco ou sentir o ligamento do braço esticando, está perdido. E isso não existe para lutador.

Tive um aprendizado e uma formação muito parecida com a sua, guardadas as proporções das modalidades. Meu professor de kickboxing fazia exatamente isso que você mencionou, no aquecimento já tirava o couro da gente. Quem queria se dedicar e seguir nas lutas tinha que chegar na academia 40 minutos mais cedo. Daí parava todo mundo na frente da academia, tirava a camisa e ia correr na rua. Isso com sol ou chuva ou tempestade. E olhe que a aula começava às 7 da manhã, então chegávamos por volta de 06:15h. E em Teresópolis nos saudosos anos 80. Imagina no inverno, chuva fina, às vezes até as plantas cobertas com geada, e a gente sem camisa correndo na rua que nem doido, com ele na frente. E ninguém nunca adoeceu ou ficou com pneumonia por causa disso. Aí a gente subia para a academia e o treino começava, também muito parecido com o seu. Ai de quem fizesse uma besteira... corredor polonês apanhando de faixa amarrada com nós e levando chutes e socos por todo o corpo... quando a gente chegava do outro lado, ficava orgulhoso de ter sobrevivido!

E uma vez por semana, era aquilo... "fulano e beltrano, pro ringue!". Caraca, um olhava pro outro e pensava..."fedeu!". E subia ansioso, nervoso, tremendo, mas quando começava se desligava de tudo e só pensava em deitar o colega! Meu Deus, que saudade desses tempos! E depois que peguei a faixa marrom até a preta e até parar de treinar, eu ainda perturbava tanto ele que, uma sexta-feira a cada quinzena, acabava o treino, fechava a academia, tirávamos as luvas e fazíamos uma luta de verdade, sem restrições. Aquilo durava uma eternidade e era bom demais! E útil também. Só quem soca sem luvas sabe o quanto a coisa fica feia quando soca um antebraço ou cotovelo, ou acerta um jab ou direto num queixo. Daí que tínhamos que escolher a dedo golpes e oportunidades, e a técnica melhorava muito ( você sabe disso muito melhor do que eu, dado o refino e o preciosismo do shotokan. Quão certeiros e precisos ficam os golpes!).    

Enfim, quando se compara isso tudo com aulas em que quase não se pode encostar no aluno, nota-se  que, apesar de algumas técnicas e métodos terem sem dúvida evoluído, falta um condicionamento físico e mental que só a provação na batalha proporciona. Isso não poderia ser perdido. Lutador luta, é simples.  E quanto ao que perdemos aqui e eles valorizam lá fora, você resumiu perfeitamente nisso aqui: "É coisa de dar várias voltas correndo em volta do campo, carregando um colega mais pesado nas costas, subindo e descendo arquibancada, só pra começar... coisa que me lembra os treinos de 40 anos atrás no Brasil e hoje, onde vemos isso??? Talvez na seleção brasileira de Judo e só... "

E para quem é da nova geração passa até meio despercebido, mas você com certeza já notou o quanto até os eventos se distanciam de uma situação de combate real. No antigo Pride os lutadores entravam para vencer, para resolver, nocauteando ou finalizando. Já no UFC hoje, a grande maioria luta para pontuar, para "cozinhar o galo" sem se arriscar, usando estratégias para conduzir a luta e vencer por pontos. Como estratégia tudo bem, mas como luta... vai tentar pontuar numa situação real ou na rua, que o mínimo que vai conseguir é um monte de pontos! É o entretenimento se  distanciando das lutas.

Eu ainda pratico com o pessoal da velha guarda e de vez em quando me testo com a moçada,  mas não dou aulas mais. Treino eventualmente algum filho de amigo ou alguém que se interesse por isso que hoje é chamado old school. Mas desanimei com tantas "novidades".

Enfim meu amigo, só estou narrando isso tudo para te provar de vez a falta que você está fazendo aqui. As pessoas precisam conhecer ou se lembrar de tudo que já aconteceu e redescobrir essas histórias e acontecimentos para, quem sabe, se dispor a mudar isso , ainda que um pouquinho. E diante disso, talvez o que deixemos aqui seja mais importante do que tudo que fizemos lá fora. Por isso te peço mais uma vez: FICA AQUI COM A GENTE! Ensina quem quiser aprender, e mostra o que já foi uma era de gigantes. O fórum está muito bom atualmente, as pessoas estão aqui para aprender e ensinar, sempre respeitando. Sua presença é mais importante do que nunca.

E parabéns pelos filhos! E para você também, que soube conduzi-los tão  bem para a vida! Imagina o orgulho que você tem vendo-os lutando e tão bem formados! Minha filha está com 8 anos, tive ela muito tarde e todo dia me preocupo com seu futuro. Mas se conseguir passar um pouco de caráter e respeito, já fico bem feliz. Hoje em dia acho muito necessário.

Fica com a gente aqui, meu amigo. Muito obrigado e me coloco à disposição para o que precisar.

Forte abraço!