Entre para seguir isso  
Ultimate Fighter

Amanda Ribas repudia mensagens machistas em foto com Dana White: "Pegaram pesado!"

Recommended Posts

Acho que essa palavra "machismo" uma grande forma de preconceito.  Sim, estou acusando os "lacradores" de serem preconceituosos.

 

Associar um comportamento indevido exclusivamente ao sexo dos indivíduos que tiveram/tem este comportamento é uma clara demonstração de preconceito. Dizer que alguém se deu bem ou que pode se dar bem se sair com o chefe é uma maldade exclusivamente masculina?

 

De jeito nenhum.

 

Por exemplo, cansei de ver mulheres fazendo a mesma coisa em empresas em que trabalhei, quando alguma mulher era promovida. Sempre falavam que a sortuda da vez tinha dado para o chefe, e na maioria das vezes este tipo de comentário era feito em sua MAIORIA por mulheres.

 

Acho que o grande mal das pessoas ligadas ao espectro esquerdo da política é não se darem conta de que a maioria das pautas que defendem são ferramentas de segregação, apesar de se dizerem defensores da igualdade.

 

Se alguém faz algo ruim, ou se comete um crime é esta pessoa individualmente que deve ser criticada/punida, independente se é homem ou mulher, se é branco ou negro, gay ou hetero e etc.  Associar a atitude errada com características deste tipo é preconceito e segregação.

 

Eu acredito que se alguém pisa no pescoço de outra pessoa e isso leva essa pessoa à morte, quem cometeu este crime deve ser criticado e punido individualmente, e não dizer que policiais brancos querem matar negros pobres e usar isso para fazer quebradeira em nome da luta contra o preconceito.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Agora, TNT disse:

Acho que essa palavra "machismo" uma grande forma de preconceito.  Sim, estou acusando os "lacradores" de serem preconceituosos.

 

Associar um comportamento indevido exclusivamente ao sexo dos indivíduos que tiveram/tem este comportamento é uma clara demonstração de preconceito. Dizer que alguém se deu bem ou que pode se dar bem se sair com o chefe é uma maldade exclusivamente masculina?

 

De jeito nenhum.

 

Por exemplo, cansei de ver mulheres fazendo a mesma coisa em empresas em que trabalhei, quando alguma mulher era promovida. Sempre falavam que a sortuda da vez tinha dado para o chefe, e na maioria das vezes este tipo de comentário era feito em sua MAIORIA por mulheres.

 

Acho que o grande mal das pessoas ligadas ao espectro esquerdo da política é não se darem conta de que a maioria das pautas que defendem são ferramentas de segregação, apesar de se dizerem defensores da igualdade.

 

Se alguém faz algo ruim, ou se comete um crime é esta pessoa individualmente que deve ser criticada/punida, independente se é homem ou mulher, se é branco ou negro, gay ou hetero e etc.  Associar a atitude errada com características deste tipo é preconceito e segregação.

 

Eu acredito que se alguém pisa no pescoço de outra pessoa e isso leva essa pessoa à morte, quem cometeu este crime deve ser criticado e punido individualmente, e não dizer que policiais brancos querem matar negros pobres e usar isso para fazer quebradeira em nome da luta contra o preconceito.

Acho que você está confundindo o que é machismo. Até pq não é "coisa de honem", é uma crença social que faz parte da nossa cultura, a maioria das mulheres e gays tbm reproduzem pensamentos machistas. Assim como racismo não é "coisa de branco", nem homofobia é "coisa de hétero". São crenças difundidas. Como um vírus, ele não "é" de ngm e atinge a todos.

Nem tudo É por causa do machismo, mas possivelmente também tem machismo por trás já que ele faz parte da nossa cultura. Por isso que acho que parte da militância exagera às vezes na interpretação da relação causal em algo.

Existe uma pequena parcela que é muito radicais e que exageram mesmo, mas é uma pequena parcela. É como a pequena parcela de policiais corruptos que acaba criando um estereótipo de todo policial ser corrupto. Maioria absoluta não são desses pequenos grupos.

Outro ponto é que não é o pensamento de esquerda que cria ou que é uma ferramenta de segregação. Essa é uma confusão bem comum. A segregação sempre existiu na história da humanidade, isso só foi constatado, não só por teorias que são associadas ou embasam o espectro da esquerda política.

É meio surreal ignorar elas. Eu não concordo por ex que TUDO é SEMPRE explicado ou causado pelo conflito entre diferentes interesses de grupos e relação de poder e dominação entre eles, nas negar que isso sempre existiu na história da humanidade conhecida é bem fantasioso. Assim como negar que isso é uma variável muito importante em muitas relações atuais. 

Pense, por ex, só na história do Brasil, que começou muito antes do "pensamento de esquerda", nos últimos 520 anos houve segregação sistemática e institucionais de mulheres, negros, indígenas, homossexuais ou não? Será que a segregação é um fato ou é "criada"/mantidas por essas teorias?

O que a esquerda faz é: é necessário jogar luz sobre elas, reconhecer que existe e sempre existiu a segregação para tentar mudar elas e as consequências delas que existem até hoje. Se parte do pressuposto que admitindo o problema, reconhecendo e agindo sobre ele teremos uma sociedade mais igualitária. Se você ignora uma doença séria no seu corpo ela não melhora sozinha, correto? É a mesma lógica.

Espero ter esclarecido isso. Pq é uma confusão comum que as pessoas fazem. 

E, por favor, galera, defender um tratamento justo e igualitário para todos não querer "lacrar". É algo que deveríamos todos fazer para ter uma sociedade melhor. Não acham?

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
3 horas atrás, Daniel Mendoza disse:

Acho que você está confundindo o que é machismo. Até pq não é "coisa de honem", é uma crença social que faz parte da nossa cultura, a maioria das mulheres e gays tbm reproduzem pensamentos machistas. Assim como racismo não é "coisa de branco", nem homofobia é "coisa de hétero". São crenças difundidas. Como um vírus, ele não "é" de ngm e atinge a todos.

Nem tudo É por causa do machismo, mas possivelmente também tem machismo por trás já que ele faz parte da nossa cultura. Por isso que acho que parte da militância exagera às vezes na interpretação da relação causal em algo.

Existe uma pequena parcela que é muito radicais e que exageram mesmo, mas é uma pequena parcela. É como a pequena parcela de policiais corruptos que acaba criando um estereótipo de todo policial ser corrupto. Maioria absoluta não são desses pequenos grupos.

Outro ponto é que não é o pensamento de esquerda que cria ou que é uma ferramenta de segregação. Essa é uma confusão bem comum. A segregação sempre existiu na história da humanidade, isso só foi constatado, não só por teorias que são associadas ou embasam o espectro da esquerda política.

É meio surreal ignorar elas. Eu não concordo por ex que TUDO é SEMPRE explicado ou causado pelo conflito entre diferentes interesses de grupos e relação de poder e dominação entre eles, nas negar que isso sempre existiu na história da humanidade conhecida é bem fantasioso. Assim como negar que isso é uma variável muito importante em muitas relações atuais. 

Pense, por ex, só na história do Brasil, que começou muito antes do "pensamento de esquerda", nos últimos 520 anos houve segregação sistemática e institucionais de mulheres, negros, indígenas, homossexuais ou não? Será que a segregação é um fato ou é "criada"/mantidas por essas teorias?

O que a esquerda faz é: é necessário jogar luz sobre elas, reconhecer que existe e sempre existiu a segregação para tentar mudar elas e as consequências delas que existem até hoje. Se parte do pressuposto que admitindo o problema, reconhecendo e agindo sobre ele teremos uma sociedade mais igualitária. Se você ignora uma doença séria no seu corpo ela não melhora sozinha, correto? É a mesma lógica.

Espero ter esclarecido isso. Pq é uma confusão comum que as pessoas fazem. 

E, por favor, galera, defender um tratamento justo e igualitário para todos não querer "lacrar". É algo que deveríamos todos fazer para ter uma sociedade melhor. Não acham?

 

Admiro essa paciência hahaha

Mas procuro fazer o mesmo, incansavelmente, pq ao tentar esclarecer as coisas e debater, mesmo com aqueles com a cabeça petrificada, acaba que outros acompanham a discussão.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Em 8/3/2020 at 4:13 PM, Daniel Mendoza disse:

Não acho que isso dê ao direito de ngm tratar outra pessoa com desrespeito.

Acho que esse pensamento está na linha dos que dizem que uma mulher que gosta de exibir o corpo na rua com certas roupas estaria "procurando" comentários desrespeitosos também. Estão procurando admiração e olhares, fato, mas não assédio de homens que não respeita os limites de outra pessoa.

Uma coisa é comentar sobre o corpo em foto que ela postou exibindo, outro é o objetificar e sexualizar a atleta em seu ambiente de travalho, tratar uma lutadora de forma vulgar como fazem, e como entendo que foi o sentido da fala do colega que respondeu.

Acho que julgar internamento todos podem, claro, mas falar/comentar/agir de forma desrespeitando e do tipo sexual pra lutadoras não é direito de ngm, independe se a pessoa exibe o corpo ou não.

Mas essa discussão nem vale a pena.

Não estou falando de você, mas infelizmente a maioria dos homens não quer perder o "direito"* de ser escroto e de atropelar o direito das mulheres de serem respeitadas, independente das roupas que usem ou fotos que postem.

* "Direito" que acham que têm por um machismo intrínseco à nossa cultura. Preferem se dar o "direito" de tratar elas como eles próprios julgam que ela merece. Tentando legitimar o assédio que cometem muitas vezes. Mas que não é um direito, é assédio mesmo.

21 horas atrás, gabriel floripa disse:

Admiro essa paciência hahaha

Mas procuro fazer o mesmo, incansavelmente, pq ao tentar esclarecer as coisas e debater, mesmo com aqueles com a cabeça petrificada, acaba que outros acompanham a discussão.

Nós três já conversamos muito ao longos dos anos por aqui. Muitos comentários poderiam ser mencionados, mas eu vou pegar só o de vocês dois, porque acho que cada um aqui faz ideia do que o outro pensa e, apesar das divergências, se respeita. Vou ser direto e mandar a minha "real", lembrando que eu não sou o dono da verdade, é só minha opinião.

Primeiro. Daniel, desculpe você não sabe como a maioria dos homens pensa. Que estudo você pegou? Quais os dados você utilizou? Teu pai e teu irmão são assim também? Porque os meus não são. Nem a maioria dos meus amigos, nem a maioria dos homens que eu conheço. Pare de achar que você sabe como a maioria pensa dentro da sua cabeça, por mais inteligente que você seja (e você é!). Nós não sabemos. E não adianta, agora, vir pegar um estudo não sei o quê que justifica o que você falou. Porque você não usou esse estudo antes. Você tem uma concepção na sua cabeça e acha que ela é verdadeira e geral, olha o que você falou "a maioria dos homens não quer perder o direito de ser escroto com as mulheres". Se a maioria dos homens que você conhece é assim, lamento muito por você. Precisamos menos de Platão e mais de David Hume. Mais dados, empíricos, concretos, estudos, menos impressões da sua cabeça (ou da minha) generalizadas como se verdade fossem.

Segundo. Gabriel, desculpe, mas você não é superior aos outros. De onde você tirou que você tem a capacidade de "esclarecer" os outros com sua opinião? É apenas sua opinião. Não estamos combatendo o nazismo ou o holocausto, em que não existe direito a um outro lado. Ainda que você tenha razão, o modo como você se expressa acaba atraindo mais opiniões contrárias a sua causa. Menos ironia, e complexo de superioridade, mais humilidade. É a última vez que te falo isso e não vou perder mais meu tempo te fazendo perceber que a FORMA como você se expressa no fórum joga CONTRA a sua causa.

MINHA OPINIÃO: 1. é ridículo atrelar o sucesso de uma mulher a transar com o patrão. Porém, negar que essas coisas existam no mundo real (independente do sexo), é negar a realidade. Eu achei absurdo a galera ir no instagam da mina desvalorizar o esforço dela, mas como já disseram, infelizmente, pessoas públicas estão mais expostas e precisam aprender a lidar com isso, porque achar que vai controlar a opinião pública alheia de todos é loucura. 2. É só perguntar para uma mulher com que vocês convivam, a maioria se sente muito mal com estranhos dizendo "gostosa" e não sei o quê. Então, o ideal seria evitar. Se for elogiar, ou se manifestar publicamente, que se faça de forma educada. Contudo, numa conversa entre homens, reservada entre amigos, é comum e natural falarmos de mulheres. Atração entre sexos opostos é mais velho que andar pra frente. Pasmem, mulheres também falam de homens e de outras mulheres. É a vida, pessoal. 3. A virtude está no meio termo. Bom senso. Abs a todos,

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Em 8/6/2020 at 10:29 PM, Ralf Logan disse:

Já vi a Amanda pessoalmente e nem é tudo isso

BAN

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
36 minutos atrás, Cesare Borgia disse:

BAN

Kkkkk não pô, da é acima da média (principalmente se considerar as lutadoras) mas não é uma Gina ou uma Miesha... longe disso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
On 8/6/2020 at 2:29 PM, Ralf Logan said:

Já vi a Amanda pessoalmente e nem é tudo isso

Também não acho essas coisa.  Mas é bem simpática e tem uma personalidade ótima.  Quem é o pacote completo e aquela de Curitiba rainha da violência que me fugiu o nome agora.  A Colômbia Veronica Macedo e lindíssima. 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
3 horas atrás, Barbas disse:

Nós três já conversamos muito ao longos dos anos por aqui. Muitos comentários poderiam ser mencionados, mas eu vou pegar só o de vocês dois, porque acho que cada um aqui faz ideia do que o outro pensa e, apesar das divergências, se respeita. Vou ser direto e mandar a minha "real", lembrando que eu não sou o dono da verdade, é só minha opinião.

Primeiro. Daniel, desculpe você não sabe como a maioria dos homens pensa. Que estudo você pegou? Quais os dados você utilizou? Teu pai e teu irmão são assim também? Porque os meus não são. Nem a maioria dos meus amigos, nem a maioria dos homens que eu conheço. Pare de achar que você sabe como a maioria pensa dentro da sua cabeça, por mais inteligente que você seja (e você é!). Nós não sabemos. E não adianta, agora, vir pegar um estudo não sei o quê que justifica o que você falou. Porque você não usou esse estudo antes. Você tem uma concepção na sua cabeça e acha que ela é verdadeira e geral, olha o que você falou "a maioria dos homens não quer perder o direito de ser escroto com as mulheres". Se a maioria dos homens que você conhece é assim, lamento muito por você. Precisamos menos de Platão e mais de David Hume. Mais dados, empíricos, concretos, estudos, menos impressões da sua cabeça (ou da minha) generalizadas como se verdade fossem.

(...)

MINHA OPINIÃO: 1. é ridículo atrelar o sucesso de uma mulher a transar com o patrão. Porém, negar que essas coisas existam no mundo real (independente do sexo), é negar a realidade. Eu achei absurdo a galera ir no instagam da mina desvalorizar o esforço dela, mas como já disseram, infelizmente, pessoas públicas estão mais expostas e precisam aprender a lidar com isso, porque achar que vai controlar a opinião pública alheia de todos é loucura. 2. É só perguntar para uma mulher com que vocês convivam, a maioria se sente muito mal com estranhos dizendo "gostosa" e não sei o quê. Então, o ideal seria evitar. Se for elogiar, ou se manifestar publicamente, que se faça de forma educada. Contudo, numa conversa entre homens, reservada entre amigos, é comum e natural falarmos de mulheres. Atração entre sexos opostos é mais velho que andar pra frente. Pasmem, mulheres também falam de homens e de outras mulheres. É a vida, pessoal. 3. A virtude está no meio termo. Bom senso. Abs a todos,

Uma batida de olho rápido no google:

https://g1.globo.com/google/amp/sp/sao-paulo/noticia/2019/06/18/97percent-das-mulheres-dizem-ja-ter-sido-vitima-de-assedio-no-transporte-publico-e-privado-no-brasil-diz-pesquisa.ghtml

https://noticias.r7.com/tecnologia-e-ciencia/nove-em-cada-10-mulheres-sofrem-assedio-pelo-celular-diz-pesquisa-09032020?amp

https://datafolha.folha.uol.com.br/opiniaopublica/2018/01/1949701-42-das-mulheres-ja-sofreram-assedio-sexual.shtml

As mulheres pedem mudanças há muitas décadas, barbas, e até hoje temos esses dados.

Se a maioria fosse propenso a respeitar o pedido e querer mudar, e mudasse, não precisaria existir essa luta e nem haveria mais assédio em número tão altos. Não teríamos que fazer campanhas no Carnaval explicando que não é não, que beijo não se roupa, que tocar no corpo de alguém é assédio, etc. Que elogios não respeitosos na rua é assédio.

Em muito aspectos eu concordo com os empiristas. Não sou racionalista como Platão, nem estou apenas idealizando algo no mundo das ideias, e nem acho que a igualdade entre as pessoas (tal qual eu a entendo, não acredito na igualdade extrema por julgar impossível) seja apenas uma idealização. Sou muito mais aristotélico que posso parecer e estou de acordo com o meio termo, assim como o próprio. E que conste que gosto mais dos empiristas que dos racionalistas, mas gosto da solução kantiana haha mas quanto ao respeito. E tal qual ele disse o homem é o que a educação faz dele, e estou totalmente e de acordo com seu imperativo categórico quanto a uma moral universal. Um dos motivos que acho que devemos ser ferrenhos na luta por respeito. Se todos desrespeitassem seria o fim da sociedade civilizada.

Enfim, atração sexual por corpo feminino pelo homem e do masculino pela fêmea é natural, se não, não haveria reprodução, mas isso não pode ser usado nunca como justificativa para romper pactos sociais civilizatórios modernos, que muito a homens não cumprem em relação as mulheres por culturalmente ser aceito por muito tempo. Não acho que esteja falando isso. De modo algum, só frizando. Que ocorre demais, não adianta falar sol com peneira. 

E em nenhum momento eu falei que a maioria assediava, mas que não quer perder esse direito, pq é perder poder, qualquer grupo que perde algum privilégio ou poder reage a isso, é uma ideia da luta de classe weberiana (muito mais completa que a marxista, na minha opiniao). Nesse sentido falei da maioria, não querer perder poder e se sentem incomodado, falam de que igualdade é politicamente correto, mimimi, ser escravoceta, capacho, colocar mulher em pedestal, etc.

Mas reconheço que falei no calor sem bases concretas e uma maior projeção quanto a maioria, estava pensando em comentários que já li que não representam o todo. Vou reformular pra uma pesquisa que vi do Datafolha,  quase metade dos homens, 41% dos homens veem mais prejuízo que benefícios no feminismo. 41% assumiram. Mas estou certo que os 48% que avaliam como mais positivo que negativo o feminismo, muitos julgam moralmente correta a igualdade, mas não devem materializar totalmente e acabarem realizando atos culturalmente aceitos mas que não deixam de ser um assédio. Ou não teria os os dados acima das pesquisa entre tantos outros se pesquisar mais.

E eu já vi muitos familiares e amigos mexerem com mulheres na rua, obviamente não achavam que era assédio. Outros atitudes piores, já briguei com amigos por isso. Pra mim é covardia absurda. Fico feliz que os homens que conviveu e convive nunca fizeram isso é nunca reproduziram nenhum preconceito de gênero ou algo do tipo. Infelizmente não acho que a maioria aqui possa dizer que nunca viu familiares e amigos fazendo isso.

Editado por Daniel Mendoza

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Daniel Mendoza

Sua resposta foi de responsa. Sempre um prazer debater contigo. Mas ela contém matematicamente uma falácia. Ainda que 100% das mulheres já tivessem sofrido assédio, isso não significaria que a maioria dos homens já assediou. Simplesmente porque um único homem pode assediar muito mais de uma mulher. Aí podemos falar da minha área, jurídica. Analisar cifra cinzenta em criminologia, reincidência etc. Você também deu uma distorcida de leve no que eu falei: "Fico feliz que os homens que conviveu e convive nunca fizeram isso é nunca reproduziram nenhum preconceito de gênero ou algo do tipo." Você é inteligente demais e sabe que não foi isso que eu falei. O que eu disse foi: "Nem a maioria dos meus amigos, nem a maioria dos homens que eu conheço". Tá lá, e meu post não foi editado. É evidente que a maioria de todos nós temos nossos preconceitos (ao menos eu tenho, infelizmente), defeitos, covardias, vacilos. O que está longe de dizer que a maioria de nós "não quer perder o poder de tratar a mulher de forma escrota". Insisto que isso saiu da sua cabeça e não se retrata em bases empíricas. Tanto que a pesquisa datafolha que você citou disse que não é a maioria dos homens que consideram feminismo ruim.

Enfim, apenas para não se perder, meu ponto principal aqui é não acharmos que somos moralmente superiores, esclarecidos, e aptos a sermos oráculos da verdade, monopolizadores da virtude. Não somos. E sim, me incomoda esse tipo de raciocínio "a maioria dos homens não presta, são machos escrotos, não sei o quê". Se a maioria dos homens aprovasse assédio, fosse assediador em potencial, não quisesse perder esse poder, honestamente, talvez nem leis contrárias ao assédio teríamos aprovado no Congresso Nacional. Quando a maioria aprova uma conduta, geralmente a sociedade não consegue aprovar leis contrárias a ela. Lembremos que o número de mulheres no Parlamento é, infelizmente, muito pequeno ainda. Sem apoio de muitos homens, nenhuma lei que as protege seria favorável.

Mas veja, eu não tenho também bases 100% concretas ou empíricas, por isso mesmo que eu tenho dificuldade de fazer afirmações tão contundentes.

E repito que eu poderia ter pego muitos posts pra comentar, mas acho que não valeria a pena, espero que entenda essa liberdade que tomei contigo.

Sempre à disposição para trocar uma ideia com você, que tem uma elegância de debater impressionante. Abs,

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Agora, Barbas disse:

@Daniel Mendoza

Sua resposta foi de responsa. Sempre um prazer debater contigo. Mas ela contém matematicamente uma falácia. Ainda que 100% das mulheres já tivessem sofrido assédio, isso não significaria que a maioria dos homens já assediou. Simplesmente porque um único homem pode assediar muito mais de uma mulher. Aí podemos falar da minha área, jurídica. Analisar cifra cinzenta em criminologia, reincidência etc. Você também deu uma distorcida de leve no que eu falei: "Fico feliz que os homens que conviveu e convive nunca fizeram isso é nunca reproduziram nenhum preconceito de gênero ou algo do tipo." Você é inteligente demais e sabe que não foi isso que eu falei. O que eu disse foi: "Nem a maioria dos meus amigos, nem a maioria dos homens que eu conheço". Tá lá, e meu post não foi editado. É evidente que a maioria de todos nós temos nossos preconceitos (ao menos eu tenho, infelizmente), defeitos, covardias, vacilos. O que está longe de dizer que a maioria de nós "não quer perder o poder de tratar a mulher de forma escrota". Insisto que isso saiu da sua cabeça e não se retrata em bases empíricas. Tanto que a pesquisa datafolha que você citou disse que não é a maioria dos homens que consideram feminismo ruim.

Enfim, apenas para não se perder, meu ponto principal aqui é não acharmos que somos moralmente superiores, esclarecidos, e aptos a sermos oráculos da verdade, monopolizadores da virtude. Não somos. E sim, me incomoda esse tipo de raciocínio "a maioria dos homens não presta, são machos escrotos, não sei o quê". Se a maioria dos homens aprovasse assédio, fosse assediador em potencial, não quisesse perder esse poder, honestamente, talvez nem leis contrárias ao assédio teríamos aprovado no Congresso Nacional. Quando a maioria aprova uma conduta, geralmente a sociedade não consegue aprovar leis contrárias a ela. Lembremos que o número de mulheres no Parlamento é, infelizmente, muito pequeno ainda. Sem apoio de muitos homens, nenhuma lei que as protege seria favorável.

Mas veja, eu não tenho também bases 100% concretas ou empíricas, por isso mesmo que eu tenho dificuldade de fazer afirmações tão contundentes.

E repito que eu poderia ter pego muitos posts pra comentar, mas acho que não valeria a pena, espero que entenda essa liberdade que tomei contigo.

Sempre à disposição para trocar uma ideia com você, que tem uma elegância de debater impressionante. Abs

Eu editei antes de ver que tinha respondido, como entra esporadicamente, imaginei que não responderia rápido. Hehe Não foi a intenção mudar de forma alguma ou manipular de qualquer forma, jamais faria isso.  A intenção da edição foi uma complementação, pq tive que mandar ao escrever em um contexto que não foi o mais apropriado. E como é sempre um prazer debater com você, e tenho um grande respeito pela duas ideias, visão e pela postura que sempre mostrou com todos, quis complementar para me fazer ente ser melhor. Peço desculpas por ter tido esse desencontro e parecer isso. Não li sua resposta antes de editar a minha, nem tinha visto que tinha respondido.

Na área que trabalho sempre tive constante contato com pesquisas. E eu nunca falei que a maioria dos homens são assediadores, disse que não querem perder esse "poder fazer", que é um poder que sempre tivemos. Que vem de ideias que sustentam o machismo. Mas é sim uma opinião, mas não tirada do nada e puro achismo.

Você diz que a maioria temos preconceitos. Nossa cultura nos cria assim. O meu ponto é que eu acredito, mesmo sem ter como provar diretamente, já que sabe que não dá para perguntar certas coisas moralmente condenáveis - mas podemos ter dimensão por dados indiretos - que a maioria dos homens não abre mão de seus preconceitos por, naturalmente, ser algo que todo grupo faz, tenta resistir a perda de poder concreto e simbólico. Isso é esperado,  rola em todas as esferas. E é o que vem ocorrendo com os homens desde o inicio do processo de emancipação feminina.

Acho que sabemos perfeitamente que a obrigação moral de concordar publicamente com algo, não quer dizer que tenhamos uma conduta coerente com isso, e sempre há justificativas para ações incoerentes com nosso discurso. Todo mundo condena corrupção e desonestidade, leis são aprovadas contra, mas o nível de sonegação entre os que podem e de pequenos atos desonestos é bem alto, seja pq acha imposto um roubo ou pq "não é nada demais" ou "todo mundo faz/faria".

Uma aprovação de uma lei não é necessariamente por conta da maioria da sociedade concordar e agir coerentemente com aquilo. Isso gera leis, mas nem todos que são geradas são por isso. Tem muitos outros fatores como pressão internacional, lobbys de interesses e especialistas, coerência com direitos humanos, movimentos sociais, interesses políticos, econômicos, convicção ideológicas, entre outros. Não quero ser um "institucionalista", mas acredito que saiba que muitas leis foram e são criadas para tentar moldar o comportamento das pessoas e não pq as pessoas já têm esse comportamento.

Eu usei palavras fortes sim. Principalmente depois de ler falas no sentido da defesa de atitudes machistas, e não nego que falei pensamos muito em um nicho específico e não no todo da população masculina, mas nos mais escritos. Haha.

Acredito que estamos melhorando em todos os aspectos quanto a ganho e respeito de direitos, sou um otimista por necessidade, mas ainda acho que a maioria dos homens seja machista e prefira justificar seu pensamento e atitudes que mudar  E que prefere manter essas crenças entre as quais tem o direito de falar vista pq julga que ela queria aquilo ou pediu, seja pela roupa, comportamento, pode, etc. 

Até pq, acho que essa luta contra a perda de poder é a tendência natural de todo grupo, pelo que comentei no post anterior.

Nem preconceito não se traduz em discriminação ou segregação necessariamente, no caso, não acho que se traduz em assédio. Mas isso não quer dizer que não haja preconceito, e que a maioria dos homens resistem a mudar.

E não acho de forma alguma que sou moralmente superior, esclarecido, e apto a ser o oráculo da verdade, ou um monopolizador da virtude, mas acredito radicalmente que todos devem ser ter suas liberdades garantidas, não só na teoria, mas na prática e no dia a dia. E vou militar por isso, e acho que todos deveríamos abraçar causas legítimas, independente de qual espectro político levanta essa bandeira. Eu me identifico com o espectro da esquerda, mas sou a favor de maior punição em muitos crimes, de menos privilégios legais, prisão na segunda instância, e outras pautas tidas como "de direita" pq penso que são legítimas.

Pra mim qualquer pessoa pratique assédio é algo moralmente condenável, não pq eu sou a referência moral, mas é pela nossa lei mesmo. Eu tenho ódio, em especial, de covardia e de covarde.

Eu não sou a favor de uma posição radical de que todo homem é escroto, como algumas vertentes radicais acham, mas acho que a maioria reproduz sim comportamentos escroto e prefere não mudar.

Para uma sociedade mais democrática e justa para todos precisamos mudar aspectos culturais que nos são e foram ensinados quanto a grupos minoritários. E se, a nossa cultura nos ensinou algo, como achar que a maioria não pensa assim?

Dados indiretos que me fazem pensar assim. Mesmo depois de tanta informação didática em campanhas, leis, mídias e escolas:

www.uol.com.br/universa/noticias/redacao/2017/10/11/machismo-esta-presente-no-cotidiano-de-99-dos-brasileiros-diz-pesquisa.amp.htm

http://www.onumulheres.org.br/noticias/81-dos-homens-consideram-o-brasil-um-pais-machista/

www.catracalivre.com.br/cidadania/os-numeros-do-machismo-no-brasil-pesquisa-revela-opiniao-de-jovens-entre-16-a-24-anos/amp/

Não vou fazer uma pesquisa mais a fundo em artigos acadêmicos, teses e afins. Mas não faltam sobre a temática do machismo e de suas consequências, com bastante dados.

É uma opinião que a maioria resista, mas não é idealizada só no campo das ideias e achismo como deu a entender inicialmente. Estamos em um processo de mudança. Eu não acho que passamos da metade, se foi, foi por muito pouco. Se não é a maioria, pelos dados (41% falar que feminismo traz mais prejuízo que benefício contra 48%) é quase a maioria. 

Eu acho que nesses casos, a pesquisas dos efeitos e visualização das pessoas desses fenômenos são significativas para analisarmos sua dimensão que uma pesquisa de opinião. Mas por dados concretos rapidamente coletados sobre a visão (não atitudes) dos homens sobre o feminismo, temos quase a maioria resistente a pauta da igualdade de tratamento e ter homens e mulheres.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
6 horas atrás, Barbas disse:

Segundo. Gabriel, desculpe, mas você não é superior aos outros. De onde você tirou que você tem a capacidade de "esclarecer" os outros com sua opinião? É apenas sua opinião. Não estamos combatendo o nazismo ou o holocausto, em que não existe direito a um outro lado. Ainda que você tenha razão, o modo como você se expressa acaba atraindo mais opiniões contrárias a sua causa. Menos ironia, e complexo de superioridade, mais humilidade. É a última vez que te falo isso e não vou perder mais meu tempo te fazendo perceber que a FORMA como você se expressa no fórum joga CONTRA a sua causa.

Então, vamos lá:

Não sou superior aos outros. Concordo.

Sobre esclarecer, acho q tenho sim capacidade de colocar coisas mais claramente para os colegas numa discussão.

O modo que coloco as coisas, com ironia, geralmente é pra rebater posições absurdas, como no caso aqui a dos "machões" q se acham no direito de se comportarem de forma totalmente assediadora como algo inerente à condição masculina, natural.

E isso joga contra a minha causa? Olha, como falei não pretendo modificar ou influenciar cabeças petrificadas, mas somente mostrar a outros foristas aqui que não são todos do fórum q pensam como "machões". 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Daniel Mendoza , concordo com muito do que você falou no seu último post, mas não com tudo. Penso que acrescentar pontualmente uma coisa ou outra não ajudaria muito na discussão, porque após alguns esclarecimentos e pontos de acordo, acho que o restante fica no "concordamos que discordamos". Obrigado pelas respostas e troca de ideias. Apenas um recado 100% sincero: nem vi que você tinha editado, somente disse que não tinha editado o meu, só isso. Abs

@gabriel floripa , obrigado pela resposta educada. O cara que se diz machão, geralmente vem com uma resposta sem maior reflexão, ou mesmo metida a engraçada (entendo que você pode não achar graça, mas se você tentar ler de uma forma mais suave, perceberá que tem gente tirando sarro). "Ah, mas com machismo não se brinca". Ok, direito seu, mas tem muita gente brincando sim, falando palavrão e tal, fazendo memes. Então quando um lado vem com uma ideia mais engraçada, caricata, zoeira, meme (machões), e a resposta do outro lado ("esclarecidos") vem com um suposto ar de superioridade, e ironia, quem você acha que irá cativar mais a audiência? Você não acha que isso aconteceu recentemente no nosso país, não? Mais precisamente no fim de outubro de 2018... Por isso que disse que joga contra a sua causa, porque ironia, ar de superioridade, geram antipatia nas pessoas, ainda que você esteja certo. Mas veja, embora nesse caso estejamos muito (embora não tudo) de acordo, em outros não concordamos. Então, para a "minha causa", que é mais de centro do que a sua de esquerda, é muito bom que você continue com sua postura, porque eu acho que ela gera antipatia. Se você acha que é melhor continuar assim, vai firme. Apenas estou sendo sincero, mesmo não me sendo em nada conveniente dizer que você está jogando contra as pautas de esquerda (insisto, pela forma que você adota). Pelo contrário, deveria deixar você tomar na cabeça e ficar calado. Mas não seria intelectualmente honesto da minha parte. Eu tenho a impressão, porque não te conheço, que você é um jovem de 25 anos há pouco tempo formado em Direito, por isso que às vezes insisto e dou esses toques de 'tiozão' em ti, mas vamos lá, pode ser que eu esteja só falando besteira, e me metendo onde não fui chamado. Então, fique em paz e siga firme o caminho em que acredita. Abs,

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
1 hora atrás, Barbas disse:

@Daniel Mendoza , concordo com muito do que você falou no seu último post, mas não com tudo. Penso que acrescentar pontualmente uma coisa ou outra não ajudaria muito na discussão, porque após alguns esclarecimentos e pontos de acordo, acho que o restante fica no "concordamos que discordamos". Obrigado pelas respostas e troca de ideias. Apenas um recado 100% sincero: nem vi que você tinha editado, somente disse que não tinha editado o meu, só isso. Abs

@gabriel floripa , obrigado pela resposta educada. O cara que se diz machão, geralmente vem com uma resposta sem maior reflexão, ou mesmo metida a engraçada (entendo que você pode não achar graça, mas se você tentar ler de uma forma mais suave, perceberá que tem gente tirando sarro). "Ah, mas com machismo não se brinca". Ok, direito seu, mas tem muita gente brincando sim, falando palavrão e tal, fazendo memes. Então quando um lado vem com uma ideia mais engraçada, caricata, zoeira, meme (machões), e a resposta do outro lado ("esclarecidos") vem com um suposto ar de superioridade, e ironia, quem você acha que irá cativar mais a audiência? Você não acha que isso aconteceu recentemente no nosso país, não? Mais precisamente no fim de outubro de 2018... Por isso que disse que joga contra a sua causa, porque ironia, ar de superioridade, geram antipatia nas pessoas, ainda que você esteja certo. Mas veja, embora nesse caso estejamos muito (embora não tudo) de acordo, em outros não concordamos. Então, para a "minha causa", que é mais de centro do que a sua de esquerda, é muito bom que você continue com sua postura, porque eu acho que ela gera antipatia. Se você acha que é melhor continuar assim, vai firme. Apenas estou sendo sincero, mesmo não me sendo em nada conveniente dizer que você está jogando contra as pautas de esquerda (insisto, pela forma que você adota). Pelo contrário, deveria deixar você tomar na cabeça e ficar calado. Mas não seria intelectualmente honesto da minha parte. Eu tenho a impressão, porque não te conheço, que você é um jovem de 25 anos há pouco tempo formado em Direito, por isso que às vezes insisto e dou esses toques de 'tiozão' em ti, mas vamos lá, pode ser que eu esteja só falando besteira, e me metendo onde não fui chamado. Então, fique em paz e siga firme o caminho em que acredita. Abs,

Interessante q eu justamente imagino vc como um jovem de 24 anos recém formado em direito hahaha.

Mas então, minha intenção é colocar elementos em contraponto a algumas coisas que considero totalmente absurdas aqui. Não pretendo, como já falei, modificar ou contribuir naquelas cabeças mais duras, mas sim mostrar àqueles que não fazem parte da maioria aqui que não estão sozinhos. Por exemplo, não discuto ciência com terraplanista.

E respeito às lutadoras ser considerado pauta de esquerda, eu discordo. Pra mim é pauta civilizatória.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
3 horas atrás, gabriel floripa disse:

Interessante q eu justamente imagino vc como um jovem de 24 anos recém formado em direito hahaha.

Mas então, minha intenção é colocar elementos em contraponto a algumas coisas que considero totalmente absurdas aqui. Não pretendo, como já falei, modificar ou contribuir naquelas cabeças mais duras, mas sim mostrar àqueles que não fazem parte da maioria aqui que não estão sozinhos. Por exemplo, não discuto ciência com terraplanista.

E respeito às lutadoras ser considerado pauta de esquerda, eu discordo. Pra mim é pauta civilizatória.

Não discordamos. Concordamos nesse ponto. Abs,

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso