afterforever

PBP-UFC 251-Usman vs Masvidal

Recommended Posts

6 minutos atrás, Rucci disse:

Eu concordo, mas dizer que uma luta em que não vale strike em um lutador caído ou o cara que tá por baixo não pode chutar o cara que tá na guarda não é realista. As regras existem pra não virar rinha, se tira de um aspecto tem que equilibrar o jogo. Grappling não efetivo além de chato só mata tempo de uma luta que tem limite de tempo, ao contrário das ruas.

Por isso que eu falei o mais realista possível (dentro das regras), eu defendo liberar as joelhadas e chutes nos 4 apoios, mas isso já é debate para outro tópico.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Agora, Axe_Spartan disse:

Não defendo que foi empolgante mesmo, mas foi efetivo e dominante. O que não concordo é falar que o Usman não estava fazendo nada.

Usman não desperdiça muitas tentativas de queda, inclusive uma delas foi muito bonita, no final da luta, acho que a última queda, tentou a queda, Masvidal defendeu no sprawl jogando o quadril na nuca do Usman, este já deslocou e mudou a direção da queda para finalizá-la.

Sim, de acordo. No Brasil poucas pessoas conhecem técnicas de wrestling para conseguirem admirar a aplicação e adaptação de seus elementos no mma, né. Não que vão achar emocionantes por isso, mas valorizam mais.

Quando não se conhece a técnica acredito que o julgamento é mais por estética e emoção proporcionada. Não pela admiração da compreensão dor que esta sendo feito ali e do nível de dificuldade daquilo. Ainda impera a compreensão maior da dupla thai + bjj por aqui.

Já tentei baixar uma tutoriais de wrestling para ter uma noção mínima, mas confesso que desisti de assistir. Haha ainda o farei. Já li alguns artigos que escreveu, muito bond, mas por não ser algo que eu já tenha treinado ou que seria possível de treinar é mais desestimulando de aprender e de fixar o conhecimento. 

 Mas esse refinamento da esgrima, do controle do próprio peso e do adversário (de causar o desequilíbrio e queda), e de como jogar o peso controlando outro é um eixo muito interessante do combate entre as pessoas. No mma, no caso, usar no clinch contra a grade suscetível a ser quedado se fizer algum movimento ali desuniforme, é uma arma muito interessante. Mas é ruim não entender os detalhes do que, do porquê e do como está sendo feito. Hehe

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
6 minutos atrás, Andrey disse:

Contra o Hardy a luta tbm não foi chata.

Não mesmo, acho que fiquei tão frustrado pelo GSP não ter conseguido acertar aquela kimura que acabei esquecendo o quão dominante e empolgante foi sua vitória.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
22 minutos atrás, Rucci disse:

Sobre o estilo do Usman, não sei se alguém aqui concorda, mas achei que o Masvidal conseguiu fazer algo interessante no solo quando  estavam no meio do cage. Campeão é muito eficiente na grade, seja em pé ou no solo, mas no centro do 8 ele é vulnerável tanto em pé quando no chão. Tem um controle posicional muito bom quando pressiona o oponente contra a grade, mas o jiu jitsu não é lá grande coisa, ao menos é a leitura que faço do que ele mostrou até aqui. Durinho pode ficar de olho.

é vdd... não sei se foi por que não respeitou o Jiu do masvidal, mas pra um exímio faixa preta, ele dá muitas brechas pra ataques nas pernas e armlocks da guarda, postura de pouco graduado trazendo as pernas pra perto do quadril de quem está fazendo guarda, o tiquinho adorava isso, rsrs... Durinho é muito agressivo jogando de guardeiro. 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
1 minuto atrás, Axe_Spartan disse:

Não mesmo, acho que fiquei tão frustrado pelo GSP não ter conseguido acertar aquela kimura que acabei esquecendo o quão dominante e empolgante foi sua vitória.

Eu lembro armlock da guarda, ou você confundiu ou minha memória mais uma vez está me deixando na mão hahaha

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
2 minutos atrás, Andrey disse:

Eu lembro armlock da guarda, ou você confundiu ou minha memória mais uma vez está me deixando na mão hahaha

Acho que também aconteceu o armlock, mas estou falando dessa aqui:

4476840762_c53e6e23d7.jpg

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
3 minutos atrás, Daniel Mendoza disse:

Sim, de acordo. No Brasil poucas pessoas conhecem técnicas de wrestling para conseguirem admirar a aplicação e adaptação de seus elementos no mma, né. Não que vão achar emocionantes por isso, mas valorizam mais.

Quando não se conhece a técnica acredito que o julgamento é mais por estética e emoção proporcionada. Não pela admiração da compreensão dor que esta sendo feito ali e do nível de dificuldade daquilo. Ainda impera a compreensão maior da dupla thai + bjj por aqui.

Já tentei baixar uma tutoriais de wrestling para ter uma noção mínima, mas confesso que desisti de assistir. Haha ainda o farei. Já li alguns artigos que escreveu, muito bond, mas por não ser algo que eu já tenha treinado ou que seria possível de treinar é mais desestimulando de aprender e de fixar o conhecimento. 

 Mas esse refinamento da esgrima, do controle do próprio peso e do adversário (de causar o desequilíbrio e queda), e de como jogar o peso controlando outro é um eixo muito interessante do combate entre as pessoas. No mma, no caso, usar no clinch contra a grade suscetível a ser quedado se fizer algum movimento ali desuniforme, é uma arma muito interessante. Mas é ruim não entender os detalhes do que, do porquê e do como está sendo feito. Hehe

é bem aí que está a blz da técnica. o cara passa 5 rounds controlando na grade e ainda conseguindo pontuar pra não ter a luta interrompida. o poirier falou q o khabib não foi o lutador mais forte fisicamente q ele enfrentou, mas q ele nunca sentiu tanta força aplicada num jogo agarrado como contra o khabib

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
2 minutos atrás, Axe_Spartan disse:

Acho que também aconteceu o armlock, mas estou falando dessa aqui:

4476840762_c53e6e23d7.jpg

É, minha memória então, não lembrava da kimura.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
6 minutos atrás, Daniel Mendoza disse:

Sim, de acordo. No Brasil poucas pessoas conhecem técnicas de wrestling para conseguirem admirar a aplicação e adaptação de seus elementos no mma, né. Não que vão achar emocionantes por isso, mas valorizam mais.

Quando não se conhece a técnica acredito que o julgamento é mais por estética e emoção proporcionada. Não pela admiração da compreensão dor que esta sendo feito ali e do nível de dificuldade daquilo. Ainda impera a compreensão maior da dupla thai + bjj por aqui.

Já tentei baixar uma tutoriais de wrestling para ter uma noção mínima, mas confesso que desisti de assistir. Haha ainda o farei. Já li alguns artigos que escreveu, muito bond, mas por não ser algo que eu já tenha treinado ou que seria possível de treinar é mais desestimulando de aprender e de fixar o conhecimento. 

 Mas esse refinamento da esgrima, do controle do próprio peso e do adversário (de causar o desequilíbrio e queda), e de como jogar o peso controlando outro é um eixo muito interessante do combate entre as pessoas. No mma, no caso, usar no clinch contra a grade suscetível a ser quedado se fizer algum movimento ali desuniforme, é uma arma muito interessante. Mas é ruim não entender os detalhes do que, do porquê e do como está sendo feito. Hehe

Belo post e concordo, se você não entende aquilo que vê, dificilmente vai apreciar, a não ser que seja algo primitivo, instintivo, como socos e chutes, em que mesmo você não entendendo as técnicas, é algo primitivo do ser humano de gostar de ver aquilo.

Eu não entendo porque o pessoal aqui no Brasil fica de mente fechada em relação ao wrestling, o BJJ nos EUA foi amplamente aceito, hoje o melhor cara do No Gi é americano inclusive. E se o esporte fosse chato, até entenderia, mas o estilo livre é muito empolgante, frenético, os caras não param por 6 minutos praticamente, não tem enrolação, mas aí virou um mantra que o wrestling é amarração, isso vem de caras que assistem lutas de jiu de pano.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
19 minutos atrás, Daniel Mendoza disse:

Sim, de acordo. No Brasil poucas pessoas conhecem técnicas de wrestling para conseguirem admirar a aplicação e adaptação de seus elementos no mma, né. Não que vão achar emocionantes por isso, mas valorizam mais.

Quando não se conhece a técnica acredito que o julgamento é mais por estética e emoção proporcionada. Não pela admiração da compreensão dor que esta sendo feito ali e do nível de dificuldade daquilo. Ainda impera a compreensão maior da dupla thai + bjj por aqui.

Já tentei baixar uma tutoriais de wrestling para ter uma noção mínima, mas confesso que desisti de assistir. Haha ainda o farei. Já li alguns artigos que escreveu, muito bond, mas por não ser algo que eu já tenha treinado ou que seria possível de treinar é mais desestimulando de aprender e de fixar o conhecimento. 

 Mas esse refinamento da esgrima, do controle do próprio peso e do adversário (de causar o desequilíbrio e queda), e de como jogar o peso controlando outro é um eixo muito interessante do combate entre as pessoas. No mma, no caso, usar no clinch contra a grade suscetível a ser quedado se fizer algum movimento ali desuniforme, é uma arma muito interessante. Mas é ruim não entender os detalhes do que, do porquê e do como está sendo feito. Hehe

Concordo sobre a falta de tradição brasileira no wrestlling, Mendoza, mas vendo comentários gringos sobre a luta, geral tá reclamando. Ó uns exemplos:


"Burns was right. Boring fight. Usmans fault! Can't blame him for the strategy though. Just sucks to watch." (Burns estava certo, luta chata. Não podemos culpar (o Usman) pela estratégia. É apenas chato de assistir.)

 

"He straight up stomping his feet lmao" (Foi direto pro pisão, rindo muito.)

 

"I knew when Marty said he was going to "bless" Masvidal with his hands that he was gonna the play grab ass and the dry humping game to stall out a victory. Smart I guess but boring!" (Eu sabia quando Marty (Usman) disse que ele ia abençoar o Masvidal com suas mãos que ele ia jogar "agarra bunda" e "sexo a seco" para garantir uma vitória. Esperto, eu acho, mas chato.)
 


"Usman is the Welterweight Champion of hugging." (Usman é o campeão meio médio dos abraços.)

Editado por Rucci

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
4 minutos atrás, Axe_Spartan disse:

Belo post e concordo, se você não entende aquilo que vê, dificilmente vai apreciar, a não ser que seja algo primitivo, instintivo, como socos e chutes, em que mesmo você não entendendo as técnicas, é algo primitivo do ser humano de gostar de ver aquilo.

Eu não entendo porque o pessoal aqui no Brasil fica de mente fechada em relação ao wrestling, o BJJ nos EUA foi amplamente aceito, hoje o melhor cara do No Gi é americano inclusive. E se o esporte fosse chato, até entenderia, mas o estilo livre é muito empolgante, frenético, os caras não param por 6 minutos praticamente, não tem enrolação, mas aí virou um mantra que o wrestling é amarração, isso vem de caras que assistem lutas de jiu de pano.

Acho que tem estilos e estilos. Wrestling que não imprime dano no MMA é a parte chata. Khabib que vejo alguns chamarem de amarrão machuca os oponentes, Usman o dano mais significativo que causou no Masvidal foram duas cabeçadas acidentais. Não dá para comparar. Amarrão é o lutador que fica usando de controle, seja em pé ou no solo, para roubar tempo e vencer na decisão. Isso é o que eu acho que ninguém curte. Existem strikers amarrões também, mas em geral os juízes são mais cruéis com eles.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
4 minutos atrás, Rucci disse:

Acho que tem estilos e estilos. Wrestling que não imprime dano no MMA é a parte chata. Khabib que vejo alguns chamarem de amarrão machuca os oponentes, Usman o dano mais significativo que causou no Masvidal foram duas cabeçadas acidentais. Não dá para comparar. Amarrão é o lutador que fica usando de controle, seja em pé ou no solo, para roubar tempo e vencer na decisão. Isso é o que eu acho que ninguém curte. Existem strikers amarrões também, mas em geral os juízes são mais cruéis com eles.

juiz mais cruel com striker amarrão? não entendi

(complementando: vc diz os juízes laterais q acabam pontuando mais efetividade?)

Editado por siso_

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
7 minutos atrás, Axe_Spartan disse:

Belo post e concordo, se você não entende aquilo que vê, dificilmente vai apreciar, a não ser que seja algo primitivo, instintivo, como socos e chutes, em que mesmo você não entendendo as técnicas, é algo primitivo do ser humano de gostar de ver aquilo.

Eu não entendo porque o pessoal aqui no Brasil fica de mente fechada em relação ao wrestling, o BJJ nos EUA foi amplamente aceito, hoje o melhor cara do No Gi é americano inclusive. E se o esporte fosse chato, até entenderia, mas o estilo livre é muito empolgante, frenético, os caras não param por 6 minutos praticamente, não tem enrolação, mas aí virou um mantra que o wrestling é amarração, isso vem de caras que assistem lutas de jiu de pano.

Mas é que assim como o jiu-jitsu, o wrestling é esporte de praticante.

 

Se você não o pratica e não é um entusiasta (que são poucos), você não para pra ver.

 

Se você for a um mundial de jiu, verá que quem está na arquibancada são lutadores, participando do champ ou não.

 

Pode ver que quem não entende de luta sempre vaI gostar de nocautes, que o público do UFC vaia qdo a luta está no chão, mesmo que o lutador esteja progredindo em posições.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
6 minutos atrás, siso_ disse:

juiz mais cruel com striker amarrão? não entendi

Striker amarrão é o cara que fica jogando na distância sem soltar golpes efetivos, sempre se mantendo na distância dos chutes para mais, evitando lutar próximo do oponente e sem lançar golpes de impacto, basicamente fugindo da luta franca. É muito comum os juízes penalizarem esse estilo mesmo quando é efetivo em termos de imprimir mais dano. Quantas lutas você já viu um cara andando com os calcanhares e jogando golpes fracos na longa perder apenas por estar andando para trás?

Editado por Rucci

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Agora, Axe_Spartan disse:

Belo post e concordo, se você não entende aquilo que vê, dificilmente vai apreciar, a não ser que seja algo primitivo, instintivo, como socos e chutes, em que mesmo você não entendendo as técnicas, é algo primitivo do ser humano de gostar de ver aquilo.

Eu não entendo porque o pessoal aqui no Brasil fica de mente fechada em relação ao wrestling, o BJJ nos EUA foi amplamente aceito, hoje o melhor cara do No Gi é americano inclusive. E se o esporte fosse chato, até entenderia, mas o estilo livre é muito empolgante, frenético, os caras não param por 6 minutos praticamente, não tem enrolação, mas aí virou um mantra que o wrestling é amarração, isso vem de caras que assistem lutas de jiu de pano.

De acordo. Acho que a questão Cultural é o fator mais forte, como não conhecemos são dois caras se empurrando freneticamente hehe é como quando alguém vê bjj sem conhecer, são duas pessoas abraçadas. Dificilmente vai gostar se não forem apresentadas adequadamente. No bjj essa apresentação rola, no wrestling não.

Eu confesso que tenho um certo preconceito por me parecer excessivamente físico. Mas sei que é preconceito, por não conhecer as técnicas vejo mais a "estética" da explosão. Até porque toda luta de alto rendimento não tem como não ser muito físico. Hehe

Mas mesmo na trocação, vira e mexe chamam de chato ou ruim lutadores com uma técnica excelente e estão fazendo uma ótima estratégia e táticas, movimentos e ações, por estarem mais defensivos ou lutando de forma mais inteligente e não igual um trem.

Bom são só os brigadores, tem que ter a "estética da briga", se não, não são bons, só "correm", "fogem da luta", etc. Hahaha

"Correr da luta" é uma ideia que em especial me incomoda, como se luta fosse trocação franca e só. Não atoa muitos acham que boxe é loteria.

Mas nada tira da minha cabeça que o judô tem um alto potencial muito subutilizado ainda para suprir essa carência que há no Brasil de técnicas de controle do peso e desequilíbrio do adversário.

Estava reparando na forma que una judocas no pride cinturavam o tronco do oponente e como a ronda faz, por exemplo, pra quedar. O "avanço" da adaptação de outros neste meio do caminho e antes. Acho que falta uma geração para levantar a bandeira e adaptar melhor com a trocação. Em especial o clinch "do boxe" me parece uma boa forma de aproximar. Mas talvez seja questão de cálculo mesmo, acredito que treinando menos tempo de wrestling você terá resultados parecidos com a eficiência de queda, algo que no judô, que exigiria um tempo maior de refinamento para o mesmo resultado.

Não sei, são impressões mais visuais. mas essa é outra discussão tbm, perdi o foco hahahaha

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora