Eder Jofre55

Toca da Leoa: o que separa Amanda Nunes do hall das grandes estrelas do UFC

Recommended Posts

Toca da Leoa: o que separa Amanda Nunes do hall das grandes estrelas do UFC

Com números gigantes, cinturões e qualidade acima do normal no MMA, brasileira foca no octógono, se fecha para mundo business e luta contra preconceitos

Por Igor Rodrigues 

 

Pergunte a qualquer apaixonado pelo MMA: "qual o tamanho de Amanda Nunes como lutadora?". A resposta vai ser a mais positiva e empolgada possível. E com justiça: a "Leoa" é a atual dona do cinturão das categorias galo e pena do UFC, com resultados expressivos na carreira.

Mas a qualidade técnica, diversas vezes comprovada, encontra resistências que travam o "boom" da brasileira para além dos córneres do octógono. E quais os motivos para Amanda ainda não ter conquistado espaços ocupados, por exemplo, por Ronda Rousey no auge da carreira? O que faz uma campeã já histórica ter um alcance limitado?

carrossel-amanda-nunes-ufc.jpg

Amanda Nunes: o que falta para o estrelato da brasileiro no cenário mundial? — Foto: Info Esporte

MARKETING EM SEGUNDO PLANOAmanda saiu de Pojuca, no interior da Bahia, para fazer história. E a escreveu toda dentro do cage. Lá enfileirou adversárias de peso e tornou-se a primeira mulher campeã de duas categorias do maior evento da modalidade. Assim ganhou merecida relevância. Mas o próximo passo na escalada para o hall das lendas não depende apenas da trocação insana.

Na grande vitrine do Ultimate o crescimento é medido por resultados e também pelo poder de engajamento das marcas - no caso, os lutadores. Praticamente irretocável no primeiro quesito, a Leoa, por opção própria, não abraça o marketing.

Amanda é discreta e pouco trabalha o nome fora dos eventos. Ao longo da trajetória, não escondeu que o foco era ser a melhor de todos os tempos. Teve êxito - mas quase sempre em silêncio. Superou as adversárias nos confrontos diretos, contudo deixou pelo caminho inúmeras oportunidades de traduzir o domínio em um número ainda mais maciço de fãs, dentro e fora do mundo do MMA.
ufc245-press059.jpgAmanda Nunes com os cinturões peso-galo e peso-pena do UFC — Foto: Jason Silva
De fato, a brasileira viu o número de seguidores crescer durante o tempo: eram cerca de 30 mil no Instagram no dia 9 de julho de 2016, quando conquistou o cinturão dos galos contra Miesha Tate. Hoje, ultrapassou a marca de 1,1 milhão. Significativo, claro, porém nem tanto se comparado ao universo da organização. O reflexo aparece nas vendas de pay-per-view e quantias recebidas por luta aquém em relação a outros nomes.
A diferença fica mais clara se compararmos o alcance da brasileira com duas potências do Ultimate:
 
Ronda Rousey - já derrotada por Amanda - não esqueceu do desempenho e foi dominante durante muito tempo, mas aproveitou a onda para vender a imagem. Virou ícone, mergulhou em outras áreas, ganhou o mundo (ultrapassou 11 milhões de seguidores) e fez do sucesso a oportunidade ideal para escancarar as portas do MMA para as mulheres, tudo com os holofotes lado a lado.
 
Conor McGregor teve ascensão meteórica. Fez do marketing pessoal, recheado de trash talk, a primeira grande arma. Com muita qualidade, bancou o que prometeu e chegou ao cinturão. Assim como Amanda, conquistou dois de forma simultânea, mas entendeu a necessidade de crescer em outras áreas. Mesmo apenas na oitava colocação no momento no ranking peso por peso entre os homens, virou indiscutivelmente a cara do UFC e ganhou legião de fãs - são mais de 36 milhões nas redes sociais.
 
adversárioAmanda defendeu o cinturão dos galos pela primeira vez contra Ronda Rousey — Foto: John Locher / AP
 
RELAÇÃO COM A IMPRENSA
O estilo mais reservado restringe o espaço de Amanda Nunes nos principais veículos especializados em MMA pelo mundo. Mesmo em alta e objeto de desejo da mídia, a Leoa prefere entrevistas pontuais e espaçadas. Mais se ouve a brasileira de 32 anos nos eventos oficiais do Ultimate ou no microfone de Joe Rogan ainda no octógono após as vitórias.
 
A carreira é trabalhada em família. A assessoria, feita pela irmã, Val Nunes, que conhece as preferências de Amanda. Em mais de uma ocasião, procurada pela reportagem do Combate.com, por exemplo, a lutadora evitou qualquer tipo de contato. Foram poucas e fechadas com muito esforço as oportunidades para matérias mais produzidas, como a gravação para o Fantástico em férias no Brasil.O próprio MMA brasileiro já deu mostras de como o clichê "quanto mais se é visto, mais se é falado" vale no dia a dia da profissão. Em 2011, Anderson Silva, campeão e invicto há mais de quatro anos à época, fechou parceria aos 35 anos com a "9ine", empresa do ex-jogador Ronaldo, para gestão de imagem e captação de patrocínios, com o objetivo de impulsionar ainda mais uma marca já consolidada.
LUTA CONTRA OS PRECONCEITOSdsc-4010.jpgAmanda e a noiva Nina Ansaroff vivem expectativa pela chegada da primeira filha — Foto: Jason Silva
De personalidade forte, a Leoa trata com muita naturalidade as escolhas.
 
Numa sociedade com problemas enraizados, enfrenta dois tristes obstáculos no caminho: a homofobia e o machismo.
 
Amanda Nunes é noiva de Nina Ansaroff, também lutadora do UFC. Faz questão de aparecer e citar a importância da parceira em todas as ocasiões, tornando-se assim uma importante bandeira no movimento contra a homofobia, principalmente pela posição de destaque conquistada. O casal espera, agora, o nascimento da filha, Raegan.
 
Desde muito jovem, ainda em Salvador, quando buscou os primeiros passos no MMA, a brasileira convive em um universo dominado pelos homens. As barreiras vão sendo quebradas lentamente ao longo dos anos - com mais força desde a explosão de Ronda Rousey no cenário -, mas ainda é raro ver lutadoras figurando entre rankings de maiores nomes de todos os tempo, mesmo com resultados mais relevantes, como na lista montada recentemente por Conor McGregor.
CARREIRA LONGE DO BRASILimg-2559.jpgAmanda Nunes na fazenda da família no Brasil — Foto: Ana Hissa
Amanda guarda com carinho as origens no interior da Bahia, em Pojuca, ao lado da mãe Ivete e das irmãs. O sonho de ser uma gigante do esporte obrigou a lutadora a deixar a família para trilhar um caminho de vitórias longe do Brasil.
 
A Leoa mora e treina nos Estados Unidos. Das 13 lutas realizadas no Ultimate, apenas três foram em solo brasileiro - uma delas a defesa do cinturão dos galos contra Raquel Pennington, em maio de 2018. Num paralelo, José Aldo, em 15 compromissos na organização, fez seis em casa e tem a trajetória marcada por treinamentos no Rio de Janeiro, na Nova União.
 
Pelas raras aparições na mídia, a única campeã brasileira do UFC na atualidade acaba enfrentando um distanciamento com o público local, principalmente os curiosos que não acompanham o esporte com afinco.
 
Dona do mesmo apetite que a colocou no topo e com família, amigos e fãs na torcida, Amanda volta ao habitat natural neste sábado. A brasileira defende o cinturão dos penas contra Felicia Spencer, em Las Vegas, na luta principal do UFC 250.
 
O Combate transmite o UFC 250 ao vivo, na íntegra e com exclusividade neste sábado, a partir das 19h20 (de Brasília), com o "Aquecimento Combate". O SporTV 2 e o Combate.com transmitem o "Aquecimento" e as duas primeiras lutas do card preliminar. O site acompanha todo o evento em Tempo Real.
 
UFC 250
6 de junho de 2020, em Las Vegas (EUA)
CARD PRINCIPAL (23h, horário de Brasília):
Peso-pena: Amanda Nunes x Felicia Spencer
Peso-galo: Raphael Assunção x Cody Garbrandt
Peso-galo: Aljamain Sterling x Cory Sandhagen
Peso-meio-médio: Neil Magny x Anthony Rocco Martin
Peso-galo: Eddie Wineland x Sean O'Malley
CARD PRELIMINAR (19h35, horário de Brasília):
Peso-pena: Alex Caceres x Chase Hooper
Peso-médio: Ian Heinisch x Gerald Meerschaert
Peso-pena: Cody Stamann x Brian Kelleher
Peso-médio: Charles Byrd x Maki Pitolo
Peso-mosca: Jussier Formiga x Alex Perez
Peso-meio-pesado: Alonzo Menifield x Devin Clark
Peso-casado (até 68kg): Herbert Burns x Evan Dunham
 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Infelizmente no Ufc não da para ter sucesso apenas pelo talento intra octogono. So comparar a publicidade de paige van zant com Amanda e todos sabemos o por que de a paige ser muito mais reconhecida, vamos dizer assim. Alguém sabe os números de Valentina Shevchenko?

Editado por jon jones

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Amanda optou por não colher os frutos da sua trajetória espetacular, só  resta respeitar ,lutando que é o  que importa não tem pra ninguém, fazendo o jogo correto tem tudo pra manter a cinta nas duas categorias, a adversária não  é franga mas está  bem abaixo da champ!

Deixa o Instagram pras gostosinhas! 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não tem carisma natural e também parece não se importar tanto. Isso pesa muito nos número$$. Agora lá dentro domina no chão e em cima de acordo com a necessidade. É fora de série mesmo comparando com homens 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acho que Amanda tem real potencial para ser GOAT. Pena que entre ela e Cycorg deverá ser algo como Schummacher e Hamilton na F1 ! Jamais haverá um tira-teima em condições iguais para conseguirmos uma comparação definitiva. Algo como DUAS vitórias dominantes ou 3 vitórias de qualquer jeito ...

Se enfrentarem pelo menos umas 5 vezes uma mesma adversária ainda teremos alguma base de comparação.

Contra Spencer a Ciba teve uma leve vantagem, mas não podemos comparar diretamente lutas de 3 e 5 rounds ! Quem garante que Nunes não se poupou ?

GOAT vs Spencer [média por round]

Golpes aplicados:              NUNES:44 ; JUSTINO:85

Golpes sofridos:                NUNES:32 ; JUSTINO:38

Significantes aplicados:    NUNES:25 ; JUSTINO:41

Significantes sofridos:       NUNES:09 ; JUSTINO:13

Quedas aplicadas:              NUNES:01 ; JUSTINO:00

Quedas defendidas:            NUNES:01 ; JUSTINO:03

 

Entendo que a vitória de Cyborg, apenas pelos números, foi um pouco superior mas nada que permita concluir que ele venceu Spencer significativamente mais fácil que Amanda venceu ...

 

Editado por vicente

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Interessante essa questão dos números, mas se você olhar a maneira como ambas lutaram a Amanda sobrou e dominou a adversária magistralmente, fez parecer uma aula e não  uma luta! 

Essa história entre as duas vai ser aquela que todos gostaríamos de ver mais um confronto mas provavelmente não  vai rolar ,grande parte da culpa é da da Cyborg ,a Amanda nesse peso fica ainda melhor, não  sofre  com o corte de peso e o gás dura a luta inteira,  na fase atual em uma segunda luta entre elas acredito que seria um combate mais difícil mas com um resultado igual, vitoria da Amanda, ko ou pontos! 

Nem curto esse termo mas pelos nomes do cartel e excelência na maioria das vitórias, incluindo aí a mais temida ,Cyborg, é a GOAT ,o resto está em um patamar abaixo! 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Em 6/6/2020 at 11:24 AM, FredLopes disse:

Não tem carisma natural e também parece não se importar tanto. Isso pesa muito nos número$$. Agora lá dentro domina no chão e em cima de acordo com a necessidade. É fora de série mesmo comparando com homens 

Baseado em que homens vc diz isso??

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
7 horas atrás, Flaviova disse:

Baseado em que homens vc diz isso??

Ela é fora de série, com diferença em relação às rivais, mais que qualquer campeão masculino... tirando obviamente GSP, AS, JJ. Mas não seria exagero dizer que a superioridade dela pode chegar nesse nível 

Atenção... não disse que bate em nenhum deles 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Concordo com o @FredLopes no tocante à falta de carisma da Amanda, e tenho a impressão que seja algo dela, e que ela não tem muita culpa. Tem gente que tem carisma, tem quente que não tem. Talvez houvesse formas de melhorar isso (media training), mas não sei o quanto ela está disposta a ir atrás disso.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
20 horas atrás, vicente disse:

Acho que Amanda tem real potencial para ser GOAT. Pena que entre ela e Cycorg deverá ser algo como Schummacher e Hamilton na F1 ! Jamais haverá um tira-teima em condições iguais para conseguirmos uma comparação definitiva. Algo como DUAS vitórias dominantes ou 3 vitórias de qualquer jeito ...

Se enfrentarem pelo menos umas 5 vezes uma mesma adversária ainda teremos alguma base de comparação.

Contra Spencer a Ciba teve uma leve vantagem, mas não podemos comparar diretamente lutas de 3 e 5 rounds ! Quem garante que Nunes não se poupou ?

GOAT vs Spencer [média por round]

Golpes aplicados:              NUNES:44 ; JUSTINO:85

Golpes sofridos:                NUNES:32 ; JUSTINO:38

Significantes aplicados:    NUNES:25 ; JUSTINO:41

Significantes sofridos:       NUNES:09 ; JUSTINO:13

Quedas aplicadas:              NUNES:01 ; JUSTINO:00

Quedas defendidas:            NUNES:01 ; JUSTINO:03

 

Entendo que a vitória de Cyborg, apenas pelos números, foi um pouco superior mas nada que permita concluir que ele venceu Spencer significativamente mais fácil que Amanda venceu ...

 

Já tivemos o tira-teima em condições iguais

Elas lutaram e a Amanda nocauteou no primeiro round

Embora ache que aquela luta não represente o que é a Cyba, ela poderia ter sido uma adversária mais dura para a Amanda. Mas preferiu desrespeitar e sair soltando o ventilador para cima da Leoa

Mérito da Amanda que não se afoba e sabe ser estrategista na hora que precisa

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu não entendo muito bem qual o raciocínio de quem ainda não considera a Amanda a Goat considerando o feito das duas.

O mma feminino é fraco hoje, era ainda mais fraco na época de domínio da Cyborg. Hoje em dia tem um mínimo de controle de doping, é as meninas lutam em muito mais pé de igualdade física que na época que a cyborg transportava testosterona. Claro que Amanda já usou também, mas já tem bons anos que a coisa não é tão desregrada como era na época do domínio da Cris.

A Amanda venceu todas, TODAS, as ex campeãs do UFC, inclusive a própria Cyborg na área forte dela. O currículo das duas, quanto a nível de adversárias, ao meu ver, é incomparável.

Ela precisaria fazer mais o que? Vencer quem ela já venceu? 

Ngm retira a importância histórica da Cris, mas os feitos e conquistas da Amanda são maiores e em um contexto muito mais desafiador. E venceu a própria Cyborg com muita propriedade.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Em 6/6/2020 at 2:57 PM, Castor troy disse:

O Renato fez um video mto bom sobre:

 

Acho que ele fez uma análise muito boa. Penso que é isso mesmo.

E penso que nem todo lutador deseje ser um popstar também.

Ela já está rica, tem o nome dela na história, não tinha como estar melhor no trabalho, parece ter uma vida íntima feliz, parece que todos que convivem com ela gostam dela, não acho que devamos esperar ou querer que todo mundo seja uma Ronda ou um Connor. Que seja uma máquina de dinheiro e publicidade.

Ela reclamava da falta de reconhecimento há mais tempo, não acho que ela possa reclamar disso mais. 

Eu já bem de vida, certamente preferiria ficar mais na minha é viver na privacidade que viver pra câmeras.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

dentro do octagono é um tanque de guerra. Não gosto dela mas tenho que reconhecer

fora precisava muito de uma assessoria, inclusive isso iria fazer ela gerar muito mais patrocínios, fãs, etc..

o mercado ta aí cheio de empresas, relações públicas.. é só ser inteligente

a Cyba por exemplo, melhorou 1000%

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora