Sign in to follow this  
MMA2015

Marco Ruas responde Rickson Gracie

Recommended Posts

Em 6/5/2020 at 5:36 AM, LAWYER disse:

Quando eu comecei a treinar Jiu-Jitsu o Rickson era o melhor. Não tinha muita contestação sobre isso. Era "o Professor".

Tinha uns caras duros na cadimia. Marcelo, o melhor aluno. Mas tinha Fred Bomba, Jorge Pereira, Wander Braga, Barretos...

Aí o Cássio Cardoso vence o Marcelo duas vezes... Bom, se ele venceu o melhor aluno, ele é o melhor...

Depois, Amaury, Fábio, Murilo, Libório, Castello Branco...

O tempo passa jovens. Todo homem é prisioneiro das suas circunstâncias e também de sua narrativa.

Com Rickson não é diferente. Ele é um homem, como vocês. Recebeu um talento e foi lapidado pelos melhores, seu Pai, Tio Carlson, Rolls. Foi o campeão da família e virou prisioneiro de suas circunstâncias e narrativa. Em determinado momento o sujeito pode perder o controle sobre a própria vida, em função dessas duas coisas.

Na construção dessa narrativa, de ser "o fodão do Bairro Peixoto" (que eu conheci), perde o filho amado.

Tudo, absolutamente tudo o que foi escrito, realizado, falado em nome da narrativa, perde automaticamente o valor frente ao inimaginável. Zulu, Hugo, Ruas, Boqueirão, preterido do UFC, Japan Open, Pride, casamento, academia em LA ....... tudo perde o valor e o sentido frente à pergunta que se repete, e se repete, e se repete.... "- Se eu não tivesse sido nada disso, tivesse dado mais atenção à minha família, meu filho ainda estaria comigo??????????

Hoje ele é um idoso. Eu também sou... Ele é um Mestre. Como João Alberto e Alvaro, Flávio, Osvaldo.... Ouçam o que ele tem a dizer. Aprendam o que for possível com eles, que beberam na fonte dessa arte tão maravilhosa.

A idade e o resultado de nossas histórias vai nos modificando. Hoje eu não consigo mais assistir uma luta de vale-tudo. Não era nada pra mim, era normal... mas hoje eu passo mal assistindo. Com meus Mestres não deve ser muito diferente...

Aprendam com Rickson, ouçam o que ele tem de melhor. Descartem o desnecessário. O super-homem não existe! Lutem para ser bons homens, falem a verdade, sejam honestos com os outros e consigo mesmos, seja o melhor profissional da sua área, levem uma vida saudável e procurem ser os melhores atletas dentro de suas expetativas. Sobretudo: cuidem de suas famílias!

O dia passa, a tarde vem, a noite chega. Aproveitem o dia!

Hoje é sexta. treinei sozinho, todos os dias da semana, hoje não vai ser diferente... à noite vou me sentar na varanda, abrir uma água com gás e me lembrar do passado. De quando eu era um menino e encontrava o Mestre na praia, no Arpoador, sábado, sol nascendo... um gigante a impor respeito só pelo olhar... Bom dia Professor!

Eu com 36 anos muitas vezes não consigo assistir uma luta de mma, coisa que dos 13 aos 28 era normal pra mim, sei lá as vezes me parece primitivo demais, vc quase mata o adversário e sai sorrindo, comemorando,  "faz parte do trabalho", soa estranho as vezes.

O Rickson na sua época realmente foi o melhor da família , e mesmo no auge, quando tinha uma certa "marra" característica da juventude,  ele já dava indícios de que tinha uma tendência a ir pro lado mais "espiritual" da arte marcial, percrbia isso pela forma dele se expressar, falava muito bem, mostrando uma inteligência  acima da média da maioria dos lutadores da época e até mesmo dos atuais, sempre dava um jeito de falar da filosofia da arte marcial, princípios,  ser um samurai, por mais que venham dizer que era hipocrisia dele, pois ele não agia de acordo com o que pregrava, notava-se que ele ja tinha isso forte dentro de sua alma, no processo de transformação que a vida impõe  isso foi se intensificando cada vez mais, penso que a morte do seu filho Rockson foi apenas um pequeno empurrão pra isso se solidificar, pra ele mergulhar de vez na parte espiritual e filosófica do Jiu jitsu,  a partir dai pra ele simplesmente não tinha mais importância o que falavam ou pensavam dele em relação a ter que enfrentar lutador X ou Y.

Edited by Ultimate Fighter

9 horas atrás, NEGO DÁGUA disse:

@MV8  @Lucas Timbó @masterblaster @Ominöser @rivvithead entre outros que esqueço, @Elton Brasil

Esse cara fez continuação da geração do Carlson, Euclides, Ivan etc.

Sem comparação com o Rickson até pq não podemos estragar o tópico que está ficando histórico e peço as admiradores do Mestre Gracie que postem aqui relatos que exaltem ele também,vou me conter o mestre Lawyer está aqui é admirador , amigo, irmão, aluno do Rickson , não o consigo afrontar sua presença é histórica.

Engraçado que todo mundo fala com um carinho do Rolls especial , o mundo perdeu muito, o cara já pensava em Cross training.

O mais bonito que foi uma evolução George, Helio, Carlson, Carley, Rolls, Rickson... Aí se perdeu a essência , mundo moderno? A referência foi embora pro EUA muito jovem e todo mundo teve que se ajustar?

Rolls não foi embora pq mestre Hélio disse o jiu jitsu não pode perder seu campeão e nem referencia , precisamos de você e ele ficou, era realmente um ser humano especial.

Grande Nego! Blz?

Se quem tivesse ganho a faixa fosse um Zé Ninguém até faria sentido a galera se queimar, mas pô, foi o Marco Ruas hehehe. Se queimam por causa da treta entre ele e o Rickson, só pode.

No mais, gostei da frase do Joe Moreira "Se alguém acha que ele não é faixa preta, é só comparecer e testá-lo".

16 horas atrás, Ominöser disse:

Grande Nego! Blz?

Se quem tivesse ganho a faixa fosse um Zé Ninguém até faria sentido a galera se queimar, mas pô, foi o Marco Ruas hehehe. Se queimam por causa da treta entre ele e o Rickson, só pode.

No mais, gostei da frase do Joe Moreira "Se alguém acha que ele não é faixa preta, é só comparecer e testá-lo".

Nada com treta entre ele e Rickson, você concorda em graduar ele faixa preta?

6 horas atrás, Andrey disse:

Se o Joe Moreira disse que ele tem nível de preta...

5 horas atrás, Ominöser disse:

Se o Joe Moreira disse que ele tem nível de preta...

Mas ele sequer treina jiu-jitsu...

Pra quê isso? Aliás, o próprio Ruas nem liga pra isso.

6 horas atrás, Andrey disse:

Mas ele sequer treina jiu-jitsu...

Pra quê isso? Aliás, o próprio Ruas nem liga pra isso.

Sei lá, eles que se entendam.

18 hours ago, Andrey said:

Achei escroto, até pq como o Joe Moreira fala que deu em agradecimento aos treinos que o Ruas fez com ele pro UFC, se tornaram grandes amigos, não tenho sou em confederação de jiu jitsu nenhuma, mas SÓ ACHO que faixa não deve ser prova de gratidão ou amizade nenhuma né...

Como já falado nem o próprio Ruas liga pra isso, ele nunca se exaltou por isso, foi uma coisa do Joe Moreira que ele aceitou por cortesia, talvez tenha sido até um erro aceitar.

Quanto ao nível realmente, bem provável que o Ruas tenho um nível de faixa preta, décadas treinando defesas, treinou luta livre, chegou a treinar um tempo com o Osvaldo Alves e com o Luiz França também, mas ele nunca foi aluno de ninguém especificamente, é só uma faixa, a história e o que o Ruas fez é muito mais que isso, o nível dele todos viram no cage, não precisa de faixa pra mostrar... 

5 horas atrás, hvalentim disse:

Achei escroto, até pq como o Joe Moreira fala que deu em agradecimento aos treinos que o Ruas fez com ele pro UFC, se tornaram grandes amigos, não tenho sou em confederação de jiu jitsu nenhuma, mas SÓ ACHO que faixa não deve ser prova de gratidão ou amizade nenhuma né...

Como já falado nem o próprio Ruas liga pra isso, ele nunca se exaltou por isso, foi uma coisa do Joe Moreira que ele aceitou por cortesia, talvez tenha sido até um erro aceitar.

Quanto ao nível realmente, bem provável que o Ruas tenho um nível de faixa preta, décadas treinando defesas, treinou luta livre, chegou a treinar um tempo com o Osvaldo Alves e com o Luiz França também, mas ele nunca foi aluno de ninguém especificamente, é só uma faixa, a história e o que o Ruas fez é muito mais que isso, o nível dele todos viram no cage, não precisa de faixa pra mostrar... 

Faixa ser usada como forma de agradecimento é patético, ser dada a alguém que nem jiu-jitsu treina é pior ainda.

E o nível de chão do Ruas sempre foi mediano, se comparado a um faixa preta de jiu-jitsu.

O Marcelo Alonso saiu um pouco do muro na questão do Rosado, disse que não é vergonha perder e que acredita integralmente na história do Rosado. Inclusive falou da questão do Jacaré, que aparentemente falou que o Rickson bateu pro Rosado sem querer, e quando foi publicado ficou desesperado e parece que espalhou que o Alonso gravava escondido. O Marcelo Alonso disso que até pouco tempo atrás ainda tava queimado com a galera do Jacaré por essa história, que ele afirma que é mentira, que não gravou nada escondido, e que off era off... 

8 horas atrás, hvalentim disse:

O Marcelo Alonso saiu um pouco do muro na questão do Rosado, disse que não é vergonha perder e que acredita integralmente na história do Rosado. Inclusive falou da questão do Jacaré, que aparentemente falou que o Rickson bateu pro Rosado sem querer, e quando foi publicado ficou desesperado e parece que espalhou que o Alonso gravava escondido. O Marcelo Alonso disso que até pouco tempo atrás ainda tava queimado com a galera do Jacaré por essa história, que ele afirma que é mentira, que não gravou nada escondido, e que off era off... 

Ele diz que acredita na história dos dois, assista novamente.

13 hours ago, Andrey said:

Ele diz que acredita na história dos dois, assista novamente.

To falando na questão do Rosado. Fica claro que o Rickson omitiu a história né...