Entre para seguir isso  
Raphael Rezende

Travis Fulton, com mais de 300 lutas, diz que ainda não se aposentou

Recommended Posts

Travis Fulton está prestes a completar 24 anos de carreira no MMA e conta com 257 vitórias no currículo

Lutar MMA não é para qualquer um. A dura rotina de treinos e combates cobram um preço, e fazer mais de cinco lutas por ano é para poucos. Portanto, o lutador que alcança uma marca de 50 duelos em toda carreira já pode ser considerado diferente.

O que dizer então de alguém que fez 322 lutas, que pisou pela primeira vez num ringue ainda nos tempos do vale-tudo, em 1996, e segue em atividade até hoje?

Imagem
Travis Fulton — Foto: Brian Bahr/Getty Images

O americano Travis Fulton faz jus ao seu apelido “Iron Man”, o homem de ferro, em português.

Líder absoluto no ranking de atletas com mais lutas profissionais de MMA, o lutador conversou com o Combate.com sobre suas marcas. Ele possui 257 vitórias, 54 derrotas, 10 empates e um combate sem resultado (No Contest).

- Eu tive tantas lutas porque quando eu comecei a lutar todo evento era um torneio, então eu tinha que vencer duas ou três lutas na mesma noite. Em 1998, eu venci 36 lutas, perdi cinco e tive três empates. Mas não tenho certeza sobre quantas lutas eu fiz. Eu não conto, por exemplo, as lutas com regras do Pancrase no meu cartel de MMA.

As lutas do Pancrase citada por Fulton foram dois duelos, um em 1998 e outro em 1999, contra Ikuhisa Minowa e Sanae Kikuta, respectivamente. Ambas terminaram empatadas. Naquela época, algumas regras eram diferentes dos eventos de vale-tudo. Cotoveladas na cabeça e tiros de meta, por exemplo, não eram permitidos no Pancrase. Regras mais curiosas também faziam parte, como a possibilidade de segurar na corda quando sofresse uma tentativa de finalização para poder escapar, e também a contagem até 10 quando houvesse um knockdown. Mas, como era uma época onde as regras do esporte ainda estavam sendo desenvolvidas, todas são consideradas nos cartéis de lutadores profissionais de MMA. Nomes como Frank Shamrock, Ken Shamrock, Bas Rutten, entre outros, atuaram no evento japonês e todos os duelos estão em seus currículos.

Com tantas lutas na carreira, é claro que Fulton já esteve em ação no Brasil. Foi em novembro de 1998, quando venceu três brasileiros na mesma noite e sagrou-se campeão do WVC 6 no Recife. Duas semanas depois, ainda no nordeste brasileiro, acabou derrotado por Mário Sukata em Salvador. Ele ainda lembra como foi esta viagem ao país.

- Minha viagem ao Brasil foi interessante. Eu lutei primeiro em Recife, e quando eu desembarquei o promotor do evento nos colocou em um ótimo hotel e nos disse para usarmos apenas o serviço de quarto. Nós ficamos lá por três semanas, então voamos para Salvador para fazer outra luta. Fizemos depois uma viagem de seis horas de táxi para voltar para Recife depois. Eu só tinha 21 anos, então essa viagem foi demais. O Brasil é um país lindo.

Imagem
Travis Fulton — Foto: Reprodução

Com tantos combates no currículo, Fulton enfrentou grandes nomes do esporte. O americano revela que não ficou nenhuma vontade de enfrentar algum adversário em especial na sua carreira, mas reconhece que tem um lutador favorito. Por sinal, eles já se enfrentaram quatro vezes, e o Iron Man não venceu nenhuma, foram três derrotas e um empate contra a “Besta” Dan Severn.

- Nunca tive ninguém em especial que quisesse enfrentar. Mas o Dan Severn sempre foi meu lutador favorito. Provavelmente porque foi o primeiro lutador famoso que eu enfrentei.

Com tantas lutas no currículo, e uma carreira que vai completar 24 anos em julho, Fulton garante que ainda não se aposentou. Muito pelo contrário. Se não fosse a pandemia do novo coronavírus, o americano já teria feito seu primeiro combate em 2020.

- Eu não estou aposentado ainda. Tenho apenas 42 anos. Eu ia lutar no dia 11 de abril no Shamrock Fighting, mas o evento foi cancelado. Eu só não planejo lutar mais MMA tantas vezes.

- Eu não tinha esse objetivo de fazer tantas lutas na minha carreira. Eu só me diverti sempre nesse esporte e nunca me machuquei.

Os números de Travis Fulton:
322 lutas
257 vitórias (98 por nocaute, 151 por finalização e 8 por pontos)
54 derrotas (13 por nocaute, 26 por finalização, 14 por decisão e 1 por desclassificação)
10 empates
1 No Contest

1ª luta: 26 de julho de 1996 – derrota para Dave Strasser
Luta mais recente: 4 de abril de 2019 – vitória diante de Shannon Ritch

Passagem pelo UFC
2 lutas
1 vitória – contra David Dodd no UFC 21
1 derrota – contra Pete Williams no UFC 20

https://globoesporte.globo.com/combate/ ... ntou.ghtml

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Foda em

Mesmo em lutas as vezes "quase amadoras"..... em um esporte de risco eminente de derrota pois por mais que seja um lutador seja melhor tecnicamente que outro, uma mão dura vem e muda tudo sempre...... e levando em consideração que em 24 anos e cara já passou do auge do corpo faz tempo e se debilitou com os treinos e risco.......

O cara tem 13 derrotas APENAS por nocaute em mais de 300 lutas.

É um número surreal

É quase o mesmo número de nocaute que o frank mir sofreu na carreira tendo lutado 34 vezes. 

Foi menos nocauteado que o alistair.... É foda

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
58 minutos atrás, JOAO MIR JJ disse:

Foda em

Mesmo em lutas as vezes "quase amadoras"..... em um esporte de risco eminente de derrota pois por mais que seja um lutador seja melhor tecnicamente que outro, uma mão dura vem e muda tudo sempre...... e levando em consideração que em 24 anos e cara já passou do auge do corpo faz tempo e se debilitou com os treinos e risco.......

O cara tem 13 derrotas APENAS por nocaute em mais de 300 lutas.

É um número surreal

É quase o mesmo número de nocaute que o frank mir sofreu na carreira tendo lutado 34 vezes. 

Foi menos nocauteado que o alistair.... É foda

Entendi o que você disse, mas o nível técnico dos oponentes de ambos é bem diferente...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
1 hora atrás, Raphael Rezende disse:

Entendi o que você disse, mas o nível técnico dos oponentes de ambos é bem diferente...

Sim rafa eu falei ali. Que algumas vezes são niveis amadores.

Mas nesse esporte onde vira e mexe um maldonado nocauteia o fedor " fedor tava nocauteado ali kkk"... onde um petruzeli nocauteia o kimbo andando pra tras dando um soco e segurando na grade com a outra mao, de tanto medo que tava kkk". 

O cara que " também tem um nível sofrível" se testa pelo mundo ai contra o terceiro nível do mma, e só é nocauteado 3 vezes. 

É para parabenizar. 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
1 hora atrás, JOAO MIR JJ disse:

Sim rafa eu falei ali. Que algumas vezes são niveis amadores.

Mas nesse esporte onde vira e mexe um maldonado nocauteia o fedor " fedor tava nocauteado ali kkk"... onde um petruzeli nocauteia o kimbo andando pra tras dando um soco e segurando na grade com a outra mao, de tanto medo que tava kkk". 

O cara que " também tem um nível sofrível" se testa pelo mundo ai contra o terceiro nível do mma, e só é nocauteado 3 vezes. 

É para parabenizar. 

Verdade, é isso aí...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Caramba, eu achei que ele era mais velho.

É da velha guarda apesar de não ser mais velho. Dá sim pra fazer mais lutas, mas tem que pegar uns caras com técnica equivalente a dele.

Ele é aquele estilo; porradeiro... e isso hoje em dia não cola mais. O pessoal evoluiu bem.

Meu respeito a ele.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

tem meu respeito

funcionário do caralho

e é um bom lutador

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se eu falar pra vcs q alem de tudo isso, o cara ainda tem 65 lutas de boxe kkkkk

Como ele ainda n está sequelado, é pra ser estudado pelos cientistas.

Fedor podia fazer uma lutinha com ele, virou porradeiro, lutador de 1 round, vai pra matar ou morrer.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Achava que o Fulton era mais velho, mas tá novão até.

Me surpreendeu, também, sua última luta ter sido contra o Shannon Ritch, achava que era outro aposentado. Aliás, o Shannon sempre foi ruim e já tinha trocentas derrotas quando enfrentou o Sakuraba, mas há de se tirar o chapéu pra esses caras que "persistem" por tantos anos.

Quando eu era moleque, assistia direto essa luta do Fulton (principalmente pela reação do adversário, um dos melhores slams da história):

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso