Entre para seguir isso  
Ominöser

10 campeões praticamente desconhecidos do UFC.

Recommended Posts

Quem são eles na fila do cinturão? Dez campeões do UFC que ninguém lembra ou sequer conhece

Alguns nomes até são famosos, mas pouca gente sabe que conquistaram títulos no Ultimate; outros simplesmente não marcaram época e foram superados logo em seguida

Por Combate.com — Rio de Janeiro

20/04/2020 12h00  Atualizado há 2 horas

 

Ser campeão do UFC é marcar seu nome na história do MMA mundial. Mas isso não significa necessariamente que você marcou seu nome e rosto na memória dos fãs. Os lutadores incluídos nesta lista conquistaram a glória de serem campeões do Ultimate, mas pouca gente se lembra. Alguns até ficaram famosos pelo que fizeram em outras organizações, mas não são associados instantaneamente ao UFC. Lembre conosco:

 

Steve Jennum

 

Steve Jennum caiu de paraquedas na final do UFC 3 e saiu campeão — Foto: Reprodução Steve Jennum caiu de paraquedas na final do UFC 3 e saiu campeão — Foto: Reprodução

Sem dúvida o campeão mais aleatório da história do UFC. Policial e lutador de Jujutsu, Jennum era o segundo lutador reserva no GP do UFC 3. Ele só entrou no torneio porque o primeiro reserva, Felix Mitchell, já havia substituído o lesionado Keith Hackney e perdido na semifinal para Ken Shamrock. Shamrock, por sua vez, alegou uma lesão para não disputar a final contra Harold Howard; a lenda americana, contudo, o fez por decepção de não enfrentar Royce Gracie, que havia passado mal antes da semifinal e se retirou do GP. Jennum entrou direto na final e fez Howard desistir em apenas 1m27s, após colocá-lo na lona e forçar sua desistência com seus golpes. Era a primeira luta de sua carreira no Vale Tudo, que terminou com um cartel de 2v-3d.

 

 

Kevin Jackson

 

Kevin Jackson foi medalhista olímpico antes de lutar no UFC — Foto: Al Bello / Getty Images Kevin Jackson foi medalhista olímpico antes de lutar no UFC — Foto: Al Bello / Getty Images

Jackson é lembrado e celebrado por ter sido bicampeão mundial de wrestling estilo livre e medalha de ouro nas Olimpíadas de Barcelona 1992. Porém, ele também fez história no MMA ao conquistar o título do torneio peso-médio no UFC 14, em 1997. Na época, Jackson era o atleta mais condecorado a participar do evento e vencer. Sua carreira no MMA, contudo, foi curta: ele foi finalizado por Frank Shamrock em apenas 16 segundos em sua luta seguinte, disputa do cinturão meio-pesado, e faria apenas mais duas lutas antes de pendurar as luvas e se tornar treinador de wrestling.

 

Kazushi Sakuraba

 

Kazushi Sakuraba foi incluído no Hall da Fama do UFC em 2017 — Foto: Evelyn Rodrigues Kazushi Sakuraba foi incluído no Hall da Fama do UFC em 2017 — Foto: Evelyn Rodrigues

Poucos lembram ou sabem que, antes de se consagrar no Pride, o lendário Sakuraba venceu um torneio do UFC. Em 1997, o wrestler participou do torneio peso-pesado do UFC, que fazia sua primeira visita ao Japão. Sakuraba saiu campeão, mas de forma insólita: sua luta contra Conan Silveira na semifinal foi interrompida e encerrada de forma errônea pelo árbitro John McCarthy, quando tentava uma entrada de queda - Big John achou que ele havia sido nocauteado. O resultado foi anulado e os dois voltaram a se enfrentar na mesma noite. Na revanche, Sakuraba venceu por finalização. Como o vencedor da outra semifinal, Tank Abbott, quebrou a mão e foi impedido de lutar a final, o título ficou com o japonês.

 

Dan Henderson

 

Um jovem Dan Henderson no Brazil Open Fight, em 1997: um ano depois, ele seria campeão do GP do UFC — Foto: Reprodução SporTV Um jovem Dan Henderson no Brazil Open Fight, em 1997: um ano depois, ele seria campeão do GP do UFC — Foto: Reprodução SporTV

O lendário Hendo nunca conquistou o cinturão do UFC, mas foi campeão de um torneio da organização e poucos se lembram. Foi no UFC 17, em 1998. Henderson, que fez sua estreia no Brasil no ano anterior com o título do Brazil Open, passou por Allan Góes e Carlos Newton para conquistar o título.

 

Kenichi Yamamoto

 

Kenichi Yamamoto foi campeão do GP peso-médio do UFC 23 — Foto: Reprodução Kenichi Yamamoto foi campeão do GP peso-médio do UFC 23 — Foto: Reprodução

Este wrestler profissional é outro lutador que não marcou época. Yamamoto chegou ao UFC 23, no Japão, com um cartel de uma vitória e duas derrotas, mas derrotou dois compatriotas para conquistar o título do torneio peso-médio e engrenar sua carreira. Ele disputaria o cinturão peso-meio-médio contra Pat Miletich um ano depois, novamente no Japão, e perderia. A partir daí, perdeu 10 de 13 lutas e encerrou sua carreira no MMA em 2013 com um cartel de cinco vitórias, 12 derrotas e dois empates.

 

Bas Rutten

 

Bas Rutten foi campeão peso-pesado do UFC em 1999 — Foto: Josh Hedges/Getty Images Bas Rutten foi campeão peso-pesado do UFC em 1999 — Foto: Josh Hedges/Getty Images

O careca holandês ficou famoso por sua personalidade expansiva como comentarista de lutas e até ganhou papeis em filmes de Hollywood. Mas nem todo mundo lembra que “El Guapo” foi o quarto campeão peso-pesado da história do UFC, em maio de 1999. Ele levou o cinturão numa das decisões mais controversas da história da organização; Kevin Randleman ficou tão revoltado com a derrota que saiu destruindo tudo no caminho de volta ao vestiário. Rutten só ficou um mês com a cinta: abandonou para descer ao peso-meio-pesado (até 93kg), e se aposentou pouco depois devido a lesões.

 

Ricco Rodriguez

 

Ricco Rodriguez venceu Randy Couture para se sagrar campeão peso-pesado do UFC — Foto: Josh Hedges/Getty Images Ricco Rodriguez venceu Randy Couture para se sagrar campeão peso-pesado do UFC — Foto: Josh Hedges/Getty Images

No início da carreira, RIcco era um monstro. Ele venceu 14 de suas 15 primeiras lutas, culminando na conquista do cinturão peso-pesado em 2002, com um nocaute técnico em Randy Couture. Rodriguez, no entanto, perdeu o cinturão cinco meses depois, contra Tim Sylvia, e sofreu três derrotas seguidas que o tiraram do radar do Pride e do UFC. A partir daí, rodou o mundo em eventos menores. Aos 42 anos, segue lutando, com um cartel de 54 vitórias, 27 derrotas e um “No Contest”.

 

Carla Esparza

 

Carla Esparza foi a primeira campeã do peso-palha do UFC — Foto: Getty Carla Esparza foi a primeira campeã do peso-palha do UFC — Foto: Getty

A partir daqui, temos lutadoras recentes, mas cujos reinados caíram no esquecimento. É o caso da americana Carla Esparza. “Cookie Monster” era uma figura dominante no Invicta FC e entrou no UFC como favorita à conquista do cinturão inaugural do peso-palha. Foi o que ela fez: venceu o GP do TUF 20 e saiu com a cinta. Porém, o reinado só durou três meses: foi nocauteada por Joanna Jedrzejczyk em sua primeira defesa. Desde então, seu cartel ficou mais irregular, alternando vitórias e derrotas, e pouca gente lembra que ela já foi campeã.

 

Germaine de Randamie

 

Germaine de Randamie conquistou o cinturão numa luta esquecível no UFC 208 — Foto: Getty Images Germaine de Randamie conquistou o cinturão numa luta esquecível no UFC 208 — Foto: Getty Images

Um dos reinados mais polêmicos da história do UFC! A holandesa foi chamada para disputar o cinturão inaugural do peso-pena quando Cris Cyborg caiu num exame antidoping (do qual foi inocentada pouco depois). A “Dama de Ferro” venceu Holly Holm numa luta morna, na qual foi muito criticada por acertar golpes depois do gongo em mais de uma ocasião. Porém, se recusou a enfrentar Cyborg - primeiro, alegou uma lesão na mão; depois, acusou a brasileira de ser trapaceira. O Ultimate acabou a destituindo do título quatro meses depois.

 

Nicco Montaño

 

Nicco Montaño perdeu o cinturão por não bater o peso e ficar incapaz de defender o título — Foto: Josh Hedges/Getty Images Nicco Montaño perdeu o cinturão por não bater o peso e ficar incapaz de defender o título — Foto: Josh Hedges/Getty Images

A americana foi a campeã inaugural do peso-mosca no UFC, após vencer o TUF 26 como zebra. Montaño, todavia, lidou com lesões e demorou a aceitar uma luta contra Valentina Shevchenko. O confronto foi marcado para setembro de 2018, nove meses depois de Montaño conquistar o título, mas a americana foi destituída do cinturão após passar mal durante o corte de peso e ser hospitalizada na véspera da luta. Montaño acabou subindo de peso.

 
Editado por Ominöser

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Steve Jennum foi o campeão, falando especificamente da época dos torneios, que menos mereceu o cinturão na história (não preciso escrever o motivo, a matéria tá bem clara). O campeão do UFC III deveria ter sido o Ken Shamrock, que foi o "cara" daquela edição.

Nomes como Kevin Jackson, Dan Henderson e Kazushi Sakuraba, campeões dos mini-GP's, foram ótimos lutadores, têm seus nomes gravados, e pelo menos não passaram batido pra mim.

Já Bas Rutten, disparado o maior garfo da história. Como diz a matéria, não tinha a menor possibilidade dele ter saído com aquela vitória, mas quando lembramos daquele desenho de um boneco careca no meio do octógono, bem, eu até hoje acho que é muita coincidência...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
1 hora atrás, fninja disse:

Eu não lembro muito bem da luta, só lembro da raiva que eu passei... 

Kevin Randleman derrubava e caía dentro da guarda do Bas Rutten, trabalhando o GnP durante toda a luta.

Bas Rutten não fez absolutamente nada, nada mesmo. Não levou perigo em nenhum momento, não tentou finalizações no chão, tampouco golpes contundentes em pé.

Foi um monólogo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Dan Henderson e Sakuraba são lendas, a matéria traz o fato do desconhecido é serem campeões do UFC.  Hendo teve tanto impacto na sua volta ao UFC q imagino q não deva surpreender mto. 

Ricco era bem popular.  Lembro de uma luta em q ele colocou patrocínio em tatuagens temporárias no corpo.  Tempos depois ele declarou q ainda lucrou ao apostar na sua vitória q tinha ODDs altíssimas nessa mesma luta (vs. Couture).  Faturou uma bolada.

Picture of Ricco Rodriguez vs Randy Couture

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Matéria legal!!

A maioria  eu sabia e até acompanhei na época. Recebia algumas fitas de VHS que vinha da gringa.

Mas um que eu comi mosca e não sabia era o Sakuraba (e o cara é famosão), E no peso-pesado!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
4 horas atrás, Raphael Rezende disse:

Steve Jennum foi o campeão, falando especificamente da época dos torneios, que menos mereceu o cinturão na história (não preciso escrever o motivo, a matéria tá bem clara). O campeão do UFC III deveria ter sido o Ken Shamrock, que foi o "cara" daquela edição.

Nomes como Kevin Jackson, Dan Henderson e Kazushi Sakuraba, campeões dos mini-GP's, foram ótimos lutadores, têm seus nomes gravados, e pelo menos não passaram batido pra mim.

Já Bas Rutten, disparado o maior garfo da história. Como diz a matéria, não tinha a menor possibilidade dele ter saído com aquela vitória, mas quando lembramos daquele desenho de um boneco careca no meio do octógono, bem, eu até hoje acho que é muita coincidência...

maior garfo da historia mesmo.bizarro.

curto demais o bas. por sinal ele posta video passando treino todo dia no youtube.

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Estas campeãs aí só mostram como o MMA feminino é amador

Campeã que não bate peso que é destituída por medo etc

Ridículo

Bolander e Mezger talvez merecia uma presença aí tb

Eu particularmente lembro mais do Bas

Outro cara que é bem conhecido mas MTA gente não lembra que foi campeão é o Randleman

Alguém aí esqueceu Dave Menne e Evan Tanner

Dave Menne eu qse nunca lembro quando penso nos campeões

Sean Shark...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
1 hora atrás, MV8 disse:

Estas campeãs aí só mostram como o MMA feminino é amador

Campeã que não bate peso que é destituída por medo etc

Ridículo

Bolander e Mezger talvez merecia uma presença aí tb

Eu particularmente lembro mais do Bas

Outro cara que é bem conhecido mas MTA gente não lembra que foi campeão é o Randleman

Alguém aí esqueceu Dave Menne e Evan Tanner

Dave Menne eu qse nunca lembro quando penso nos campeões

Sean Shark...

Tu puxou uns campeões que, pelo menos por mim, são bem menos lembrados que os da matéria... Realmente, Dave Menne, Evan Tanner e Sean Sherk não fazem parte do rol dos detentores de cinturão mais memoráveis do evento.

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sakuraba e Dan Henderson podem não ter muita divulgação dos seus títulos do UFC, mas esses dois são lendas do esporte, quem acompanha o esporte sabe disso, o título deles tem o mesmo valor do cinturão do pastor , foram ganhos em torneios numa época onde não havia rivais a altura mas mesmo são lendas.assim

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
1 hora atrás, Humberto gym disse:

Sakuraba e Dan Henderson podem não ter muita divulgação dos seus títulos do UFC, mas esses dois são lendas do esporte, quem acompanha o esporte sabe disso, o título deles tem o mesmo valor do cinturão do pastor , foram ganhos em torneios numa época onde não havia rivais a altura mas mesmo são lendas.assim

Concordo com a primeira parte, e discordo da segunda.

Hendo e Saku são lendas sim, dois monstros... Já terem ganhos torneios, sem terem rivais à altura, não enxergo dessa forma: Saku venceu o Conan, faixa preta de jiu-jitsu com um boxe de respeito, além de ser mais pesado e experiente, já o Hendo passou por duas pedreiras pra ser campeão, Allan Góes e Carlos Newton, em duas lutas duríssimas.

O UFC XVII, em que o Hendo foi campeão do GP, eu assisti ao vivo pelo SporTV, muito maneiro... Lembro de ter ficado de bobeira com a pedrada que o Pete Williams deu no Mark Coleman!!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
2 horas atrás, MV8 disse:

Estas campeãs aí só mostram como o MMA feminino é amador

Campeã que não bate peso que é destituída por medo etc

Ridículo

Bolander e Mezger talvez merecia uma presença aí tb

Eu particularmente lembro mais do Bas

Outro cara que é bem conhecido mas MTA gente não lembra que foi campeão é o Randleman

Alguém aí esqueceu Dave Menne e Evan Tanner

Dave Menne eu qse nunca lembro quando penso nos campeões

Sean Shark...

Fato. O próprio Bustamante é esquecido tbm

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
2 hours ago, Lucas Timbó said:

Fato. O próprio Bustamante é esquecido tbm

Bem lembrado, eu já ia esquecendo por exemplo, se eu não engano foi o primeiro campeão linear brasileiro.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
4 horas atrás, Raphael Rezende disse:

Tu puxou uns campeões que, pelo menos por mim, são bem menos lembrados que os da matéria... Realmente, Dave Menne, Evan Tanner e Sean Sherk não fazem parte do rol dos detentores de cinturão mais memoráveis do evento.

 

Acho que o título da matéria foi infeliz

Fala em campeões que ninguém lembra/conhece

Todo mundo conhece e lembra de Hendo e Sakuraba

Talvez o melhor título fosse dez lutadores que pouca gente lembra que foram campeões

Tanner eu lembro por causa da morte trágica que teve

Dave Menne e Sean Sherlock se vc me pedir pra falar da carreira deles eu vou ter que pensar bem tlvz até pesquisa antes de responder

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
1 hora atrás, MV8 disse:

Acho que o título da matéria foi infeliz

Fala em campeões que ninguém lembra/conhece

Todo mundo conhece e lembra de Hendo e Sakuraba

Talvez o melhor título fosse dez lutadores que pouca gente lembra que foram campeões

Tanner eu lembro por causa da morte trágica que teve

Dave Menne e Sean Sherlock se vc me pedir pra falar da carreira deles eu vou ter que pensar bem tlvz até pesquisa antes de responder

Dave Menne foi um cara duro, e me faz lembrar um pouco do Forrest Griffin: completo, não sendo muito bom em nada. Tem até um bom currículo, salvo engano, sendo campeão no UFC, WEF e War Warriors, e inclusive, colocaria este último torneio como o mais importante de sua carreira, em que venceu um GP com oito lutadores, sendo a maioria dos participantes de grande nome, entre eles Pelé Landy, Matt Hughes, Carlos Newton e Kareem Barkalaev. 

Já Sean Sherk, lembro de ser uma máquina, gás infinito, muita pressão e volume de jogo. Lembro de amassar vários adversários, mas nenhum de nome... Os dois únicos lutadores conhecidos que me lembro dele ter enfrentado, ele perdeu: BJ Penn e Matt Hughes.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso