Entre para seguir isso  
Eder Jofre55

Caldeirão russo: Brasileiro lembra noite na qual venceu cinco lutas de vale-tudo em Moscou

Recommended Posts

Caldeirão russo: Brasileiro lembra noite na qual venceu cinco lutas de vale-tudo em Moscou

Ricardão Morais conta como foi participar de evento de vale tudo em 1995 em que precisou vencer cinco adversários: "Ao final da quinta luta, eu senti o gosto da morte"

Por Gleidson Venga 

 

img-20200212-175156.jpg
 

Em 1995, o UFC ainda engatinhava com suas primeiras edições, mas já inspirava outros empresários a produzirem eventos de vale-tudo mundo afora. Além dos Estados Unidos, que sediavam o Ultimate, o Brasil, berço do esporte, e o Japão, com sua tradição milenar nas lutas, também promoviam seus próprios shows. Foi quando a Rússia decidiu entrar no circuito.

E, se Royce Gracie já impressionara a todos ao vencer quatro adversários na mesma noite no UFC 2, os russos resolveram deixar este teste um pouco mais difícil ao criarem o Absolute Fighting Championship (AFC), um evento onde, para ser campeão, um lutador teria que derrotar cinco oponentes na mesma noite.

A data marcada foi 25 de novembro de 1995, em Moscou.

Faixa-azul de jiu-jitsu, o brasileiro Ricardo Morais havia acabado de se mudar de Natal para o Rio de Janeiro. O objetivo era se tornar um lutador de vale-tudo. O início, mesmo com algumas dificuldades, foi promissor, o que lhe acabou rendendo um convite para lutar no AFC, mas surpresas não faltaram até finalmente ele chegar à Rússia, como revelou em entrevista exclusiva ao Combate.com.

- Comecei em Natal com o Banni Cavalcante. Eu fiz umas oito lutas de vale-tudo por lá, aí me convidaram para vir para o Rio de Janeiro treinar. Pelo Banni ter uma amizade com o Robson Gracie, ele me incentivou a treinar na Barra Gracie, mas lá não tinham visão de vale-tudo. Tanto que eu perguntei pro Carlos Gracie Júnior se ele iria me treinar para o vale-tudo, e então ele me sugeriu procurar a academia Carlson Gracie, em Copacabana, porque o foco dele era o jiu-jítsu. Eu estava treinando, mas por motivos financeiros tive que parar para trabalhar normalmente como uma pessoa comum. Aí surgiu o convite para eu lutar na Rússia, unicamente por business, sem envolvimento de bandeira nenhuma. Então eu procurei o mestre Marcelo Saporito e pedi pra ele me treinar e fazer minha preparação física, sendo que o acertado aqui no Brasil é de que seria apenas uma luta no evento.

“Ricardão”, que mede 2,03m de altura e pesava mais de 120kg, se surpreendeu ao desembarcar na Rússia com a notícia de que teria que fazer até cinco lutas na mesma noite, ao invés de apenas uma, como esperava. Mas a novidade não intimidou o brasileiro.

- Eu já estava lá e não ia pedir pra voltar. Eu, mesmo quando não sabia lutar, sempre gostava de sair na porrada pra me testar, como homem e guerreiro. Eu sempre admirei o Carlson Gracie e o Ivan Gomes. Esse é meu espírito, lutar por honra. Eu sempre tive isso em minha mente.

As regras no AFC eram idênticas aos dos outros eventos pelo mundo daquela época, ou seja, muito poucas.

 

- Era um evento baseado no Ultimate: sem limite de tempo, sem luvas e até pedir pra parar ou apagar. Era praticamente uma briga de rua com as limitações de não chutar as partes baixas, morder e colocar o dedo no olho. Fora isso, o que fizesse seria permitido.

 

O AFC convocou atletas de todo o mundo: nomes que se tornaram conhecidos anos depois, como o americano Tra Telligman, o ucraniano Igor Vovchanchyn, que depois chegou a ser considerado o melhor peso-pesado do mundo, o brasileiro faixa-preta de jiu-jítsu Adilson Bita, entre outros. Além de Mikhail Ilyukhin, um russo conhecido como “Yuri Micha”, que pode ser considerado como um integrante da primeira geração de “bichos-papões” de seu país ao lado de Oleg Taktarov e Igor Zinoviev.

yuri-misha1.jpg

Yuri Micha — Foto: Reprodução/Youtube

Ricardão, no entanto, não fazia ideia de quem poderia enfrentar, mas traçou uma estratégia para estar pronto para qualquer desafio.

- Eu saí do Brasil com a mente preparada para lutar com o (campeão olímpico de wrestling) Alexander Karelin, que era o único nome da Rússia que eu conhecia. Eu fui preparado mentalmente pra lutar com ele. Eu estava disposto praticamente a lutar até morrer. Eu não tinha a noção de que eram cinco lutas, mas eu estava preparado mentalmente pra lutar com ele. Mas não era ele. Ele não iria se expor a um evento de vale-tudo sendo campeão olímpico. Eu não conhecia nada de ninguém. Eu fui realmente pra uma arena de gladiadores, sem pensar nos lutadores que fossem experientes ou não. Uma coisa eu tinha em minha mente: lutar por honra e até morrer. Eu sempre tive isso na minha mente.

O palco escolhido para o evento foi a Luzhniki Sports Arena.

Chegando em Moscou, o brasileiro encarou uma outra adversidade, que poderia lhe prejudicar quando finalmente subisse ao ringue.

 

- Eu fiquei lá na Rússia uma semana, e a alimentação naquele tempo era muito difícil. Era um período de crise da Rússia, então passei praticamente uma semana comendo macarrão com frango mal passado. Isso foi um desgaste que eu passei que ocasionou um desgaste mental, de estar num lugar que você não conhece nada.

 

Mas, preparado mentalmente para encarar até Alexander Karelin, o brasileiro não tomou conhecimento dos seus adversários. Para chegar até a final, Ricardão venceu quatro lutas: Alex Andrade por nocaute técnico com 1m48s, Onassis Parungao por finalização com 1m16s, Maxim Tarasov por nocaute técnico a 1m49s e Victor Yerohin por nocaute técnico a 1m33s.

- Eram lutas duras e todos os golpes contundentes eram nocautes ou desistência. Eram lutas rápidas.

O outro brasileiro no evento, Adilson Bita, acabou eliminado por Igor Vovchanchyn que, por sua vez, foi finalizado na sequência por Yuri Micha com uma técnica inusitada, que foi chamada de “queixo no olho”.

cartela-misha-igor.jpg

Yuri Micha enfrentou o jovem Igor Vovchanchin no caminho até a final — Foto: Reprodução/Youtube

Micha, por sinal, teve seu caminho até a final facilitado em comparação ao brasileiro.

- Eu fiz quatro lutas com pessoas que iriam lutar normalmente, e o Yuri Micha lutou com dois amigos de academia, então praticamente fez três lutas à vera e duas de mentira, e eu fiquei mais desgastado do que ele. Na semifinal, ele finalizou muito rápido seu adversário (cinco segundos) e eles apertaram as mãos. Ali você já vê que estavam poupando ele pra lutar com quem fosse para a final.

A luta pelo título foi a mais longa de Ricardão, uma disputa sangrenta definida após uma impiedosa sequência de socos e cotoveladas pelas costas até que o brasileiro encaixou um mata-leão e finalizou aos 9m44s. E foi nesse combate em que ele sentiu a pressão da torcida russa, além de uma sensação de que estaria testando seu limite.

 

- Eu senti a pressão realmente na última luta. Cada golpe que o Yuri Micha colocava em mim eu ouvia o estádio todo gritando o nome dele. O vale-tudo faz o lutador se testar no limite do homem mesmo. No limite de persistir ou desistir. Eu vou ser bem sincero com você, eu era um faixa-azul participando de um evento mundial, predominantemente com campeões de faixas-pretas, e ao final da quinta luta, que eu venci, eu realmente senti o gosto da morte ali. É um teste de honra, um teste de raça. Se a pessoa não está preparada mentalmente, ela não atinge o objetivo. Ela pode até estar preparada fisicamente, mas se a mente não estiver preparada para morrer, ela não alcança o objetivo.

 

Veja abaixo como foi o evento:

 

O título do AFC rendeu a Ricardão Morais outras lutas internacionais e um convite para se tornar, ao lado do americano Sean Alvarez, o primeiro integrante do Abu Dhabi Combat Team, uma equipe fundada pelo Sheik Tahnoon Bin Zayed, nos Emirados Árabes Unidos. Foi o pontapé inicial para a criação do ADCC, principal evento de grappling do mundo.

Já com as luvas penduradas, Ricardão atualmente vive no Rio de Janeiro, onde leva uma vida, digamos, mais tranquila do que aquela que o levou até a Rússia.

- Eu vivo aqui no Rio. Me aposentei por conta de contusões e hoje eu sou piscicultor, vendo peixes. É uma profissão e uma terapia.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

lembro desse evento, e da história

esse cara era um monstro de forte

5 lutas numa noite, sem saber nem que ia ter isso esperando por ele.. muito foda!!

tem meu respeito

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
19 minutos atrás, Raphael Rezende disse:

Maneiríssimo.

Ricardão faz parte da história, fez boas lutas. Era limitado tecnicamente, mas compensava com agressividade e vontade.

era mesmo

lembro que lutou com o Fedorzinho, com o Coleman

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Meu respeito também em grande quantidade.

Agora dessa turma citada, era fã do Igor Vovchanchyn. Tinha uma das maiores patadas que já vi, se não for a maior.

 

Editado por Biano Mandí

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
9 horas atrás, Biano Mandí disse:

Meu respeito também em grande quantidade.

Agora dessa turma citada, era fã do Igor Vovchanchyn. Tinha uma das maiores patadas que já vi, se não for a maior.

 

Também era fã do Igor Vovchanchin.

O bicho fez excelentes lutas... Rapidamente, me lembro de Mark Kerr, Chicão Bueno, Gary Goodridge, Edson Carvalho, Kazushi Sakuraba, Enson Inoue e Nick Nutter.

Ele era muito brabo, coração de guerreiro... Enfrentou o Edson Carvalho quando muitos tops fugiram, e encarou o Mark Kerr em seu auge, suportando a pressão inicial que era ruim de aguentar.

Verdadeira lenda.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
14 horas atrás, Biano Mandí disse:

Meu respeito também em grande quantidade.

Agora dessa turma citada, era fã do Igor Vovchanchyn. Tinha uma das maiores patadas que já vi, se não for a maior.

 

 

5 horas atrás, Raphael Rezende disse:

Também era fã do Igor Vovchanchin.

O bicho fez excelentes lutas... Rapidamente, me lembro de Mark Kerr, Chicão Bueno, Gary Goodridge, Edson Carvalho, Kazushi Sakuraba, Enson Inoue e Nick Nutter.

Ele era muito brabo, coração de guerreiro... Enfrentou o Edson Carvalho quando muitos tops fugiram, e encarou o Mark Kerr em seu auge, suportando a pressão inicial que era ruim de aguentar.

Verdadeira lenda.

o Igor foi um dos maiores da história.. talvez o Peso Pesado mais rápido com as mãos que já vi lutar

nunca quis tanto que uma luta se desenrolasse mais tempo como Igor x Cro Cop, eu tinha certeza que o pau ia comer geral..

mas o croata quase mata ele com aquele chute.. uma pena

o Igor parecia ter chumbo nas mãos e na velocidade de um leve

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ricardão era um monstro 

Se fosse jovem hj em dia em uma grande academia ia ser campeão de um grande evento

Coleman ficou impressionado com a força dele "é mto mais forte que eu"

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
57 minutos atrás, MV8 disse:

Ricardão era um monstro 

Se fosse jovem hj em dia em uma grande academia ia ser campeão de um grande evento

Coleman ficou impressionado com a força dele "é mto mais forte que eu"

Eu acho que não, ele era bem limitado...

Não creio que iria fazer frente a nomes como Stipe Miocic, Francis Ngannou, Cigano, Fabricio Werdum, DC, Ryan Bader e outros nomes do peso.

Era agressivo e guerreiro, muito coração, mas não tinha muito mais pra oferecer.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Em 2/14/2020 at 9:31 AM, pipo disse:

 

o Igor foi um dos maiores da história.. talvez o Peso Pesado mais rápido com as mãos que já vi lutar

nunca quis tanto que uma luta se desenrolasse mais tempo como Igor x Cro Cop, eu tinha certeza que o pau ia comer geral..

mas o croata quase mata ele com aquele chute.. uma pena

o Igor parecia ter chumbo nas mãos e na velocidade de um leve

Ele se aposentou por problemas nas mãos, dores, etc.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Em 2/16/2020 at 12:07 PM, Raphael Rezende disse:

Eu acho que não, ele era bem limitado...

Não creio que iria fazer frente a nomes como Stipe Miocic, Francis Ngannou, Cigano, Fabricio Werdum, DC, Ryan Bader e outros nomes do peso.

Era agressivo e guerreiro, muito coração, mas não tinha muito mais pra oferecer.

Veja o que eu falei se fosse jovem em uma grande academia

Ricardão começou a treinar adulto já

E com as limitações do Carlson team que praticamente não tinha trocação

Editado por MV8

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
2 horas atrás, MV8 disse:

Veja o que eu falei se fosse jovem em uma grande academia

Carlão começou a treinar adulto já

E com as limitações do Carlson team que praticamente não tinha trocação

Carlão tinha uma guarda de primeira, com boas finalizações...

Ricardão era oriundo do jiu-jitsu, mas nunca mostrou qualidade técnica neste setor. Salvo engano, Mark Coleman conseguiu a montada quando lutaram...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
7 horas atrás, Raphael Rezende disse:

Carlão tinha uma guarda de primeira, com boas finalizações...

Ricardão era oriundo do jiu-jitsu, mas nunca mostrou qualidade técnica neste setor. Salvo engano, Mark Coleman conseguiu a montada quando lutaram...

Viajei mano

Ia digitar Ricardão e saiu Carlão pq eu tava pensando que Carlão era um dos poucos ou o único HW real que tinha pra treinar lá

Tinha o Sperry eu acho ele um pesado leve talvez mais LHW que HW

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso