Entre para seguir isso  
Filipovic

Técnico de boxe diz se Miocic, Ngannou e Masvidal se dariam bem no esporte

Recommended Posts

https://www.espn.com.br/mma/artigo/_/id/6627214/ufc-tecnico-de-boxe-diz-se-miocic-ngannou-e-masvidal-se-dariam-bem-no-esporte

 

UFC: Técnico de boxe diz se Miocic, Ngannou e Masvidal se dariam bem no esporte

 

play

 
 

Não importa como você se sinta, combates entre lutadores de MMA e boxeadores estão aqui para ficar.

O que se pensava ser uma luta pontual entre Floyd Mayweather e Conor McGregor em 2017 faturou centenas de milhões de dólares. Não é novidade que, com esse tipo de valor em jogo, lutadores e promotores estão interessados em fazer mais desses tipos de lutas.

Muitos atletas de ambos os lados têm lutado para serem os próximos. McGregor quer uma revanche com Mayweather ou uma luta com Manny Pacquiao. Terence Crawford quer McGregor no octógono e nos ringues. Jorge Masvidal quer enfrentar a elite do boxe em Canelo Álvarez. O campeão dos pesos pesados do UFC, Stipe Miocic, e o desafiante número 1, Francis Ngannou, estão de olho em Tyson Fury, e Fury diz que também está disposto.

A lista continua.

Os lutadores de MMA entendem os lucrativos dias de pagamento e a exposição mundial que podem obter se conseguirem entrar no ringue de boxe com grandes figuras - figuras que superam até as maiores bolsas de luta publicadas do UFC. Os boxeadores têm a chance de embolsar um grande dia de pagamento, ganhar exposição cruzada e, em muitos casos, as circunstâncias da maioria dessas lutas propostas beneficiam seu lado.

A atenção do treinador de boxe Joe Goossen foi capturada por toda a conversa entre MMA e boxe. Recentemente, ele se sentou com a ESPN em seu Ten Goose Boxing Gym, em Van Nuys, Califórnia, para falar sobre como alguns desses lutadores se comparam em termos de capacidade de boxe e como eles se igualariam se eles fizessem uma caminhada no círculo quadrado .

Stipe Miocic

 

Miocic comemorando vitória sobre Cormier Josh Hedges/Zuffa LLC/Zuffa LLC via Getty Images

Depois de assistir a alguns clipes de Miocic, Goosen ficou impressionado com a mão direita, mas muito preocupado com a posição da cabeça do bicampeão peso pesado do UFC.

"Em uma luta de boxe, você ficaria muito preocupado, como treinador, com o fato de seu lutador ter levantado tanto a cabeça ao entrar com a mão direita", diz Goosen. “Às vezes os lutadores são ensinados quando a mão direita é jogada em você, você a bloqueia e manda o gancho imediatamente. Então, um grande lutador saberia disso e teria entendido que a mão direita estava chegando, mesmo quando ele a examinou.

"Então ele voltaria com um gancho esquerdo, um uppercut ou um direto. No boxe, se você jogar a mão direita, os caras vão sair e voltar com um uppercut direito, ou um direto. Eles vão contra-atacar no lado oposto da sua mão direita. Ele ficaria muito vulnerável a um direto e, em seguida, vulnerável a um gancho esquerdo."

É claro que, para Goossen, fazer com que Miocic se torne um pouco mais compacto em sua postura, enquanto ele dá seus socos, seria um ponto importante de ênfase no treinamento.

Durante a luta de 2016 do Miocic com Andrei Arlovski, por exemplo, Goosen sentiu que o Miocic não mostrava a paciência necessária em uma luta de boxe. Goodsen achou que Miocic pressionou a ação e também achou o equilíbrio do Miocic depois de fazer ataques ser questionável ao tentar evitar contra-ataques.

"A mão direita era boa, mas ele quase se apressou no segundo ataque", diz Goosen. "Ele está um pouco desequilibrado. Ele traz a perna direita por todo o lado ... na verdade, a perna esquerda cai por trás ele e ele entra com duas, três esquerdas desleixadas que não entraram porque ele não ajeitou os pés na posição correta. ”

A luta de Miocic com Fabio Maldonado em 2014, que durou 35 segundos, mostrou o que Miocic faz bem quando seu boxe é bom.

Goossen gosta da força e do poder bruto de Miocic, e também de sua vontade de misturar tudo. Mas está claro que ele tem muitas arestas para suavizar seu jogo antes de estar pronto para lutar contra um profissional do boxe.

Francis Ngannou

 

Ngannou comemorando vitória sobre Cigano Josh Hedges/Zuffa LLC/Zuffa LLC via Getty Images

Francis Ngannou (14-3) é um dos pesos pesados mais famosos e respeitados do UFC. Anos atrás, ele aspirava ser boxeador antes de focar nas artes marciais mistas enquanto ele estava na França.

'' Francis é um cara maaaaau, ele é um peso pesado legítimo ”, diz Goosen. Goosen analisou várias lutas de Ngannou e viu um tipo diferente de lutador do que o que ele testemunhou em Miocic. Ele viu um perfurador mais polido, de olho em aproveitar a oportunidade certa, começando com a luta de Ngannou contra Arlovski em 2017.

"O oponente joga a mão direita e você vê o que Francis fez? Ele tentou contra-atacar com um gancho de esquerda. Quando isso falhou, ele voltou com a mão direita, saindo do gancho", diz Goosen. "Então [Arlovski] joga outra mão direita e Francis balança com um gancho esquerdo e ... aí está! E [Ngannou] segue com um uppercut de direita. Ele fez exatamente o que deveria ter feito."

Goosen teve mais da mesma reação depois de assistir ao nocaute de Ngannou no segundo round contra Luis Henrique em 2015. "Boa direita, uppercut, gancho duplo de esquerda", diz Goossen, comentando sobre a variedade de Ngannou. "Está vendo isso? Isso foi lindo. Francis jogou três ganchos à esquerda e ele pisou em cada um deles. Agora, aqui está um uppercut de esquerda. Se ele voltasse com a mão direita curta, teria sido ainda pior para Henrique, que está nocauteado.

"Ele está seguindo tudo, ele sabe como dar um soco e o que ele faz é segui-lo - e não ficar desequilibrado." Depois, teve o nocaute icônico que Ngannou teve para cima de Alistair Overeem em dezembro de 2017. "Ele seguiu a direita com um uppercut de esquerda.

Goosen apreciou que, com Ngannou, um soco levará naturalmente a outro.

Miocic e Ngannou poderiam lutar com Tyson Fury?

"Fury não é um cara fácil de acertar. A maioria dos caras entre os dez primeiros não é fácil de acertar", diz Goossen. "O que eu noto nos caras do MMA é que eles se deixarão expostos um pouco mais. Mas é principalmente porque uma vez que eles acabam com você [com uma série de socos], eles atacam você com abandono imprudente, porque o contra-ataque não é tão preciso [no MMA], se é que existe algo assim.

"A coisa dos boxeadores, o que eles têm de vantagem sobre os caras do MMA, mais do que tudo, é seu senso de defesa, onde estão suas mãos e cabeças". Miocic e Ngannou estão listados em 1,95m, enquanto Fury tem cerca de 2,10m. Portanto, haveria essa barreira da altura a se ultrapassar, e eles não estão acostumados com isso. Além do fato de Fury ser mais disciplinado e ter um jab espetacular.

Jorge Masvidal

 

Masvidal provoca torcida durante coletiva do UFC Mike Stobe/Zuffa LLC

De todos os vídeos dos três lutadores do UFC que Goosen assistiu, Masvidal é o que mais o impressionou.

Começa com sua forma.

"Gosto do que vi nas luvas - ele tem boas mãos", diz Goossen, enquanto observava os destaques da luta de Masvidal em 2013 contra Michael Chiesa.

"Olhe para essas combinações - a mão direita, então ele acertou a barriga, isso é legal. Ele chutou ... e depois se afastou. Masvidal está dando esses socos o melhor que você pode quando está tão perto do chão e depois estrangula o cara", diz Goosen. "O que eu gostei foi que ele tem um senso de fluxo muito bom com suas combinações".

Enquanto ele vê a decisão de três rounds de Masvidal contra Patrick Healy a partir de 2013, Goossen observou o poder de todos os ângulos.

"Você não quer ser machucado, chutado ou atingido por esse cara. Ele tem uma grande mão direita retrocedendo como canhoto. Esse cara deve estar no topo de seu jogo."

"Boa mão direita", continua Goossen. "Veja, ele está sempre jogando o gancho de esquerda depois de jogar a mão direita, mesmo que o cara não esteja lá."

Goossen aprecia o fato de que Masvidal mergulha seus golpes, como faria um boxeador. Ele então notou uma mudança significativa em relação a Masvidal durante sua vitória no primeiro round sobre Cezar Ferreira em 2015.

"Ele entrou na posição destra e terminou como canhoto", observa Goosen, referindo-se a "deslocamento", em que um lutador passa de uma posição ortodoxa para uma posição de canhoto (ou vice-versa) em uma transição perfeita durante uma troca de socos.

“Esse cara faz isso com todo mundo? Ele é diferente, deixe-me dizer. Ele mantém as mãos muito bem, muito atlético, ótima linguagem corporal, ele sabe o que está fazendo ”, continua Goosen enquanto observa a luta de Masvidal contra Cerrone. "Ele deve ter um boxeador em sua equipe".

Finalmente, Goosen observa a vitória de Masvidal contra Darren Till, que lhe rendeu os bônus de Luta da Noite e Performance da Noite.

“Está vendo a mão esquerda depois da diireita? Cara, eu lhe digo, esse cara é perigoso, destro ou canhoto, ele está bem. Quero dar uma boa olhada nele, porque se eu o encontrar em um bar, não serei nada além de educado."

Para ele, Masvidal - independentemente do gênero de luta - é o protótipo do que ele gostaria de treinar e liderar na batalha.

"Eu adoraria ter um cara agressivo como esse no meu time como lutador, porque parece que ele pode fazer qualquer coisa: chutes giratórios, chutes voadores, cotoveladas, você escolhe, canhoto, destro, combinações, precisas e um soco cruel ", diz Goossen. "Esse cara tem tudo."

Como Masvidal se sairia contra Canelo?

Masvidal trouxe a ideia de enfrentar Canelo Álvarez ao sugerir um passo no boxe. Goosen, efusivo em seu elogio ao campeão BMF do UFC, parece que com o tipo certo de preparação, Masvidal pode causar algum dano real no boxe.

"Deixe-me dizer uma coisa - se existe um cara que talvez possa surgir do nada - e quando digo 'lugar nenhum', quero dizer de fora da comunidade do boxe, de outro campo de esportes de combate - seria esse cara. Estou mais do que impressionado com ele. Esse cara é um assassino."

Sendo realista, Goossen acredita que qualquer pessoa que faça a transição para o boxe precisaria de três ou quatro lutas de desenvolvimento, enquanto permanece na academia por um bom ano e meio a dois anos, para aperfeiçoar suas habilidades pugilistas. Mas o treinador veterano acredita que Masvidal já tem uma base sólida estabelecida e se adaptará rapidamente.

"Isso não é exagero", afirma Goossen, resumindo como ele acha que Masvidal se sairia contra Canelo Álvarez com esse tipo de preparação. "Olha, ele seria favorecido? Não, mas deixe-me lhe dizer uma coisa - ele faria uma ótima luta. Não há como esse cara ser surpreendido por qualquer especialista em combate.

"Lembre-se de algo - ele também dá socos para ganhar a vida. Canelo tem sorte de que ele não poderá chutá-lo", insiste Goossen.

É claro que, através desses vídeos, Masvidal ganhou um fã em Goossen. Então, Goosen estará comprando o próximo PPV de Masvidal? Isso é um sim.

"Se eu vou comprar? Eu gostaria de treiná-lo", diz ele.

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

qui bobagem isso ae. se fosse assim nal estariam lutando mma,mas sim boxe pois paga mto mais.

atletas de mma sabem que nao fazem frente no boxe puro contra lutadores de boxe. só o cigano nao sabe...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
36 minutos atrás, Pride Event disse:

qui bobagem isso ae. se fosse assim nal estariam lutando mma,mas sim boxe pois paga mto mais.

atletas de mma sabem que nao fazem frente no boxe puro contra lutadores de boxe. só o cigano nao sabe...

Kkkkkkkk

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
1 hora atrás, Pride Event disse:

qui bobagem isso ae. se fosse assim nal estariam lutando mma,mas sim boxe pois paga mto mais.

atletas de mma sabem que nao fazem frente no boxe puro contra lutadores de boxe. só o cigano nao sabe...

kkkkkkkkkkkkkkkk

Esse daí não aprende nunca,, apanha do mesmo jeito sempre (mão esquerda baixa) e não aprende

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
1 hora atrás, pipo disse:

boas analises

Postei pq achei interessante como ele emxerga certos lutadores de MMA ..comenta alguns aspectos e ajustes técnicos.  Óbvio que boxe é outro esporte e nem ele tá falando que se dariam bem no boxe. 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
2 horas atrás, pipo disse:

 

Agora o título é sensacionalista.  Eu só copiei o da materia 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
7 horas atrás, Pride Event disse:

qui bobagem isso ae. se fosse assim nal estariam lutando mma,mas sim boxe pois paga mto mais.

atletas de mma sabem que nao fazem frente no boxe puro contra lutadores de boxe. só o cigano nao sabe...

Blz Pride!

O que eu entendo dessa questão é que não se trata deles quererem migrar para o boxe, mas sim de fazerem algumas money fights tipo a do Mcprego x Mayweather para encherem o rabo de dinheiro. Nesse aspecto, todo e qq lutador de destaque no MMA se credenciaria para fazer um "show" no boxe e se forrar, mesmo perdendo.

Mas a parte do Cigano eu concordo plenamente rsrs, abraço!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu imagino o cigano lendo e pensando, ue, nao falou de mim, a isso deve ser pq eu ganho de geral.

Mas o Masvidal é aquilo, teve um caminho tortuoso, talvez se tivesse ido pro boxe hj seria um grande nome de fato.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acabei de ler essa entrevista em inglês, Goosen realmente pagou muito pau para o Masvidal, aí você vê o nível de boxe do cara, talvez seja o melhor do esporte hoje em dia. Queria que tivessem colocado ele para assistir as lutas do Petr Yan também, para ver o que ele iria achar.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
2 horas atrás, Bunito disse:

Blz Pride!

O que eu entendo dessa questão é que não se trata deles quererem migrar para o boxe, mas sim de fazerem algumas money fights tipo a do Mcprego x Mayweather para encherem o rabo de dinheiro. Nesse aspecto, todo e qq lutador de destaque no MMA se credenciaria para fazer um "show" no boxe e se forrar, mesmo perdendo.

Mas a parte do Cigano eu concordo plenamente rsrs, abraço!

mas bunito, o problema é que lutadores de mma nao tem nivel suficiente pra trocar apenas boxe com boxerdores profissionais. essa é a verdade.

sao esportes com dinamicas bem diferentes.

se os atletas de mma querem ser tirados pra nada como o irlanda e ganhar uma grana. ta valendo. mas  ganhar uma luta contra os melhores do boxe é mto improvavel. a grande maioria  dos atletas de mma serao atropelados.

Editado por Pride Event

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Agora, Pride Event disse:

mas bunito, o problema é que lutadores de mma nao tem nivel suficiente pra trocar apenas boxe com boxerdores profissionais. essa é a verdade.

sao esportes com dinamicas bem diferentes.

se os atletas de mma querem ser tirados pra nada como o irlanda e ganhar uma grana. ta valendo. mas  ganhar uma luta contra os melhores do boxe é mto improvavel. a grande maioria  dos atletas de mma serao atropelados.

Com certeza.  Eu acho que o cara só quis falar quais do MMA chamavam mais atenção dele na parte do boxe... deu umas analisadas e só 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pra finalizar a questão, vc focar somente em punhos vai te tornar um mestre disso, pode ver que vc não tem nenhum Boxer top indo pra o k1 da vida ficar rico, e tô falando de top10 ao top20.

 

Quando vc coloca ou tira elementos é sempre difícil, pq foge de algo para o qual vc treinou 10 anos, no proprio MMA muito cara do jiu não se cria pq passou dez anos sem levar um soco e na hora que apanha se encolhe, e não é por ser covarde é o costume msm.

Então não vai existir meio termo razoável em lutas de MMA vs boxe, pq se não vale chute é bom demais pro Boxer que pode usar bases abertas e se valer chutes é perfeito pra quem chuta.

Então isso é mais sem noção doq parece inicialmente.

O MMA é tipo aqueles caras do decatlo, o cara recordista nunca vai ser campeão individual de nenhuma das dez modalidades, mas é bom em todas, assim como se um corredor campeão for pro decatlo ele não vai vencer pq ele é ruim no resto.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
2 horas atrás, MrCampos disse:

Pra finalizar a questão, vc focar somente em punhos vai te tornar um mestre disso, pode ver que vc não tem nenhum Boxer top indo pra o k1 da vida ficar rico, e tô falando de top10 ao top20.

 

Quando vc coloca ou tira elementos é sempre difícil, pq foge de algo para o qual vc treinou 10 anos, no proprio MMA muito cara do jiu não se cria pq passou dez anos sem levar um soco e na hora que apanha se encolhe, e não é por ser covarde é o costume msm.

Então não vai existir meio termo razoável em lutas de MMA vs boxe, pq se não vale chute é bom demais pro Boxer que pode usar bases abertas e se valer chutes é perfeito pra quem chuta.

Então isso é mais sem noção doq parece inicialmente.

O MMA é tipo aqueles caras do decatlo, o cara recordista nunca vai ser campeão individual de nenhuma das dez modalidades, mas é bom em todas, assim como se um corredor campeão for pro decatlo ele não vai vencer pq ele é ruim no resto.

Depende, vc pode pegar ideias básicas, noções básicas de boxe e aprimorar um jogo de MMA, por isso essas analises são válidas, ainda mais no MMA aonde a trocação é nivelada por baixo... Olha os detalhes básicos que ele passou do Miocic sobre equilíbrio, por exemplo... se Miocic consertasse isso, iria ser melhor ainda

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
1 hora atrás, rivvithead disse:

Depende, vc pode pegar ideias básicas, noções básicas de boxe e aprimorar um jogo de MMA, por isso essas analises são válidas, ainda mais no MMA aonde a trocação é nivelada por baixo... Olha os detalhes básicos que ele passou do Miocic sobre equilíbrio, por exemplo... se Miocic consertasse isso, iria ser melhor ainda

Acho que o apego ao kickboxing acabou empobrecendo as mãos do MMA. A galera ainda n abriu os olhos pra necessidade de se treinar boxe com treinadores de boxe de ofício( e grandes treinadores, desses voltados pras minúcias) e n com o coach de kickboxing q acaba englobando tudo. Claro que há uma limitação financeira na coisa, sem contar as questões políticas da academia, talvez um possível mal estar  por parte do treinador..

 N sei, posso estar equivocado , mas será q o Cordeiro, por ex, receberia bem se o Werdum batasse o pé e cismasse de levar um treinador desses pra Kings pra melhorar suas mãos ? E se ele passa a treinar mais lá do q na Kings na parte da trocação, a relação seria arranhada ?

N sei como funciona. Mas de qualquer forma, acredito q seja algo bem difícil de se aplicar na prática. 

Editado por Luiz Melo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso