Entre para seguir isso  
Visitante

"Construção de castelos": clubes de luta neonazistas em ascensão em Atenas

Recommended Posts

Visitante

"Construção de castelos": clubes de luta neonazistas em ascensão em Atenas

Karim Zidan investiga o Propatria Festival, um torneio anual de extrema direita de MMA e concerto de rock que acontece em Atenas e como é usado como uma ferramenta de recrutamento para supremacistas brancos.

 

A uma curta distância do Ministério da Justiça de Atenas, fica um prédio de cinco andares na Avenida Mesogeion, 131, que simbolizou o sucesso de Golden Dawn, o partido neonazista que dominou a política grega por vários anos. No entanto, após investigações sobre assassinatos, um julgamento sob suspeita de formar uma organização criminosa e seu eventual colapso nas eleições legislativas gregas de 2019, o prédio não é mais um símbolo de status para o fascismo. Em vez disso, suas portas fechadas e sua fachada contam a história do falecimento recente do partido político. Apesar de ter se formado na década de 1980, Golden Dawn começou a ganhar popularidade entre aqueles que se opunham à imigração após a recessão econômica de 2008. Isso levou a um aumento da violência contra esses segmentos da sociedade grega. Em 2010, eles ganharam um assento na Câmara Municipal de Atenas. Em 2012, o partido concorreu durante as eleições nacionais gregas e conquistou 7% do voto popular, o que lhes concedeu 21 cadeiras no parlamento. Três anos depois, Golden Dawn se tornou o terceiro maior partido do parlamento, com 18 cadeiras. No entanto, durante a ascensão da Aurora Dourada na política grega, o partido xenofóbico e violento teve como alvo migrantes, muçulmanos, celebridades de esquerda e oponentes políticos. Centenas de ataques foram registrados e vários migrantes foram mortos. Um ataque ao rapper antifascista Pavlos Fyssas em 2013 também foi fatal e levou à eventual prisão do líder da Aurora Dourada, Nikolaos Michaloliakos, além de muitos dos parlamentares proeminentes do partido. O grupo agora está classificado como uma organização criminosa e o julgamento está em andamento.

Em julho de 2019, Golden Dawn sofreu um golpe significativo quando o partido não conseguiu ganhar um único assento nas eleições legislativas de 2019. O partido alcançou 2,93 por cento dos votos, não conseguindo superar os três por cento necessários para garantir cadeiras na Câmara de 300 membros. Enquanto o novo primeiro-ministro da Grécia, Kyriakos Mitsotakis, se referia a ela como uma "grande vitória para a democracia grega", não era o prego final no caixão da política de extrema-direita na Grécia. O novo partido grego de extrema-direita Solution - um grupo que deseja construir um muro de 200 km ao longo da fronteira da Grécia com a Turquia - conseguiu 10 assentos no parlamento. Também existe uma preocupação crescente com o surgimento de clubes de luta neo-nazistas em Atenas e com o tempo que eles irão para recrutar jovens carentes. Um desses grupos é o Propatria, um torneio de MMA inspirado pelos nazistas que atrai supremacistas brancos e ultra-nacionalistas de toda a Europa.

Pro Patria Festival

Fundado por um pequeno grupo de artistas marciais de extrema-direita em 2014, o Pro Patria é um clube de luta neonazista com sede em Atenas que organiza torneios de MMA para lutadores com ideias semelhantes em toda a Europa. Os fundadores da Pro Patria surgiram de várias origens ultranacionalistas, incluindo o partido político do Golden Dawn, o grupo supremacista branco Blood & Honor e milícias armadas locais como Combat 18 e Anentaxtoi Maiandrioi Ethnikistes (AME). O grupo realizou seu primeiro show em 2014 em um local desconhecido em Atenas. Mais tarde, começaram a usar slogans nacionalistas para nomear seus eventos, incluindo o Espírito de Nossos Antepassados e os Filhos da Macedônia.

Assim como outros torneios de MMA neonazistas na região, o Pro Patria aumentou sua marca e base de fãs ao associar-se a outros grupos notáveis de MMA neonazistas como White Rex, Pride France e Kampf der Nibelungen (KdN). Eles convidaram combatentes desses grupos para participar de suas mostras anuais. Tomasz Szkatulski, fundador da Pride France, participava regularmente dos shows da Pro Patria. Outros que participaram dos eventos Pro Patria incluem Lucas Hartmann, um ativista do Junge Nationalisten (JN), que é a organização juvenil oficial do Partido Democrata Nacional de extrema-direita da Alemanha, e "Hammerskin" Joël Moret, do oeste da Suíça. O grupo também viajou para outros eventos de MMA em toda a Europa e rapidamente se tornou um elemento importante na Rede Pan-Europeia de Artes Marciais, tomando forma entre os clubes de luta neonazistas. Em 2015, o Pro Patria foi representado pelo lutador Themis Kanaris no evento Duh Voina do White Rex em Roma, além do evento 'Day of Glory' realizado na França. Em 2018, vários membros do Pro Patria viajaram para Ostritz, Alemanha, para assistir ao show Battle of the Nibelung no festival Sword and Shield. O Pro Patria Festival de 2019, que ocorreu em 6 de abril em um armazém nos arredores de Atenas, foi sem dúvida o mais bem-sucedido até hoje. O que antes começou como um evento com algumas dezenas de apoiadores se transformou em uma vitrine anual que atraiu várias centenas de espectadores. O evento recebeu grupos da França, Alemanha, Áustria, Suíça, Hungria, Eslováquia e República Tcheca. Entre os participantes estavam vários membros importantes do clube de luta KdN, incluindo Marvin Esterholz, de Dortmund. Quando as lutas terminaram, ocorreu um show com bandas neonazistas, como Battle Dogs, Green Arrows e Terror Orpha. Após o show, o Pro Patria divulgou uma declaração agradecendo seus apoiadores entre o "Movimento Nacionalista Europeu":

Outro festival chegou ao fim. Após semanas de preparação e trabalho duro, a Propatria e a Pride France apresentaram o maior festival de artes marciais da Grécia até o momento. Esperamos que este seja o começo de muitos outros eventos e colaborações internacionais entre o movimento nacionalista europeu. Gostaríamos de agradecer a todos os participantes, atletas e bandas e esperamos vê-lo na próxima vez com uma multidão ainda maior e mais atividades! Até a vitória! Propatria.

Fora de seus torneios de MMA, o Pro Patria também realiza "camps de verão" conhecidos como "Construindo  Castelos", onde os membros se reúnem para um retiro de dois dias repleto de treinamento em esportes de combate, discussões ideológicas e visitas arqueológicas ao local. Esses retiros, juntamente com o festival, oferecem espaços exclusivos para extremistas com idéias semelhantes encontrarem autoconfiança e camaradagem, recrutar novos membros e expandir sua rede militante. No entanto, o surgimento de clubes de luta fascistas como o Pro Patria levou a uma reação dos ginásios de esquerda e clubes de luta que prometem combater o fogo com fogo.

Combatendo o fascismo

Nos últimos anos, o White Tiger Muay Thai Camp manteve a reputação de ser uma das academias antifascistas mais importantes de Atenas. Fundado por Ilias Lamprou, um especialista em Muay Thai com uma extensa história de combate à opressão e participação de movimentos de solidariedade em lugares como Palestina e Gênova, é o lar de mais de 100 estudantes que compartilham sua aversão veemente pelo fascismo e pelo ultranacionalismo. Se você perguntar a Lamprou sobre o papel das artes marciais no movimento antifascista, ele informará que a Grécia tem uma longa história de combate aos nazistas. Os assassinatos em massa de judeus, comunistas e social-democratas gregos criaram um ambiente propício à resistência e abriram caminho para décadas de confrontos entre a extrema direita e a esquerda. Em suma, o antifascismo grego surgiu da destruição causada pelo fascismo - um antídoto violento para combater o autoritarismo radical. "Historicamente e socialmente, há apenas uma maneira de lidar com o fascismo ... a violência." Lamprou disse ao BloodyElbow. No entanto, em vez de colocar seus próprios alunos contra os representantes dos clubes de luta neonazistas, Lamprou ensina seus alunos a negar plataformas aos fascistas. Ele não permite que eles enfrentem oponentes que apóiam ou são afiliados a movimentos de extrema-direita como Golden Dawn, pois ele acredita que isso lhes daria apenas uma plataforma para divulgar sua propaganda. "Você não pode separar o antifascismo da visão mais ampla das coisas que aconteceram socialmente na Europa, América ou ainda mais. Historicamente, o estado usou o fascismo como uma ferramenta útil para conter mudanças progressivas. Precisamos superar esses obstáculos para ver claramente o caminho da emancipação pessoal ou social. ” ** A Grécia - um país com uma longa história de resistência ao fascismo - está enfrentando seu mais recente desafio ultranacionalista. Dado que ambos os lados da luta em andamento estão usando artes marciais para promover seus interesses - seja como uma ferramenta de recrutamento para jovens carentes ou como um mecanismo de autodefesa diante de extremistas - é evidente que os esportes de combate continuarão a ser praticados. desempenham um papel significativo nos movimentos fascistas e antifascistas.

https://www.bloodyelbow.com/2020/1/8/21054569/neo-nazi-fight-clubs-greece-fighting-fascism-golden-dawn-mma-feature

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso