Entre para seguir isso  
Eder Jofre55

Marco Ruas comemora legado por ‘chutes baixos’ e vê evolução na técnica atual

Recommended Posts

Marco Ruas comemora legado por ‘chutes baixos’ e vê evolução na técnica atual

Carlos Antunes

 

Atualmente um lutador de MMA precisa cada vez mais se aprimorar em todas as áreas do combate. Por isso, recentemente muitos brasileiros têm usado os chutes baixos para abrir o caminho para suas vitórias, como Amanda Nunes e Thiago ‘Marreta’. Mas se eles agora buscam se especializar neste quesito, deve-se muito a Marco Ruas. O ‘King Of The Streets’ foi pioneiro nesta técnica e comemorou sua evolução, além do legado deixado por ele.

Em entrevista exclusiva à reportagem da Ag.Fight, o brasileiro que atualmente tem a academia ‘Ruas Vale-Tudo’, localizada nos Estados Unidos, afirmou que um dos principais focos nas suas aulas é o chute baixo. O ex-lutador admitiu que nos tempos atuais os atletas sabem outras maneiras de efetuar o golpe e é preciso se atualizar.

“Até hoje nas minhas aulas é 80% de chute baixo, acompanhando toda a evolução do negócio. Antes o cara chutava do mesmo ângulo, botava o corpo de uma maneira para efetuar o golpe. Hoje em dia os caras sabem sair, quebrar melhor o ângulo, chutam o tendão. Está machucando muito, principalmente com uma combinação de golpes. Eu passei o caminho, mas o negócio evoluiu muito. Contra caras de maior envergadura, esse é o caminho do sucesso. Como o Thiago ‘Marreta’ fez com o Jon Jones. Ele mostrou o caminho”, afirmou.

Apesar dos brasileiros terem evoluído na questão dos chutes, para Ruas, os seus compatriotas ainda precisam aprimorar outra valência do esporte. Mesmo ressaltando que os atletas tupiniquins estão buscando aprender mais, principalmente na parte de wrestling, Marco pediu para haver mais um intercâmbio com profissionais americanos.

“Acho que o brasileiro melhorou na defesa de queda, o wrestling, mas tem que evoluir ainda mais, investir mais, pegar caras dos Estados Unidos e trazer para aí. É difícil derrubar o (José) Aldo, o (Thiago) ‘Marreta’, melhoramos nisso, mas os gringos têm mais tempo para se dedicar mais. Aqui parece que eles têm mais foco, melhor alimentação, os suplementos são mais baratos. Aí é tudo caro demais. Eles investiram no jiu-jitsu, aprenderam com muita gente que veio do Brasil. Aqui o diferencial é o wrestling, que eles já aprendem na faculdade. É obrigatório, então os caras já saem atletas, com um condicionamento físico muito alto”, contou.

Com a larga experiência no MMA e ser um dos primeiros lutadores a valorizar o aprendizado de todas as artes marciais para se tornar um atleta completo, Ruas destacou os brasileiros na modalidade. O carioca exaltou feitos de Fabricio Werdum e não se esqueceu do atual campeão dos meio-médios do Bellator, Douglas Lima.

“Tem o Fabrício Werdum, que é um cara que conquistou tudo, vi ele começando no Pride. Não tinha experiência, batalhou, teve cabeça aberta, treinou em pé. Veio do jiu-jitsu, abriu a cabeça e ganhou do Fedor (Emelianenko), ‘Minotauro’, (Cain) Velásquez. Tem o Douglas Lima também, do Bellator, que é um craque, chuta bem. Gosto dos irmãos ‘Pitbull’ (Patrício e Patricky). José Aldo, que é da ‘família’, foi treinado pelo Pedro (Rizzo)”, disse.

Mesmo com tantos anos prestados ao MMA e ao UFC, Marco Ruas ainda não foi lembrado para o ‘Hall da Fama’ da organização. Se este fato pode incomodar muitos ex-lutadores, não tira mais o sono do brasileiro.

“Larguei de mão. Todo mundo me pergunta isso, mas nem esquento mais, porque essa eleição não depende dos fãs. Eu já tenho uma placa da Zuffa, com uma votação dos fãs que eu estava entre os maiores da história do UFC. O ‘Hall da Fama’ é dado pela panelinha do UFC. Não é do fã. Eu não ligo mais. Sei o que fiz pelo esporte, ajudei ele crescer, participei de uma rivalidade com o jiu-jitsu com a cabeça aberta. Época que tinha que treinar tudo”, completou.

Marcos Ruas possui nove vitórias, quatro derrotas e dois empates durante sua carreira no MMA. A sua última apresentação na modalidade aconteceu em 2007, em revés para Maurice Smith, pelo IFL.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
1 hora atrás, Jui Jitsu disse:

Hall da fama sem Marco Ruas...Azar do Hall da fama e do UFC.

Exato. Ele merece estar no Hall da Fama mais do que alguns que já estão.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Foi um cara que soube se mostrar e atrair atenção.

Quando olhamos o cartel dele já passa a não ser tão expressivo.

E a nível de UFC ele é 4-2 então não sei até que ponto ele realmente é um hall da fama, se for pela inovação concordo mas o legado em números é mediano.

E claro para nós brasileiros é mais lenda que para os de fora, porém o hall da fama tem critérios sempre estranhos, mas dá parte técnica falando em números ele não é tão indispensável eu diria.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
1 minuto atrás, MrCampos disse:

Foi um cara que soube se mostrar e atrair atenção.

Quando olhamos o cartel dele já passa a não ser tão expressivo.

E a nível de UFC ele é 4-2 então não sei até que ponto ele realmente é um hall da fama, se for pela inovação concordo mas o legado em números é mediano.

E claro para nós brasileiros é mais lenda que para os de fora, porém o hall da fama tem critérios sempre estranhos, mas dá parte técnica falando em números ele não é tão indispensável eu diria.

Como assim, cara? Ele foi campeão do torneio do UFC #7. 

O cara revolucionou as artes marciais, mostrando ao mundo a mistura das artes marciais.

O argumento de que ele não tem resultados não se sustenta, na medida em que foi campeão por lá

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
1 minuto atrás, Arona85 disse:

Como assim, cara? Ele foi campeão do torneio do UFC #7. 

O cara revolucionou as artes marciais, mostrando ao mundo a mistura das artes marciais.

O argumento de que ele não tem resultados não se sustenta, na medida em que foi campeão por lá

Cada um com sua opinião, na minha é isso na sua não.

É um fórum eu acho q ele foi um cara esperto por treinar tudo e usar low kick mas ainda assim pra mim lutou pouco e não teve resultados.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Visitante

Ruas é uma lenda do MMA. Deixa muito maior qualquer Salão da Fama de qualquer organização.

Dito isto, é melhor ler certas coisas que ser cego.

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
6 minutos atrás, MrCampos disse:

Cada um com sua opinião, na minha é isso na sua não.

É um fórum eu acho q ele foi um cara esperto por treinar tudo e usar low kick mas ainda assim pra mim lutou pouco e não teve resultados.

Esperto não. Visionário, pioneiro, vanguarda, gênio. Ruas quando estava no auge, não tinha adversários, pois todos se recusavam a lutar com ele.

Conseguiu sua vaga no UFC com mais de 30 anos, e foi campeão, mostrando algo que ninguém havia visto até então.

Acabou que teve lesões sérias, e não conseguiu manter a invencibilidade.

Me desculpe, mas se ser campeão do UFC significa não ter resultados, sua opinião tem uma seríssima falha de avaliação.

Editado por Arona85

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Visitante

@Arona82 melhor nem debater com quem não sabe a diferença entre fato e opinião e que traz l argumentos falaciosos e rasos  É mais produtivo bater papo com uma parede. 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
14 minutos atrás, Arona85 disse:

Esperto não. Visionário, pioneiro, vanguarda, gênio. Ruas quando estava no auge, não tinha adversários, pois todos se recusavam a lutar com ele.

Conseguiu sua vaga no UFC com mais de 30 anos, e foi campeão, mostrando algo que ninguém havia visto até então.

Acabou que teve lesões sérias, e não conseguiu manter a invencibilidade.

Me desculpe, mas se ser campeão do UFC significa não ter resultados, sua opinião tem uma seríssima falha de avaliação.

Oss, Ruas é lenda, mito mostrou algo que ninguém a nível mundial tinha feito.

Desafiou SOZINHO uma comunidade todinha do jiu jitsu e família Gracie na época que todos no Rio de borravam de medo .

Ryan, Renzo e Ralf trocavam a rua quando o viam.

Gigantes do Carlson falavam é Ruas vindo aí nego já mudava o assunto.

Isso dito na confraria feita por alunos da Carlson Gracie.

 

Ruas foi visionário , pioneiro até o Peter artes respeitava o cara, isso dito pelo Marcelo Alonso, ele era muito foda.

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
1 hora atrás, MrCampos disse:

Foi um cara que soube se mostrar e atrair atenção.

Quando olhamos o cartel dele já passa a não ser tão expressivo.

E a nível de UFC ele é 4-2 então não sei até que ponto ele realmente é um hall da fama, se for pela inovação concordo mas o legado em números é mediano.

E claro para nós brasileiros é mais lenda que para os de fora, porém o hall da fama tem critérios sempre estranhos, mas dá parte técnica falando em números ele não é tão indispensável eu diria.

E que tal o Sakuraba? Ele é HoF do UFC e olha os números dele:

 

Vitória 1-1 (1) Brasil Marcus Silveira Finalização (chave de braço) UFC Japão 21/12/1997 1 3:44 Japão Yokohama Venceu o Torneio de Pesados do UFC Japão.
NC 0-1 (1) Brasil Marcus Silveira Sem Resultado (interrupção prematura) UFC Japão 21/12/1997 1 1:51 Japão Yokohama

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ganhou duas vezes do Conan Silveira e é hall of fame... kkkkkkkk

E o Marco Ruas que introduziu o crossover tem que ficar de fora? Ok, é sua opinião... quem quiser comprá-la, que compre...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
1 hora atrás, MrCampos disse:

Foi um cara que soube se mostrar e atrair atenção.

Quando olhamos o cartel dele já passa a não ser tão expressivo.

E a nível de UFC ele é 4-2 então não sei até que ponto ele realmente é um hall da fama, se for pela inovação concordo mas o legado em números é mediano.

E claro para nós brasileiros é mais lenda que para os de fora, porém o hall da fama tem critérios sempre estranhos, mas dá parte técnica falando em números ele não é tão indispensável eu diria.

sim. mas uma derrota foi nos pontos pro taktarov, que depois foi surrado.

a segunda foi por lesão apos quedar o maurice smith, ele nao voltou pro segundo round.

problema dele, é que ele ja começou "velho" e cheio de lesões. ja não tinha muita lenha pra queimar. Ele tinha lesões cronicas nos joelhos e quadril.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Casca grossa, lenda, mito. Não se pode conta a história do vale tudo e sua posterior evolução sem falar de Marco Ruas. Sem mais.

Agora, todo mundo tem direito de discordar e pensar diferente. Discordo totalmente do colega forista que postou aí questionando o cartel dele, porém não acho que seja necessário desrespeitá-lo só pq ele pensa diferente. 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso