Entre para seguir isso  
hrael

Quem é o melhor peso pena da década? Aldo ou Holloway?

Recommended Posts

Seguindo a 'lógica' das duas vitórias em cima do Aldo, dá pra dizer que o Weidman é maior que o Anderson por causa disso? Não faz sentido

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Visitante

não vou apontar nem que me matem mas teve um post ai que me fez lembrar do prêmio i-bost do querido e falecido OFF. 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
6 horas atrás, Cesar_Rasec disse:

Daqui duas ou três defesas de cinturão do Adesanya é capaz de virem falar que é o maior médio de todos os tempos...

O único ponto que gostaria de frisar é coerência... porque tem muita gente que diz que o Fedor foi o maior pesado de todos os tempos, Goat, computando os feitos dele no pride. Muita gente fala do Shogun, Wanderlei Silva, Arona, Minotauro, Cro Cop, baseado no pride. E eu concordo 100% com isso. Era o maior evento da época, mesmo tendo concorrência acirrada do UFC.

Dai pra falar do Aldo, ninguém fala do WEC. Isso porque não existia a categoria pena no UFC e os melhores lutadores do mundo estavam lá. O Aldo destruiu Faber, Swanson, Gamburyan lá (lutadores que foram do UFC também). Depois ele quebrou o Hominick no UFC. Esse mesmo Hominick que tava arrebentando no WEC e tinha batido no Jabouin, Caraway, Leonard Garcia, etc. Lutadores que fizeram sucesso no UFC (Leonard Garcia bateu no Zumbi Coreano no WEC e depois perdeu em decisão dividida do Holloway no UFC). Aí eu pergunto, qual seria a diferença do Aldo ter batido no Hominick no WEC, ou na primeira luta do UFC?

Falando ainda do WEC, bastou o UFC comprá-lo para que o campeão dos leves se tornasse o Ben Henderson, vindo de onde? WEC. Depois perdeu o título pra quem? Pettis. Vindo de onde? WEC. Donald Cerrone veio de onde? WEC. O maior galo do UFC, Dominick Cruz, veio de onde? WEC. O hall da fama do UFC, Urijah Faber fez a sua maior fama onde? WEC. O recordista de defesa de cinturão do UFC, Demetrious Johnson, perdeu do Brad Pickett onde? WEC. Enfim, dava pra ficar até amanhã falando do que era o maior evento dos “levinhos”. 

Entao assim, o Aldo vinha de 7-0 no WEC com 6 nocautes e 3 lutas de cinturão. Pra fazer depois mais 7-0 no ufc, todas em disputa de cinturão. Recorde de 14-0, lutando 10 por cinturão, o que se presume que seja contra os melhores da época. 

É bem diferente de computar o tempo que o José Aldo lutou no Brasil, ou como fazem a respeito do 28-0 do Khabib lutando contra estreantes na Rússia. E por incrível que pareça, tem gente que comentou nesse tópico aqui dizendo “Max com certeza” que é sempre o primeiro a falar do “recorde” do Khabib na carreira toda, batendo em frango russo. 

Mas enfim, me alonguei demais e isso já foi amplamente debatido em outro topico, confesso que nesse momento to de saco cheio até de falar desse assunto.

Grande abraço, meu amigo Raphael! 

Tá  aí alguém que sabe o que fala 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
2 horas atrás, Henry Chinasky disse:

não vou apontar nem que me matem mas teve um post ai que me fez lembrar do prêmio i-bost do querido e falecido OFF. 

Não vejo Aldo como melhor da década, infelizmente. Fico entre Holloway e Conor. Sendo que, queiram ou não, Conor derrotou os dois.

 

Vou de Conor.

Certamente esse post. Pior q li esse ano aqui no PVT. Ibost fácil.

 

Editado por Renato Boxe

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Visitante
53 minutos atrás, Renato Boxe disse:

Não vejo Aldo como melhor da década, infelizmente. Fico entre Holloway e Conor. Sendo que, queiram ou não, Conor derrotou os dois.

 

Vou de Conor.

Certamente esse post. Pior q li esse ano aqui no PVT. Ibost fácil.

Não chegou nem perto. ?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
11 horas atrás, Rucci disse:

Holloway venceu duas vezes o Aldo, ok, porém é um cara que tem estatura superior à da maioria dos caras da categoria de cima, ele não é um pena natural, assim como o McGregor é um leve que se secava ao limite para obter vantagem contra os caras da categoria dos penas, fato comprovado pela dificuldade que o Max tem tido em bater o peso e pelo resultado quando enfrentou caras próximos do seu tamanho, que foi justamente quando encontrou suas derrotas.

É fácil falar do Aldo quando ele está em baixa mas, para quem analisa de fato o seu histórico, perceber que o Holloway ainda tem que comer muito feijão com arroz para chegar nele é como descobrir o que se esconde dentro de uma caixa transparente. Para quem duvida, sugiro um exercício simples, liste todos os oponentes que o Max enfrentou que são maiores do que ele em estatura e depois faça o mesmo com o Aldo.

Jogo do Max é basicamente cardio e volume controlando a distância, o que é muito mais viável quando você é o arranha céu da sua categoria. Aldo dominou a categoria por muito mais tempo enfrentando e vencendo inclusive caras maiores, quando o havaiano chegar perto de fazer isso a gente pode discutir isso, mas ele ainda tem muito a fazer. Ele o campeão no momento, mas até trilhar o caminho já definido pelo Aldo ainda tem muita coisa que pode acontecer. Veremos.

Não vejo por aí. Acho que essa ideia  determinista de sucesso relacionado à altura acaba enganando a gente. Pq, veja: Se fosse assim,  o Vick seria campeão- ou o Hooker. Temos o Magny, Cowboy brasileiro e tantos outros caras grandes que nunca serão campeões. 

 Por ex, o  Holloway perdeu pra caras mais baixos. Acho que adotamos uma noção apenas " vertical" de superioridade, desprezando valências q  são  bem mais importantes do que a altura sozinha: explosão, velocidade, força, gás. 

Por ex, Woodley era mais baixo que o Thompson, mas superior em todos esses aspectos( exceto no gás)  Paralelo q tbm pode ser feito com o Till.

Quem entrou com a vantagem física neses dois casos ?

Então, n acho que a coisa se restrinja à altura. Khabib nem é tão alto, mas parece que engoliu um casco de tartaruga: o cara é muito largo e parrudo pra divisão, e essa desnivelamento de físicos se manifesta na luta: parece um meio médio lutando com um leve. É flagrante o desequilíbrio de força.

Indo mais além, o próprio Demian, em algum nível, acaba se valendo da superioridade de força pra empregar seu jogo: além de ser alto pra divisão, tem muita força naquele peso já que é um médio que desceu.

Pra mim, Aldo sempre foi o mais fisico da divisão, o mais arisco, explosivo e violento. E nem falo isso tentando minimizar os feitos - até pq isso tbm se aplica ao Jones e a todos os caras dominantes. Aldo ainda é muito forte pra divisão - tanto é q os wrestlers mais sinistros da divisão n chegaram e continuam n chegando perto de derrubá-lo( sim, tem dedo de força e explosão nas defesas de queda desses caras que n caem de jeito nenhum. Veja o tamanho do Aldo em relação ao Faber. Teve o Florian q era mais alto, mas q era bem mais lento. Aldo tava maior( na musculatura) que o Stephens que era leve. Veja o estado em que ele bate o peso. Enfim...

Vc pega o outro cara, o  Anderson, e nota que até hj ele é grande pra divisão. Mas, pra os padrões de hj, pela idade que tem, e pela evolução natural da divisão, é lento, daí as derrotas. 

GSP entrava na luta parecendo um fisiculturista: imparável nas quedas. Se continuasse lutando hj, ainda seria dos mais físicos da divisão. 

Eu acho que toda superioridade que é contínua- a desses caras que reinam- , se assenta na vantagem fisica. São coisas insepráveis.  Os maiores foram o q foram exatamente pq dispuseram de um aparato físico acima da média: Tyson tinha uma explosão descomunal, mesmo sendo baixo - então, era ele que entrava tendo vantagem.  Floyd nunca foi dos mais altos, mas era incrívelmente veloz( o mais veloz da época.) Pacquiao n é alto,  a envergadura é péssima, mas compensa sendo muito mais rápido que os demais.

Então, no fim das contas, esse nosso desejo de igualdade é meio que irreal. Se formos reparar bem, os mais físicos de hj surgem pra substituir os mais físicos de ontem. Essa é a dinâmica da coisa. 

O que eu acho que acontece, na verdade, é um aumento de valências físicas como um todo na divisão. O cara que ta reinando há muito tempo, fatalmente pegará a mudança de nível, que as  vezes acontece do nada .Veja o caso do Bendo, que passou de um dos maiores leves de todos os tempos a um cara comum e n tão grande pra divisão. Pior ainda o caso do Edgar.

Com o Anderson demorou, mas quando veio...

Ah, e sobre o Conor: historicamente ele sempre foi pena. Tinha feito dos lutas nos leves em 12, se n me engano.  Concordo q ele é um pena gigante, mas um leve normal. Ele bateu 76 kg contra o Diaz, e na pesagem tava meio bochechudinho e  retido. Um cara que é gigante n bateria 76 kg com sinais de músculo cheio.

O própro Max qd subiu,mesmo na pesagem, tava mais bochechudo- sinal de uma desidratação n tão severa, o q significa q o peso natural do cara n está tão distante do limite da categoria. Então, eu n vejo essa superioridade física do Max em relação ao Aldo. Vejo mais um desalinho de jogos, de gás e de absorção, principalmente - o que a galera n aguentava do Aldo, o Max suportou de boas. 

Editado por Luiz Melo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

a memória coletiva é de curto prazo. Sempre foi!!

 

não podemos esquecer o tanque de guerra que o Aldo foi o WEC (exatamente a partir de 2009) e qndo entrou no UFC

as lutas contra o Hominick, Mendes, Edgar, Lamas, Zumbi, e mais recente agora contra o Stephens, Moicano..

 

a história desse cara é foda

e ainda acredito que ele vá vencer essa próxima e ir direto pro TS na nova categoria

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso