Entre para seguir isso  
Eder Jofre55

O Cientista do Esporte #14 - A Concussão na Luta

Recommended Posts

O Cientista do Esporte #14 - A Concussão na Luta

Os golpes na cabeça ao longo da vida de um lutador podem trazer consequências irreversíveis e penosas a longo prazo.

Luiz Felipe Prota

edson-barboza-ko-terry-ettim.jpg

Vem chegando você!

No ar, mais um episódio do podcast do Cientista do Esporte.

E hoje, continuo com a série de gravações que fiz no Congresso da Sonafe, em Fortaleza, no mês passado. Trago o Dr Hermano Pinheiro, para falarmos sobre os efeitos das pancadas na cabeça sofridas por lutadores de MMA e boxe, e sobre a concussão nos esportes de combate.

Traçamos um paralelo entre o futebol americano, com inúmeros casos de lesão cerebral decorrentes da prática do esporte, e o MMA. É possível dizer que a luta é mais segura que o esporte mais popular dos EUA? Wanderlei Silva, ídolo do Vale-tudo e MMA, sofre com as consequências de uma vida dedicada à luta.

Também, de forma triste, falamos sobre os casos mais recentes de óbito no boxe e no MMA e, se podemos prevenir isso.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ninja, Hunt, Minota, Wand, Sakuraba,..

 

já já Gaethje, Diaz, Lawler, Matt Brown, Guida, Shogum.. essa conta vai chegar certeza

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

na verdade acho que qualquer praticante de sparrings duro ja vai ganhar algum tipo de sequela no futuro. é mta pancada na cabeça. ja sai zoado varias vezes. imagina a galera que dedica 100% da vida pra luta.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Excelente matéria, @Eder Jofre55, muito obrigado por ter trazido!

Rapaz, tenho tido algumas crises de enxaqueca, cujo intervalo tem diminuído. Fui a um neurologista que pediu uma ressonância magnética do crânio, mas disse que o tipo de crise que relatei costuma estar relacionado a essas pancadas repetitivas na cabeça. Isso foi semana passada. Não tenho do que reclamar porque adorava lutar, mas fica aí o aviso: hoje em dia ainda tem que treinar pesado, mas não todos os dias, de modo algum. Muito treino leve e SEM capacete, que piora muito as coisas a longo prazo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

o babalu diz que q a memória tá péssima, cego de um olho se n me engano e crises de enxaqueca terríveis 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
7 minutos atrás, bigby disse:

o babalu diz que q a memória tá péssima, cego de um olho se n me engano e crises de enxaqueca terríveis 

Po, muito animador! Kkkk!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
1 minuto atrás, masterblaster disse:

Po, muito animador! Kkkk!

Tem a história do gary goodridge tb...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Agora, bigby disse:

Tem a história do gary goodridge tb...

Kkkk! Pior que é verdade. Tem muitos! Mas é o preço que se paga, não tem jeito. Principalmente pessoal da minha geração, que todo treino era porradaria pura. 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
2 horas atrás, masterblaster disse:

Kkkk! Pior que é verdade. Tem muitos! Mas é o preço que se paga, não tem jeito. Principalmente pessoal da minha geração, que todo treino era porradaria pura. 

 

Tu sente algo , mestre?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
2 horas atrás, bigby disse:

o babalu diz que q a memória tá péssima, cego de um olho se n me engano e crises de enxaqueca terríveis 

Diz que filho dele não bfaz MMA de jeito nenhum

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
1 hora atrás, NEGO DÁGUA disse:

Tu sente algo , mestre?

Aí Nego, quando era bem novo tinha umas enxaquecas bem espaçadas. Como acontece nesses casos, foi diminuindo com a idade. Só que agora tem voltado e com espaço cada vez menor entre as crises. O neurologista aventou essa hipótese, mas pode ter outras origens também. Mas vou fazer a ressonância no sábado e depois te falo quando sair o resultado. Mas não se preocupa que não é nada demais, amigão. Aliás, foi nesse médico que eu fui que aconteceu aquela confusão que te falei na MP. Valeu, abraço!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
1 hora atrás, masterblaster disse:

Aí Nego, quando era bem novo tinha umas enxaquecas bem espaçadas. Como acontece nesses casos, foi diminuindo com a idade. Só que agora tem voltado e com espaço cada vez menor entre as crises. O neurologista aventou essa hipótese, mas pode ter outras origens também. Mas vou fazer a ressonância no sábado e depois te falo quando sair o resultado. Mas não se preocupa que não é nada demais, amigão. Aliás, foi nesse médico que eu fui que aconteceu aquela confusão que te falei na MP. Valeu, abraço!

Cara eu tenho enxaquecas kkkk, mas fui no neuro e tudo mais tudo certo e contei que fazia esportes de contato etc.

Ele disse que tinha nada haver

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
23 horas atrás, masterblaster disse:

Excelente matéria, @Eder Jofre55, muito obrigado por ter trazido!

Rapaz, tenho tido algumas crises de enxaqueca, cujo intervalo tem diminuído. Fui a um neurologista que pediu uma ressonância magnética do crânio, mas disse que o tipo de crise que relatei costuma estar relacionado a essas pancadas repetitivas na cabeça. Isso foi semana passada. Não tenho do que reclamar porque adorava lutar, mas fica aí o aviso: hoje em dia ainda tem que treinar pesado, mas não todos os dias, de modo algum. Muito treino leve e SEM capacete, que piora muito as coisas a longo prazo.

Valeu Master, achei que valia a pena postar  a matéria! 

Eu tive dois apagões quando treinava ,fiz ressonância e não apareceu nada ,na época se treinava com quem estivesse na academia e 99% era mais pesado do que eu ,kkkk , imagina você que faz isso a muito mais tempo !

Se cuida que precisamos de você inteiro e 100%!

Abc

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso