Entre para seguir isso  
Eder Jofre55

Pedro Rizzo critica postura de nova geração por ‘escolher lutas’ e pede punição do UFC

Recommended Posts

Pedro Rizzo critica postura de nova geração por ‘escolher lutas’ e pede punição do UFC

Carlos Antunes

Com a experiência de já ter lutado nos maiores eventos de MMA do mundo, Pedro Rizzo não esconde a bronca com a nova geração da modalidade. Para o ex-peso pesado do Ultimate, em conversa com a imprensa, em evento no Rio de Janeiro, os atletas da atualidade não têm mais o espírito de lutador de verdade de outrora e estão “escolhendo” combates e só pensando nas vantagens financeiras que irão levar, fato recriminado pelo brasileiro.

Quando deu seus primeiros passos no MMA, em 1996, Pedro Rizzo fez seu nome quando não existia tanta mídia voltada à modalidade, muito menos a quantidade de dinheiro recebida. Dessa maneira, seu grande objetivo era vencer os melhores oponentes para se tornar o melhor do mundo, pensamento que não é compartilhado pelos novos atletas que estão em evidência no Ultimate. O ex-lutador, inclusive, está na bronca do tratamento do UFC com seu pupilo Raoni Barcelos, que, segundo ele, sofre por ser ‘boicotado’ pelos rivais do peso-galo (62 kg)

“Quando você é atleta é um absurdo escolher adversário. Você vê os campeões hoje escolhendo lutas. Como consegue se olhar no espelho e falar: ‘Sou campeão’? Não é campeão de ‘PN’. Você tem que lutar com todo mundo. O UFC devia punir os caras que não aceitam luta, é um absurdo. O Raoni está sofrendo com isso. Mas em três ou quatro lutas, estará de frente para o (Henry) Cejudo. O Raoni vai ate o título. Confio no magrinho, ele é sinistro (risos)”, afirmou, antes de relembrar uma antiga história sua para mostrar a diferença entre a velha e nova geração.

“A velha guarda é muito mais casca-grossa. Na nossa época a gente nunca ganhou dinheiro como eles ganham hoje em dia. A gente nunca lutou por dinheiro. Eu queria ser respeitado dentro do esporte, ter minha academia. Hoje em dia é negócio. Uma vez, eu estava pronto para lutar contra o Randy Couture, que se machucou, então a luta foi adiada. Me ligaram e falaram que para eu não ficar parado, perguntaram se eu lutaria contra o (Josh) Barnett. Eu falei: ‘Marco (Ruas) o cara é duro pra cacete’. O Marco falou a frase que carrego para minha vida: ‘Você não quer ser campeão do mundo? Então tem que ganhar de todo mundo. Vai lutar’. Tenho certeza absoluta que um cara hoje em dia não aceitaria lutar antes do título e ia preferir ficar um ano sem lutar do que arriscar. Que campeão você é se você nega luta? Se tem medo de perder, se tem medo de lutadores. O campeão é um cara diferente”, afirmou.

Apesar de ter vivido seu auge no esporte em uma época de grandes rivalidades, Pedro Rizzo acredita que atualmente a falta de respeito está em evidência. Um dos fatos que tem incomodado o ex-lutador é o ‘trash talk’. Para ele, essa herança bastante comum nos Estados Unidos, quando é exagerada, foge dos padrões aceitáveis.

“Acho que fala muito e faz pouco. Nos Estados Unidos eles gostam disso, que falem para vender a luta. O brasileiro não está acostumado com isso, é respeitoso, não gosta de falar muito, quando fala fica mal visto. Nos Estados Unidos eles gostam da rivalidade. O ‘trash talk’ ajuda, mas quando acaba o respeito, como você viu na época do McGregor com o Aldo, que acaba o respeito, não de atleta, mas de homem, saiu do esporte”, finalizou.

Aposentado do MMA desde 2015, Pedro Rizzo tem um cartel de 20 vitórias e 11 derrotas na carreira. O brasileiro teve passagem pelo UFC, quando lutou pelo cinturão em três oportunidades, mas acabou derrotado em todas (duas para Randy Couture e uma para Kevin Randleman). Além do Ultimate, o peso pesado atuou também no extinto Pride.

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Visitante

Tempis de Nutela, Pedrão!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Concordo com ele... o UFC deveria ser mais duro com lutadores que ficam escolhendo luta.... Não to dizendo que ninguém pode recusar adversário... mas td deveria ter um limite.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
54 minutos atrás, Peludo_SAS disse:

Concordo com ele... o UFC deveria ser mais duro com lutadores que ficam escolhendo luta.... Não to dizendo que ninguém pode recusar adversário... mas td deveria ter um limite.

é isso. se deixar os lutadores decidirem vai continuar essa palhaçada. Mas, como sabemos, o Dana joga de acordo com a grana.. então tudo gira em torno de negócio... se for dar grana dar essa prensa nos lutadores que não aceitam, vão dar. se não dão é pq tá rendendo assim, acredito. 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Com todo respeito discordo dessa visão mais romantizada da luta da antiga geração, não faço parte dela nem de longe, mas tinha o pensamento também de " se não der certo viro hippie e foda-se dinheiro" quando era atleta, mas na minha concepção a frase correta principalmente hoje em dia seria: " Eu luto com qualquer um POR...." onde esse POR pode ser fama, subir no ranking, mais respeito no evento, dinheiro ou seja o que for importante para o atleta ou para carreira dele no momento, ficar lutando profissionalmente sem camping correto sem estar bem ou com lesões graves coisa que já fiz por exemplo e " de graça" ( fiz minha estreia no MMA com canelite, podia nem chutar por exemplo e nem defender chutes fortes com ela com risco de acontecer uma cena ala Pelé) para quem já esta em um alto nível e cada derrota são vários degrais para baixo rumo ao cinturão por exemplo na minha humilde opinião é desnecessário se tiver bala na agulha para negociar.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
28 minutos atrás, Sartori disse:

Com todo respeito discordo dessa visão mais romantizada da luta da antiga geração, não faço parte dela nem de longe, mas tinha o pensamento também de " se não der certo viro hippie e foda-se dinheiro" quando era atleta, mas na minha concepção a frase correta principalmente hoje em dia seria: " Eu luto com qualquer um POR...." onde esse POR pode ser fama, subir no ranking, mais respeito no evento, dinheiro ou seja o que for importante para o atleta ou para carreira dele no momento, ficar lutando profissionalmente sem camping correto sem estar bem ou com lesões graves coisa que já fiz por exemplo e " de graça" ( fiz minha estreia no MMA com canelite, podia nem chutar por exemplo e nem defender chutes fortes com ela com risco de acontecer uma cena ala Pelé) para quem já esta em um alto nível e cada derrota são vários degrais para baixo rumo ao cinturão por exemplo na minha humilde opinião é desnecessário se tiver bala na agulha para negociar.

nesse ponto concordo contigo... mas acho que o lance é mais escolher adversário... pelo menos o ponto que falei

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A luta tem que fazer sentido (de carreira e financeiro)! Lutar com caras mal rankeados, que não sejam desafios ou vindo de derrotas não faz o cara evoluir na carreira e financeiramente!

O lutador tem que mirar o topo direcionar os esforços pra isso.... vimos o Jacaré “não escolhendo lutas” e esse foi o problema dele, passou muito tempo fazendo lutas sem sentido e depois que começou a sentir o peso da idade tomou atropelo da nova geração!

O exemplo do Rizzo é que ele estava se preparando pro Couture, caiu a luta e aceitou o Barnet! Tudo bem isso pois fez um camp.... mas hoje em dia se vc estiver em casa na boa e o Dana ligar pra vc lutar semana que vem sem camp e tendo que cortar peso o lutador não tem a obrigação de aceitar! Havendo um tempo de preparação tem que pegar os desafios e evoluir!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Lutador não pode escolher adversário, principalmente se for campeão! A única coisa que podem cobrar é que bata o peso, e só! Isso ainda é coisa que os antigos ainda davam uma aliviada. Vide Wand x Hunt. Wand treinou meses para enfrentar o Sakuraba pela quarta vez, chegara pra ele e uns dias antes falam "Você não vai mais lutar com o Sakuraba, vai lutar com o Hunt, campeão do K-1 em.2005 e uns 30kg mais pesado que você". Wand topa...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
44 minutos atrás, Cesar_Rasec disse:

Eu penso num meio termo entre o que você falou e o que o Pedro Rizzo falou.

E se tem alguém que pensam que é melhor que ele, tem que ser justamente contra esse cara que ele tem que lutar. 

Isso seria mais real se o ranking não fizesse por exemplo você como campeão ter que lutara contra caras sequer rankeados, você como campeão vai querer ficar enfrentando por exemplo nomes sem expressão da vida para ganhar pouco no PPV que por sinal ainda são baixos hoje em dia para dimensão do esporte? Ou que não adicionam nada a seu marketing pessoal na historia por exemplo em uma situação que não seja realmente favorável para você aceitar uma luta dessas como aceitar uma luta contra um garotão cheio de gás embalado que pode ser luta dura, mas por algum motivo ainda não te trará reais benefícios caso você o derrote e se perder vários passos ladeira abaixo na carreira?


Eu não sinto que isso seja inteligente e como MMA é uma profissão você tem que lidar com ela de forma inteligente, mesmo porque de certa forma o grande publico ( e nessa hora não leve para o lado pessoal me incluo nele) não sabe nem o que quer de verdade e sempre vão ficar achando motivo para minimizar feitos ou reclamar do que seja, exemplos não faltam como por exemplo um lutador como GSP da vida recebe criticas que não enfrentou desafios suficientes e subiu só porque Bisping ( nem se fosse verdade, azar), que Aldo não é/era bom trocador, que Fedor só bateu em frango e que JJ só é campeão porque tem físico privilegiado e assim vai hahaha

Eles lutadores tem mesmo é que fazer o deles e foda-se, reclamaram mil coisas do CM e ele esta ai rico, então no geral ele deve ter dentro da mente dele um grande " foda-se" para esses questionamentos que surgem.
Mesmo porque luta é luta, tudo pode acontecer você sendo melhor tecnicamente ou tendo 100% de convicção de que é favorito, tem que existir um "POR". para justificar uma luta, custo beneficio, simples assim. 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
10 minutos atrás, Cesar_Rasec disse:

Nesse ponto a gente discorda... campeão não tem que querer lutar com ninguém, ele tem que enfrentar quem colocarem na frente. Quem desafia é o desafiante, ele tá ali pra defender o título. 

Logico que no papel de atleta, ele vai tentar o melhor custo benefício (adversário mais fácil e mais rentável). Por isso quem tem que tomar as rédeas e assumir o controle é o evento. 

Quando nós assinamos um contrato com uma empresa, muitas vezes não temos poder algum de negociação. Não acho que com os lutadores deveria ser assim. Poderia ter uma negociata a respeito do salário, de um valor mínimo de ppv, uma porcentagem fixa ou variável, etc. Mas nessa história de poder escolher quem ELE ACHA que deve ou não lutar pelo cinturão, não cabe. E do mesmo jeito que ele faz isso hoje com um colega de profissão, amanhã podem estar fazendo com ele. Na minha opinião não tem o menor cabimento o atleta ter esse poder de escolha, ele não é o dono do evento.

Mas é exatamente isso que acontece, porém com declarações desse tipo, no final das contas vira o que eu falei  " enfrento POR" já que o próprio evento tenta com negociações diminuir sempre o valor do atleta ele com essas declarações tenta puxar a opinião publica a favor dele para obter o que acha que merece e não porque ele não quer enfrentar alguém especificamente ( pelo menos a maioria das vezes).

Acho que na verdade estamos falando quase a mesma coisa porém com visões diferentes de como isso deveria ser ou é feita atualmente.

Mesmo porque a questão de no futuro poder fazerem com ele etc na minha opinião quando um CM fica fazendo "migué" para enfrentar os outros e aumenta o cache isso de certa forma é melhor para " todo mundo" isso sim, mostra que de certa forma tem como puxar mais empenho ( lei-se dinheiro) da empresa em relação aos lutadores.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O Michael Page no Belator até hj pegou adversários fracos tbm.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso