Edson Raposo

OPINIÃO: Khabib Nurmagomedov é o lutador mais dominante da história do UFC

Recommended Posts

De fato é o atleta mais dominante, até o momento não faz ele o maior de todos os tempos. Se o Khabib limpar a categoria batendo todos os tops, subir e vencer o campeão da categoria de cima talvez possa destronar o GOAT St.Pierre como maior de todos, ainda não fez o suficiente. Acho que fica bem clara essa diferença no texto da matéria. 

Quanto ao Jones é um lixo mesmo, definitivamente o atleta mais sujo de todos os tempos, dentro do cage é imbatível em termos de sujeira, fora rivaliza com o McCocaine não sei qual é o mais lixo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
1 hora atrás, rivvithead disse:

Acho que tem um equivoco. A matéria não diz que Khabib é o campeão mais dominante, e sim o lutador mais dominante. 

Entre a comparação direta com o Jones, alega que este perdeu mais rounds e tem dias decisões controversas no cartel, enquanto Khabib não tem nenhuma decisão polêmica pois sempre deixou claro quem venceu, além de ter perdido até hj só um round.

Olhando nesse sentido até pode ser mas e daí? Rs

Perfeito!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
5 minutos atrás, Henry Chinasky disse:

ele é campeão @rivvitheadmeu bom. não se pode tirar isso dele. hehe 

 

Pra  mim está claro que o pai da matéria, propositalmente ou por equivoco  escolheu um critério que hoje  beneficia o Khabib a despeito do que os outros já fizeram. A dificuldade da coisa, e o pouco alcance dessa tentativa do texto da ESPN se da por conta de Khabib ainda não caber numa mesma frase onde Jones ou GSP cabem. Ai ocorreu que tiveram que minimizar o universo para  o micro ambiente  dos rounds   E, vejam, eu me refiro, demais colegas, unicamente à expressão "dominante". Quando a ser Goat não cabe nenhuma discordância. Até pq o autor não afirma que ele o seja. Graças a Deus, por Isso. Pq seria surreal. 

Inclusive, dificilmente vão tirar isso dele meu amigo kkkkkkkkk. Cara encardido.

Acho que Jones fez mais que ele, GSP e DJ tbm

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não vejo como o Nurma possa ser o mais dominante da história.

Jon Jones merece tal lembrança, no meu ponto de vista, e não tô me referindo à conquistas de cinturão, e sim em nível dos adversários, e a forma que os mesmos foram derrotados.

Nurma fez pau a pau com o Tibau, nos três rounds, tomou um calor do Michael Johnson em pé e contra o Dustin Poirier, tomou algumas limpas na cara e quase ficou na guilhotina, nas que me lembro. Jon Jones, quase ficou no armlock do Vitor Belfort... Teve outra? Isso enfrentando muito mais atletas de ponta, e em mais lutas no evento.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
17 minutos atrás, Raphael Rezende disse:

Não vejo como o Nurma possa ser o mais dominante da história.

Jon Jones merece tal lembrança, no meu ponto de vista, e não tô me referindo à conquistas de cinturão, e sim em nível dos adversários, e a forma que os mesmos foram derrotados.

Nurma fez pau a pau com o Tibau, nos três rounds, tomou um calor do Michael Johnson em pé e contra o Dustin Poirier, tomou algumas limpas na cara e quase ficou na guilhotina, nas que me lembro. Jon Jones, quase ficou no armlock do Vitor Belfort... Teve outra? Isso enfrentando muito mais atletas de ponta, e em mais lutas no evento.

Teve a primeira luta contra o gustavao e a recente contra o marreta.

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
3 horas atrás, JOAO MIR JJ disse:

Cara.... não viaja

Kabib moralmente perdeu a luta para o tibau.... aquela luta está no roll dos garfos do ufc... o sherdog deu 30x27 pro Gleison.

Veja a cara de choro do russo antes do juiz levantar a mão dele......

Então oficialmente ele venceu,assim como oficialmente o JJ só perdeu por desclassificação mas tem quem ache que ele perdeu do Gustafsson... Quantos rounds Jones perdeu oficialmente,quantos Khabib perdeu? Por isso dizem que Khabib é o mais dominante,mesmo considerando a luta com Tibau já dá tempo e nos últimos anos perdeu apenas um round para o Conor e Jones perdeu mais rounds.... Por isso podem dizer que Khabib é mais dominante no momento... Só que a categoria é diferente,o porte dos dois,os adversários e etc... Muito difícil comparar,Jones pegou caras com muito nome e venceu a todos mas aparentemente foi mais ameaçado até aqui... É um ponto de vista,mas confesso que me impressiono mais com a trajetória do Jones,o acho mais completo e versátil...Jones tem mais armas...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
15 minutos atrás, Cesar_Rasec disse:

Mas até esse micro ambiente é difícil de comparar. Primeiro porque não vale nada. O Aldo era um campeão dominante e administrava o final da luta. Nem se importava de perder o último round, por exemplo, se sentisse que a luta estava ganha.

Segundo que você tem que ver quantas lutas de 5 rounds cada um fez. Não adianta eu fazer três jogos e golear 3 times, enquanto outro fez 13 jogos e goleou “apenas” 8. 

E se for comparar luta de 3 rounds, o único deles que realmente passou aperto foi o Khabib contra o Tibau. 

A questão toda é que eu acho muito precoce pra tirar qualquer conclusão. Não é que isso não possa ou não vá acontecer, mas simplesmente que ainda não aconteceu. Porque pra falar que o Khabib é o mais dominante, vai ter que restringir mais ainda o ambiente... falar como nosso colega, no ano de 2019 ele foi mais dominante. Mas aí é o mesmo que dizer que a França foi a seleção mais dominante em 2018. Ou que o Modric foi o melhor jogador de 2018. Ele teve um ano melhor que CR7 e Messi, mas nem por isso é mais dominante nas premiações. O Jones vem sendo CAMPEÃO dominante faz anos, diferentemente do Khabib.

Pelo contrário, acho que tem que abrir mais o ambiente para comparar os dois, e não restringir. 

Se for pra fazer uma analise do lutador dentro do UFC, então sejam justos: Levem em conta o período todo do lutador (pré cinturão e pós cinturão) como uma coisa só, o cara não fica estatisticamente especial pq ganhou o cinturão... uma vitória com cinturão, estatisticamente falando, não vale o dobro pois ainda é o peso de uma vitória apenas, assim como é o peso de uma derrota... Analisem outras coisas até que não tem nada com luta.

Abaixo trago coisas que eu acho curioso se levar em conta:

Khabib detém o recorde de rounds ganhos de maneira consecutiva... são 32 rounds consecutivos que ele ganhou, mesmo tendo 9 lutas a menos que Jones no UFC. (21 Jones e 12 Khabib).

(Se for pra fazer uma análise do campeão apenas, ai vão ser as tantas lutas do jones vs as duas do Khabib... e ai fica mais fácil pro Khabib, pq o aproveitamento dele é 100%)

Jones está invicto com duas lutas controversas (apesar de eu achar que ele ganhou sim do Gustafson).

Khabib está invicto sem deixar dúvidas (alguém discorda?).

Khabib tem 6 lutas por nocaute/finalização e 6 por decisão unanime em 12 lutas

Jones tem 11 por nocaute/finalização (contando a do cormier), 8 por decisão unanime e 1 por decisão dividida em 20 lutas (não sei como considerar a 'derrota' dele)

Fatores além da luta tbm devem ser incluídos:

O caminho pro Jones se tornar um lutador do UFC foi mto mais facil,  precisou de  6 lutas e já estava no UFC enquanto o Khabib precisou de 17. 

O caminho pro Jones lutar pelo cinturão foi mais curto tbm, precisou de 6 lutas e Khabib 9.

Tempo de casa de Jones: 11 anos de contrato e 11 anos em ação (lutou todos os anos)

Tempo de casa de Khabib: 7 anos de contrato e 6 anos de ação (não lutou 2015, e não lembro o pq).

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
6 horas atrás, junior-sjc disse:

Defendeu tanto que defendeu até com o queixo. Em pé é nítido que ele é desengonçado. Os golpes do Poirier entraram e vararam a guarda. O ponto é que o Poirier já estava no automático e não tinha potência pra nocautear.

O caminho para vencer o russo é na trocação mesmo, onde ele é ruim. No chão o cara é um trator.

Tive a impressão que a maioria dos golpes ficaram nos ombros e antebraço dele. Mas só vi uma vez...

Concordo que ele precisa evoluir muito em pé.

Achei massa esse video do sexto round

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
30 minutos atrás, rivvithead disse:

Pelo contrário, acho que tem que abrir mais o ambiente para comparar os dois, e não restringir. 

Se for pra fazer uma analise do lutador dentro do UFC, então sejam justos: Levem em conta o período todo do lutador (pré cinturão e pós cinturão) como uma coisa só, o cara não fica estatisticamente especial pq ganhou o cinturão... uma vitória com cinturão, estatisticamente falando, não vale o dobro pois ainda é o peso de uma vitória apenas, assim como é o peso de uma derrota... Analisem outras coisas até que não tem nada com luta.

Abaixo trago coisas que eu acho curioso se levar em conta:

Khabib detém o recorde de rounds ganhos de maneira consecutiva... são 32 rounds consecutivos que ele ganhou, mesmo tendo 9 lutas a menos que Jones no UFC. (21 Jones e 12 Khabib).

(Se for pra fazer uma análise do campeão apenas, ai vão ser as tantas lutas do jones vs as duas do Khabib... e ai fica mais fácil pro Khabib, pq o aproveitamento dele é 100%)

Jones está invicto com duas lutas controversas (apesar de eu achar que ele ganhou sim do Gustafson).

Khabib está invicto sem deixar dúvidas (alguém discorda?).

Khabib tem 6 lutas por nocaute/finalização e 6 por decisão unanime em 12 lutas

Jones tem 11 por nocaute/finalização (contando a do cormier), 8 por decisão unanime e 1 por decisão dividida em 20 lutas (não sei como considerar a 'derrota' dele)

Fatores além da luta tbm devem ser incluídos:

O caminho pro Jones se tornar um lutador do UFC foi mto mais facil,  precisou de  6 lutas e já estava no UFC enquanto o Khabib precisou de 17. 

O caminho pro Jones lutar pelo cinturão foi mais curto tbm, precisou de 6 lutas e Khabib 9.

Tempo de casa de Jones: 11 anos de contrato e 11 anos em ação (lutou todos os anos)

Tempo de casa de Khabib: 7 anos de contrato e 6 anos de ação (não lutou 2015, e não lembro o pq).

 

 

Belo tópico, quanto ao tempo parado do Khabib, foi por diversas lesões. Talvez se não tivesse passado 2 anos parado ele tivesse se tornado campeão antes, e talvez tivesse até quebrado o recorde de defessas da categoria. Provavelmente estaríamos discutindo sobre o maior peso-leve de todos os tempos.

Editado por André Filho

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
4 minutos atrás, André Filho disse:

Belo tópico, quanto ao tempo parado do Khabib, foi por diversas lesões. Talvez se não tivesse passado 2 anos parado ele tivesse se tornado campeão antes, e talvez tivesse até quebrado o recorde de defessas da categoria. Provavelmente estaríamos discutindo sobre o maior peso-leve de todos os tempos.

Do que eu observo analisando essas coisas, Khabib conseguiu mais coisa em menos tempo. E é um cara dominante, vencer 32 rounds consecutivos é incrível. Mas não sei se considero um assunto importante no mma, apenas fiquei curioso mesmo em saber como eu faria para comparar os dois.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
1 hora atrás, rivvithead disse:

Pelo contrário, acho que tem que abrir mais o ambiente para comparar os dois, e não restringir. 

Se for pra fazer uma analise do lutador dentro do UFC, então sejam justos: Levem em conta o período todo do lutador (pré cinturão e pós cinturão) como uma coisa só, o cara não fica estatisticamente especial pq ganhou o cinturão... uma vitória com cinturão, estatisticamente falando, não vale o dobro pois ainda é o peso de uma vitória apenas, assim como é o peso de uma derrota... Analisem outras coisas até que não tem nada com luta.

Abaixo trago coisas que eu acho curioso se levar em conta:

Khabib detém o recorde de rounds ganhos de maneira consecutiva... são 32 rounds consecutivos que ele ganhou, mesmo tendo 9 lutas a menos que Jones no UFC. (21 Jones e 12 Khabib).

(Se for pra fazer uma análise do campeão apenas, ai vão ser as tantas lutas do jones vs as duas do Khabib... e ai fica mais fácil pro Khabib, pq o aproveitamento dele é 100%)

Jones está invicto com duas lutas controversas (apesar de eu achar que ele ganhou sim do Gustafson).

Khabib está invicto sem deixar dúvidas (alguém discorda?).

Khabib tem 6 lutas por nocaute/finalização e 6 por decisão unanime em 12 lutas

Jones tem 11 por nocaute/finalização (contando a do cormier), 8 por decisão unanime e 1 por decisão dividida em 20 lutas (não sei como considerar a 'derrota' dele)

Fatores além da luta tbm devem ser incluídos:

O caminho pro Jones se tornar um lutador do UFC foi mto mais facil,  precisou de  6 lutas e já estava no UFC enquanto o Khabib precisou de 17. 

O caminho pro Jones lutar pelo cinturão foi mais curto tbm, precisou de 6 lutas e Khabib 9.

Tempo de casa de Jones: 11 anos de contrato e 11 anos em ação (lutou todos os anos)

Tempo de casa de Khabib: 7 anos de contrato e 6 anos de ação (não lutou 2015, e não lembro o pq).

 

 

Belíssimo post. Vão discordar sobre o Tibau, que eu ACHO, na minha visão, que aquela luta poderia ter ido pro Khabib sim

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
2 horas atrás, Henry Chinasky disse:

Fiz uma bricadeira , velhão. Era pra eu ter negritado a primeira frase do seu post pra ela  ficar mais clara. 

Entendi... kkkk

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
7 horas atrás, Cesar_Rasec disse:

Mas onde você está vendo vantagem do russo no que você falou? Round vencido? Serio?

Isso aí não vale muita coisa. Se um lutador tiver ganhado 4 rounds e quiser apertar no quinto, ou administrar, isso não vai mudar o nível de dominância dele. Poderá ser um round vencido ou perdido, mas não vai mudar o final.

Outra coisa, luta de 5 rounds tem uma dinâmica diferente até na importância de ganhar cada round. O peso é muito maior em lutas mais curtas, questão matemática. Se perder 1, perdeu 33% do combate. Um round apertado te obriga a ganhar todo o restante da luta pra não deixar dúvidas.

E como já foi dito, se alguém quiser falar da luta do Jones x Gustafsson, que fale da luta entre Khabib vs Tibau. De longe foi muito mais controversa.

Eu não quero ficar repetitivo, mas não tem como comparar o Jones com o Khabib ainda. Não importa as razões que levaram a demora do russo em chegar lá, o que importa é que ele chegou agora e é quando vamos ver como ele se sai contra a nata do peso dele. 

É como fazer um levantamento estatístico, onde a pesquisa tem que ter amostragem suficiente pra que se possa ter uma conclusão segura do resultado.

Óbvio que luta pelo título conta mais. Luta que não vale o cinturão não mensura nível de adversário. Capoeira tava aí com 7 vitórias seguidas. Marreta igualou o número de nocautes do Anderson Silva (peso médio), olha contra os adversários que cada um lutou (um por estar no topo, outro no pelotão intermediário). Pra lutar pelo título não vai ser um qualquer.

E, por fim, o que eu acho mais importante e que é a tecla que eu bato... eu não tenho dúvida que se o russo fizer mais 10 lutas pelo cinturão, em alguma delas ele vai passar aperto, no melhor dos casos. Não sei contra quem vai ser e nem se esse adversário é alguém que já está aí, ou se vai surgir, mas aposto que isso fatalmente vai acontecer. Seja porque o cara é muito bom, seja porque o Khabib terá tido uma noite muito ruim. 

Repare que isso aconteceu com todos que ficaram muito tempo com a cinta. Aconteceu com o Anderson contra o Sonnen (antes do Weidman), com o GSP contra o Serra (antes do Hendricks), com Aldo contra o Mendes 2 (antes do Conor)... Demetrious Johnson foi o mais longevo que perdeu a cinta e o Jones que ainda saiu vitorioso numa decisão dividida. 

Quanto mais lutas, maior o risco, isso é óbvio. Coloca um campeonato brasileiro com 6 times e a chance do campeão sair invicto após 10 partidas é muito maior do que num campeonato com 20 times e 38 rodadas. 

De tempo ao tempo e daí veremos a trajetória do Khabib. 

 

 

 Só quis dizer que pra analisar os dois, tem que levar em conta tudo, e não só o período de campeão, isso é algo óbvio. E na minha análise, Khabib em menos tempo de empresa fez mais que Jones, foi mais efetivo.

Agora, luta de cinta vale mais pq para lutar pelo título não vai ser qlqr um, e aí o cara se testa de verdade???? Qual foi o grande teste do Jones contra Sonnen e Belfort (sendo que ele qse perdeu de um cara que veio da categoria de baixo como substituto), defendendo a cinta?  Qual foi o teste contra um St Preux? O cara tinha perdido pro Glover recentemente e foi lutar pela cinta. Qual foi a grande escalada de Anthony Smith na categoria pra essa disputa? E a do marreta? O Gustafsson mesmo na segunda luta entre eles ganhou de qm para estar lá? Foram duas lutas depois de perder pro cormier uma disputa de cinturão, e foi disputar cinta com o cormier vindo de derrota.

Pra enfrentar Jones em duas ou três lutas no máximo vc tem já tá disputando o cinturão, mesmo que recentemente vc tenha perdido, vc nem precisa ter uma grande constância.

E para comparar com a categoria do Khabib, o poirer ficou 3 anos invicto. Khabib mesmo precisou de 9 lutas, a média é mto maior pq a competição da categoria é mais acirrada, até o momento. Então se fosse levar em conta uma luta de cinturão valendo mais, quanto tá valendo um Poirer e quanto tá valendo um marreta?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
1 hora atrás, Cesar_Rasec disse:

Cara, se for assim o Jones enfrentou 6 ex-campeões! Foi simplesmente o cara que mais bateu em lutadores que já ganharam a cinta. 

Óbvio que existem lutas e lutas. O próprio Khabib ganhou o cinturão enfrentando o Al Iaquinta que não tava credenciado e pegou a luta em cima da hora. Enfrentou o McGregor depois de anos sem lutar. 

Mas não vou ficar aqui discutindo nome por nome, seria bobagem e essa discussão ficaria maçante e sem fim.

Já expliquei o meu ponto e porque acho que nesse momento não da pra comparar os dois. Fico por aqui. Grande abraço.

Mas aí que tá, tem que ser nome por nome, conhecer a história por trás dessas lutas, analisar luta por luta, fator por fator, se não vai ficar sendo uma análise que é assim:

eu escolho o que importa e o que não me importa ou me contradiz eu ignoro.

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora