Entre para seguir isso  
Eder Jofre55

Lutador finaliza, mas se comove com a saga do adversário e cede sua bolsa integral do combate

Recommended Posts

Lutador finaliza, mas se comove com a saga do adversário e cede sua bolsa integral do combate

Filipe Esteves, que conquistou o cinturão do Brazil MMA, doa quantia recebida para Rildeci Escorpião ao saber que oponente viajou do Pará até a Bahia, palco do duelo, de ônibus

Por Marcelo Barone

whatsapp-image-2019-08-19-at-13.04.46.jp

Adilton Venegeroles/ Brazil MMA
 

Filipe Esteves conquistou o cinturão do Brazil MMA, no último sábado, em Salvador, na Bahia, ao finalizar Rildeci Escorpião no segundo round. A vitória - a sétima de sua invicta carreira no esporte - ficou de lado quando o anfitrião anunciou que doaria a bolsa do combate ao adversário. Comovido ao saber que o oponente viajou de Belém, no Pará, até a capital baiana de ônibus (cerca de 35h), por uma bolsa no valor de R$ 500, ele decidiu ajudá-lo.

A ideia surgiu às vésperas do evento, segundo Filipe, que recebeu R$ 500 de bolsa de apresentação para lutar e mais R$ 500 devido à vitória. A saga de Escorpião o impressionou, afinal, o atleta foi do Norte ao Nordeste para um confronto que mal cobriria os gastos.

- Eu estava olhando as lutas dele no Instagram, vi que era um cara humilde. O evento não paga passagem, a bolsa é de R$ 500. Estava conversando com meu pai, José Carlos, como a situação do atleta brasileiro é uma mer**. Sou da seleção de wrestling, sei das dificuldades. Muitos colegas desistiram do esporte devido à questão financeira. Eu soube da batalha do Rildeci, que veio de Belém do Pará para Salvador de ônibus, em busca do sonho. Deve ter gasto R$ 300 de ônibus (a passagem, na realidade, custa R$ 427), ainda tem que comer na estrada... Vai lutar por R$ 200? É quase de graça, vai pagar para lutar. Falei ao meu pai: "Vou dar a bolsa para ele". É um dinheiro que vai ser melhor para ele do que para mim - relatou ao Combate.com.

whatsapp-image-2019-08-19-at-18.29.18.jp

Filipe Esteve recebe um abraço de Rildeci ao ceder a bolsa da luta — Foto: Arquivo Pessoal

Tocado pela força de vontade de Rildeci Escorpião, Filipe consolou o adversário no cage após a finalização e revelou que cederia a quantia da bolsa a ele.

- Fiquei sentido. Eu falei: "Irmão, levanta a cabeça. Você saiu da sua cidade para vir até aqui de ônibus. Eu gostaria de te dar minha bolsa. Você merece, é batalhador. Levante a cabeça". Ele começou a chorar, eu chorei também (risos). Ele agradeceu para caramba, me mandou vídeo no celular. Vida de atleta no Brasil não é para qualquer um. O que ele fez não é para qualquer um.

A atitude de Filipe Esteves - pai de uma menina de dez meses - se tornou mais nobre pois ele abriu mão do dinheiro mesmo necessitando. Integrante da seleção brasileira de wrestling, o baiano realiza uma "vaquinha virtual" para arrecadar R$ 15 mil e ter condições de disputar o Campeonato Mundial Pré-Olímpico de Wrestling, no Cazaquistão, em setembro. Professor de judô em uma escola para crianças, ele tira o sustento do emprego e não conta com nenhum patrocinador - o pai é quem dá o suporte para que ele siga no esporte. A bolsa o ajudaria, mas ficou sensibilizado com a história de Rildeci.

- A passagem para a Ásia é cara, tem a inscrição que é 500 dólares, hospedagem... Eu arrecadei cinco mil e pouco até agora. Estou dando seminários, os amigos estão ajudando. São dez etapas de competição. Se eu não conseguir ir nessa, vou tentar ir nas próximas. Só tenho meu "paitrocinador", que me mantém no esporte. Dou aula de judô para crianças há dez anos, e wrestling em uma academia.

Aos 29 anos de idade, Filipe Esteves concilia a carreira no MMA com a de atleta olímpico - soma quatro títulos brasileiros e quatro sul-americanos no wrestling. O objetivo da vez, porém, é entrar no UFC.

- Eu assistia às fitas do UFC desce criança. Eu falei para o meu pai: "Vou lutar MMA". E ele disse: "Você é duro, raçudo, será um bom lutador". Sempre tive esse sonho. Tenho dois focos, mas o maior deles é entrar no UFC, vai mudar a minha vida. O esporte olímpico, financeiramente, não vai mudar. Tenho que pensar no meu futuro financeiro, tenho uma filha de 10 meses. Minha meta é entrar no UFC. O sonho olímpico ainda se mantém, mas está em segundo plano. Quero fazer duas ou três lutas ainda esse ano e espero entrar no UFC o mais rápido possível.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Caraca, que atitude! Fico muito emocionado vendo esses gestos. Que caráter desse atleta! Num mundo e que as palhaçadas do Mcgregor, Covington e cia são valorizadas por tanta gente, que defende que tudo justifica o trash talk, esse tipo de atitude é um ponto fora da curva, um exemplo que nunca poderia passar despercebido. Vida longa e muito sucesso para esses dois atletas.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bah, que atitude, parabéns de verdade.

E para mim deveria ser proibido um evento pagar uma bolsa ( se é que podemos chamar isso de bolsa) para os atletas.

Parabéns ao Filipe Esteves e sorte ao Rildeci

E que os eventos tomem vergonha na cara ou que alguma comissão não deixe esse tipo de coisas acontecer.

Luta valendo a cinta bolsa de 500 reais, imagina as outras lutas do evento

Editado por Diego Zottis

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Parabéns pela atitude!!

 

Evento pagar R$500,00 de bolsa é uma VERGONHA. 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
12 minutos atrás, Diego Zottis disse:

Bah, que atitude, parabéns de verdade.

E para mim deveria ser proibido um evento pagar uma bolsa ( se é que podemos chamar isso de bolsa) para os atletas.

Parabéns ao Filipe Esteves e sorte ao Rildeci

E que os eventos tomem vergonha na cara ou que alguma comissão não deixe esse tipo de coisas acontecer.

Luta valendo a cinta bolsa de 50 reais, imagina as outras lutas do evento

É um absurdo mesmo. Já lutei em evento que tive que custear tudo: viagem, alimentação e até despesas médicas, sendo que essas, a bolsa de R$ 500,09 não paga de jeito nenhum.

Isso há uns 25 anos atrás, onde ainda cabia a justificativa do amadorismo do esporte. Hoje isso não tem desculpa, de jeito nenhum.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Grande atitude, ganhou meu respeito e minha torcida. 

E realmente, com tal realidade, é quase um milagre o Brasil ainda ser uma potência no MMA, mesmo caindo alguns degraus. E fica claro porque grande parte de nossos maiores atletas saíram do país.

Abraços

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
1 hora atrás, masterblaster disse:

Caraca, que atitude! Fico muito emocionado vendo esses gestos. Que caráter desse atleta! Num mundo e que as palhaçadas do Mcgregor, Covington e cia são valorizadas por tanta gente, que defende que tudo justifica o trash talk, esse tipo de atitude é um ponto fora da curva, um exemplo que nunca poderia passar despercebido. Vida longa e muito sucesso para esses dois atletas.

Disse tudo Master ,até fiquei na dúvida se deveria ter postado aqui na principal ,mas como é um gesto de uma grandeza raras vezes vistas achei que deveria ser mostrado também ,maus exemplos são destaques e muitas vezes exaltados ,mesmo que de maneira inconsciente em certos casos ,infelizmente um ponto fora da curva como você bem destacou ,que surjam outros !

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
41 minutos atrás, Eder Jofre55 disse:

Disse tudo Master ,até fiquei na dúvida se deveria ter postado aqui na principal ,mas como é um gesto de uma grandeza raras vezes vistas achei que deveria ser mostrado também ,maus exemplos são destaques e muitas vezes exaltados ,mesmo que de maneira inconsciente em certos casos ,infelizmente um ponto fora da curva como você bem destacou ,que surjam outros !

Éder, vendo atitudes como essa eu fico com a esperança de que as coisas não estejam tão ruins quanto às vezes parecem, e que ainda haja grandeza de caráter em muitos lugares onde nem imaginamos. O cara está precisando de dinheiro, fazendo arrecadação e doou o que ganhou para alguém que achou que precisava mais. Essa grandeza e para muito poucos. Talvez de para contar nos dedos quem seria capaz de tanta nobreza.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
6 minutos atrás, masterblaster disse:

Éder, vendo atitudes como essa eu fico com a esperança de que as coisas não estejam tão ruins quanto às vezes parecem, e que ainda haja grandeza de caráter em muitos lugares onde nem imaginamos. O cara está precisando de dinheiro, fazendo arrecadação e doou o que ganhou para alguém que achou que precisava mais. Essa grandeza e para muito poucos. Talvez de para contar nos dedos quem seria capaz de tanta nobreza.

Com certeza Master ,um gesto que vai muito além da luta ,da grana etc... faz todo o resto parecer menor ,exemplo a ser seguido e que ainda dá pra acreditar no ser humano e na nossa capacidade de fazer a diferença !

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
2 horas atrás, Diego Zottis disse:

Bah, que atitude, parabéns de verdade.

E para mim deveria ser proibido um evento pagar uma bolsa ( se é que podemos chamar isso de bolsa) para os atletas.

Parabéns ao Filipe Esteves e sorte ao Rildeci

E que os eventos tomem vergonha na cara ou que alguma comissão não deixe esse tipo de coisas acontecer.

Luta valendo a cinta bolsa de 500 reais, imagina as outras lutas do evento

Diego Lima tem o filme queimado com alguns "produtores" de evento por exigir demais.

O exigir demais é uma sauna quando fora de sp + transporte.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Agora, Garfield disse:

Diego Lima tem o filme queimado com alguns "produtores" de evento por exigir demais.

O exigir demais é uma sauna quando fora de sp + transporte.

Brincadeira, né? Absurdo. Já li sobre atletas que se fechavam nos carros e ligavam o ar quente para perder peso porque não tinham dinheiro para pagar hotel com sauna. 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
2 horas atrás, masterblaster disse:

Caraca, que atitude! Fico muito emocionado vendo esses gestos. Que caráter desse atleta! Num mundo e que as palhaçadas do Mcgregor, Covington e cia são valorizadas por tanta gente, que defende que tudo justifica o trash talk, esse tipo de atitude é um ponto fora da curva, um exemplo que nunca poderia passar despercebido. Vida longa e muito sucesso para esses dois atletas.

Bravoooo... sem palavras por tão nobre atitude.  Cheguei engasgar enquanto estava lendo a matéria..... Espero ver ambos em situações favoráveis adiante.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
25 minutos atrás, Peludo_SAS disse:

Bravoooo... sem palavras por tão nobre atitude.  Cheguei engasgar enquanto estava lendo a matéria..... Espero ver ambos em situações favoráveis adiante.

Eu também engasguei, cara! Uma atitude dessas resgata valores que às vezes nem acreditamos que existam mais.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
3 horas atrás, masterblaster disse:

Caraca, que atitude! Fico muito emocionado vendo esses gestos. Que caráter desse atleta! Num mundo e que as palhaçadas do Mcgregor, Covington e cia são valorizadas por tanta gente, que defende que tudo justifica o trash talk, esse tipo de atitude é um ponto fora da curva, um exemplo que nunca poderia passar despercebido. Vida longa e muito sucesso para esses dois atletas.

Concordo com tudo Mestre!

Ainda existem pessoas boas, fiquei emocionado com essa história.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso