André Filho

José Aldo mira nova divisão e quer disputa de título contra Cejudo: "Estilo de luta que me agrada"

Recommended Posts

José Aldo mira nova divisão e quer disputa de título contra Cejudo: "Estilo de luta que me agrada"

Ex-campeão dos penas garante que, com acompanhamento de nutricionista, é possível descer de categoria para enfrentar o atual campeão: Não vai ser fácil, mas é o preço que tenho que pagar"

Por Ana Hissa e Marcelo Barone — Rio de Janeiro

16/08/2019 07h00  Atualizado há uma hora

José Aldo mira nova divisão e quer disputa de título contra Cejudo:
 
lo Barone
 

O longo reinado de José Aldo no peso-pena do Ultimate, entre 2011 e 2015 , indicava que um dos caminhos para o manauara seria subir de categoria - tanto é que a superluta contra Anthony Pettis ficou próxima de se tornar realidade em 2013. O tempo passou, e a "bússola" que norteia a carreira do brasileiro, surpreendentemente, aponta para uma direção oposta: o peso-galo.

Em entrevista exclusiva ao Combate.com, o ex-campeão dos penas revelou seu próximo passo no Ultimate: ele quer descer de categoria para desafiar Henry Cejudo, detentor dos títulos dos galos e moscas.

- Nesse tempo a gente estava pensando, imaginando, a melhor possibilidade de disputar o cinturão novamente. Sentei com todo mundo, fiz um estudo, acho que tenho possibilidade real de bater o peso de 61kg. É nessa nova categoria que vou tentar migrar, estou pedindo logo a disputa pelo título. É o que importa para mim agora. O Cejudo falou que está aberto a qualquer um, então estou aberto a isso, quero a oportunidade de lutar contra ele e vencê-lo. Aí posso até pensar em subir de novo, voltar ao 66kg ou 70kg. Já que ele está aberto, estou aceitando esse desafio e espero, no futuro mais próximo, fazer essa disputa - declarou o atleta da Nova União, cuja última luta se deu contra Alexander Volkanovski, no UFC Rio 10, em maio.

José Aldo - que recentemente renovou contrato com a organização - aprova o estilo de Cejudo, que defendeu o cinturão dos moscas ao enfrentar TJ Dillashaw e faturou o título vago dos galos ao nocautear Marlon Moraes no terceiro round, no UFC 238, em junho.

- É um lutador agressivo, que vem passando por um bom momento. Venceu a luta contra o Marlinho (Moraes) em pé, o que ninguém esperava, tem que respeitar. Para mim, é ótimo, é um tamanho bom para mim, tem um estilo de luta que me agrada bastante, que cai bem no meu jogo. Se for com ele ou não, penso em estar adaptado ao peso, rápido, com força, que será o diferencial para mim nessa categoria.

Confira outros trechos:

Categoria pena

- Eu, particularmente, acho a categoria muito parada para mim. A terceira luta contra o Max e´difícil de acontecer. A categoria está se renovando, claro que não vão querer colocar qualquer um para eu lutar, pelo fato de eu poder atrapalhar esses planos. Ficar ali na porta da categoria. É muito mais fácil descer. Fiz um estudo, sentei com todo mundo. Nunca fiz trabalho com nutricionista, de perda de peso a longo prazo. Sempre fiz uma semana antes da luta, tinha sofrimento, mas era uma coisa rápida. Agora, conversamos, viamos que tem essa possibilidade grande de bater, então nada mais justo do que lutar contra o campeão dos 61kg.

José Aldo sabe que terá de se esforçar para baixar de peso â Foto: André Durão
 

Zabit Magomedsharipov, Brian Ortega e Yair Rodríguez

- Eu pedi para lutar contra os três. O Yair ficou bem perto, mas estava vindo de férias, aconteceu um acidente comigo (falecimento de um grande amigo). Eu venho pedindo para lutar com Yair, Ortega, Zabit... Pedi até o Josh Emmett. Eles não deram, então é mais fácil descer, abrir um leque grande. Chego como grande favorito, chego como um grande nome na categoria.

Dieta

- Eu como normal, nunca me privei de alimentação. Agora tem que fazer um trabalho mais sério, fazer dieta, seguir cronograma exato como os médicos pedirem e, assim, vou chegar mais forte na categoria. Não vai ser fácil, mas é o preço que tenho que pagar. Se o preço for esse, estou (disposto) a pagar e, quem sabe, ser o campeão em um futuro próximo.

Peso quando está sem luta marcada

- Sou um pouco diferente dos atletas. Quando estou sem luta ou treinamento forte, meu peso cai bastante, fico com 73kg ou 74kg. Quando começo a treinar, a suplementar, meu peso sobe para 75kg ou 76kg. Nunca cheguei a 80kg, no máximo, a 77kg, com treinamento. Sem treinos, meu peso cai bastante.

Papo com o UFC

- Já mandei mensagem diretamente para o Dana. Ultimamente, venho conversando com ele, abri essa janela para mim, já mando mensagem sobre o que estou pensando, ele manda a resposta dele, vendo o lado dele, claro, e eu procuro ver o meu. Eu já falo o que penso, o que quero, e assim peço o que quiser e ele me dá a resposta na hora.

Henry Cejudo é o atual campeã dos moscas e dos galos â Foto: Getty Images
 

Dana aprovou a ideia?

- Não sei, ele falou que está trabalhando. Expliquei bem a situação. Essa semana está tarbalhando, tem evento, então está preocupado com o evento. Mas já está na cabeça dele, sabe que vai dar uma mexida não só na mídia, mas nos fãs e dentro do Ultimate.

Henry Cejudo

- Primeiramente, tenho que colocar o cara lá em cima. É um campeão olímpico, um grande atleta, respeito muitpo a história dele. Está fazendo jus ao seu trabalho, é merecedor daquilo que está ganhando, tem méritos. Se o Ultimate achar que é uma ótima luta, acho que vai querer, é um desafio muito grande. Ele vinha falando, depois que venceu o Marlinho, que estava aberto a grandes nomes. Já que está aberto, deu o sinal verde. Em função disso, sentamos com todo mundo... Está nas mãos do Ultimate. Para ele, tem que aceitar, porque querendo ou não tem contrato a ser cumprido. Se o Ultimate chegar e casar a luta, não tem porque não aceitar.

Card de Nova York, em novembro

- Para mim seria ótimo se fosse em NY, nunca lutei lá. Seria ótimo, mas se fosse em um grande evento, chamaria a atenção dos fãs, da mídia, todo mundo iria querer ver a luta. Primeiro tem que fechar a luta e depois escolhemos um lugar bom para mim, para ele e para o Ultimate.

Planos nos galos

- Sou um grande nome chegando, não vejo muitos desafiantes na categoria. Minha cabeça hoje é lutar diretamente pelo título contra o Cejudo.

Aldo assegura que consegue bater os 61kg â Foto: Mônica Ramos

Motivação com o novo desafio

- Sem dúvida é um desafio a mais, uma busca de título que estou almejando para, em um futuro próximo, me aposentar. Sempre sonhei estar com duas categorias e fazer história para deixar meu nome gravado no Ultimate.

Recado ao Cejudo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não sei se consegue bater bem esse peso, no mais se conseguir lutar com qualidade(O que acho pouco provável) a divisão peso galo que já está monstra, com a chegada de Aldo e Edgar então, a categoria vai explodir kkkkkkk.

Editado por André Filho

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Aldo surpreendendo a essa altura do campeonato, gostei, nos leves ia ficar embaçado pra ele ,nos penas a vida não  está fácil, restou descer de categoria mesmo! 

A chave da questão é o peso e adaptação a nova categoria, ele sempre sofreu pra bater 66 !

Se isso se concretizar mesmo a falta do DJ será ainda mais sentida ,imagina só, Cejudo,Aldo ,Edgard ,Cruz e DJ na mesma  categoria, simplesmente fantástico! 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
25 minutos atrás, Eder Jofre55 disse:

Aldo surpreendendo a essa altura do campeonato, gostei, nos leves ia ficar embaçado pra ele ,nos penas a vida não  está fácil, restou descer de categoria mesmo! 

A chave da questão é o peso e adaptação a nova categoria, ele sempre sofreu pra bater 66 !

Se isso se concretizar mesmo a falta do DJ será ainda mais sentida ,imagina só, Cejudo,Aldo ,Edgard ,Cruz e DJ na mesma  categoria, simplesmente fantástico! 

Os leves não dá pra ele, a diferença física é muito grande.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se ele voltar a chutar tem tudo pra voltar a brilhar e ate conseguir a cinta, mas repetindo tem que voltar a chutar igual naquela luta contra o Faber, o seu chute sempre foi sua arma mais letal, ele minava os adversarios

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
30 minutos atrás, André Filho disse:

Os leves não dá pra ele, a diferença física é muito grande.

exato. pessoal das leve tem 1.80m em media. Aldo sente muito a diferença de envergadura

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
1 hora atrás, ravi disse:

Em vez de subir o cara vai e descer. 

já tá pequeno nos penas! nos leves, então! e com Max campeão fica ruim pra ele mesmo!

hoje o seu biotipo é pra galo mesmo!

vai ser maneiro, vai agitar a categoria e não vai ter luta fácil!

Conor correu de novo! Ventilaram a revanche e rapidinho divulgaram uma agressão de 5 meses atrás!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
10 minutes ago, NOCAUTE! said:

exato. pessoal das leve tem 1.80m em media. Aldo sente muito a diferença de envergadura

exato...galera é meio alta lá..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Esperto o Aldo kkk...

Vejo o Max com esse o cinturão por muito tempo.

Nos leves, pode pegar os 6... 7 primeiros que dificilmente passa.

Pode ser que dê certo nessa categoria dependendo da forma que o corpo vai reagir a esse corte.

Lembrando que o Cejudo luta em alto nível os 5 rounds e o Aldo ultimamente vem se desgastando rapidamente.

O Aldo é muito fiel ao Dedé e é louvável isso, mas acho que poderia respirar outros ares em outra equipe (mesmo carregando o Dedé com ele), experimentando outros treinos, outra estrutura...

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
1 hora atrás, Eder Jofre55 disse:

Aldo surpreendendo a essa altura do campeonato, gostei, nos leves ia ficar embaçado pra ele ,nos penas a vida não  está fácil, restou descer de categoria mesmo! 

A chave da questão é o peso e adaptação a nova categoria, ele sempre sofreu pra bater 66 !

Se isso se concretizar mesmo a falta do DJ será ainda mais sentida ,imagina só, Cejudo,Aldo ,Edgard ,Cruz e DJ na mesma  categoria, simplesmente fantástico! 

Exatamente.

Bom ver o José Aldo motivado novamente, o evento só tem a ganhar.

Eu via o brasileiro bastante debilitado nos dias de pesagem, lutando nos penas... Tomara que eu esteja enganado, mas acho difícil que chegue bem nos galos.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
56 minutos atrás, Dudu Ferrero disse:

Se ele voltar a chutar tem tudo pra voltar a brilhar e ate conseguir a cinta, mas repetindo tem que voltar a chutar igual naquela luta contra o Faber, o seu chute sempre foi sua arma mais letal, ele minava os adversarios

Sem estar julgando o amigo, mas voce ja treinou MT?

Quem ja treinou sabe que chutar contra caras altos e rapido é uma merda, por mais q vc chute com guarda fechada o cara cai pra dentro e te pega sem os pés no chao entao vc se lasca.

Claro eu acho que o aldo perdeu o killer instinct dele, mas tambem tem o problema de a categoria ter aumentado de tamanho e com isso os chutes serem mais difceis, tanto que as lutas epicas que ele chutou eram com caras menores que ele

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Agora, MrCampos disse:

Sem estar julgando o amigo, mas voce ja treinou MT?

Quem ja treinou sabe que chutar contra caras altos e rapido é uma merda, por mais q vc chute com guarda fechada o cara cai pra dentro e te pega sem os pés no chao entao vc se lasca.

Claro eu acho que o aldo perdeu o killer instinct dele, mas tambem tem o problema de a categoria ter aumentado de tamanho e com isso os chutes serem mais difceis, tanto que as lutas epicas que ele chutou eram com caras menores que ele

 

Verdade sim, mas como eu coloquei lá em cima... precisa de outros treinos, outros ares... Vc já viu como o Dillashaw chuta? A cabeça longe do alcance do adversário...

O Aldo precisa se reinventar, isso é fato. Esse jogo dele já tá mapeado.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
1 hora atrás, Dudu Ferrero disse:

Se ele voltar a chutar tem tudo pra voltar a brilhar e ate conseguir a cinta, mas repetindo tem que voltar a chutar igual naquela luta contra o Faber, o seu chute sempre foi sua arma mais letal, ele minava os adversarios

O Dedé disse que o Aldo tem um problema cronico no musculo de tras da coxa , as vezes nem consegue fazer o camp direito e deve ser por isso que não está chutando para não agravar mais a lesão.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora