Sign in to follow this  
Cesar_Rasec

Valentina Shevchenko afasta lutas contra Jéssica e Amanda Nunes: "Focada na minha categoria"

Recommended Posts

Valentina Shevchenko afasta lutas contra Jéssica e Amanda Nunes: "Focada na minha categoria"Evelyn Rodrigues

Valentina Shevchenko afasta lutas contra Jéssica e Amanda Nunes: "Focada na minha categoria"

Campeã do peso-mosca tem revanche contra primeira algoz da carreira, Liz Carmouche, marcada para este sábado no UFC Montevidéu, e promete criar "uma nova história"

Por Marcelo Barone — Direto de Montevidéu, URU

07/08/2019 07h00  Atualizado há 2 dias

Na categoria do meio entre duas brasileiras campeãs do UFC, Valentina Shevchenko está no caminho de conquistas históricas para ambas. Jéssica Andrade, campeã do peso-palha (até 52,2kg), declarou recentemente que gostaria de subir para desafiar a quirguistanesa no peso-mosca (até 56,7kg) e conquistar seu segundo cinturão no Ultimate. Já Amanda Nunes venceu Shevchenko duas vezes no peso-galo (até 61,2kg), e poderia descer aos moscas para uma trilogia de olho num inédito título simultâneo em três divisões de peso diferentes.

Ambas vão ter que esperar. Valentina tem pela frente a americana Liz Carmouche neste sábado, na luta principal do UFC Montevidéu, no Uruguai. Seu foco permanece em defender o seu cinturão e em permanecer no peso-mosca.

- Há tantas opções agora. Posso enfrentar a Jéssica Andrade, ou posso enfrentar a Amanda Nunes, tantas lutas! Neste momento, estou focada na minha categoria, peso-mosca, porque eu estava lutando há muito tempo no peso-galo porque não havia outras opções, não tinha outras categorias. Toda vez é diferente quando você enfrenta alguém maior e mais pesada, você perde um pouco de vantagem na luta. Quando lutei no peso-galo, nunca cortei peso, mas mesmo assim me sentia forte, em boas condições, e lutei pelo cinturão. Quando o UFC criou o peso-mosca, fiquei muito feliz, e agora tenho essa oportunidade de performar e mostrar minha técnica e minha potência na minha categoria de peso natural - disse Shevchenko em entrevista ao Combate em Montevidéu.

E ela tem razão para focar no combate de sábado que vem. Além de Amanda Nunes, apenas uma outra mulher a venceu no MMA: Liz Carmouche, sua adversária em Montevidéu. A americana a derrotou em 2010, num evento regional em Oklahoma, nos EUA, quando ambas ainda davam seus primeiros passos na modalidade - era a oitava luta da quirguistanesa e a quinta da americana. Mesmo nove anos depois, Shevchenko ainda lembra do confronto, sua primeira derrota na carreira, com detalhes. E, pela sua descrição, foi um revés um tanto enganoso.

- Eu me lembro que aquela luta foi uma boa luta do meu lado. Eu estava vencendo a luta em pé no primeiro round, eu a derrubei e queria fazer uma chave de perna. Neste momento, acho que ela tentou uma pedalada, mas não foi algo a se preocupar porque não foi superforte, continuamos rolando no chão, eu tentava finalizá-la e ela resistia. Mas aí terminou o round e voltamos para o córner. Neste momento, os médicos vieram e viram sangue. Eu tinha visto sangue enquanto fazíamos a luta agarrada, mas não sabia de quem era. Achei que talvez fosse dela. Os médicos viram que o sangue era meu, havia um corte sobre a sobrancelha. Eles decidiram encerrar a luta, eu fui contra isso, queria continuar a luta, mas eles decidiram - contou Valentina.

Valentina Shevchenko posa em Montevidéu antes do UFC do próximo sábado — Foto: Marcelo Barone Valentina Shevchenko posa em Montevidéu antes do UFC do próximo sábado — Foto: Marcelo Barone 

Muito tempo se passou desde então, e ambas mudaram muito. A campeã do peso-mosca lembra também que as circunstâncias do mundo da luta eram bem diferentes, e jura que o resultado no sábado também será.

- Naquela época, não era como agora. (Hoje) Você tem tempo para estudar sua adversária, ir no Google e ver suas lutas. Naquela época, era uma semana de sobreaviso: "Você quer fazer esta luta?" Sim, por que não? Você nunca perguntava quem era sua adversária, só a encontrava do outro lado do cage, era isso. (...) OK, foi há dez anos, e tenho uma oportunidade de criar uma nova história. Eu com certeza vou fazer isso, uma nova história para minha carreira, uma nova vitória para meu cartel, e meu objetivo é manter meu cinturão por um longo tempo.

Apesar de nascida no Quirguistão, país da Ásia Central que integrou a antiga União Soviética, Valentina Shevchenko tem uma longa relação com a América do Sul, o que influenciou na sua escolha para fazer a luta principal do UFC Montevidéu. Ainda adolescente, ela se mudou com os pais e sua irmã Antonina para o Peru, onde residiu por quase uma década. Por isso, lutar no Uruguai traz um sentimento especial.

- Nós moramos por oito anos no Peru, na América do Sul, e é claro que viajamos muito durante esses oito anos. Visitamos muitos países na América do Sul: Argentina, Brasil, Colômbia, Equador... Posso dizer que uma parte enorme da minha vida é na América do Sul, isso mexe com meu lado emocional, e estou muito feliz que esta luta vai acontecer aqui no Uruguai, a primeira luta do UFC aqui na história, e tenho a oportunidade de fazer a luta principal - comentou.

Valentina Shevchenko defendeu o cinturão pela primeira vez no UFC 238, em junho, e saiu vencedora por nocaute — Foto: Getty Images Valentina Shevchenko defendeu o cinturão pela primeira vez no UFC 238, em junho, e saiu vencedora por nocaute — Foto: Getty Images 

Combate e o Combate Playtransmitem o UFC Montevidéu ao vivo e com exclusividade neste sábado, a partir de 18h (horário de Brasília). O Combate.com transmite as duas primeiras lutas em vídeo aberto ao vivo e acompanha o card inteiro em Tempo Real. Confira o card completo:

UFC Montevidéu
10 de agosto, no Uruguai
CARD PRINCIPAL (21h, horário de Brasília):
Peso-mosca: Valentina Shevchenko x Liz Carmouche
Peso-meio-médio: Vicente Luque x Mike Perry
Peso-pena: Luiz Eduardo Garagorri x Humberto Bandenay
Peso-meio-pesado: Volkan Oezdemir x Ilir Latifi
Peso-médio: Rodolfo Vieira x Oskar Piechota
Peso-pena: Enrique Barzola x Bobby Mofett
CARD PRELIMINAR (18h, horário de Brasília):
Peso-meio-médio: Gilbert Durinho x Alexey Kunchenko
Peso-pesado: Ciryl Gané x Raphael Bebezão
Peso-palha: Tecia Torres x Marina Rodriguez
Peso-mosca: Rogério Bontorin x Raulian Paiva
Peso-galo: Geraldo de Freitas x Chris Gutierrez
Peso-leve: Rodrigo Kazula x Alex Leko
Peso-mosca: Veronica Macedo x Polyana Viana

Cada hora fala uma coisa,excelente atleta mas se quiser pegar a Amanda vai ter que  subir e bater em algumas do peso galo pra reivindicar uma terceira luta !

Quanto a luta de amanhã é amplamente favorita mas a Carmouche não é carne assada!

5 minutos atrás, Eder Jofre55 disse:

Cada hora fala uma coisa,excelente atleta mas se quiser pegar a Amanda vai ter que  subir e bater em algumas do peso galo pra reivindicar uma terceira luta !

Quanto a luta de amanhã é amplamente favorita mas a Carmouche não é carne assada!

Ela acabou de falar que não quer a luta.

No mais, se fosse pra lutar contra a Amanda, tinha que intimar ela pra descer, pq aí sim seria interessante pra Amanda, a possibilidade do terceiro cinturão simultâneo e ao mesmo tempo a Amanda iria se desgastar muito, perdendo potência.

Já a Valentina subir não vejo vantagem nenhuma devido a grande diferença de tamanho entre as duas e a Amanda vencendo mais uma vez não acrescentaria grande coisa à sua carreira.

Edited by Ominöser

1 hora atrás, Cesar_Rasec disse:

Não sabia que a Valentina já tinha perdido pra Carmouche...

De qualquer forma, faz muito tempo. Acredito num passeio da quirguistanesa pra cima da americana.

Também acho. Vai ser um passeio.

Hoje a Valentina é a melhor mulher em atividade, junto com a Amanda. Talvez a Valentina ainda tenha uma aura de invencível maior que a da Amanda pela versatilidade e por lutar em qualquer área.

1 hora atrás, Ominöser disse:

No mais, se fosse pra lutar contra a Amanda, tinha que intimar ela pra descer, pq aí sim seria interessante pra Amanda, a possibilidade do terceiro cinturão simultâneo e ao mesmo tempo a Amanda iria se desgastar muito, perdendo potência.

Já a Valentina subir não vejo vantagem nenhuma devido a grande diferença de tamanho entre as duas e a Amanda vencendo mais uma vez não acrescentaria grande coisa à sua carreira.

É mais sei lá se a Amanda venceria hein. Na primeira luta entre elas foi um 48x47 apertadissimo.

Luta entre elas não têm favorito não. Mas você tá certo. Para a Amanda só vale a pena se a Valentina subir e desafiar pra ganhar a cinta dos galos. Um segundo cinturão.

2 horas atrás, Eder Jofre55 disse:

E nao vejo ela fazendo frente a Amanda de hj...ra dizer a verdade nao faz o menor sentido uma terceira luta sem que ela conquiste o title shot vencendo outras da categoria...no mais tem que tomar cuidado com a Americana mesmo...mas pelo momento e favorite..

3 horas atrás, Ominöser disse:

Acabou de falar que não quer,semana passada disse que queria, Amanda descer de peso só se for muito estúpida, já sofre pra bater o peso dos galos, arriscar tudo que conquistou pra conseguir uma terceira vitoria sobre a mesma adversária, mesmo sendo por um cinturão inédito, não faz sentido! 

Valentina é que volta e meia fica falando em negócios inacabados com a Amanda, ela que deve subir de peso e a leoa nem deve perder tempo com isso! 

55 minutos atrás, Maracatu disse:

E nao vejo ela fazendo frente a Amanda de hj...ra dizer a verdade nao faz o menor sentido uma terceira luta sem que ela conquiste o title shot vencendo outras da categoria...no mais tem que tomar cuidado com a Americana mesmo...mas pelo momento e favorite..

Concordo 100%

35 minutos atrás, Eder Jofre55 disse:

Acabou de falar que não quer,semana passada disse que queria, Amanda descer de peso só se for muito estúpida, já sofre pra bater o peso dos galos, arriscar tudo que conquistou pra conseguir uma terceira vitoria sobre a mesma adversária, mesmo sendo por um cinturão inédito, não faz sentido! 

Valentina é que volta e meia fica falando em negócios inacabados com a Amanda, ela que deve subir de peso e a leoa nem deve perder tempo com isso! 

Mas aí é que está! Pra Valentina ter uma certa vantagem, tem que atiçar a Amanda à descer...senão não interessa pra ela...o que acabaria interessando a Amanda era a chance do terceiro cinturão em categoria diferente.

A Valentina subir não sei se é vantagem.

1 hora atrás, Eder Jofre55 disse:

Duas campeãs...não vejo vantagem na carreira da Valentina subir, pois a Amanda é muito mais forte, ao passo que a Amanda descer, ficaria muito fraca...entende? Nenhuma das duas deve esquentar a cabeça com isso

8 horas atrás, Ominöser disse:

Duas campeãs...não vejo vantagem na carreira da Valentina subir, pois a Amanda é muito mais forte, ao passo que a Amanda descer, ficaria muito fraca...entende? Nenhuma das duas deve esquentar a cabeça com isso

Quem volta e meia vem com essa possibilidade de terceira luta é a Valentina, quem tem que fazer por onde é  ela e não a Amanda, tipo a Ronda quando era a campeã dominante e a Cyborg a desafiava mas tinha que ser nos penas porque ela ia ficar tipo o TJ contra o Cejudo ,o mesmo vale para a Amanda que inclusive já derrubou luta por ficar muito debilitada pelo corte de peso!

A Amanda nem deve ter cogitado essa possibilidade e a Valentina é  que tem que parar com esse lero lero e se concentrar na categoria dela ,foi só por isso que critiquei ela ,de resto é uma das melhores, dá gosto assistir suas lutas! 

29 minutos atrás, Eder Jofre55 disse:

Quem volta e meia vem com essa possibilidade de terceira luta é a Valentina, quem tem que fazer por onde é  ela e não a Amanda, tipo a Ronda quando era a campeã dominante e a Cyborg a desafiava mas tinha que ser nos penas porque ela ia ficar tipo o TJ contra o Cejudo ,o mesmo vale para a Amanda que inclusive já derrubou luta por ficar muito debilitada pelo corte de peso!

A Amanda nem deve ter cogitado essa possibilidade e a Valentina é  que tem que parar com esse lero lero e se concentrar na categoria dela ,foi só por isso que critiquei ela ,de resto é uma das melhores, dá gosto assistir suas lutas! 

A Amanda ganhou no garfo a ultima luta contra ela... porém, acho que essa luta ja n faz mais sentido...