Recommended Posts

acho que ninguem discute que gelo é otimo, e ate indispensavel, no tratamento de algumas lesoes..

o que passa eh que ouvi muita gente dizendo que nao é bom colocar a bolsa de gelo diretamente sobre a pele pq pode prejudicar

eu acho qeu tenho bastante resistencia ao frio, sempre coloco o gelo direto sobre o lugar pq quando boto uma toalha ou um plastico eu simplesmente nao sinto nada, nao sinto que esta gelando o local

queria saber quais sao os reais danos que o gelo sobre a pele diretamente pode causar, se eh que causa algum (esse de queimar a pele comigo nao acontece)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O q eu uso com meus pacientes é bolsa de agua gelada, ou gelo moído dentro de uma bolsa, mas sempre envolto ou em um pano seco ou molhado (q conduz melhor a temperatura do q o pano seco), mas resumindo depende muito da sensibilidade de cada um, as vezes uma pessoa refere dor ao frio mais rápido q outra pessoa...

Mas funciona assim, pra ser simples...

O frio pode causar um aumento na pressão sistólica e diastólica transitório. Por isso é necessário um cuidado com pacientes q tenham ou possam ter hipertensão, o gelo deve ser aplicado com cautela em indivíduo com hipersensibilidade ao frio, circulação defeituosa e doenças termo-regulatórias, as vezes o uso da terapia a frio pode dificultar a cicatrização de uma ferida por exemplo, A aplicação da crioterapia por tempo prolongado, 1 a 2 horas, sobre um nervo periférico superficial, como exemplo a epicondilite medial do cotovelo, pode prejudicar o nervo.

Pra ficar completinho:

Efeitos Terapêuticos do Frio:

1. Diminui o espasmo muscular.

2. Alivia a dor.

3. Nos traumatismos (entorses, contusões, distensões musculares, etc.), previne o edema e diminui as reações inflamatórias.

Para se ter um efeito mais efetivo, o resfriamento deve ser aplicado imediatamente após o trauma, antes que o edema esteja formado.

Técnica de Tratamento

O tratamento pelo uso do frio deve ser feito com bolsas geladas durante 20 minutos, no local da dor, 3 vezes ao dia.

O uso de calor é contra-indicado nos casos de traumatismo porque aumenta o edema.

Mais q 20 minutos não precisa, pq após 20 minutos o reflexo de vasoconstrição causado pelo gelo acaba, com ou sem gelo ocorre a vasodilatação voltando o tamanho do vaso ao normal.

Faz 20 min e deu !...hehehe

Edit:

Esqueci de responder tua pergunta:

O gelo pode causar necrose tecidual, ou seja matar as terminações nervosas do local... ou as vezes "matar" temporariamente, esse temporariamente é chamado de neuroplaxia ou neuropraxia.

Editado por Ivan Canello

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Convidado grub

Eu estava pensando esses dias em postar um tópico sobre isso, parece que o sarcs leu a minha mente.

Eu queria questionar a aplicação do gelo. sabe-se que ele realmente é eficiente, quando aplicado momentos após a lesão, pois ele evita o edema e reações inflamatórias, devido a vasoconstrição.. até ai blz.

Mas qual a vantagem da crioterapia no trauma após 1 dia por exemplo ??? a água quente, promove a vasodilatação, não seria melhor o gelo no momento e a água quente após um tempo ?? ou mesmo intercalar estas ?? pois a inflamação não é um processo que deve ser combatido, pois sem ela não nos recuperariamos da lesão. pois ela aceleram o transporte de celulas fagocitárias até o local para remover as células danificadas e etc..

oq vc acha ivan ???

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Eu estava pensando esses dias em postar um tópico sobre isso, parece que o sarcs leu a minha mente.

Eu queria questionar a aplicação do gelo. sabe-se que ele realmente é eficiente, quando aplicado momentos após a lesão, pois ele evita o edema e reações inflamatórias, devido a vasoconstrição.. até ai blz.

Mas qual a vantagem da crioterapia no trauma após 1 dia por exemplo ??? a água quente, promove a vasodilatação, não seria melhor o gelo no momento e a água quente após um tempo ?? ou mesmo intercalar estas ?? pois a inflamação não é um processo que deve ser combatido, pois sem ela não nos recuperariamos da lesão. pois ela aceleram o transporte de celulas fagocitárias até o local para remover as células danificadas e etc..

oq vc acha ivan ???

Eu acho q depende, rs...fácil assim né...:bheh:

Brincadeira, hj sabemos q o processo inflamatório dura até 72 horas, sendo assim, a aplicação do gelo q é o melhor recurso modulador da dor e de resposta inflamatoria natural deve ser usado. Eu particularmente não sou muito fã do uso do calor superficial como bolsas e afins, pelo simples fato do alcance de profundidade ser muito pequeno (max. 4mm), diferente dos equipamentos fisioterapêuticos de calor profundo q podem atingir até 6cm de profundidade, independente do tipo de tecido q esteja sendo bombardeado com o recurso.

Mas cada terapeuta tem seu método de trabalho, uns trabalham dentro dos limites fisiológicos, outras trabalham como se ainda estivéssemos nos anos 60, deixando uma bolsa de gelo puro por uma hora sobre a lesão, coisa q vc e eu sabemos q não adianta nada...

abraços.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso