LeonardoBoxer

Desvio de septo e futuro no esporte

Recommended Posts

Olá, sou um praticante de Boxe (não sei se deveria postar nessa seção do fórum), entretanto acredito que não seja o único lutador que tenha desvio de septo aqui.

Seguinte, tenho 16 anos e tenho praticado boxe faz algum tempo, tenho intenções de competir e levar isso como carreira, meu técnico é bom e tem muitos contatos, e disse que eu tenho algum talento para a coisa, a única questão é que descobri que tenho um desvio de septo meio grave, só pode ser corrigido por cirurgia.

Não tenho grandes problemas nos sparrings mais pesados ou nos trabalhos com o saco de pancadas, mas fazer essa cirurgia melhoraria minha qualidade de vida e talvez até meu gás no esporte. O problema é que ouvi que isso pode tornar o nariz mais frágil e a chance do desvio voltar por causa das porradas é grande, então, fazer ou não?

Também o médico me disse que teria que ficar 3 meses sem levar a menor porrada na cara, isso procede?

Por favor, respondam minhas perguntas e se possível compartilhem suas experiências com o desvio de septo e a vida competitiva e, se for o caso, a cirurgia para correção do desvio de septo.

Muito obrigado.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Entra no site globo.com, procure pelo programa Bem Estar e espere! Acredito que eles tenham um médico de plantão pra te ajudar ou talvez façam uma matéria com vc contando seu drama e apontando soluções. As vezes vc pode até ganhar um nariz novo!!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
1 minuto atrás, Jui Jitsu disse:

Entra no site globo.com, procure pelo programa Bem Estar e espere! Acredito que eles tenham um médico de plantão pra te ajudar ou talvez façam uma matéria com vc contando seu drama e apontando soluções. As vezes vc pode até ganhar um nariz novo!!!

Gênio! 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara,

Bem interessante esse ponto. Eu já operei o nariz 3 vezes, sei exatamente o que você está passando.

Desvio de septo ou outras anomalias como sinéquias (quando cresce "carne" entre as paredes nasais após lesões ou cirurgias) atrapalham sim o seu desenvolvimento como atleta. Você invarialmente vai respirar mais pela boca, isso deixa o seu maxilar mais "solto", você não vai conseguir respirar adequadamente enquanto morde o protetor bucal, mesmo que levemente ofegante ainda. Isso facilita o nocate caso você leve uma bomba na cara.

A primeira e segunda operação que fiz não foram ligadas à luta. No entanto, a terceira teve que acontecer por causa de múltiplas pequenas lesões no nariz. Eu já não mais tenho boa parte do meu septo (na segunda operação uma porção do septo foi para faca), mas meu nariz tava todo "grudado" por dentro de pancadas que fui levando ao longo de vários anos.

Enfim cara, se você que seguir como atleta, principalmente boxing, você vai sim levar muito soco na cara e volte e meia seu nariz vai explodir. A cirurgia nasal hoje é super tranquila. Da última vez que operei (2014) foi zero dor, tirar uma ferida dói mais. O ROI de uma operação de desvio de septo vale muito a pena. O único desconforto é ficar uns 3, 4 dias respirando pela boca e, no meu caso, uma prótese de plástico que ficou dentro do meu nariz por 20 dias para não deixar as duas paredes "grudarem" (o que não adiantou muito, pois sinéquias pós operação voltaram a aparecer, talvez eu tenha que operar uma quarta vez).

Abraços e bora meter esse nariz na faca!

Sucesso!

 

Editado por antamoeba

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se for no otorrino ele na hora responde suas dúvidas , apesar que o amigo antamoeba ja explicou bem também 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu tenho e ainda com adenóide. Nunca tirei. Todo mundo tem algum nível disso.

Bom cara. Vc e novo talvez troque de esporte. Tô vendo meus ídolos todos caquético; não indico o boxe profissional mais não.

Levei pouca pancada;  já tenho unas frases faltando no vocabulário. Fico tonto mais fácil.

Mas pode ser só coincidência mesmo.

 

Logo: espera um pouco.. vê se vai fazer falta essa cirurgia mesmo. De tempo

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
18 minutos atrás, antamoeba disse:

Cara,

Bem interessante esse ponto. Eu já operei o nariz 3 vezes, sei exatamente o que você está passando.

Desvio de septo ou outras anomalias como sinéquias (quando cresce "carne" entre as paredes nasais após lesões ou cirurgias) atrapalham sim o seu desenvolvimento como atleta. Você invarialmente vai respirar mais pela boca, isso deixa o seu maxilar mais "solto", você não vai conseguir respirar adequadamente enquanto morde o protetor bucal, mesmo que levemente ofegante ainda. Isso facilita o nocate caso você leve uma bomba na cara.

A primeira e segunda operação que fiz não foram ligadas à luta. No entanto, a terceira teve que acontecer por causa de múltiplas pequenas lesões no nariz. Eu já não mais tenho boa parte do meu septo (na segunda operação uma porção do septo foi para faca), mas meu nariz tava todo "grudado" por dentro de pancadas que fui levando ao longo de vários anos.

Enfim cara, se você que seguir como atleta, principalmente boxing, você vai sim levar muito soco na cara e volte e meia seu nariz vai explodir. A cirurgia nasal hoje é super tranquila. Da última vez que operei (2014) foi zero dor, tirar uma ferida dói mais. O ROI de uma operação de desvio de septo vale muito a pena. O único desconforto é ficar uns 3, 4 dias respirando pela boca e, no meu caso, uma prótese de plástico que ficou dentro do meu nariz por 20 dias para não deixar as duas paredes "grudarem" (o que não adiantou muito, pois sinéquias pós operação voltaram a aparecer, talvez eu tenha que operar uma quarta vez).

Abraços e bora meter esse nariz na faca!

Sucesso!

 

Agradeço, amigo.

Acho que não vai ter jeito mesmo, então vou fazer a cirurgia e esperar o tempo necessário para recuperação.

Depois só voltar com tudo aos treinos.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
2 minutos atrás, NOCAUTE! disse:

Eu tenho e ainda com adenóide. Nunca tirei. Todo mundo tem algum nível disso.

Bom cara. Vc e novo talvez troque de esporte. Tô vendo meus ídolos todos caquético; não indico o boxe profissional mais não.

Levei pouca pancada;  já tenho unas frases faltando no vocabulário. Fico tonto mais fácil.

Mas pode ser só coincidência mesmo.

 

Logo: espera um pouco.. vê se vai fazer falta essa cirurgia mesmo. De tempo

 

Pode ser cara, mas de qualquer forma eu tenho uma longa estrada até o profissional, quero fazer pelo menos uns 4 ou 5 anos de amador antes de ir pro profissional, a estratégia mesmo é tentar chegar ao nível olímpico para quando for pro profissional ter uma bolsa maior.

Espero que isso que está relatando não seja dano cerebral, boa sorte e um abraço.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
59 minutos atrás, LeonardoBoxer disse:

Olá, sou um praticante de Boxe (não sei se deveria postar nessa seção do fórum), entretanto acredito que não seja o único lutador que tenha desvio de septo aqui.

Seguinte, tenho 16 anos e tenho praticado boxe faz algum tempo, tenho intenções de competir e levar isso como carreira, meu técnico é bom e tem muitos contatos, e disse que eu tenho algum talento para a coisa, a única questão é que descobri que tenho um desvio de septo meio grave, só pode ser corrigido por cirurgia.

Não tenho grandes problemas nos sparrings mais pesados ou nos trabalhos com o saco de pancadas, mas fazer essa cirurgia melhoraria minha qualidade de vida e talvez até meu gás no esporte. O problema é que ouvi que isso pode tornar o nariz mais frágil e a chance do desvio voltar por causa das porradas é grande, então, fazer ou não?

Também o médico me disse que teria que ficar 3 meses sem levar a menor porrada na cara, isso procede?

Por favor, respondam minhas perguntas e se possível compartilhem suas experiências com o desvio de septo e a vida competitiva e, se for o caso, a cirurgia para correção do desvio de septo.

Muito obrigado.

Cara, não sou de postar aqui neste fórum, porém, devo concordar com os caras que este não é o local mais adequado para se discutir este assunto. Qualquer questão de saúde deverá ser discutida com um médico, de preferência um otorrinolaringologista, pois ele irá te examinar e avaliar o caso.

O desvio de septo é uma variação anatômica que geralmente não causa problemas à saúde. É uma condição que dificulta a passagem do ar pelo nariz, podendo levar a hipertrofia do tecido que "reveste" o nariz internamente. Alguns casos pode haver maior incidência de sinusite.

A questão de ser um atleta de alto nível é que a respiração é muito importante. Obviamente uma cirurgia que melhore a passagem do ar pelo nariz fará com que o rendimento do atleta melhore muito.

Em relação a cirurgia, não sei falar sobre as técnicas que existem hoje (faz tempo que já saí da faculdade). Tenha em mente que cirurgia é cirurgia. Todo pós-operatório precisa ser respeitado para a garantia do melhor resultado possível. Quando você fizer o procedimento tem que ficar alguns dias de repouso para a cicatrização da região operada.

De qualquer forma, você como pensa em ser um atleta profissional, já comece a pensar na sua saúde e procure um médico. Marque uma consulta com um otorrinolaringologista e veja quais as melhores alternativas para resolver seus problemas

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Já vi tópicos piores no PVT. Mas são raros. 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
5 horas atrás, LeonardoBoxer disse:

Pode ser cara, mas de qualquer forma eu tenho uma longa estrada até o profissional, quero fazer pelo menos uns 4 ou 5 anos de amador antes de ir pro profissional, a estratégia mesmo é tentar chegar ao nível olímpico para quando for pro profissional ter uma bolsa maior.

Espero que isso que está relatando não seja dano cerebral, boa sorte e um abraço.

Boa garoto , idade perfeitoa pra fazer carreira, conselho é treine , treinar e treine, escute seu treinador pq ele vai te guiar lá prós 20 vc experiente conseguirá distinguir outras opiniões.

Parte física Fundamental, se puder faça preparação física com um profissional em conjunto com seu professor.

De resto a dicas acima estão certas as siga 

Quero ver vc voando e campeão no boxe.

Só ter vontade e apoio 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Aquilo me dá agonia, nem sei como ele respira com aquilo.

8 minutos atrás, Cavernoso disse:

Tem q deixar o nariz estilo Arlovski, ai não precisa se preocupar mais.

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora