Eder Jofre55

Memória Combate: Há dez anos, Lyoto Machida conquistava o cinturão dos meio-pesados do UFC

Recommended Posts

Memória Combate: Há dez anos, Lyoto Machida conquistava o cinturão dos meio-pesados do UFC

Título foi ganho na luta principal do UFC 98, em Las Vegas, contra o então campeão, o americano Rashad Evans. Nocaute no segundo round é um dos mais emblemáticos da história do evento

Marcelo Russio

gettyimages-87946037.jpg

O estilo não deixava dúvidas: era caratê. Puro, sem máculas. O nome, no entanto, ainda confundia muitos fãs: Lyoto Machida. Poucos associavam o lutador de olhos rasgados com a sua verdadeira origem: a Bahia, com criação no Pará. Filho do japonês Yoshizo Machida com a baiana Ana Cláudia, Lyoto herdou um pouco de cada uma das partes que o fizeram. A disciplina japonesa nos treinos e na luta, e o bom humor brasileiro junto a família e aos amigos. Há dez anos, a mistura das duas culturas dava ao Brasil o seu segundo campeão na categoria dos pesos-meios-pesados do UFC (o primeiro foi Vitor Belfort), em uma vitória histórica sobre o então campeão, Rashad Evans, no UFC 98, em Las Vegas (EUA). A conquista deixou o Brasil, na época, com dois cinturões da organização. O outro era de Anderson Silva, então campeão dominante dos pesos-médios.

https://globosatplay.globo.com/combate/v/2392747/

Levando para o octógono um estilo de luta pouco ortodoxo, de muita movimentação e golpes potentes de caratê, Machida aos poucos foi ganhando uma aura de encantamento junto aos fãs. Invicto, o lutador parecia um enigma insolúvel. Os adversários não o encontravam no octógono, e ele parecia não se cansar ao longo dos rounds. Seus golpes, quando conectados, geravam danos imediatos aos oponentes. O fenômeno Lyoto Machida estava em pleno crescimento.

Após as primeiras seis lutas vencidas no UFC - estreou na organização em 2007, no UFC 67, contra Sam Hoger, derrotando em seguida David Heath, Kazuhiro Nakamura, Rameau Thierry Sokoudjou, Tito Ortiz e Thiago Silva - Machida ganhou a chance de disputar o cinturão dos pesos-meio-pesados contra Rashad Evans, um lutador que jamais havia sido nocauteado e vinha em um grande momento, após ter conquistado o cinturão ao vencer Forrest Griffin após triunfos contra Michael Bisping (decisão dividida) e Chuck Liddell, este com um nocaute devastador, iniciando o fim da carreira de um dos maiores ícones da história do evento.

A oportunidade de Machida disputar o título surgiu após a luta entre Frank Mir e Brock Lesnar, que originalmente fecharia o evento, ser transferida para o UFC 100, e também após Quinton "Rampage" Jackson, que seria o adversário de Evans na disputa do cinturão, lesionar a mandíbula e ter de deixar a luta, sendo substituído pelo brasileiro. A primeira luta por cinturão disputada por dois lutadores invictos da história do UFC estava, portanto, desenhada.

gettyimages-102532896.jpg

Lyoto Machida festeja a conquista do cinturão dos pesos-meio-pesados no UFC 98, em 2009 — Foto: Getty Images

Evans era mais antigo que Machida no UFC: havia sido contratado dois anos antes, em 2005, após sagrar-se campeão da segunda edição do reality show "The Ultimate Fighter", lutando entre os pesos-pesados. Carismático, versátil e dono de um wrestling muito eficiente, Rashad Evans era considerado um lutador cujo reinado tinha potencial para ser muito longo. Aos 29 anos de idade, o americano era visto como favorito diante de Machida.

A luta

 

A disputa começou com os dois lutadores se estudando muito, evitando ataques precipitados e se movimentando pelo octógono. Ambos abusavam das fintas, mas somente aos dois minutos de luta o primeiro golpe foi dado - um chute alto de Machida em Evans, que fez a defesa com os braços, mas o impacto o jogou para trás. O ataque do brasileiro fez o americano ir para cima dele de forma desordenada, facilitando a esquiva. Após uma rápida troca de golpes, Machida conseguiu um knockdown a um minuto do intervalo, acertando um chute no corpo de Evans quando o americano não esperava. A luta foi rapidamente para o chão, voltando a ser disputada em pé até o intervalo.

gettyimages-87945814.jpg

Lyoto Machida castigou Rashad Evans no segundo round do UFC 98 — Foto: Getty Images

No segundo round, empolgados com os ataques do brasileiro no round anterior, os próprios americanos gritavam "Machida! Machida!" nas arquibancadas do MGM Grand, local da disputa do evento. No octógono, Lyoto se mostrava cada vez mais à vontade e partia para o ataque, encurralando Rashad nas grades. O americano não conseguia acertar nenhum golpe, por conta das esquivas do brasileiro, só acertando seus primeiros golpes com 1m40s de luta. A disputa se manteve morna até a marca de 1m30s para o intervalo, quando Machida conseguiu um direto de encontro seguido de um cruzado e um upper que derrubaram Evans. O americano tentava se recuperar, mas o brasileiro despejava uma série frenética de socos sem descanso. Grogue e desequilibrado, Rashad Evans recuava até a grade, buscando desesperadamente espaço para poder sair da blitz a que era submetido. Mas não teve jeito. Em uma nova leva de socos cruzados, um deles, um direto de esquerda, acertou em cheio a cabeça do americano, que caiu desacordado, em uma imagem que ficou gravada para sempre no imaginário dos fãs do MMA.

gettyimages-102532987.jpg

Rashad Evans caiu nocauteado no segundo round da luta principal do UFC 98 — Foto: Getty Images

Confira todos os resultados do UFC 98:

CARD PRINCIPAL
Lyoto Machida venceu Rashad Evans por nocaute aos 3m57s do R2
Matt Hughes venceu Matt Serra por decisão unânime (triplo 29-28)
Drew McFedries venceu Xavier Foupa-Pokam por nocaute técnico aos 37s do R1
Chael Sonnen venceu Dan Miller por decisão unânime (triplo 30-27)
Frankie Edgar venceu Sean Sherk por decisão unânime (triplo 30-27)
CARD PRELIMINAR
Brock Larson venceu Mike Pyle por finalização aos 3m06s do R1
Tim Hague venceu Pat Barry por finalização a 1m42s do R1
Kyle Bradley venceu Phillipe Nover por nocaute técnico a 1m03s do R1
Krzysztof Soszynski venceu André Gusmão por nocaute aos 3m17s do R1
Yoshiyuki Yoshida venceu Brandon Wolff por finalização aos 2m24s do R1
George Roop venceu David Kaplan por decisão dividida (30-27, 30-27 e 28-29)
PREMIAÇÕES: Matt Hughes x Matt Serra (Luta da Noite); Lyoto Machida (Nocaute da Noite) e Brock Larson (Finalização da Noite)

 

 

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Caramba, 10 anos já.

Foi um título com show, gostava muito de ver o Lyoto lutar nessa época.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Isso foi ontem!!

Caralho.

Ninguém achava o Lyoto.

Shotokan era piada nas artes marciais

Depois se mostrou o melhor karatê pra combate real que o MMA

 

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu botava muita fé no Rashad. Ótimo wrestling e muito rápido com as mãos, não sei o que aconteceu...

O Lyoto é sem comentários, mostrou o valor da sua arte. Pra mim p Lyoto foi para o karatê shotokan - nas devidas proporções históricas, claro - o que o Royce foi para o BJJ. Mostrou ao mundo a efetividade da arte no MMA.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

porra 10 anos, lembro de ter visto essa luta ao vivo no combate e acompanhando os comentários no PbP daqui, foi um dia épico

Editado por cello

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
4 horas atrás, Daniel Mendoza disse:

Eu botava muita fé no Rashad. Ótimo wrestling e muito rápido com as mãos, não sei o que aconteceu...

O Lyoto é sem comentários, mostrou o valor da sua arte. Pra mim p Lyoto foi para o karatê shotokan - nas devidas proporções históricas, claro - o que o Royce foi para o BJJ. Mostrou ao mundo a efetividade da arte no MMA.

Verdade, sabe que um dia que fiquei chocado Weidman o superou em pé e sabia que o Weidman não era nada demais.

Ali vi que seu jogo estava completamente mapeado.

Um cara que Jon Jones se perdeu e por detalhes ali como o sangue no rosto que ele e com sentido , ele complicaria a luta, mesmo eu achando que Jones acharia algum jeito pra vencer.

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não tenho o que acrescentar, o tempo passou muito rápido. Realmente parece que essa luta foi ontem. Lyoto no auge, foi campeão invicto e ninguém o achava no octógono. Bons tempos.

Editado por Rucci

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Nessa época o UFC estava no auge no Brasil. Bares ficavam cheios para ver o evento. 

No meu trabalho até as mulheres comentavam. 

Foi uma fase diferente, eu diria muito boa para o esporte. Todavia, confesso que ficava incomodado que as pessoas estavam vendo o esporte que eu assistia por VHS, que eu comprava revistas nas bancas para acompanhar. 

Só posso concluir que estou ficando velho... bons tempos! 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
9 horas atrás, Bombtrack disse:

Caramba, 10 anos já.

Foi um título com show, gostava muito de ver o Lyoto lutar nessa época.

Era muito fã e ainda sou fã do Lyoto... Uma pena que o tempo passou muito depressa e nosso herói não teve a sorte que esperávamos.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
8 horas atrás, Daniel Mendoza disse:

Eu botava muita fé no Rashad. Ótimo wrestling e muito rápido com as mãos, não sei o que aconteceu...

O Lyoto é sem comentários, mostrou o valor da sua arte. Pra mim p Lyoto foi para o karatê shotokan - nas devidas proporções históricas, claro - o que o Royce foi para o BJJ. Mostrou ao mundo a efetividade da arte no MMA.

Eu acho que o Rashad Evans fez muito.

Foi campeão do UFC, campeão do TUF, venceu Michael Bisping, Tito Ortiz, Chuck Lidell, Forrest Griffin, Phil Davis, Rampage e Dan Henderson...

Quantos têm esse currículo???

* eu achava que, na época, seria o cara que poderia vencer o Anderson Silva. Mas infelizmente, os rumores de que Rashad Evans desceria de peso não se concretizaram.

Editado por Raphael Rezende

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

tempo passa muito rápido

lembro de ter visto essa luta no mmacore no dia seguinte

nesse mesmo computador que estou digitando agora

 

é cara...bora aproveitar a vida moçada q passa muito rápido

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora