João P

Muay Thai/KickBoxing/Boxe - Diferenças entre as escolas e adaptação para o MMA

Recommended Posts

Pessoal, no tópico da principal sobre a Resenha PVT que foi feita acabamos desvirtuando um pouco o assunto e o que se sucedeu foi uma rica discussão (a melhor do fórum na minha opinião) de como os diferentes estilos de Muay Thai, Kickboxing, Boxe são, quais são os benefícios de cada escola para o MMA, como foi a evolução do Muay Thai no Brasil e queria abrir este tópico para focarmos nisto.

Fiz uma pergunta lá nesta discussão que queria escutar mais a respeito de vocês, de como as diferentes escolas de Boxe (Mexicana, Cubana, Americana, Russa, etc) são, quais as principais diferenças e quais são melhor adaptáveis ao MMA e porque.

De Muay Thai e Kickboxing eu entendo mais e acho que posso contribuir mais para a discussão, treinei no RJ na antiga Academia Naja, em Curitiba no Noguchi e em SP eu treinei Kickboxing com o Ademir da Costa na modalidade que ele criou, oriundo do Karate Kyokushin, que se chama Seiwakai, além de ter tido também a oportunidade de ter treinado na Tailândia e segue abaixo uma análise destas escolas.

Naja (RJ) - bastante influência do TKD e do Boxe, treinava se clinch e cotovelo também mas não era o mais forte, tinha bastante chute e soco

Noguchi (Curitiba) - clássico Muay Thai Curitibano, que prioriza mais a técnica do que a agressividade da Chute Boxe - vide Anderson e Katel - treina-se tudo também, assim como na Naja mas o mais forte é o chute e o soco e o clinch com joelho é um pouco mais desenvolvido que no RJ. A questão da técnica é muito forte, para se ter o exemplo é um dos poucos lugares que eu treinei que se obriga a fazer tudo nas duas bases (metade do tempo de manopla em uma base e a outra metade em outra), algo que eu acho fundamental para o jogo de pé, movimentação, caso a coxa esteja magoada de um lado voce pode trocar a base, enfim, algo que eu acho que é um grande diferencial. Logicamente se voce não for ambidestro voce vai sempre ter uma base mais forte mas o fato de voce treinar com ambas as bases te dá uma segurança e uma evolução muito grande.

Kickboxing Seiwakai (SP) muito forte o chute e o soco, com destaque para os chutes, inclusive alguns chutes circulares de fora para dentro e de dentro para fora que voce não vê tanto no Muay Thai que eu consegui adaptar para o meu jogo. Por ser um estilo de Kickboxing que vem do Karate tem uma movimentação diferente também e não se usa tanto chute na coxa como nas duas escola de Muay Thai acima.

Tailândia - treinei pouco lá, fui a turismo mesmo 2x, mas o que mais me chamou a atenção é o cotovelo, o clinch e as bandas e quedas (no clinch e fora dele) e como estas poderiam ser melhor aproveitadas no MMA, agora no One tá cheio de Tailandês por lá, vai ser interessante assistir.

Em relação à adaptação ao MMA acho que todas podem contribuir e se adaptar, o principal ponto no MMA é o risco de levar queda e gostaria também de ouvir dos colegas o que eles acham a respeito disto pois nunca treinei MMA, só sou um fã e gostaria de saber um pouco mais do assunto.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom post, irmão. Eu já pratiquei Muay Thai e MMA, e acredito que acredito que o estilo do Noguchi seja o mais eficiente. No caso do boxe, penso na escola cubana, pois na academia GFTeam onde eu treinava MMA, havia um cubana que dava aula de boxe. Tive a oportunidade de fazer alguns treinos com ele, e posso garantir aqui que alguns deles eram mais cansativos do que os que eu fazia no Muay Thai. Ele enfatizava exercícios tanto quanto técnicas tipo combinações e contragolpes, tipo assim:

Ainda na GFTeam, quem passou por lá foi o Carlos Aguiar, que já afiou a trocação do AS e irmãos Nogueira. Ele ensinou que joelhadas no clinch são eficazes quando se bate com a lateral interior do joelho. Também disse que o Spider luta com a guarda baixa não apenas para imitar o Muhammad Ali, mas também por é uma característica da escola inglesa.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Já contribui com que eu pude no tópico já treinei boxe, Thai, kickboxing, karatê um pouco de jiu jitsu e pode se ver que uma arte complementa a outra em pé.

Nenhuma é totalmente completa, nem.o Thai que usa as 8 armas mas peca em movimentação e sua luta apesar de contundente é um.jogo .

Não se luta totalmente vc chutou e desequilibrou perdeu ponto, te fez socos vc me dar um chute limpo vc esta ganhando 2 primeiros rounds nada valem do 3 em diante pq luta é um corrida nada vale vc ganhar 3 e perder os dois últimos , as vezes o último não tem luta alguma pq ambos sabem o resultado.Isso não é um conceito aplicado ao MMA.

O Cosmo retrata isso muito bem na adaptação do jogo do Thai ao MMA e que ele introduziu o conceito do kickboxing para ajudar seu jogo.

Parabéns pelo seu trabalho e por ter presenteado a todos pelo seu conhecimento na prática com o muay Thai e kickboxing nacional areas hj mais títulos que o MMA.

 

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora