MV8

Evolução do Muay Thai e kickboxing no Brasil - influência e infusão de outras artes. A partir da Resenha do Rudimar Fedrigo

Recommended Posts

9 minutos atrás, João P disse:

Nesta matéria fala de alguns tailandeses que começaram no Muay Thai, foram grandes campeões na arte e também se tornaram campeões de Boxe.

Desde os anos 60 até hoje são cerca de 50 nomes da Tailândia que foram campeões mundiais das maiores federações de Boxe (WBC, WBA, WBO e IBF)

https://akathailand.com/news/muay-thai-champions-thailand-became-world-champions-boxing/

Apesar da origem deles previlegiar muito mais a parte de cotovelos, chutes e joelhadas no clinch é uma escola bem tradicional de campeões de Boxe também muito mais que no Brasil e não sei as estatísticas mas deve ser uma das maiores do mundo em termos de campeões...

Isso já sabia é pq a cultura deles é luta cara , lá rola respeito e tudo mas não é arte marcial o esporte gira em torno de aposta veja os Thai não ligam tanto pra derrota o treino dele é relativamente simples , corrida, corda, pad, clinch, light sparring bom, vc foi lá sabe melhor que eu!!

Aqui nego luta e trabalha rola preconceito com lutadores etc.

Normal existirem lutadores bons de boxe lá não tem um Éder Jofre mas o brasil ficou muito tempo sem ter investimento no boxe quando teve em 10 anos 4 medalhas olímpicas.

Essa safra tá muito boa.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
3 minutos atrás, NEGO DÁGUA disse:

Isso já sabia é pq a cultura deles é luta cara , lá rola respeito e tudo mas não é arte marcial o esporte gira em torno de aposta veja os Thai não ligam tanto pra derrota o treino dele é relativamente simples , corrida, corda, pad, clinch, light sparring bom, vc foi lá sabe melhor que eu!!

Aqui nego luta e trabalha rola preconceito com lutadores etc.

Normal existirem lutadores bons de boxe lá não tem um Éder Jofre mas o brasil ficou muito tempo sem ter investimento no boxe quando teve em 10 anos 4 medalhas olímpicas.

Essa safra tá muito boa.

Sim, lá a luta é um meio de vida pra eles, um pouco similar ao que o Futebol é aqui, é uma maneira de prosperar na vida, por isto eles começam a treinar e lutar desde muito cedo. Decidi compartilhar com vocês pois não tinha esta idéia que eles já tinham produzido tantos campeões assim de Boxe, sabia de alguns mas não tinha a noção que eram tantos.

O treino lá é isto mesmo, mas feitos de manhã e no final da tarde, dois treinos de 2h cada, fora a corrida...quem já foi pra treinar como profissional mesmo sabe que é pedreira aguentar o ritmo e como eles lutam direto lá o sparring não é feito com tanta frequência.

Algo que me chamou a atenção é que procurei no Google alguns nomes citados na reportagem e vi os highlights dos caras no Boxe e no Muay Thai e dá pra perceber claramente nas lutas de Muay Thai deles que eles já eram caras que trabalhavam mais a mão e se diferenciavam daquele jogo mais clássico tailandês, ou seja a transição para o Boxe foi mais natural para eles. É algo que eu acho que ajudou, de certa forma, o Muay Thai Brasileiro, que sempre focou muito na parte de mão e que pode ser um diferencial, mas acho também que precisamos evoluir bastante no que os tailandeses são bons para buscarmos a evolução da nossa arte aqui pois como disse quando eu treinei lá me senti extremamente bobo em relação ao jogo deles, principalmente no que se refere ao cotovelo e às bandas.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
42 minutos atrás, João P disse:

Sim, lá a luta é um meio de vida pra eles, um pouco similar ao que o Futebol é aqui, é uma maneira de prosperar na vida, por isto eles começam a treinar e lutar desde muito cedo. Decidi compartilhar com vocês pois não tinha esta idéia que eles já tinham produzido tantos campeões assim de Boxe, sabia de alguns mas não tinha a noção que eram tantos.

O treino lá é isto mesmo, mas feitos de manhã e no final da tarde, dois treinos de 2h cada, fora a corrida...quem já foi pra treinar como profissional mesmo sabe que é pedreira aguentar o ritmo e como eles lutam direto lá o sparring não é feito com tanta frequência.

Algo que me chamou a atenção é que procurei no Google alguns nomes citados na reportagem e vi os highlights dos caras no Boxe e no Muay Thai e dá pra perceber claramente nas lutas de Muay Thai deles que eles já eram caras que trabalhavam mais a mão e se diferenciavam daquele jogo mais clássico tailandês, ou seja a transição para o Boxe foi mais natural para eles. É algo que eu acho que ajudou, de certa forma, o Muay Thai Brasileiro, que sempre focou muito na parte de mão e que pode ser um diferencial, mas acho também que precisamos evoluir bastante no que os tailandeses são bons para buscarmos a evolução da nossa arte aqui pois como disse quando eu treinei lá me senti extremamente bobo em relação ao jogo deles, principalmente no que se refere ao cotovelo e às bandas.

Nós últimos 10 anos Brasil um dos países respeitados na Tailândia sendo Jos Mendonça fez mais que o Cosmo em resultados.

Tem diversos campeões mundiais reconhecidos tem um treinador brasileiro Léo jovem até nas praias Phutect ( eu acho não sei escrever) top faz muitos campeões treina até lutadores do UFC e bellator.

Assim Brasil tá muito bem hj na Tailândia mas entenda o Thai é um jogo , não uma luta totalmente real pra mim é efetiva porém não 100%

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Em 5/8/2019 at 6:45 PM, João P disse:

Muito bom mesmo a junção do topico! Obrigado a todos. E o Boxe galera? O que vocês acharam que contribuiu ou pode contribuir mais pro Muay Thai / Kicboxing / MMA? Qual escola?

Vamos ver o MT tailandês...os holandeses viram todo o jogo de pernas e joelhos deles, mas perceberam várias falhas no boxe, aí que resolveram juntar com o boxe inglês. O boxe inglês foi se aprimorando e junto o MT, começaram a colocar mais footwork, esquivas, contra golpe e até dirty boxe...acho excelente para o MMA...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
13 horas atrás, Ominöser disse:

Vamos ver o MT tailandês...os holandeses viram todo o jogo de pernas e joelhos deles, mas perceberam várias falhas no boxe, aí que resolveram juntar com o boxe inglês. O boxe inglês foi se aprimorando e junto o MT, começaram a colocar mais footwork, esquivas, contra golpe e até dirty boxe...acho excelente para o MMA...

Tem que vê as regras tb

Bota campeonato com regra que favorece banda e cotovelo que a arte evolui neste sentido

Vc pega a luta de John Wayne Par com Yodsaenklai se for na regra do MT tradicional ele perdeu mas se vc valorizar a parte de boxe uso de mão etc ele venceu que é este o resultado oficial no caso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
6 minutos atrás, MV8 disse:

Tem que vê as regras tb

Bota campeonato com regra que favorece banda e cotovelo que a arte evolui neste sentido

Vc pega a luta de John Wayne Par com Yodsaenklai se for na regra do MT tradicional ele perdeu mas se vc valorizar a parte de boxe uso de mão etc ele venceu que é este o resultado oficial no caso

Pra mim regras deveriam Sr todos os golpes iguais está explicação de mão ter que desequilibrar etc, ou pq tem luva , tem luva pq golpe de mão quebra a mão e corta a cara..

Não entendo essa regra bota um muay Thai que privilegia a cadência etc, mas golpes iguais

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
19 minutos atrás, rivvithead disse:

Acho que a maior deficiência do muay thai daqui é o clinch

Acho que hj tem muay thai nesse moldes aí no seu Estado é muito forte em Santos, São Paulo na Bahia tem um ou outro que sabe clinch de verdade.

É assim se vc vou pegar o Thai de Curitiba que pra mim estilo Thai e mais xiitas iram me xingar  falando que Thai é Thai etc, mas voltando , Thai de Curitiba sempre rolou clinch não sei tinha tanta esgrima, queda no clinch já vi o Rizzo falar que luta contra Curitiba se preparavqm pra evitar o clinch .

Muay Thai da Tailândia não só clinch e cotovelo , etc é cadência , estilo de luta , exemplo hj tá mudando toda equipe hj tá drills de kickboxing o Cosmo faz muito é foda a tendência de tudo se mixar  

Vejo o boxe mudando sempre , a base é mesmo mais método de treino cada escola tem o seu.

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
9 minutos atrás, NEGO DÁGUA disse:

Acho que hj tem muay thai nesse moldes aí no seu Estado é muito forte em Santos, São Paulo na Bahia tem um ou outro que sabe clinch de verdade.

É assim se vc vou pegar o Thai de Curitiba que pra mim estilo Thai e mais xiitas iram me xingar  falando que Thai é Thai etc, mas voltando , Thai de Curitiba sempre rolou clinch não sei tinha tanta esgrima, queda no clinch já vi o Rizzo falar que luta contra Curitiba se preparavqm pra evitar o clinch .

Muay Thai da Tailândia não só clinch e cotovelo , etc é cadência , estilo de luta , exemplo hj tá mudando toda equipe hj tá drills de kickboxing o Cosmo faz muito é foda a tendência de tudo se mixar  

Vejo o boxe mudando sempre , a base é mesmo mais método de treino cada escola tem o seu.

 

Acho que um dos melhores que fazem a mistura KB com MT é o Saenchai

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
2 minutos atrás, rivvithead disse:

Acho que um dos melhores que fazem a mistura KB com MT é o Saenchai

 

 

Saenchai é um gênio considerando com estilo próprio na verdade ele consegue transcender a arte lutando Thai nas regras do Thai com movimentação , fintas que não são inerentes a arte .

O que eu acho com todo respeito que nos eu vc e colegas do fórum de Brazilian muay Thai os xiitas do Thai pra eles é kickboxing.

Sinchai que é campeão do glory que pra mim o que melhor faz a transição de Thai pro kickboxing se adaptou bem as regras um dos melhores do mundo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@masterblaster cara vc é foda vi uma luta de 1995 peste como Wanderlei era técnico cara muito bom mesmo, low kick, golpes retos , clinch vi diversas lutas da chute boxe, te confesso achei o Pelé pobre no boxe , porém agressivo e forte.

Porém todos com uma postura de muay Thai , chutes puxando pro tailandês eles clinchavam e pessoal ficava perdido.

O Cunha perdeu pro cara não achei muito bom não, o que se refere a técnica , foi o Torrão vc deve conhecer do kickboxing.

O Wanderlei lutava de 81 era magro aí bombou e tome cruzado kkk.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
17 horas atrás, NEGO DÁGUA disse:

Saenchai é um gênio considerando com estilo próprio na verdade ele consegue transcender a arte lutando Thai nas regras do Thai com movimentação , fintas que não são inerentes a arte .

O que eu acho com todo respeito que nos eu vc e colegas do fórum de Brazilian muay Thai os xiitas do Thai pra eles é kickboxing.

Sinchai que é campeão do glory que pra mim o que melhor faz a transição de Thai pro kickboxing se adaptou bem as regras um dos melhores do mundo

Exatamente nego, concordo. O pessoal xiita do Thai não aceita muito interferências externas. Então o que o saenchai luta não é thai pq não tem aquele jogo tradicional? É thai mas tem algo a mais e isso é ótimo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
23 horas atrás, rivvithead disse:

Acho que a maior deficiência do muay thai daqui é o clinch

Não é tão desenvolvido mesmo mas olhando a arte completa diria que a parte de cotovelo e a parte das bandas, quedas (no clinch e fora dele) e menos desenvolvida aqui no Brasil. A evolução da arte passa por dominar tudo.      Vai ter um evento novo aqui em Curitiba, organizado pelo Rafael Cordeiro, Icon Fighting Championship, que vai valer a regra asiática, torço muito que este evento prospere e traga outros eventos na regra pra gente ver uma evolução do Muay Thai mesmo e nao do Kickboxing, como vêm acontecendo. Ja ate comprei meu ingresso.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se vc quiser posto aqui um evento de kickboxing da isca , lógico que não tem o refino tailandês, mas o Pelé e Rafael e Wanderlei trabalhavam o clinch melhor que todo mundo.

Pelé e Rafael com postura bem muay thai mesmo lutando.

WAnd diferente lutando golpe retos, chute alto, low kick, entrando e saindo.

Assim em Santos , Goiânia e salgado em Sergipe o Thai tá bem desenvolvido em São Paulo já rola também muito evento com trabalho bem Tailândia mesmo.

Fora que vem o Minotinho e Anderson Buzica (sou fã)que lutam kickboxing e batem em todo mundo.

Largam mão e chute na coxa e nocauteiam.

Como eu digo Curitiba pra época pelo Brasil tinha um muay Thai sim que acabou de do diluído e fugindo das características da Tailândia.

Vc viaja postura , clinch etc.

@Gurkha faça essa temporalidade aí se Nélio naja trouxe muay Thai como era  vc já explicou isso antes mas pvf explique de novo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
11 horas atrás, rivvithead disse:

Exatamente nego, concordo. O pessoal xiita do Thai não aceita muito interferências externas. Então o que o saenchai luta não é thai pq não tem aquele jogo tradicional? É thai mas tem algo a mais e isso é ótimo.

Analisando o jogo dos caras mais técnicos da Tailândia eles fazem o que o Saenchai faz com movimentação, esquivas (de chute, de mão, de tudo), frontais (não só na barriga e na cabeça mas também aqueles que eles dão na coxa do adversário no momento que eles vão chutar) e bandas/quedas que vão frustrando o oponente e aos poucos impondo o jogo mais dominante deles. O Saenchai é um mestre em fazer tudo isto e soma chutes acrobáticos e algumas brincadeiras que o fazem realmente se tornar diferente dos demais, um show man do Muay Thai.

Assisti agora três vídeos interessantes (abaixo), o primeiro e o segundo que me fizeram chegar ao ponto acima sobre os lutadores mais técnicos da Tailândia e outro que me fez refletir sobre o Dutch Kickboxing e sobre o porque da sua efetividade e a conclusão que eu cheguei é que além de dedicação, agressividade, muitos campeonatos e muito treino de sparring forte o grande diferencial deles é que eles sempre se mostraram muito abertos em busca da evolução, procurando e se adaptando à novas técnicas e metodologias de treino da Tailândia, Japão, USA, Boxe, etc.

Acho que este intercâmbio e abertura pode fazer o Muay Thai aqui evoluir ainda mais, não que eu ache que não existiu, pelo contrário, a própria história do Muay Thai aqui se fez através disto mas eu vejo que pode se buscar mais novas formas de treinamento, jogos #, movimentações, técnicas, etc.

 

 

 

Editado por João P
Erro de português

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora